EXPRESSÃO ARTÍSTICA, TEXTOS E O AMBIENTE NA PRODUÇÃO DE COMPETÊNCIAS INTERDISCIPLINARES: A BNCC NA SALA DE AULA
Resumo
Este artigo tem como objetivo divulgar a prática interdisciplinar do desenvolvimento de competências e habilidades de acordo com a Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental. Por meio de metodologia ativa da problematização foram selecionadas as estratégias pedagógicas para desenvolver uma competência geral da Base Curricular, a qual propõe utilizar diferentes linguagens como norteador para as capacidades cognitivas. As experiências obtidas foram significativas, visto que as crianças se superaram e mostraram real interesse para aprender o novo, levando-os a se perceberem como sujeitos ativos que podem se expressar, contribuir coletivamente, e, principalmente, construir seu conhecimento por meio da mediação do professor.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos de 1980 e novos tempos. 8 ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24 ed. São Paulo: Paz e terra, 2002.
SANTOS, E. M. Como ensinar competências e habilidades. 35 slides. Material apresentado para a disciplina de Planejamento do ensino de competências e habilidades: da teoria à prática, Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Campus de Palmas, TO. 15 fev. 2019.
ZABALA, A. A Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.