PRÁTICAS CORPORAIS BRINCANTES: CONTRIBUIÇÕES AO PROGRAMA DE EXTENSÃO “AGITA UNIFIMES” DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
O presente artigo apresenta as várias contribuições de um dos projetos de extensão executado pelo Curso de Educação Física do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES), intitulado "Práticas Corporais Brincantes". Trata-se de uma ação desenvolvida como estratégia para o fomento da inserção curricular da extensão no projeto pedagógico do curso de bacharel em Educação Física. Como protagonistas desse processo, estudantes, bolsistas e voluntários, trabalham movimentos corporais lúdicos com crianças de 07 a 12 anos. Refere-se a uma ação sistemática de extensão, que integra o Programa “Agita UNIFIMES”, onde aconteciam aulas duas vezes na semana, às terças e quintas. As atividades ocorreram no espaço da sala de dança do curso de Educação Física. Dentre as atividades oferecidas, destacam-se o "Treinamento Funcional Kids" e a "Psicomotricidade", que foram trabalhadas no primeiro semestre de 2024. Já no semestre 2024/2, o foco foi a “Iniciação à ginástica artística". O projeto buscou oferecer às crianças de Mineiros-GO práticas corporais brincantes que contribuíssem para o desenvolvimento infantil. Desta forma, a ação colaborou para a formação de futuros profissionais de Educação Física que integrou o projeto como bolsistas e voluntários. O projeto apresentou resultados qualitativos conforme demostram as narrativas dos pais e estudantes que participaram das atividades, como este artigo mostrará.
Downloads
Referências
FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade: Filogênese, Ontogênese e Retrospectiva. 6. ed. São Paulo: Manole, 2017.
GONTIJO, Cássia Regina; BÖHME, Maria Tereza Silveira. Ginástica Artística: Da Iniciação ao Rendimento. São Paulo: Phorte Editora, 2018.
HALMENSCHLAGER, Marisa Cauduro; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues. Ginástica Rítmica: Da Iniciação ao Rendimento. São Paulo: Phorte Editora, 2015.
KUZNETSOV, Naira. Ginástica Rítmica: Educação e Formação. São Paulo: Phorte Editora, 2013.
LLOYD, Rhodri S.; OLIVER, Jon L. Treinamento de Força e Condicionamento para Jovens Atletas: Ciência e Aplicação. Abingdon: Routledge, 2014.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práx. Educ., Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, out. 2021.
UNIFIMES. Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2025. Mineiros: UNIFIMES, 2020.
UNIFIMES. Portaria da PROEPE nº 06 de 20 de março de 2022. Inserção Curricular da Extensão no Centro Universitário de Mineiros. Mineiros: UNIFIMES, 2022.