Educação, Sociedade e Violência: Tocantins sob análise

  • Eduardo José Silva Lima
  • Rodrigo Barbosa e Silva
Palavras-chave: Educação. Sociedade. Violência.

Resumo

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Sociedade e Violência marcou um momento histórico na Universidade Estadual do Tocantins-UNITINS onde, à época, em 2016, os professores concursados reuniram-se e, pensando em um futuro programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, formaram um grupo de trabalho com objetivo de criar um curso de pós-graduação. Ao observarem que os poucos professores doutores efetivos possuía formações distintas o mais sensato e factível seria pensar numa proposta interdisciplinar que contemplasse as áreas da Educação e da Violência. Foi assim que se originou a proposta de oferta de uma especialização em Educação, Sociedade e Violência, primeiro passo para que, em seguida, houvesse o pleito junto à CAPES de um programa de mestrado.

No decorrer do curso foi possível construir espaços de reflexão sobre o tripé Educação, Sociedade e Violência, onde houve diálogo entre o saber acadêmico e as diferentes experiências profissionais dos pós-graduandos, simbolizados nas produções científicas de novas formas de percepção sobre os fenômenos sociais adjacentes ao curso.

As produções, por sinal, formaram o grande diferencial deste curso e são elas que constituem o corpo deste livro dividido em três partes.

Publicado
2022-07-28