RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA: DIVULGAÇÃO POÉTICA PELA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Resumo
O projeto “Poesia Emoldurada”, vinculado ao Departamento Acadêmico de Humanidades da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Apucarana, visa valorizar e divulgar o gênero poético, incluindo diferentes públicos. A ideia é tanto contribuir para a ampliação do público leitor de poesia quanto oferecer um espaço de visibilidade para novos poetas. Para tanto, o projeto recebe textos autorais, que são devidamente avaliados e encaminhados para composição artística e posterior publicação no Facebook e no Instagram. Os resultados têm sido exitosos e evidenciam a importância de iniciativas dessa natureza para democratizar o gênero poético e fazer circular arte e cultura no ciberespaço, contribuindo para a promoção da cidadania em sentido pleno.
Downloads
Referências
CARNEIRO, Raquel; KUSUMOTO, Meire. Instapoetas, o fenômeno que tirou a poeira da poesia. Veja, São Paulo, 12 out. 2018. Disponível em: https://veja.abril.com.br/especiais/instapoetas-o-fenomeno-que-tirou-a-poeira-da-poesia/. Acesso em: 27 ago. 2021.
CARPINEJAR, Fabrício. Por que não se lê poesia? Superinteressante, São Paulo, 31 dez. 2001. Disponível em: https://super.abril.com.br/cultura/por-que-nao-se-le-poesia/. Acesso em: 11 ago. 2019.
CORTEZ, Clarice Z.; RODRIGUES, Milton H. Operadores de leitura da poesia. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia O. (org.). Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2003. p. 57-89.
POUND, Ezra. ABC da Literatura. Tradução de Augusto de Campos e José Paulo Paes. 11. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
TORRES, Bolívar. Com “instapoetas”, vendas de poesia crescem 130% e quebram barreiras editoriais. Globo, Rio de Janeiro, 26 mai. 2018. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/livros/com-instapoetas-vendas-de-poesia-crescem-130-quebram-barreiras-editoriais-22719653. Acesso em: 27 ago. 2021.