EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E DIREITOS INFANTIS: UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

  • Neibe Pereira dos Santos Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
  • Wanda Cruz Mesquita Dalla Lima Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
  • Ana Paula Souza Baganha Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
Palavras-chave: Extensão universitária. Prevenção do trabalho infantil. Direitos da criança e do adolescente. Educação lúdica. UNITINS. Escola Cívico Militar Maria dos Reis Alves Barros. Palmas-TO.

Resumo

Este relato apresenta as experiências vivenciadas no Programa de Extensão em Serviço Social e Sociedade, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) desenvolvido em parceria com a Escola Cívico Militar Maria dos Reis Alves Barros em Palmas-TO.  O objetivo do programa foi proporcionar aos alunos conhecimentos sobre as redes de apoio e os canais de denúncia relacionados aos direitos das crianças e adolescentes, com ênfase na prevenção do trabalho infantil. A iniciativa envolveu 105 alunos do 7º ano do ensino fundamental, utilizando métodos participativos e lúdicos, como vídeos, jogos de tabuleiro e quizzes, para abordar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e informar sobre redes de apoio e canais de denúncia. A ação resultou em uma forte aceitação, com a maioria dos alunos avaliando as oficinas como ótimas ou boas. O projeto também reforçou a colaboração entre a UNITINS e a escola, promovendo o envolvimento acadêmico e a integração comunitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neibe Pereira dos Santos, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Acadêmica do curso de Serviço Social – 7° período- Campus Palmas Tocantins.

Wanda Cruz Mesquita Dalla Lima, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Acadêmica do curso de Serviço Social – 7° período- Campus Palmas Tocantins.

Ana Paula Souza Baganha, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil (2015)
Professor da Universidade Estadual do Tocantins, Brasil.

Referências

BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990.
CEDECA, Glória de Ivone. Análise situacional dos direitos da criança e do adolescente (ASDCA). 27 de março de 2023. Slides. Disponível em: . Acesso em: 01 de maio de 2023.
Resolução nº. 113, de 19 de abril de 2006. Dispõe sobre os parâmetros para institucionalização e fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Brasília: SEDH/CONANDA, 2006.
Dewey, J. (1938). Experience and Education. New York: Macmillan.
Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra.
Vygotsky, L. S. (2007). A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. São Paulo: Martins Fontes.
Publicado
2024-10-07
Como Citar
Pereira dos Santos, N., Cruz Mesquita Dalla Lima, W., & Souza Baganha, A. P. (2024). EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E DIREITOS INFANTIS: UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO DO TRABALHO INFANTIL. Revista Extensão, 9(4), 75-78. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10014