PROGRAMA DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS - PROIPE: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO RIO GRANDE DO SUL

  • Vilson Flores dos Santos UFSM
  • Paulo Roberto Cardoso da Silveira Universidade Federal do Pampa
Palavras-chave: Formação de Professores. Inovações Pedagógicas. Relação escola-comunidade.

Resumo

Este artigo pretende refletir sobre a experiência de formação de professores da educação básica desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM desde 2014, a qual se baseia em uma metodologia voltada para a geração de inovações pedagógicas no contexto escolar. Apresenta-se a estruturação do Programa de Inovações Pedagógicas junto aos Professores da Educação Básica – PROIPE, sua perspectiva metodológica e seus fundamentos teóricos. Aborda-se de forma crítica o processo desenvolvido e os resultados observados, buscando contribuir com o campo da formação de professores. Permite-se verificar que os docentes geraram de forma coletiva inovações em suas práticas pedagógicas e, deste modo, estimularam mudanças na postura educativa e contribuíram com a transformação do espaço escolar no sentido de mais permeabilidade a mudança; ao mesmo tempo, as escolas aproximam-se da comunidade do entorno e passam a incluí-la no pensar e agir pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilson Flores dos Santos, UFSM

Professor Pós Doutorado em Educação, Coordenador Executivo do Programa PROIPE/CE/UFSM; Pesquisador da Rede Mover - UFSC, Coordenador do Núcleo Sul da Rede Mover/ITAQUI/RS/UFSC, autor de artigos e capítulos de livros e publicações em revistas sobre a temática no Brasil e no Exterior.

Paulo Roberto Cardoso da Silveira, Universidade Federal do Pampa

Professor Adjunto da UNIPAMPA – Câmpus de Itaqui, Doutor pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas – UFSC. Professor da UFSM de 1996 a 2015, Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Cultura, Sociedade, Linguagem e Educação, Membro da REDE MOVER – UFSC; Coordenador do Núcleo de Estudos afro-brasileiros e Indígenas, Coordenador do PROIPE – UFSM de 2014-2016.

Referências

FREIRE, Paulo. Á sombra desta mangueira. São Paulo, Ed. Olho d’água, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28ª. ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1997.

MORIN, Edgar, Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. Cortez Editora/Unesco, p. 118.

NÓVOA, Antônio. Professores Imagens do Futuro Presente. Ed. Educa, Lisboa. 2009.

SAVIANI, Demerval. O Lunar de Sepé - paixão, dilemas e perspectivas na educação. Ed. autores associados. Campinas. SP. 2014.

BARCELOS, Valdo. Antropofagia Cultural Brasileira e Educação Ambiental – contribuições à formação de professores. Estágio Pós-Doutoral – Núcleo Mover –UFSC. Florianópolis. p.07, 2010.

Publicado
2019-12-13