IDEOLOGIA E PROPAGANDA: A EDUCAÇÃO COMO RESISTÊNCIA À MENTIRA ORGANIZADA A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT
Resumo
Este artigo traça uma possível repercussão das concepções de ideologia e propaganda sobre a educação a partir do pensamento de Hannah Arendt. Arendt, pensadora judia, testemunhou tempos sombrios do regime totalitário na Alemanha em meados do século XX. A ideologia e a propaganda do regime totalitário objetivaram destruir o passado, a realidade e a política. Fundamenta-se em parte da obra “Origens do totalitarismo” (2016) da autora e no romance “1984” de George Orwell, para chamar à atenção que, mesmo findo os regimes totalitários, os riscos da manipulação da realidade e da história ainda espreitam a vida política contemporânea. Conclui-se que a educação, na perspectiva arendtiana, enquanto responsabilidade de introduzir as crianças e os jovens em uma herança cultural e histórica de um mundo comum, se constitui como uma forma de resistência à ideologia e à propaganda de natureza totalitária.
Downloads
Referências
AGUIAR, Odílio Alves. Veracidade e propaganda em Hannah Arendt. Cadernos de Ética e filosofia política, vol. N. 10, nº 1, 2007.
ARENDT, H. A condição humana. 13ª ed. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017.
_______. Entre o passado e o futuro. 6. ed. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2011.
_______. A Dignidade na política. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2006.
________. Origens do totalitarismo. Tradução Roberto Rapouso. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
_________. Crises da República. 2ª ed . São Paulo: Ed. Perspectiva, 2015.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Educação, uma Herança sem testamento: diálogos com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Perspectiva, 2017.
DUARTE, A. O pensamento à sombra da ruptura: política e filosofia em Hannah Arendt. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
ORWELL, George. 1984. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
PEREIRA, Geraldo Adriano Emery. O problema da verdade na obra de Hannah Arendt. Tese de Doutorado (UFMG), 2017.