RELATO DE EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE POR MEIO DO PROJETO LENDO E ESCREVENDO

Palavras-chave: Extensão; PIBIEX; Leitura; Escrita; Crianças.

Resumo

Este relato aborda as experiências vivenciadas no projeto Lendo e Escrevendo, ofertado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (PIBIEX), o qual proporcionou atendimento complementar (reforço escolar) aos estudantes do 3º ano da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Nair Duarte, em Araguatins (TO). O projeto teve como objetivo colaborar para superação das barreiras referentes à aprendizagem ocasionadas no período de pandemia da COVID-19. Para isso, foram elaborados materiais didáticos com recursos sustentáveis, sob a orientação da professora supervisora, e implementadas metodologias inovadoras que favoreceram um ensino dinâmico e inclusivo. O conhecimento adquirido na Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS, Campus Araguatins, foi fundamental para a aplicação eficaz das atividades no processo de ensino-aprendizagem, reforçando a relação entre teoria e prática. Além de contribuir para o avanço educacional dos estudantes, o projeto teve impacto significativo na formação acadêmica e profissional dos extensionistas, possibilitando vivências práticas essenciais para sua atuação docente. Alinhado ao ODS 4 – Educação de Qualidade, a iniciativa fortaleceu o protagonismo estudantil e reafirmou a importância da educação na construção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva.

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Biografia do Autor

Michelle Rodrigues da Silva , Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Graduanda em Pedagogia. Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS, Araguatins, Tocantins, Brasil.

Cristian de Sousa Barros

Graduando em Pedagogia. Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS, Araguatins, Tocantins, Brasil. 

Safira da Conceição Teixeira , Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Graduanda em Pedagogia. Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS, Araguatins, Tocantins, Brasil. 

Francisca da Silva Feitosa, Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Mestranda em Educação pela UFT, Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Educação Infantil. Graduada em Pedagogia e Administração (FAIARA), Professora no Município de Palestina do Pará. 

 

Referências

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SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

Publicado
2025-08-11
Como Citar
Rodrigues da Silva , M., de Sousa Barros , C., da Conceição Teixeira , S., & da Silva Feitosa, F. (2025). RELATO DE EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE POR MEIO DO PROJETO LENDO E ESCREVENDO. Revista Extensão, 9(5), 14-19. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10548