EXPRESSÃO ARTÍSTICA, TEXTOS E O AMBIENTE NA PRODUÇÃO DE COMPETÊNCIAS INTERDISCIPLINARES: A BNCC NA SALA DE AULA

Palavras-chave: Ensino. Currículo. Interdisciplinaridade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo divulgar a prática interdisciplinar do desenvolvimento de competências e habilidades de acordo com a Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental. Por meio de metodologia ativa da problematização foram selecionadas as estratégias pedagógicas para desenvolver uma competência geral da Base Curricular, a qual propõe utilizar diferentes linguagens como norteador para as capacidades cognitivas. As experiências obtidas foram significativas, visto que as crianças se superaram e mostraram real interesse para aprender o novo, levando-os a se perceberem como sujeitos ativos que podem se expressar, contribuir coletivamente, e, principalmente, construir seu conhecimento por meio da mediação do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claralice Bonfim de Araújo, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda em pedagogia, UFT- Câmpus Palmas. Bolsista Pibid do núcleo de Pedagogia, período 2018/2020. 

Adriana Souza Matos, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda em pedagogia, UFT- Câmpus Palmas.  Bolsista Pibid do núcleo de Pedagogia, período 2018/2020. 

Izidoria Pereira da Silva Ferreira, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda em pedagogia, UFT- Campus Palmas.  Bolsista Pibid do núcleo de Pedagogia, período 2018/2020. 

Eduardo José Cesari, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em educação em ciências e matemática, Docente do Curso de Pedagogia da UFT- Câmpus Palmas. 

Eliane Marques dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Professora Orientadora, coordenadora do PIBID da Pedagogia da UFT/Edital 2018, Câmpus de Palmas. Doutora em ciências do ambiente e sustentabilidade da Amazônia, Professora da UFT. 

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos de 1980 e novos tempos. 8 ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24 ed. São Paulo: Paz e terra, 2002.

SANTOS, E. M. Como ensinar competências e habilidades. 35 slides. Material apresentado para a disciplina de Planejamento do ensino de competências e habilidades: da teoria à prática, Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Campus de Palmas, TO. 15 fev. 2019.

ZABALA, A. A Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Publicado
2020-12-15
Como Citar
Bonfim de Araújo, C., Souza Matos, A., Pereira da Silva Ferreira, I., José Cesari, E., & Marques dos Santos, E. (2020). EXPRESSÃO ARTÍSTICA, TEXTOS E O AMBIENTE NA PRODUÇÃO DE COMPETÊNCIAS INTERDISCIPLINARES: A BNCC NA SALA DE AULA. Revista Extensão, 4(3), 65-72. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/4136
Seção
Artigos