REDE DE RELACIONAMENTO DOS DOCENTES DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: A BUSCA DE ALTERNATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM

Palavras-chave: Análise de Redes Sociais. Docentes. Informações.

Resumo

A presente pesquisa buscou efetuar uma análise dos relacionamentos dos docentes de um curso de graduação de Administração de uma Instituição de Ensino Superior da cidade de São Bernardo do Campo, com o objetivo de verificar se a troca de informações contribuem para a geração de alternativas aos métodos de ensino e aprendizagem vigentes. A pesquisa foi quantitativa e exploratória, cuja intenção foi mensurar a rede a partir das medidas de centralidade propostas por Hanneman (2005). O instrumento de pesquisa foi um questionário dividido em quatro módulos e aplicado aos trinta e dois docentes do curso. O projeto de pesquisa foi submetido ao comitê de ética e teve a aprovação para aplicação. Para a análise dos dados fez-se uso do software Ucinet e de cálculos estatísticos. Os resultados demonstram que as trocas de informações e experiências vividas em sala de aula pelos docentes propiciaram mudanças nos métodos de ensino aprendizagem.

Biografia do Autor

Milton Carlos Farina, FEA-USP

Doutor em Administração pela FEA-USP.

Antonio Aparecido de Carvalho, Universidade São Marcos

Mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos.

Álvaro Francisco Fernandes Neto, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Kyldes Batista Vicente, Unitins

Graduada em Letras (pela UFG), Mestre em Letras e Linguística (pela UFG) e Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (pela UFBA). Atualmente, é professora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e da Faculdade ITOP.

Daniela Del Lama, Universidade de São Caetano do Sul

Mestre em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul.

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Publicado
2020-03-31