EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E DIREITOS INFANTIS: UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
Resumo
Este relato apresenta as experiências vivenciadas no Programa de Extensão em Serviço Social e Sociedade, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) desenvolvido em parceria com a Escola Cívico Militar Maria dos Reis Alves Barros em Palmas-TO. O objetivo do programa foi proporcionar aos alunos conhecimentos sobre as redes de apoio e os canais de denúncia relacionados aos direitos das crianças e adolescentes, com ênfase na prevenção do trabalho infantil. A iniciativa envolveu 105 alunos do 7º ano do ensino fundamental, utilizando métodos participativos e lúdicos, como vídeos, jogos de tabuleiro e quizzes, para abordar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e informar sobre redes de apoio e canais de denúncia. A ação resultou em uma forte aceitação, com a maioria dos alunos avaliando as oficinas como ótimas ou boas. O projeto também reforçou a colaboração entre a UNITINS e a escola, promovendo o envolvimento acadêmico e a integração comunitária.
Downloads
Referências
CEDECA, Glória de Ivone. Análise situacional dos direitos da criança e do adolescente (ASDCA). 27 de março de 2023. Slides. Disponível em:
Resolução nº. 113, de 19 de abril de 2006. Dispõe sobre os parâmetros para institucionalização e fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Brasília: SEDH/CONANDA, 2006.
Dewey, J. (1938). Experience and Education. New York: Macmillan.
Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra.
Vygotsky, L. S. (2007). A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. São Paulo: Martins Fontes.