APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: COMBO TRIPLO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE CIRCUITOS ELÉTRICOS, CHOQUES E ENERGIAS

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Projetos. Relatos de Experiência. Circuitos Elétricos. Choques Elétricos. Energias.

Resumo

Objetivou-se apresentar um combo triplo de relatos de experiência de um Projeto de Física, destacando a importância da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para o processo de ensino e aprendizagem, especialmente de Física.  Esta pesquisa foi construída a partir de resultados do projeto, aplicado na Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorin (EECAM), localizada no município de Caicó/RN, em uma turma de alunos do 3º Ano de Ensino Médio, no turno matutino. Os temas trabalhados foram de Circuitos elétricos, Choques elétricos e Energias renováveis e não-renováveis. Os resultados favoreceram o diálogo entre as temáticas, aumento da motivação e autonomia dos alunos, mediante a construção do conhecimento científico a partir de práticas dialogadas, investigativas e interativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Álison Pereira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestre em Física pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Referências

ENGENHALL. Choque elétrico. Disponível em: https://cursonr10.com/choque-eletrico-curso-nr10/. Acesso em: 16 mar. 2024.

LINHARES, José Rogério; LIMA, Andresson Batista Jacinto de; FERNANDES, Arlete Baudson Rodrigues; SANTOS, Rutte Nogueira de Freitas; PALHA, Verônica Sousa. Metodologias ativas na educação: Desafios, práticas e impacto no ensino-aprendizagem. Revista Amor Mundi, v. 5, n. 2, p. 133–141. 2024. Doi: https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i2.408.

PIAGET, J. Science of Education and the Psychology ofthe Child. Orion Press, 1970.

SILVA, Cristiane Rosana da; REINOSO, Luiz Fernando; SILVA, Marcondes Inácio da; FREITAS, Mikael de Lima; OLIVEIRA, Dione Maria Pereira de; LUZ, Maria Júlia da; ROSADO, Silmara Rodrigues de Lima; ANDRADE, Natália Matos. O papel das metodologias ativas de aprendizagem na educação contemporânea. Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais. v. 8, n. 15, p. 1-37, 2024.

THOMAS, J. W. A review of research on project-based learning. Autodesk Foundation, 2000.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007.182 p.
Publicado
2025-05-16
Como Citar
Pereira da Silva, Álison. (2025). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: COMBO TRIPLO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE CIRCUITOS ELÉTRICOS, CHOQUES E ENERGIAS. Revista Extensão, 9(2), 126-135. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9543
Seção
Relatos de Experiência