NÚCLEO DE ASSESSORIA E CONSULTORIA EM PROJETOS SOCIAIS

Palavras-chave: Assessoria e Consultoria. Projetos Sociais. Desenvolvimento Sustentável. Educação e Inclusão. Rede de Apoio

Resumo

O relato descreve a experiência acadêmica de extensão do projeto Núcleo Permanente de Assessoria e Consultoria em Projetos Sociais, desenvolvido pelo curso de Serviço Social da UNITINS, em Palmas, TO. O projeto visa promover o desenvolvimento sustentável por meio de assessoria e consultoria a organizações sociais e educacionais, alinhando-se aos ODS da ONU. Ele busca fortalecer a rede de apoio social e as políticas públicas locais, proporcionando aos alunos uma aplicação prática de seus conhecimentos. A metodologia do projeto é dividida em três etapas: estruturação do Núcleo, seleção das propostas e desenvolvimento das ações de assessoria. Durante sua execução, identificaram-se problemas como preconceito e evasão escolar, com a criação de planos de ação para melhorar o ambiente escolar. A principal dificuldade foi a falta de convênio com a SEDUC, mas, mesmo assim, o projeto alcançou seus objetivos, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas em Palmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erislane Feitosa de Sousa, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Acadêmica do curso de graduação em Serviço Social da Universidade Estadual do Tocantins - Unitins.

Erica Pollyana Oliveira Nunes, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Mestra em Serviço Social PUC-GO, Especialista em residência Saúde da Família e comunidade. Professora do curso de graduação em Serviço Social da Universidade Estadual do Tocantins - Unitins.

Referências

ABREU, Marina Maciel. Serviço Social e a organização da cultura: perfis pedagógicos da prática profissional. São Paulo: Cortez, 2002.

ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira. Assessoria e extensão universitária. In: BRAVO, Maria Inês Souza; MATOS, Maurílio Castro. Assessoria, Consultoria e Serviço Social. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.

BRASIL. Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social (Lei n. 8.662/1993). In: CRESS 7a Região. Assistente Social: Ética e direitos – Coletânea de leis e resoluções. 3. ed. Rio de Janeiro: Lidador, 2001.

BRAVO, Maria Inês Souza. MATOS, Maurílio Castro (orgs.) Assessoria, Consultoria e Serviço Social. 2 Ed. São Paulo; Cortez. 2010

CRESS. Assessoria e Consultoria por Meio da Extensão-CBAS. Disponível em: https://www.cress16.org.br/noticias/confira-nora-de-orientacao-do-cress-alagoas-sobre-a-atuacao-de-assistentes-sociais-no-contexto-da-pandemia-do-coronavirus. Acesso em: [data de acesso].

ABEPSS. Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social. Rio de Janeiro, 1996. Disponível em: https://www.abepss.org.br/arquivos/textos/documento_201603311138166377210.pdf. Acesso em: 30 ago. 2021.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
FURTADO, João. Ensino, pesquisa e extensão: integração e impacto social. São Paulo: Editora X, 2016.
SILVA, Ilanam L. S. V. P.; CUNHA, Raquel P. S. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Serviço Social: impactos e desafios nas políticas públicas. São Paulo: Editora X, 2020.
Publicado
2025-08-11
Como Citar
Feitosa de Sousa, E., & Oliveira Nunes, E. P. (2025). NÚCLEO DE ASSESSORIA E CONSULTORIA EM PROJETOS SOCIAIS . Revista Extensão, 9(6), 68-73. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10301