PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DO PROJETO DE EXTENSÃO IMPACTOS DA COVID-19 NOS SERVIÇOS DE SAÚDE DE CÁCERES - MT: NARRATIVA DOS EXTENSIONISTAS

Palavras-chave: Extensão Universitária. Pandemia. Coronavírus. Educação permanente em saúde. Planejamento em Saúde.

Resumo

Objetivo: Descrever as publicações científicas do projeto de extensão:  Impactos da COVID-19 nos Serviços de Saúde de Cáceres-MT. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, elaborado pelos voluntários de um  projeto de extensão, pertencentes aos cursos de ciências da saúde. Dentre as atividades desenvolvidas pelo presente projeto estão, escritas científicas publicadas em eventos, elaboradas pelos discentes, comunidade externa, e docentes voluntários, no período de 2020 a 2022. Resultados: Foram elaboradas doze publicações científicas, sendo quatro capítulos de livros, seis resumos expandidos publicados em anais de congressos e dois resumos simples apresentados em eventos. Conclusão: A extensão universitária proporcionou o aprendizado pelos membros do projeto a escrever e publicar os resultados encontrados no período da extensão, proporcionando assim o aprendizado coletivo e a participação dos membros em congressos de nível local, regional, nacional e internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBRECHT, E.; ABRAHÃO M. B. A. S. Extensão e sociedade: diálogos necessários. Em Extensão, v. 19, n. 1, 2020.

ALMEIDA, J. V.; FIUZA, L. L.; ROCHA, M. V. S.; SANTOS, P. S.; VASCONCELOS, R. M. A.; APOLINARIO, T. A.; HARTWIG, S. V. MEDIDAS DE PRECAUÇÃO CONTRA O COVID-19 SOB O OLHAR DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. In: Guilherme Antônio Lopes de Oliveira; Liliane Pereira de Souza. (Org.). A sociedade em tempos de Covid-19. 1ed. Campo Grande: Editora Inovar, v. 1, p. 1458-1467, 2020.


ALMEIDA, J. V.; RANGEL, A. R. F. M.; FIUZA, L. L.; ROCHA, M. V. S.; VASCONCELOS, R. M. A.; HARTWIG, S. V. EDUCAÇÃO A DIST NCIA PARA OS SERVIÇOS DE SAÚDE: PERSPECTIVA PARA A PANDEMIA DA COVID-19. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2020, São Carlos. CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC. São Carlos: UFSCar, p. 1-6, 2020.


ALMEIDA, J. V.; PEREIRA, V. C. A.; SOARES, J. E. M.; ASSIS, H. J. G.; FERRO, G. C. V.; SANTOS, P. S.; VASCONCELOS, R. M. A. O USO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO EM SERVIÇO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. In: Guilherme Antônio Lopes de Oliveira. (Org.). PESQUISAS EM SAÚDE: RELATOS, EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS. 1ed.Campo Grande: Inovar, v. 1, p. 134-142, 2021.


ALMEIDA, J. V.; OLIVEIRA, M. R. M.; SANTOS, C. S.; BELOTE, L. C. G.; FIUZA, L. L.; RANGEL, A. R. F. M.; HARTWIG, S. V.; VASCONCELOS, R. M. A. MANEJO CLÍNICO DE EVENTOS ADVERSOS PÓS-VACINAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: ANA CAROLINA MESSIAS DE SOUZA FERREIRA DA COSTA et. al. (Org.). V - Internacional de Saúde Única (Interface Mundial). 5ed.Recife: Even3, v. 1, p. 1906-1914, 2022.


ALMEIDA, J. V; VASCONCELOS, R. M. A.; SANTOS, P. S.; PEREIRA, H. I. F.; FERRO, G. C. V.; COSTA, B. M. S.; RANGEL, A. R. F. M.; COSTA, R. L. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE: CONCEPÇÃO SOBRE A PANDEMIA. In: 23° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, 2021. Anais - 23° CBCENF, 2021.


