EXTENSÃO ACADÊMICA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E ENSINO DE HISTÓRIA INTERAÇÕES ÉTICAS E ESTÉTICAS DE UMA EXPERIÊNCIA SERTANEJA

  • Gustavo Manoel da Silva Gomes Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Sertão

Resumo

Este texto discute o desenvolvimento do Grupo de Cultura Negra do Sertão Abí Axé Egbé, com sede no Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Inicialmente formatado como um projeto de extensão universitária, atualmente conta com um grupo artístico e configura-se Equipamento Cultural dessa universidade, ao articular Ensino, Pesquisa e Extensão em torno de questões étnicas no sertão alagoano. Descrevemos e analisamos 44 narrativas produzidas por integrantes do grupo entre 2015 e 2018, tomando a noção de discurso como uma prática política pela significação das subjetividades, práticas e experiências sociais que situam os sujeitos (FOUCAULT, 2012, 2014). Além disso, discutimos a presença negra no sertão alagoano como um ato político que recria um espaço para visibilizar sua presença historicamente negada. Consideramos que as subjetividades se caracterizam por aberturas e movimentos de significação (FOUCAULT, 1979, 1984, 1985, 2011) e que os processos formativos promovidos no Abí Axé Egbé têm subjetivado e deslocado discursos e práticas dos sertanejos, reorientando-os politicamente a partir de critérios étnicos. Conforme as narrativas analisadas, compreendemos que o grupo tem promovido experiências estéticas (OLIVEIRA, 2011) que contribuem para a subjetivação de valores éticos antirracistas, tomando a extensão universitária como cultura, prática e compromisso político-científico da universidade em prol de democratizar a produção do conhecimento junto à sociedade, transformando-a segundo princípios emancipatórios (PAULA, 2013).

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Biografia do Autor

Gustavo Manoel da Silva Gomes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Sertão

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em História Social da Cultura Regional pela UFRPE (2013). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP - 2011). Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE (2009). Professor Assistente do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Sertão, ministrando as disciplinas História Antiga, História Medieval, História da África e Estágio Supervisionado I. Atualmente é o coordenador do curso de graduação em História, Licenciatura, campus Sertão. Atua nos seguintes temas: História Antiga e Medieval, História da África, Ensino de História, História e Cultura Afro-Brasileira, História e Linguagem, Educação Patrimonial, Formação de Professores, Prática Pedagógica e Métodos e Técnicas de Ensino, em projetos de cunho interdisciplinar. Coordenador de área (História) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (UFAL/SERTÃO).

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Publicado
2019-03-13
Como Citar
Gomes, G. M. da S. (2019). EXTENSÃO ACADÊMICA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E ENSINO DE HISTÓRIA INTERAÇÕES ÉTICAS E ESTÉTICAS DE UMA EXPERIÊNCIA SERTANEJA. Revista Extensão, 2(1), 16-26. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/1067
Seção
Artigos