O PROJETO PADU COMO INSTRUMENTO DE INCENTIVO AO VOLUNTARIADO ACADÊMICO
Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência como monitor voluntário no Programa de Acesso Democrático à Universidade (PADU), promovido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). O objetivo é demonstrar a importância do voluntariado acadêmico na formação universitária e na promoção da inclusão social. Utilizou-se metodologia qualitativa, por meio de observação participante e registros das atividades desenvolvidas. O PADU oferece cursinho pré-vestibular gratuito e apoio psicopedagógico a alunos de escolas públicas em situação de vulnerabilidade. As atividades do monitor incluíram planejamento de aulas, aplicação de simulados, tutoria e produção de materiais didáticos. Os resultados evidenciam que a participação no projeto contribuiu para o desenvolvimento de competências pedagógicas, responsabilidade social e consciência crítica dos discentes extensionistas. Conclui-se que o PADU representa uma ação efetiva de extensão universitária, fortalecendo o compromisso da universidade pública com a democratização do acesso ao ensino superior.
Downloads
Referências
CAVALCANTE, Carlos Eduardo. Motivação de Voluntários. Teoria e Prática. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2016. 217 p.
CUNHA, Márcia Pereira. Os Andaimes do Novo Voluntariado. São Paulo: Cortez Editora, 2014. ISBN 9788524921032.
HIRSCHLE, Ana Lúcia Teixeira; SIQUEIRA, MEG. Compreendendo a Aprendizagem do Consultor na Relação Consultor–Cliente: uma Análise em uma Empresa Multinacional de Consultoria. XXX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Salvador, 2006.
LEITE, Marcos Tadeu dos Santos. Desenvolvimento de competências gerenciais e aprendizagem experiencial: um estudo entre os gerentes de agência do Banco do Brasil no Estado do Ceará. 2008.
SARUBBI, Fabíola Maciel; ALPERSTEDT, Graziela Dias; FEUERSCHÜTTE, Simone Ghisi. O trabalho voluntário em organizações do terceiro setor: caracterização dos saberes necessários para atuar na questão do Hiv/Aids. Anais XXXIII EnANPAD, São Paulo, 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Edital Programa de Acesso Democrático à Universidade - PADU 2022. Disponível em: