MELASMA, FORMAS SIMPLES DE EVITAR E TRATAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A EXTENSÃO CURRICULAR NO CURSO DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA

  • Aparecida Gomes de Sousa Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)
  • Bianca Carvalho da Silva Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)
  • Alane Barbosa Sousa Santos Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)
  • Amanda Dionara Boaes de Moura Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)
  • Ana Kessya Lima Sousa Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)
  • Andreza Karine de Oliveira Araújo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)
  • Angélica Bezerra Rodrigues Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)
  • Ariadna Rodrigues Herênio Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)
  • Giovana Nogueira de Castro Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)
  • Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santos Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) https://orcid.org/0000-0003-3036-7631
Palavras-chave: Melasma. Extensão Universitária. Educação em Saúde.

Resumo

O objetivo do presente estudo é de apresentar um relato de experiência sobre a extensão curricular no curso de Tecnologia em Estética e Cosmética sobre melasma, formas simples de evitar e tratar. A princípio o projeto seria desenvolvido de forma presencial no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no entanto, devido esse período pandêmico da COVID-19, foi realizado um circuito de lives pelo Instagram. A organização da live foi em três momentos, o primeiro foi o convite de uma palestrante que fosse egressa do curso. O segundo foi tido pela organização e confecção do material de divulgação. E o terceiro momento foi a realização da live, e a fim de ter o retorno os espectadores, que durante a live foi disponibilizada uma avaliação da satisfação. Com a realização live foi possível alcançar 51 pessoas de forma virtual, com bastante interação no chat, onde surgiram perguntas sobre o assunto nas quais as componentes do grupo responderam imediatamente. Essa experiência, possibilitou que levássemos conhecimento sobre o melasma, formas simples de evitar e tratar para a comunidade em geral, além de mudanças internas em cada componente do grupo no que tange o ensino superior, vida profissional de comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aparecida Gomes de Sousa, Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)

Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão-(IESMA/UNISULMA).

Bianca Carvalho da Silva, Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)

Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA).

Alane Barbosa Sousa Santos, Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)

Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA).

Amanda Dionara Boaes de Moura, Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)

Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA).

Ana Kessya Lima Sousa, Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)

Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA).

Andreza Karine de Oliveira Araújo, Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)

Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA).

Angélica Bezerra Rodrigues, Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)

Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA).

Ariadna Rodrigues Herênio, Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)

Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA).

Giovana Nogueira de Castro, Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA)

Mestre em Saúde Pública e Veterinária pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL) Portugal. Docente do Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética do Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA).

Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santos, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética do Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA).

Referências

AKABANE, Andressa Lumi; ALMEIDA, Isabella Parente; SIMIÃO, João Carlos Lopes. Avaliação dos índices de qualidade de vida (MEASQoL e DLQI) em pacientes com melasma tratadas com Polypodium Leucotomos. Surg. Cosmet. Dermatol, v.9, n.3, 2017.

AYRES, Eloisa Leis; COSTA, Adilson; JORGE, Adriana Chaib Ferreira; GONÇALVES JÚNIOR, José Euzébio; SZRAJBMAN, Miriam; SANT’ANNA, Beatriz. Estudo monocêntrico, prospectivo para avaliar a eficácia e a tolerabilidade de formulação cosmecêutica em pacientes. Surg. Cosmet. Dermatol, v.8, n.3, 2016.

BARBOSA, Kledson Lopes; GUEDES, Monique Ribeiro Mota. Melasma: tratamento e suas implicações estéticas. Infarma-Ciências Farmacêuticas, v.30, n.2, 2018.

BECKER, S; SCHIEKOFER, C; VOGT, T; REICHRATH, J. Melasma: An update on the clinical picture, treatment, and prevention. Hautarzt, v.68, n.2, 2017.

BELLETTI MUTT URASAKI, Maristela. Conhecimento, atitude e prática da equipe de saúde sobre melasma na gravidez. Av. Enfermería, v.36, n.1, 2018.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 11 de maio de 2020.

BRASIL. Resolução Nº 7, de 18 de Dezembro de 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em 11 de maio de 2020.

FERREIRA, Adriana da Silva; AITA, Daniella Leiros; MUNERATTO, Meire Aparecida. Microagulhamento: uma revisão. Rev. Bras. Cir. Plást, v.35, n.2, 2020.

FERREIRA, Olganir A; LAZZARIN, Fabiana; MONTEIRO, Ricardo A. Os desafios da Extensão Universitária durante e pós-pandemia da COVID-19. EntreAções: diálogos em extensão, v.1, n.2, 2021.

MALCHER, Claudia Marques Santa Rosa; TEMBRA, Alan Luz; AMORIM, Felipe Costa; AMORIM, Felipe Costa; SOUZA, Thalles Ricardo Melo de; PESSOA, Monaliza dos Santos. Fotoproteção em Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Belém-PA. Rev. Bras. Med. Fam. Comunidade, v.14, n.41, 2019.

MEDEIROS, Janielle Kelly Guimarães; NEVES, Wendell Wons; MOURA, Nashuã Morais de; MEDINA, Wanessa Silva Garcia. Combinação terapêutica no tratamento do melasma. CuidArt, v.10, n.2, 2016.

MELO, Cláudia Batista; et al. A extensão universitária no Brasil e seus desafios durante a pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v.10, n.3, 2021.

SANTOS, Francisco Dimitre Rodrigo Pereira; TAVARES, Hanari Santos de Almeida; BELFORT, Marcia Guelma Santos. Curricularização da extensão no curso de enfermagem da Universidade Estadual Do Tocantins-UNITINS. Revista Humanidades e Inovação, v.7, n.13, 2020.

SANTOS, Sandra Oliveira; SOBRINHO, Raimaria Rodrigues; OLIVEIRA, Thainara Alves de. Importância do uso de protetor solar na prevenção do câncer de pele e análise das informações desses produtos destinados a seus usuários. J. Health Biol. Sci, v.6, n.3, 2018.

SILVA, Wagner Pires da. Extensão Universitária: um conceito em construção. Revista Extensão & Sociedade, v.11, n.2, 2020.

Publicado
2022-01-28
Seção
Relatos de Experiência