TRÊS GOTAS POÉTICAS DE LITERATURA TOCANTINENSE

  • Rubens Martins da Silva Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS
Palavras-chave: Literatura Tocantinense. Narrativas de Vida. Poesia e Fotografia. Meio Ambiente.

Resumo

Este artigo apresenta a análise de obras literárias que fizeram parte dos estudos realizados no curso de extensão Diálogos Epistemológicos sobre Literatura Tocantinense e Escrita Científica (DELTEC). O curso cumpriu diretrizes da Pró-Reitoria de Extensão da Unitins e do Edital Proex nº 06/2023. Sob o enfoque da metodologia de base qualitativa, as três gotas poéticas analisadas corresponderam às seguintes obras literárias tocantinenses: a) Banca exposta: a vida o trabalho dos feirantes de Palmas, de Lauane dos Santos (2021); b) A vida em quatro verbos: uma conversa sobre o essencial na vida, de Marizan Di Carvalho (2021); c) O que vi (e registrei) no caminho das águas, de Súsie Fernandes Santos Silva (2023). Substancialmente, obras analisadas abordam o denso percurso poético organizado em contos, crônicas, narrativas de vida, poesia e fotografia e meio ambiente. À guisa reflexiva, as obras analisadas contemplam os elementos que caracterizam a literatura tocantinense porque correspondem a abordagens que tratam de aspectos regionais, bem como de autores residentes no estado do Tocantins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Martins da Silva, Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS

Graduado em Letras pela UNITINS/TO. Graduado em Pedagogia pela Faculdade AD-1/DF. Especialista em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino de Linguagem: Língua Portuguesa, Artes e Educação Física pela EDUCON/PR.  Especialista em Tecnologias em Educação pela PUC-Rio/RJ. Mestre em Letras pela PUC Goiás/GO. Doutorando do Programa de Doutorado em Letras: Ensino de L´íngua e Literatura pela UFT/Câmpus Araguaína/TO.

Professor da Rede Estadual de Ensino do Tocantins.

Professor da Educação Superior pela UNITINS/TO.

E-mail: rubens.ms@unitins.br

Referências

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90. São Paulo, Atlas, 1991.
CARVALHO, Marizan Di. A vida em quatro verbos: uma conversa sobre o essencial na vida. 1ª ed. - Gurupi-TO: Editora Veloso, 2021.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2ª. ed. - São Paulo: Contexto, 2016.
SANTOS. Lauane dos. Banca Exposta: a vida e o trabalho dos feirantes de Palmas. 1ª Ed. – São Paulo: Editora casa flutuante, 2021.
SEVERINO. Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico [livro eletrônico]. 1ª ed. – São Paulo: Cortez, 2013.
SILVA, Súsie Fernandes Santos. O que vi (e registrei) no caminho das águas. 1ª ed. – Araguaína-TO: Le Coq Editora, 2023).
SOARES, Magda (2006). A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani. (Orgs). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2.ed. - Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
Publicado
2025-08-11
Como Citar
Martins da Silva, R. (2025). TRÊS GOTAS POÉTICAS DE LITERATURA TOCANTINENSE. Revista Extensão, 9(7), 47-57. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9412