AS TIC’S E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

  • Leni Barbosa Feitosa Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Este estudo objetiva deslindar a inserção das TIC’s na educação escolar indígena, buscando identificar as possibilidades e/ou desafios, a luz do estudo bibliográfico. A educação escolar indígena discutida neste estudo é a educação mais ampla, emergida pela construção da identidade indígena, que privilegie seus valores, cultura e simbologia nos processos educacionais.  Os resultados apontam que as TIC’s principiam como possibilidade das comunidades indígenas de insurgir na sociedade em rede, como protagonista e não como mero espectador de informações que não representa a identidade indígena e seus processos culturais e educacionais, entretanto, o desafio da utilização das TIC’s nas aldeias permeia-se na volubilidade a assimilação da cultura dominante em virtude da invariância das informações disponíveis no meio virtual e na padronização dos materiais pedagógicos disponibilizados as escolas indígenas.

Biografia do Autor

Leni Barbosa Feitosa, Universidade Federal do Tocantins
Graduada em Ciências Naturais e Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará. Professora Efetiva da Secretaria Municipal de Educação do Município de Redenção-PA e Secretaria Estadual de Educação do Pará. Atuando  13 anos na educação do campo, com populações ribeirinhas, assentamentos e indígenas na região sul do Estado do Pará. Cursando Mestrado em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal do Tocantins, pesquisando a temática Educação Escolar Indígena, em especial o Processo de Escolarização da Aldeia Gorotire da etnia Kayapó

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Publicado
2017-11-07