INVESTIGAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTIFICA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA EM PLATAFORMAS DIGITAIS

Palavras-chave: Ensino de Ciências., Formação de Professores., Tecnologias Digitais, Práticas Ativas

Resumo

Apresenta uma investigação da produção científica sobre a formação de professores na educação em Ciências ensino de Ciências. O objetivo geral do estudo foi analisar aspectos emergentes sobre o ensino de Ciências nas produções científicas disponíveis em plataformas digitais acessíveis via Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A produção de dados ocorreu pela revisão sistemática na Scopus e Web Of Science (WoS). A análise de dados fez uso de estratégias da metodologia da Análise de Conteúdo para classificação e categorização das temáticas emergentes. Os resultados demonstraram que o avanço tecnológico, especialmente no âmbito das tecnologias digitais, age como um gatilho para difusão da disciplina de novas pesquisas sobre a formação de professores e o ensino de Ciências, incentivando alunos e professores a enfrentarem os desafios impostos pelas tecnologias digitais e ensino contemporâneo.

Biografia do Autor

Deisiré Amaral Lobo, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em Biblioteconomia (FURG), Mestre em Educação em Ciências (PPGEC/FURG) e Doutora em Educação em Ciências (PPGEC/FURG). Bibliotecária de Referência da Biblioteca Central da UFSM.

Regina Barwaldt, Universidade Federal do Rio Grande, FURG

Doutora em Informática na Educação e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduada em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas. Atualmente é Docente Adjunta no Centro de Ciências Computacionais (C3) da Universidade Federal do Rio Grande. Docente permanente no Programa de Pós-graduação em Engenharia da Computação/PPGComp e docente colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências/PPGEC, na FURG. Coordenadora do Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Ticedu/SEAD/FURG. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP/MEC. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação, atua nas temáticas, como: Engenharia Educacional, Tecnologia Assistiva, Interface Humano Computador e Inteligência Artificial na Educação.

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Publicado
2023-01-31
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos