PROJETO DE FORTALECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO LAJEADO
Resumo
O Projeto de Fortalecimento e Desenvolvimento da Comunidade Quilombola do Lajeado têm como objeto a Escola Municipal Descoberto, que se situa na zona rural do município de Dianópolis-TO. Buscou envolver a comunidade escolar em ações de fortalecimento para desenvolvimento cultural, socioambiental. Objetivou disseminar a Agenda 2030/ONU e os ODS, bem como desenvolver espírito reflexivo a partir da pesquisa e extensão, discutindo a realidade local, quanto as atitudes individuais e coletivas necessárias, capazes de influenciar ações pertinentes aos ODS, reconhecendo as Instituições de Ensino Superior como instrumentos para uma transformação social, cultural e ambiental. Este estudo, parte da pesquisa exploratória, permitindo utilizar-se de criatividade no estabelecimento de critérios, métodos e técnicas para o planejamento de ações que atendam as problemáticas e as necessidades observadas na referida comunidade. É ainda descritivo e qualitativo quanto a coleta e análise de dados empíricos extraídos a partir das ações desenvolvidas.
Downloads
Referências
Barbieri, José Carlos. Desenvolvimento sustentável: das origens à Agenda 2030 /José Carlos Barbieri. – Petrópolis : Vozes, 2020. _ ( Coleção Educação Ambiental)
Cantini, Liziane Ines. O alcance dos ODS por meio do projeto político Pedagógico das escolas Municipais em Dianópolis-TO / Liziane Ines cantini. Dissertação (Mestrado– acadêmico) UFT, Palmas, TO, 2021.
Capra, Fritjof. A revolução ecojurídica: o direito sistemico em sintonia com a natureza e a comunidade / Fritjof Capra, Ugo mattei; tradução Jeferson Luiz Camargo. – São Paulo: Editora Cultrix, 2018.
Freire, Paulo; Betto, Frei. Essa escola chamada vida. São Paulo: Ática, 1985.
, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. Ed. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
Martins, Gilberto de A.; Theóphilo, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007
Morin, Edgard. Os sete saberes necessários a educação do futuro / Edgard Morin; tradução da Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya ; revisão tecnica de Edgard de Assis Carvalho. – 12. Ed. – São Paulo : Cortez ; Brasília, DF : UNESCO, 2007
______, Edgard. Reinventar a Educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade / Edgard Morin, Carlos Jesús Delgado Dias: tradução de Irene Reis dos Santos. - Saõ Paulo: Palas Athenas, 2016.
Organização das Nações Unidas. Os objetivos de desenvolvimento sustentável: dos ODM aos ODS. Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD). Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/15. Acesso em: 24 maio 2023.
Stecanella, Elouise Mileni. Direito humano ao desenvolvimento: a educação “do futuro” no presente / Elouise Mileni Stecanella – Curitiba: CRV, 2022.