FESTIVAL DE ARTE INFANTIL CARROSSEL – FAIC: UMA TESSITURA TRANSDISCIPLINAR

uma tessitura transdisciplinar

  • Josivânia Sousa Costa Ribeiro Universidade Federal do Tocantins
  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Áurea Liz Rodrigues Pinheiro de Morais Centro Municipal de Educação Infantil Carrossel Palmas- TO

Resumo

O propósito deste trabalho é apresentar uma experiência transdisciplinar vivenciada com crianças pequenas do Centro Municipal de Educação Infantil Carrossel em Palmas-TO. O objetivo principal do projeto focalizou em estimular as crianças a desenvolverem ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, sensibilizando-os sobre a importância da preservação do meio ambiente, além de proporcionar momentos prazerosos entre pais e filhos através da sacola Viajante.  Para o desenvolvimento metodológico pautou-se em uma pesquisa campo, com abordagem qualitativa. Portanto, esta experiência foi considerada transdisciplinar pelas atitudes demonstradas no decorrer do projeto e envolvimento das crianças em relação à temática desenvolvida que permitiram ir além dos campos disciplinares ao formularem suas hipóteses e inquietações, mobilizando-se e sensibilizando os pais no que concerne ao cuidado com o meio ambiente, e ao construírem estas relações conseguiram religar os saberes e aprenderam por meio do brincar, do cuidar, da ludicidade, da dialogicidade e da interação.  

Biografia do Autor

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco; Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós - Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. É professora Associado e Bolsista Produtividade do CNPq categoria 2. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, profissionalização docente, avaliação institucional, Seminário de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso. É professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura. Leciona no mestrado e doutorado as disciplinas: Metodologia de Pesquisa em Estudos Interdisciplinares; Interdisciplinaridade e Formação Docente. Também é professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação a partir de 2012. Leciona no mestrado a disciplina: Teoria da Educação e Docência universitária. É membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC Coord. UB/Espanha). Orienta mestrado e doutorado sobre formação de professores; práticas educativas e política educacional. Na graduação no Curso de Comunicação Social trabalha com as disciplinas Seminário de Pesquisa; Trabalho de Conclusão de Curso e Estudos contemporâneos. Desenvolve pesquisa sobre escolas criativas; educação e formação de professor. Tem livro e capítulos de livros publicados versando sobre o tema Formação de Professor.

Áurea Liz Rodrigues Pinheiro de Morais, Centro Municipal de Educação Infantil Carrossel Palmas- TO

Supervisora do Centro Municipal de Educação Infantil Carrossel Palmas- TO

Publicado
2018-11-09
Seção
Relatos de Experiência