PRÁTICAS CORPORAIS BRINCANTES: CONTRIBUIÇÕES AO PROGRAMA DE EXTENSÃO “AGITA UNIFIMES” DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Luzia Benício dos Santos Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO
  • Philipe Carrijo Moreira Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO
  • Regiana Aparecida Bernardo Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO
  • Isadora Souza Pereira Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO
  • Evandro Salvador Oliveira Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO
Palavras-chave: Extensão universitária. Crianças. Psicomotricidade. Lúdico

Resumo

O presente artigo apresenta as várias contribuições de um dos projetos de extensão executado pelo Curso de Educação Física do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES), intitulado "Práticas Corporais Brincantes". Trata-se de uma ação desenvolvida como estratégia para o fomento da inserção curricular da extensão no projeto pedagógico do curso de bacharel em Educação Física. Como protagonistas desse processo, estudantes, bolsistas e voluntários, trabalham movimentos corporais lúdicos com crianças de 07 a 12 anos. Refere-se a uma ação sistemática de extensão, que integra o Programa “Agita UNIFIMES”, onde aconteciam aulas duas vezes na semana, às terças e quintas. As atividades ocorreram no espaço da sala de dança do curso de Educação Física. Dentre as atividades oferecidas, destacam-se o "Treinamento Funcional Kids" e a "Psicomotricidade", que foram trabalhadas no primeiro semestre de 2024. Já no semestre 2024/2, o foco foi a “Iniciação à ginástica artística". O projeto buscou oferecer às crianças de Mineiros-GO práticas corporais brincantes que contribuíssem para o desenvolvimento infantil. Desta forma, a ação colaborou para a formação de futuros profissionais de Educação Física que integrou o projeto como bolsistas e voluntários. O projeto apresentou resultados qualitativos conforme demostram as narrativas dos pais e estudantes que participaram das atividades, como este artigo mostrará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Salvador Oliveira, Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO

Doutor em Educação (UNIUBE), Doutor em Estudos da Criança (UMINHO - Portugal). Pró-Reitor de Ensino, de Pesquisa e de Extensão do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES) e docente do curso de Educação Física da UNIFIMES.

Referências

FAIGENBAUM, Avery; MCFARLAND, James. Treinamento de Força na Infância: Programas para Saúde, Fitness e Esporte. Champaign: Human Kinetics, 2019.

FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade: Filogênese, Ontogênese e Retrospectiva. 6. ed. São Paulo: Manole, 2017.

GONTIJO, Cássia Regina; BÖHME, Maria Tereza Silveira. Ginástica Artística: Da Iniciação ao Rendimento. São Paulo: Phorte Editora, 2018.

HALMENSCHLAGER, Marisa Cauduro; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues. Ginástica Rítmica: Da Iniciação ao Rendimento. São Paulo: Phorte Editora, 2015.

KUZNETSOV, Naira. Ginástica Rítmica: Educação e Formação. São Paulo: Phorte Editora, 2013.

LLOYD, Rhodri S.; OLIVER, Jon L. Treinamento de Força e Condicionamento para Jovens Atletas: Ciência e Aplicação. Abingdon: Routledge, 2014.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práx. Educ., Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, out. 2021.

UNIFIMES. Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2025. Mineiros: UNIFIMES, 2020.

UNIFIMES. Portaria da PROEPE nº 06 de 20 de março de 2022. Inserção Curricular da Extensão no Centro Universitário de Mineiros. Mineiros: UNIFIMES, 2022.
Publicado
2025-06-05
Como Citar
Benício dos Santos , L., Carrijo Moreira , P., Bernardo , R. A., Souza Pereira , I., & Salvador Oliveira, E. (2025). PRÁTICAS CORPORAIS BRINCANTES: CONTRIBUIÇÕES AO PROGRAMA DE EXTENSÃO “AGITA UNIFIMES” DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Extensão, 9(3), 153-162. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10407
Seção
Relatos de Experiência