RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DE UMA VISITA TÉCNICA NA COMUNIDADE INDÍGENA ALDEIA SALTO, TOCANTÍNIA/TO

  • Anna Karoline Cavalcante Carvalho Universidade Federal do Tocantins
  • Victor Soares Nunes Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Povos Indígenas. Tradições culturais. Aldeia Salto.

Resumo

O presente relato de experiência refere-se à visita técnica realizada na Aldeia Salto em Tocantínia, no estado do Tocantins, com a finalidade de realizar estudo acerca do cotidiano dos povos indígenas da respectiva comunidade, bem como, seus hábitos, costumes e tradições culturais. Foram realizadas entrevistas e rodas de conversa, observações in loco, e fotografias, as quais ilustram a descrição do relato.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Karoline Cavalcante Carvalho, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica de Direito na Universidade Federal do Tocantins.

Victor Soares Nunes, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos na Escola da Magistratura Tocantinense, Graduado em Direito pela Universidade Federal do Tocantins, Servidor Público na Universidade Federal do Tocantins.

Referências

ARAÚJO, Rosemary Negreiros de. Os territórios, os modos de vida e as cosmologias dos indígenas Akwê-Xerente, e os impactos da UHE de Lajeado. 2016.

BARROS, Graciela Maria da Costa. Estudando direitos humanos: diagnóstico e proposições do processo de ensino-aprendizagem em direitos humanos nos cursos de direito do estado do Tocantins. Disponível em https://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/323/1/Graciela%20Maria%2Costa%20Ba rros%20-%20Relat%C3%B3rio%20T%C3%A9cnico.pdf

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

LIMA, Layanna Giordana Bernardo. Os Akwê-Xerente no Tocantins: território indígena e as questões socioambientais. / Layanna Giordana Bernardo Lima; orientador Ariovaldo Umbelino de Oliveira. - São Paulo, 2016.

Publicado
2020-07-16
Seção
Relatos de Experiência