IMPACTO SOCIAL E NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE: O CASO DO ENCONTRO DE LÁ PRA CÁ

Palavras-chave: Impacto social. formação do estudante. educação física.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a trajetória histórica do “Encontro De Lá Pra Cá”, levantando as parcerias estabelecidas e quantitativos de sujeitos envolvidos nas suas vinte e quatro edições, dialogando diretamente com as diretrizes da extensão universitária. Articulado com o projeto de extensão EEFD Baixada, a ação consiste na aproximação entre os alunos da educação básica e o espaço universitário. Os estudantes têm participado de uma programação com oficinas temáticas relacionadas à Educação Física e à Cultura Corporal. Para o diálogo com os dados serão mobilizadas as cinco diretrizes para extensão universitária. A trajetória histórica do encontro tem sido marcada por uma curva crescente de licenciandos envolvidos nas ações pedagógicas das oficinas temáticas, assim como ficou assinalado o número crescente na participação de estudantes da educação básica, apontando para uma reflexão interessante sobre a relação entre o impacto institucional e o impacto social da referida ação de extensão

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Sarti, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ). Técnico em assuntos educacionais da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ), RJ, Brasil.

Referências

BENINCÁ, Dirceu; CAMPOS, Fernando Silva. Extensão Popular: uma proposta transformadora para a educação superior. Dialogia, São Paulo, n. 27, p. 145-156, set./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7247. Acesso em: 26. Jun. 2022.

GADOTTI, M. Extensão Universitária: Para quê? Instituto Paulo Freire, 2017. Disponível em: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf Acesso em: 26. Jun. 2022.

NOGUEIRA, M. D. P. O fórum de pró-reitores de extensão das universidades públicas brasileira: um ator social em construção. Interfaces Revista de Extensão, v.1, n. 1, p. 35-47, jul./nov. 2013. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/revistainterfaces/index.php/IREXT/article/view/7. Acesso em: 26. Jun. 2022.

REDE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Plano Nacional de Extensão Universitária (PNEU). Coleção Extensão Universitária: RENEX, 2012. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf Acesso em: 26. Out. 2022.

ROCHA, R. M. G. A trajetória da Extensão Universitária no Brasil. In: Brasil. Perfil da extensão universitária no Brasil. Brasília: MEC/SESu, 1995.
Publicado
2024-02-16
Como Citar
Sarti, R. (2024). IMPACTO SOCIAL E NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE: O CASO DO ENCONTRO DE LÁ PRA CÁ. Revista Extensão, 8(1), 136-144. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9069
Seção
Relatos de Experiência