ALMEIDA, J. V.; RANGEL, A. R. F. M.; VASCONCELOS, R. M. A.; COSTA, R. L.; PEREIRA, H. I. F.; SANTANA, J. F. C. L. REPERCUSSÕES DAS AÇÕES DE EXTENSÃO DURANTE A PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: Seminário Regional de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste (SEREX), Góias. Anais do Seminário Regional de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste, v. 5. p. 714-719. 2021.

BRITO, A. L, SOUSA, S.C, CHAVES, A. C. F, ANDRADE, T. M, FILHO, D. R. R. A importância da Extensão Universitária na formação profissional: Projeto Canudos. Rev enferm UFPE on line, 13:e242189, 2019.

BUSS, P. M. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência e saúde coletiva, 5(1), 2000.

CALDERONI, T. L; LEMOS, Y. R; BRAGA, I. R; SILVA, L. L; RIBEIRO, Y. G; RODRIGUES, A. C. C; MONTEIRO, L. S; SPERANDIO, N; CAPELLI, J. C.S. O uso do Instagram para divulgação das informações de um projeto de extensão sobre alimentação e nutrição de crianças menores de dois anos: o antes e durante a Covid-19. RAÍZES E RUMOS, 8(2), 314–324, 2020.

COSTA, A.C.S; SILVA, M.O.C; COSTA, F.V; OLIVEIRA, V.O; LIMA, L.A.V; SOUZA, I.L; VIEIRA,U.P; ALMEIDA,M.F.L; CAPELLI,J.C,S. Do presencial ao remoto: promoção da saúde auditiva em Macaé, estado do Rio de Janeiro/ Do presencial ao remoto: promoção da saúde auditiva em Macaé, estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Desenvolvimento, 7 (4), 40636–40651, 2021.

COSTA, C. M. A; NASCIMENTO,G.B; ARAUJO, L.M.; FRANCO, C.S, DIAS, I. F, ALVES, L. T;MARTINS, E.R.C; FERREIRA, D.C. Nursing care space for transsexuals: report of an extension activity. Research, Society and Development, 9(9), e65997081, 2020.

COSTA, R. L.; SANTANA, J. F. C. L.; VASCONCELOS, R. M. A.; ALMEIDA, J. V.; SANTOS, P. S. PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO: CARACTERÍSTICAS DOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL MÉDIO DA ENFERMAGEM QUE ATUAM NA PANDEMIA DE COVID-19. In: SEMANA ACADÊMICA DA PESQUISA E INOVAÇÃO - SAPI, 2022, Cáceres. Anais da 1ª Semana Acadêmica da Pesquisa e Inovação, 2021.


GOOD, L.H. Unpacking Docent Practice in Free Choice Science Learning Settings: A Qualitative Study Documenting the What and Whys of Docent Interpretive Practice. Oregon State University ProQuest Dissertations Publishing. 2013.

LUGOBONI, L. F. A importância do resumo. Revista Liceu On-Line, v. 6, n. 2, p. 1–5, 2016.

SCHEIDEMANTEL, S.E.; Klein, R.; Teixeira, L.I. A Importância da Extensão Universitária: O Projeto Construir. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2004.

LOPES, M. S. V; SARAIVA, K. R. O; XIMENES, L. B. Análise do conceito de promoção da saúde. Texto Contexto Enfermagem, 19(3), p. 461-468, 2010.

MARTINS, E. R. C; OLIVEIRA, K. L; MEDEIROS, A.S; FASSARELLA, L.G; COSTA, G. M; FERREIRA, S.A; ROSA, N.F.S; SOUZA, J.A; FRANCO, H.S; ROCHA, F.C.S. Extension actions for men’s health: an experience report. Research, Society and Development, 9(11), e1579119687, 2020.

PEREIRA, H. I. F. et al. Entardecer Científico: formação universitária a favor da sociedade. Research, Society and Development, v. 12, n. 5, e11812541524, 2023

RESENDE, J. C., ALVES, R. B. da S, COUTINHO, M. S, BRAGAGNOLI, G; ARAÚJO, C. R. IMPORT NCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PROJETOS DE EXTENSÃO PARA GRADUAÇÃO EM MEDICINA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 17(1), 11–18, 2020.

