PROJETO SOLOS NA ESCOLA: AMPLIANDO A COMPREENSÃO DO SOLO E ESTABELECENDO CONEXÕES ENTRE A REDE ACADÊMICA E A COMUNIDADE

Palavras-chave: Educação em solos. Sustentabilidade. Conservação do solo. Educação ambiental. Práticas sustentáveis.

Resumo

O relato aborda a contribuição do projeto "Solos na Escola" para a conscientização ambiental e o incentivo à adoção de práticas sustentáveis de manejo do solo, fortalecendo a relação entre ciência, educação e sociedade. Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2023, em Palmas-TO, foram realizadas atividades interativas e exposições didáticas, com a participação de diferentes públicos, incluindo estudantes, indígenas e produtores rurais. A metodologia utilizou abordagem qualiquantitativa, com aplicação de questionários para avaliar impacto e satisfação dos participantes. Os resultados evidenciaram alto nível de aprendizado e engajamento, destacando práticas como proteção do solo contra erosão e uso sustentável de seus recursos. Conclui-se que o projeto reforça a importância de integrar teoria e prática na educação sobre solos, contribuindo para a preservação ambiental e a disseminação de conhecimentos que geram impacto positivo em comunidades vulneráveis.

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Biografia do Autor

Anne Caroline Alves Claro , Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em Engenharia de Minas (pelo CEULP/ULBRA) Atualmente é acadêmica na Unitins no curso de Engenharia Agronômica.

Michele Ribeiro Ramos, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutora em conservação da natureza pela Universidade Federal do Paraná (2013), Mestre em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (2009) e Engenheira agrônoma pela Universidade Federal de Goiás (2006). É professora na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). 

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Publicado
2025-08-11
Como Citar
Alves Claro , A. C., & Ribeiro Ramos, M. (2025). PROJETO SOLOS NA ESCOLA: AMPLIANDO A COMPREENSÃO DO SOLO E ESTABELECENDO CONEXÕES ENTRE A REDE ACADÊMICA E A COMUNIDADE. Revista Extensão, 9(7), 12-25. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10308