• Educação, Sociedade e Violência: Tocantins sob análise
    2022

    O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Sociedade e Violência marcou um momento histórico na Universidade Estadual do Tocantins-UNITINS onde, à época, em 2016, os professores concursados reuniram-se e, pensando em um futuro programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, formaram um grupo de trabalho com objetivo de criar um curso de pós-graduação. Ao observarem que os poucos professores doutores efetivos possuía formações distintas o mais sensato e factível seria pensar numa proposta interdisciplinar que contemplasse as áreas da Educação e da Violência. Foi assim que se originou a proposta de oferta de uma especialização em Educação, Sociedade e Violência, primeiro passo para que, em seguida, houvesse o pleito junto à CAPES de um programa de mestrado.

    No decorrer do curso foi possível construir espaços de reflexão sobre o tripé Educação, Sociedade e Violência, onde houve diálogo entre o saber acadêmico e as diferentes experiências profissionais dos pós-graduandos, simbolizados nas produções científicas de novas formas de percepção sobre os fenômenos sociais adjacentes ao curso.

    As produções, por sinal, formaram o grande diferencial deste curso e são elas que constituem o corpo deste livro dividido em três partes.

    Organização:

    Eduardo José Silva Lima e Rodrigo Barbosa e Silva

  • As dimensões das políticas públicas na contemporaneidade
    2022

    Este livro, intitulado de “As dimensões das políticas públicas na contemporaneidade”, é resultado do somatório de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos discentes do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), concluídos em 2021, em situação de pandemia pela COVID-19, vírus que assolou o
    mundo e o Brasil.
    A sistematização dessas pesquisas tem enfoque nas expressões da questão social, econômicas, culturais, históricas, sociopolíticas que envolvem tanto o Brasil quanto o estado do Tocantins. O resultado que se apresenta nesta edição não se trata de uma iniciativa endógena da profissão, mas um olhar sobre as dimensões das políticas públicas na contemporaneidade e as questões sociais a elas relacionadas, que interessa a toda a sociedade brasileira.

  • DE LÁ PRA CÁ E AS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ
    2022

    Rodz é uma criança que vive o contexto da pandemia da Covid-19 com suas impressões, medos e angústias. Certa noite, ele recebeu a curiosa visita de Zoi, que o convida a uma viagem no tempo. Juntos, eles vão reconhecendo os altos e baixos da humanidade e, aos poucos, Rodz vai perdendo o medo e percebendo que todas as coisas passam e que essa pandemia, apesar de muito triste e muito séria, é apenas mais uma das voltas que o mundo dá.

    Mariany Montino