SILVEIRA, J.L.G.C et al. Pesquisa e Extensão em Saúde e a Aprendizagem nos Níveis Cognitivo e Afetivo. Revista Brasileira de Educação Médica [online]. v. 39, p. 550-557, 2019.

SANTANA, R. R.; SANTANA, C. C. de A. P.; COSTA NETO, S. B. da; OLIVEIRA, Ênio C. de. Extensão Universitária como Prática Educativa na Promoção da Saúde. Educação & amp; Realidade, v. 46, n. 2, 2021.


SANTANA, J.F.C.L; COSTA, R.L; BERTON, N.C; VASCONCELOS, R.M.A, SANTOS, P.S; ALMEIDA, J.V. Associação entre medidas de segurança e ocorrência de infecção pelo coronavírus em trabalhador do sistema de saúde de cáceres-mt, 2022.


STROMBERG, A; RIBEIRO, A.E; MINE, J.C; BALDANI, M. H. A CONTRIBUIÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS DO PROJETO RONDON NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA. Revista Conexão UEPG, 16(1), 2020.

TIZZIANI, S.C; GATTO, M; MARCONCINI, A.L; LAMOGLIA, R; ALMEIDA, D.C.L; MACHADO, C.A; ARGENTI, G; BORDIN, D; ALVES, F. B.T; MARTINS, A.S; SILVA, M.F; FADELl, C. B. ‘Nós na rede’: contribuições do projeto extensionista e suas práticas educativas na promoção da saúde. Saúde Pública e Saúde Coletiva: Dialogando sobre Interfaces Temáticas 3, v. 3, Capítulo 1, 2019.

UNEMAT. Universidade do Estado de Mato Grosso. Conselho Universitário. Resolução nº. 049/2016. Aprova o regimento geral da Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, 2021.

UNEMAT. Universidade do Estado de Mato Grosso. Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). Guia para envio de atividades complementares, Cáceres, 2021.

UNEMAT. Universidade do Estado de Mato Grosso. Portal da UNEMAT, campus de Cáceres. Projeto Impactos da Covid-19 nos serviços de saúde de Cáceres. Cáceres, Mato Grosso, 2021.

UNEMAT. Universidade do Estado de Mato Grosso. Conselho Universitário. Portaria nº. 692/2021. Autoriza a servidora a coordenar o projeto de extensão universitária - Impactos da Covid-19 nos serviços de saúde de Cáceres, Cáceres, 2021.

UNIFOA. Centro Universitário de Volta Redonda. ENTENDA COMO A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PODE AJUDAR NA SUA FORMAÇÃO. 2019.

VASCONCELOS, R. M. A.; ALMEIDA, J. V.; MARQUES, I. S.; PEREIRA, V. C. A.; SANTOS, P. S.; APOLINARIO, T. A.; RODRIGUES, D. C. PRÁTICA COLABORATIVAS E AS TICS NA INTERPROFISSIONALIDADE NO ENFRENTAMENTO DO NOVO CORONAVÍRUS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. In: José Henrique de Lacerda Furtado. (Org.). INTEGRALIDADE E SAÚDE: EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO PANDÊMICO BRASILEIRO. 1ed.Campo Grande: Inovar, v. 1, p. 104-111, 2021.

MONTEIRO, I. V. B et al. Uso da ferramenta de mídia social, Instagram, como meio para contribuir na construção do conhecimento, difundir informações científicas e combater “fake News” durante a pandemia da COVID-19. Revista Extensão & Sociedade, v. 12, n. 1, 2020.
Publicado
2024-02-16
Como Citar
Florindo Mateus Rangel, A. R., Fernandes Pereira, H. I., Galindo Marques, J. K., Souza Santos, P., Silva Santos, C., Vilella Hartwig, S., Lima Fiuza, L., Andrade Apolinário, T., de Almeida, J. V., & Andrade Vasconcelos, R. M. (2024). PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DO PROJETO DE EXTENSÃO IMPACTOS DA COVID-19 NOS SERVIÇOS DE SAÚDE DE CÁCERES - MT: NARRATIVA DOS EXTENSIONISTAS . Revista Extensão, 8(1), 145-155. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9317
Seção
Relatos de Experiência