Literatura tocantinense em foco: ensaios e reflexões

Palavras-chave: Literatura. Tocantins. Autores.

Resumo

O livro Literatura Tocantinense em foco: ensaios e reflexões traz uma coletânea de textos que visam visibilizar e refletir sobre produções literárias caracterizadas como tocantinenses. Tais reflexões são produtos resultantes da oferta de cursos pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários pela Universidade Estadual do Tocantins, bem como da realização de estudos e pesquisas ligadas ao contexto da educação básica e superior.

A chamada literatura tocantinense é ainda uma modalidade muito recente, pois leva em consideração o processo de formação e colonização do estado do Tocantins ocorrido em 1988. Assim, a literatura produzida aqui se constitui pelos processos sócio-histórico-culturais que desencadearam na formação do estado, bem como pelo seu caráter de estar em constante desenvolvimento.

Em sua tese de doutorado intitulada “Serra dos Pilões-Jagunços e Tropeiros e Mandinga: uma literatura de formação no Tocantins”, José Manoel Sanches da Cruz afirma que devido à recenticidade da criação do Tocantins, é natural que as produções literárias expressem os elementos externos (paisagem, elementos da natureza, fauna e flora), os costumes, e os dialetos linguísticos presentes na região. Além disso, ainda segundo Cruz (2008), o processo de colonização do estado, com grande influência da chegada de criadores de gado, reverbera especialmente na literatura fundadora do Tocantins, por meio de narrativas que incluem referências às atividades agropecuárias.

Os capítulos desenvolvidos nesta coletânea buscam dar maior visibilidade às produções literárias tocantinenses como uma porção da Literatura Brasileira. Isso significa que os textos aqui arranjados procuram trazer, ainda que brevemente, a riqueza da literatura produzida no Tocantins, sem limitar a pluralidade de suas manifestações.

Publicado
2023-03-06