FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ANTES E PÓS BNCC E BNC-FORMAÇÃO

Palavras-chave: Formação de Professores. BNCC e BNC-Formação. Competência.

Resumo

O texto é o resultado da pesquisa de mestrado em educação na UFT sobre formação de professores antes e pós a Base a partir da questão norteadora: qual a concepção de “competência” na BNCC e BNC-Formação? A partir da revisão teórica com autorias como Jamil CURY; Magali REIS; Teodoro ZANARDI (2018); Windyz FERREIRA (2015); Monica SILVA (2015) e pesquisa documental das manifestações das entidades/associações como CNTE (2015); Anfope (2019); Anped (2020); ABdC (2015, 2017. 2020) e dos documentos oficiais governamentais BNCC (2017) e BNC-Formação (2019). Trazemos também uma amostra da produção sobre a BNCC das dissertações e teses do portal da Capes de 2018, 2019, 2020 na região Norte do Brasil. Nos resultados sinalizamos que a BNCC e a BNC-Formação fragmentaram o princípio da integração entre as etapas da educação básica, direcionaram e alinharam a educação nacional ao projeto neoliberal, à lógica privatista. A aprovação destes documentos curriculares da educação básica e da formação de professores ignorou o movimento em prol das diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores de 2015.

Biografia do Autor

Renan Rocha, Secretaria de Educação de Palmas (Semed)

Mestre em educação pela UFT. Pedagogo pela UFT. Professor da rede municipal de educação de Palmas - TO. Docente do ensino fundamental da escola ETI Daniel Batista.

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutora em Educação pela Unoesc. Doutora e Mestre em Educação pela UFG. Graduada em Pedagogia pela UFG. Docente do PPGE/UFT e PGEDA UFPA/UFT. Líder do Grupo de Estudo, Pesquisas e Extensão em Educação Municipal CNPq GepeEM/UFT. 

Referências

ARAUJO, Aldizia. C.; LAGARES, Rosilene. Gestão democrática em sistemas municipais de ensino: tensões entre normas e (des)dobramentos. Revista Humanidades & Inovação, v. 7, p. 180-194, 2020. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4516
BRASIL. Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2/2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União: República Federativa do Brasil: seção:1, Brasília, DF, 02 jun. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2/2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União: República Federativa do Brasil: seção:1, Brasília, DF, 20 dez. 2019.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 9/2001 aprovado em 08 de maio de 2001. Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica em Cursos de Nível Superior.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1/2001 aprovada em 18 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica em Cursos de Nível Superior, Curso de Licenciatura, de Graduação Plena. Diário Oficial da União: República Federativa do Brasil: 04 de março de 2002.
CHAUI, Marilena. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2014.
CURY, Carlos Roberto Jamil.; REIS, Magali; ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. Base nacional comum curricular: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2018.
FREIRE, Juciley Silva Evangelista. A concepção de competência na formação continuada de professores da Educação básica: O programa parâmetros em ação. 2002. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2002.
FREIRE, Juciley Silva Evangelista. Políticas curriculares e as concepções de conhecimento e competência na formação de professores. Revista Triângulo, v. 11, n 2, p. 127-145, 2018. https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2649
GRELLET, Vera. Notas conceituais. In: MELLO, Guiomar Namo de. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. mimeo, nov, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/d6PXJjNMc3qJBMxQBQcVkNq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 de nov. de 2021.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional. São Paulo: Cortez, 2000.
LAGARES, Rosilene. Competências políticas: descentralização na educação. In: SANTOS, Jocyléia Santana dos (Org.). Competências interdisciplinares. São Paulo: Xamã, 2009.
MACEDO, Elizabeth. Currículo e competência. In: LOPES, Alice Casimiro & MACEDO, Elizabeth (Orgs.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
RIOS, Terezinha Azeredo. Competência ou competências: o novo e o original na formação de professores. In: ROSA, Dalva E. Gonçalves & SOUZA, Vanilton Camilo de. (Orgs). Didática e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
ROCHA, J. Damião T. O “currículo mercante” da BNCC em tempos de “desentendimento” e “era do vazio”: porque o ódio pode parecer tão bom!. In: Ana Cláudia da Silva Rodrigues...[et al.].. (Org.). Políticas curriculares e as inovações (neo)conservadoras: (trans)bordamentos, desafios e ressignificações. 1ed.Campinas - SP: Mercado de Letras, 2022, v. 1, p. 71-84.
ROCHA, Renan; SANTOS, Jocyléia S. Formação de professores nos anos 2000: da base na docência para a base da competência. In: 3ª Anped Norte, 2020, Palmas. Anais 3ª Anped Norte. Rio de Janeiro: Ed Anped, 2020. v. 1. p. 01-04. http://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/21/8784-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
SANTOS, Jocyléia Santana dos; OLIVEIRA, Jocyelma Martins de. Competência comunicativa na escola. In: SANTOS, Jocyléia Santana dos (Org.). Competências interdisciplinares. São Paulo: Xamã, 2009.
VIEIRA, Sofia Lerche. Políticas de formação em cenários de reforma. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro & AMARAL, Ana Lúcia (Orgs.). Formação de professores: políticas e debates. Campinas, São Paulo: Papirus, 2002.
Publicado
2022-11-29