PROJETO DE EXTENSÃO SOU+ UAST: PERCEPÇÃO DA UNIVERSIDADE POR ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SERTÃO DO PAJEÚ

Palavras-chave: Projeto de extensão., Ensino superior., SOU UAST., Escolas públicas., Transição educacional.

Resumo

As expectativas dos discentes antes de ingressar na Universidade podem influenciar a adaptabilidade, o engajamento, a realização, a satisfação e a permanência na Universidade. Estas expectativas impactam significativamente as suas experiências e transições para o ensino superior. O presente artigo trata de relato de experiência de alunos do ensino médio da região do Pajeú, participantes do projeto de extensão SOU+UAST desenvolvido no campus da Unidade Acadêmica de Serra Talhada- UAST. Desse modo, o trabalho tem como objetivo relatar a experiência dos alunos do ensino médio participantes do projeto. A atividade aconteceu ao fim do projeto, no período de 2024, no qual foram aplicados 533 questionários para alunos de escolas públicas. Os resultados do projeto de extensão mostraram que a vivência no campus e o contato direto com a comunidade acadêmica foram decisivos para aumentar o interesse dos discentes da rede pública da região pelos cursos da UAST.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Alves Reis, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Economia, Mestre em Economia Rural e Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC. É professor da Unidade Acadêmica de Serra Talhada- UAST/UFRPE. 

Gerliane Kellvia Amâncio Barbosa, UAST-UFRPE

Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia(2016).Especialista em Psicopedagogia Clínico e Institucional pela Universidade Estadual Do Ceará(2004). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001). Atualmente é pedagogo- técnico administrativo na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atuo junto a regulação de PPCS, assessoria técnico pedagógico junto aos docentes, coordenações de curso, CCDS e NDES; Realiza atendimento e desenvolvimento de ações educativas e projetos com discentes; Cordena e integra equipe de projeto(s) de extensão de divulgação acadêmica e inclusão. Integra comissões de acolhimento aos alunos ingressantes com deficiência, matrículas SISU e com baixo desempenho acadêmico.Formações complementares na área da aprendizagem mediada por tecnologias, TICS e EAD.

Celia Maria de Magalhães Luckwu, UAST-UFRPE

Licenciada em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada - FAFOPST (1992) e Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (1997). Atualmente é professora - Secretaria de Educação de Pernambuco e Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Áreas de interesse: ensino, aprendizagem e formação de professores; educação profissional; educação à distância; educação inclusiva; educação ambiental.

Flávio Augusto Feitosa Barbosa Gominho, UAST-UFRPE

Administrador de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2003), Pós-graduado em Gestão da Saúde e Administração Hospitalar pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro (2008) e em Gestão Pública pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2012). Sócio da Glimmer - Organização de Eventos em Serra Talhada. Atualmente é funcionário da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Serra Talhada lotado na Seção de Eventos. Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e da Câmara de Ensino de Graduação da UFRPE. Tem experiência na área de Administração, planejamento e organização de eventos. Mestre de Cerimônias conduzindo solenidades públicas e privadas. É voltado à pesquisa nos seguintes temas: marketing, terceiro setor, empreendedorismo, história de empresas e qualidade.

Adriana Freitas Pereira, UAST-UFRPE

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008) e mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2012). Atualmente é Engenheira/área: Pesca (Servidora Pública, Técnica-administrativa educacional) da Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST/UFRPE, atuando principalmente nos seguintes temas: Aquicultura; Microbiologia e Tecnologia do Pescado; Apoio às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão vinculadas ao curso de Engenharia de Pesca da UAST/UFRPE; Gestão e governança.

Referências

BRITO, Leonardo Chagas de. A importância dos estudos sobre interiorização da universidade e reestruturação territorial. Espaço e Economia. Revista brasileira de geografia econômica, n. 4, 2014. https://journals.openedition.org/espacoeconomia/802

DE PAULA, João Antônio. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, v. 1, n. 1, p. 5-23, 2013. https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18930.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/saude/22827-censo-demografico-2022.html

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO.(UFRPE) Resolução CEPE/UFRPE nº 075/2019, de 22 de julho de 2019, revogar a Resolução no 003/2017, visando atualizar as estruturas organizacionais das Unidades Acadêmicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife, 2019. https://www.uast.ufrpe.br/sites/uast.ufrpe.br/files/paginas/075-2019.pdf
Publicado
2026-02-09
Como Citar
Felipe Alves Reis, Amâncio Barbosa, G. K., de Magalhães Luckwu, C. M., Feitosa Barbosa Gominho, F. A., & Freitas Pereira, A. (2026). PROJETO DE EXTENSÃO SOU+ UAST: PERCEPÇÃO DA UNIVERSIDADE POR ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SERTÃO DO PAJEÚ. Revista Extensão, 10(2), 93-99. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10573