MICROBIOLOGIA DESCOMPLICADA PARA A COMUNIDADE ASSÍDUA DE UMA FEIRA MUNICIPAL DE PALMAS/TO
Resumo
A prevenção de doenças causadas pela ingestão de alimentos impróprios para o consumo pode ocorrer pela adoção de boas práticas aplicadas aos manipuladores de alimentos. Informar a comunidade de forma acessível, descomplicada e com qualidade pode trazer benefícios associados à produção de alimentos e assegurar mudanças de segurança alimentar e na nutrição global. A ação extensionista desenvolvida na disciplina de Tecnologia de Alimentos objetivou orientar feirantes e consumidores de uma feira do município de Palmas/TO sobre a importância da adoção de boas práticas para evitar a contaminação microbiológica, ressaltando a importância das ações para a sociedade. Verificou-se que a comunidade demonstrou atenção e considerou a atividade interessante, visto que os temas abordados fazem parte do cotidiano do território em estudo. A ação extensionista permitiu transmitir informações sobre práticas que visam a sustentabilidade e valorização dos alimentos, evitando o desperdício e promovendo o consumo consciente, além de atribuir melhorias de saúde.
Downloads
Referências
práticas para serviço de alimentação Resolução RDC nº 216/2004. 3 ed. Brasília: Anvisa, 2004, 44 p.
CANVA. Plataforma de Design. 2024. Disponível em: https://www.canva.com/pt_br/
DE CARVALHO, H. D.; DE ALMEIDA, K. K. F.; MOLINA, V. B. C. Revisão bibliográfica.
percepção dos manipuladores de alimentos sobre boas práticas em unidade de alimentação e nutrição. Revista Multidisciplinar da Saúde, v. 3, n. 2, p. 50-62, 2021.
DREAMSHAPER. Plataforma Educacional. 2024. Disponível em: https://dreamshaper.com/br/ensino-superior/
GARCIA, D. M.; BASSINELLO, P. Z. Treinamento em boas práticas para manipuladores de alimentos. Embrapa Arroz e Feijão, 2007.
MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS). Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). Brasília, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dtha.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS). RESOLUÇÃO N° 216, DE 15 DE SETEMBRO
DE 2004. Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 setembro de 2004.