CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA PRÉ-ESCOLA E NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Contação de Histórias. Literatura Infantil. Crianças. Leituras.

Resumo

O presente texto traz reflexões sobre as experiências construídas com projeto pedagógico: “contar histórias, ler o mundo e os livros”, desenvolvido em uma escola municipal, por estudantes de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Miracema, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O trabalho objetivou despertar o gosto pela leitura e incentivar o contato das crianças da pré-escola e do 1º ano do Ensino Fundamental com a literatura infantil. Sabemos que as histórias encantam o imaginário das crianças, assim, buscamos construir uma metodologia lúdica e interativa através da “contação de histórias”. Deste modo, as crianças participaram das rodas de conversa e produziram desenhos, escritas e dramatizações e, também, foi possível adquirir conhecimentos e saberes essenciais para a nossa formação acadêmica e futura prática profissional.

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Biografia do Autor

Leila Galvão Matias, Universidade Federal do Tocantins

Estudante do Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Miracema. 

Maria Luciane Soares Macedo, Universidade Federal do Tocantins

Estudante do Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Miracema. 

Uilton Augusto de Souza Cruz, Secretaria Municipal de Educação de Miracema do Tocantins

Supervisor do PIBID. Graduação em Pedagogia, Especialização em Coordenação Pedagógica e Docência na Educação Infantil pela UFT. Professor da Rede Municipal de Ensino de Miracema do Tocantins. Coordenador Pedagógico na EMEF Francisco Martins Noleto. 

Viviane Drumond, Universidade Federal do Tocantins

Coordenadora do PIBID. Professora da Universidade Federal do Tocantins, no Campus Miracema, Curso de Pedagogia.

Referências

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Publicado
2020-12-15
Seção
Artigos