TRÊS GOTAS POÉTICAS DE LITERATURA TOCANTINENSE
Resumo
Este artigo apresenta a análise de obras literárias que fizeram parte dos estudos realizados no curso de extensão Diálogos Epistemológicos sobre Literatura Tocantinense e Escrita Científica (DELTEC). O curso cumpriu diretrizes da Pró-Reitoria de Extensão da Unitins e do Edital Proex nº 06/2023. Sob o enfoque da metodologia de base qualitativa, as três gotas poéticas analisadas corresponderam às seguintes obras literárias tocantinenses: a) Banca exposta: a vida o trabalho dos feirantes de Palmas, de Lauane dos Santos (2021); b) A vida em quatro verbos: uma conversa sobre o essencial na vida, de Marizan Di Carvalho (2021); c) O que vi (e registrei) no caminho das águas, de Súsie Fernandes Santos Silva (2023). Substancialmente, obras analisadas abordam o denso percurso poético organizado em contos, crônicas, narrativas de vida, poesia e fotografia e meio ambiente. À guisa reflexiva, as obras analisadas contemplam os elementos que caracterizam a literatura tocantinense porque correspondem a abordagens que tratam de aspectos regionais, bem como de autores residentes no estado do Tocantins.
Downloads
Referências
CARVALHO, Marizan Di. A vida em quatro verbos: uma conversa sobre o essencial na vida. 1ª ed. - Gurupi-TO: Editora Veloso, 2021.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2ª. ed. - São Paulo: Contexto, 2016.
SANTOS. Lauane dos. Banca Exposta: a vida e o trabalho dos feirantes de Palmas. 1ª Ed. – São Paulo: Editora casa flutuante, 2021.
SEVERINO. Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico [livro eletrônico]. 1ª ed. – São Paulo: Cortez, 2013.
SILVA, Súsie Fernandes Santos. O que vi (e registrei) no caminho das águas. 1ª ed. – Araguaína-TO: Le Coq Editora, 2023).
SOARES, Magda (2006). A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani. (Orgs). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2.ed. - Belo Horizonte: Autêntica, 2006.