RELATO DE EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE POR MEIO DO PROJETO LENDO E ESCREVENDO
Resumo
Este relato aborda as experiências vivenciadas no projeto Lendo e Escrevendo, ofertado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (PIBIEX), o qual proporcionou atendimento complementar (reforço escolar) aos estudantes do 3º ano da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Nair Duarte, em Araguatins (TO). O projeto teve como objetivo colaborar para superação das barreiras referentes à aprendizagem ocasionadas no período de pandemia da COVID-19. Para isso, foram elaborados materiais didáticos com recursos sustentáveis, sob a orientação da professora supervisora, e implementadas metodologias inovadoras que favoreceram um ensino dinâmico e inclusivo. O conhecimento adquirido na Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS, Campus Araguatins, foi fundamental para a aplicação eficaz das atividades no processo de ensino-aprendizagem, reforçando a relação entre teoria e prática. Além de contribuir para o avanço educacional dos estudantes, o projeto teve impacto significativo na formação acadêmica e profissional dos extensionistas, possibilitando vivências práticas essenciais para sua atuação docente. Alinhado ao ODS 4 – Educação de Qualidade, a iniciativa fortaleceu o protagonismo estudantil e reafirmou a importância da educação na construção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva.
Downloads
Referências
DESSEN, Maria Auxiliadora; POLONIA, Ana da Costa. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 17, p. 21-32, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários às práticas educativas.77. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2023.
RODRIGUES, Lídia da Silva. Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de aprendizagem lúdica na alfabetização. 2013. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Brasília.
SANTANA, A. NASCIMENTO, P. R. A história do lúdico na educação. The history of playful in education. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis, v. 6, n. 2. p. 19-36, maio 2012. ISSN 1981-1322.
SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.