EXPRESSÃO ARTÍSTICA, TEXTOS E O AMBIENTE NA PRODUÇÃO DE COMPETÊNCIAS INTERDISCIPLINARES: A BNCC NA SALA DE AULA

Palavras-chave: Ensino. Currículo. Interdisciplinaridade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo divulgar a prática interdisciplinar do desenvolvimento de competências e habilidades de acordo com a Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental. Por meio de metodologia ativa da problematização foram selecionadas as estratégias pedagógicas para desenvolver uma competência geral da Base Curricular, a qual propõe utilizar diferentes linguagens como norteador para as capacidades cognitivas. As experiências obtidas foram significativas, visto que as crianças se superaram e mostraram real interesse para aprender o novo, levando-os a se perceberem como sujeitos ativos que podem se expressar, contribuir coletivamente, e, principalmente, construir seu conhecimento por meio da mediação do professor.

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Biografia do Autor

Claralice Bonfim de Araújo, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda em pedagogia, UFT- Câmpus Palmas. Bolsista Pibid do núcleo de Pedagogia, período 2018/2020. 

Adriana Souza Matos, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda em pedagogia, UFT- Câmpus Palmas.  Bolsista Pibid do núcleo de Pedagogia, período 2018/2020. 

Izidoria Pereira da Silva Ferreira, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda em pedagogia, UFT- Campus Palmas.  Bolsista Pibid do núcleo de Pedagogia, período 2018/2020. 

Eduardo José Cesari, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em educação em ciências e matemática, Docente do Curso de Pedagogia da UFT- Câmpus Palmas. 

Eliane Marques dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Professora Orientadora, coordenadora do PIBID da Pedagogia da UFT/Edital 2018, Câmpus de Palmas. Doutora em ciências do ambiente e sustentabilidade da Amazônia, Professora da UFT. 

Referências

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ZABALA, A. A Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Publicado
2020-12-15
Seção
Artigos