ENTRE O IDEAL E O POSSÍVEL: UM OLHAR SOBRE O USO DA PLATAFORMA G SUITE FOR EDUCATION NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Resumo
Este artigo constitui-se na materialização de uma pesquisa que tomou por objeto de estudo a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no âmbito educacional e a sua relação com a prática docente e foi guiada pela pergunta: qual o impacto da utilização da plataforma G Suite for Education na prática docente no âmbito do ensino remoto emergencial? Buscando responder ao questionamento, a investigação foi desenvolvida segundo os pressupostos da pesquisa qualitativa e do estudo descritivo, mediante o objetivo de compreender a utilização da plataforma G Suite for Education no ensino remoto emergencial como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento das práticas docentes no 8º ano de uma escola particular de Aracaju, SE. Quanto aos instrumentos, adotamos a observação da sala de aula virtual e a entrevista online. A análise dos dados foi feita a partir da perspectiva da análise de conteúdo de Bardin. Como resultados, compreendemos que os professores utilizaram a plataforma para assegurar a continuidade do ano letivo, pois os aplicativos possibilitaram o trabalho docente no ensino remoto emergencial. A pesquisa mostrou que as dificuldades dos professores foram pontuais e superadas. Consideramos, por fim, que cada professor deu o seu melhor dentro das suas possibilidades, não necessariamente o “ideal”, mas o que foi “possível” realizar em um momento de grandes desafios sociais, educacionais e pessoais.
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