O RENDIMENTO DE CARCAÇA E QUALIDADE DA CARNE DO PEITO DE FRANGOS CAIPIRA ALIMENTADOS COM TORTA DE ALGODÃO
Resumo
Os alimentos utilizados na criação de frangos caipira representam a potencialidade de constatação de resultados relacionados ao seu crescimento e à qualidade de suas carnes. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi o de avaliar o rendimento da carcaça e dos parâmetros físico-químicos da carne do peito de frango caipira da linguagem pescoço pelado mediante a substituição da proteína do farelo de soja pela proteína da torta de algodão. Para tanto, os experimentos foram conduzidos em delineamento inteiramente ao acaso, com cinco tratamentos (0, 10, 20, 30 e 40% de substituição), seis repetições e quinze aves por repetição. Por conseguinte, foi avaliado o peso relativo da carcaça, dos cortes nobres (peito, coxa e sobrecoxa), das vísceras comestíveis, do intestino delgado, e o comprimento do intestino delgado. Os resultados indicaram que não houve influência da dieta nos parâmetros avaliados, com exceção da composição química em que houve redução linear do teor de gordura da carne do peito de frangos caipira à medida que aumentou o nível de substituição da proteína do farelo de soja pela proteína da torta de algodão. Desse modo, e sob o foco de aspectos conclusivos, os resultados das variáveis de peso relativo e da composição físico-química da carne do peito revelaram a possibilidade de substituição de até 40% da proteína do farelo de soja pela proteína da torta de algodão para a criação de frangos caipira.

Copyright (c) 2020 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.