RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBIEX: “BUSCA DE ÍNDICES DE DOENÇAS DERMATOLÓGICAS COMUNS NA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO ESPECIALMENTE NA CIDADE DE AUGUSTINÓPOLIS – TO PARA PROMOVER DADOS EPIDEMIOLÓGICOS”
Resumo
Este relato apresenta as experiências vivenciadas no projeto “Busca de Índices de Doenças Dermatológicas Comuns na Região do Bico do Papagaio Especialmente na Cidade de Augustinópolis- TO para Promover Dados Epidemiológicos”, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (PIBIEX). Objetivou-se desenvolver a busca de índices de doenças dermatológicas na cidade de Augustinópolis, promovendo dados epidemiológicos para facilitar ações de educação em saúde. Buscou- se através das bases de dados DATASUS-SINAN, a identificação de doenças dermatológicas comuns na cidade, logo após realizaram-se rodas de conversa nas Unidades Básicas de Saúde para concordância e atualização dos dados obtidos. Por meio da pesquisa, listou-se três doenças: sífilis, dengue e varicela, somadas às rodas de conversa, foi possível identificar a razão do quantitativo de cada doença. Concluiu-se que o fator educação em saúde, é o que mais promove a listagem de casos, e a suma importância da equipe conhecer a realidade de sua região.
Downloads
Referências
MONTEIRO, Lorena Dias et al. Tendências da hanseníase no Tocantins, um estado hiperendêmico do Norte do Brasil, 2001-2012. Cadernos de Saúde Pública, v. 31,
p. 971- 980, 2015.
BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Brasília. Ministério da Saúde, 1993. Disponível em: https://portalsinan.saude.gov.br. Acesso em: 2 dez. 2024.