HISTÓRIA DO QUILOMBO BARRA DO AROEIRA

  • Raylane Sousa de Albuquerque Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
  • Caren Kristina Vieira Silva Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
Palavras-chave: Quilombo, Identidade, Regularização fundiária, Juventude quilombola, Cultura.

Resumo

O texto relata uma ação extensionista na Comunidade Quilombola Barra de Aroeira, focada em estimular a participação de crianças e adolescentes no reconhecimento de sua identidade quilombola. A comunidade foi fundada por Félix José Rodrigues, que recebeu terras de Dom Pedro II após a Guerra do Paraguai. Atualmente, enfrenta desafios relacionados à regularização fundiária e à preservação de suas tradições culturais, enquanto lida com as pressões de grandes fazendeiros que contestam seu território. Atividades lúdicas, como quebra-cabeça e brincadeiras, foram utilizadas para trabalhar questões identitárias e fortalecer a conexão dos jovens com a história e o cotidiano do quilombo. A fundamentação teórica explora a origem dos quilombos e sua composição plural, destacando a importância da juventude na preservação da cultura quilombola. O projeto também discutiu os desafios enfrentados pelos jovens, que oscilam entre permanecer na comunidade ou buscar oportunidades fora. A ação buscou valorizar a memória, a cultura e a identidade local, contribuindo para a reflexão sobre a importância da continuidade e resistência quilombola no território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raylane Sousa de Albuquerque, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Graduanda de Serviço Social pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). 

Caren Kristina Vieira Silva, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Graduanda em Serviço Social pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). 

Referências

AMARAL, Glaucia. As territorialidades da juventude na comunidade quilombola
Barra de Aroeira, em Santa Tereza Do Tocantins – TO. 2017. Tese ( Mestrado em Geografia) - Curso de Geografia - Universidade Federal Do Tocantins, Porto Nacional, 2017.

GONÇALVES, Paulo. A luta da comunidade quilombola Barra da Aroeira na defesa de seu território. Agro é Fogo, 2021. Disponível em: < https://agroefogo.org.br/blog/2021/03/08/barra-da-aroeira/>. Acesso em: 24, nov de 2023.

KABENGELE, Munanga. Origem e histórico do quilombo na África 1995. Revistau ,São Paulo, (28):56-63, Dez./Fev. 95/96 Disponível: < https://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/28364/30222 > Acessado em : 20 de nov. de 2023.

Sem autor: Associação comunitária dos quilombos de Barra De Aroeira. ARTESOL,s/n. Disponível em:< https://www.artesol.org.br/quilombosdearoeira >. Acesso em: 24, nov, 2023.

Sem autor: Terra Quilombola Barra do Aroeira (Tocantins). Comissão Pró-Índio, 2017. Disponível em:< https://cpisp.org.br/barra-do-aroeira/ >. Acesso em 24, nov, 2023.

DOS SANTOS, MARIA SANTANA FERREIRA; MARTINS, LEILA CHALUB. MODOS DE SER JOVEM QUILOMBOLA NA CONTEMPORANEIDADE: um estudo a partir das representações sociais . [s.d.]Disponível em:< admin,+Maria+Santana+Ferreira+dos+Santos+Milhomem.pdf > Acesso em: 24, nov,2023
Publicado
2024-10-07
Como Citar
Sousa de Albuquerque, R., & Vieira Silva, C. K. (2024). HISTÓRIA DO QUILOMBO BARRA DO AROEIRA. Revista Extensão, 9(4), 79-83. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10017