EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DE AGRAVOS DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
Resumo
As doenças cardiovasculares emergem como a principal causa de mortalidade no Brasil, destacando a hipertensão arterial sistêmica como uma das condições mais prevalentes e significativas. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um projeto de extensão universitária focado em ações de educação em saúde voltadas à prevenção de agravos em pacientes hipertensos nas Unidades Básicas de Saúde do município de Imperatriz, no Maranhão. O projeto consistiu em um total de sete encontros, nos quais participaram, em média, de 8 a 12 pacientes hipertensos. As intervenções aconteceram na sala de espera e dessa forma facilitaram um ambiente propício para questionamentos, com a participação ativa dos pacientes, que puderam esclarecer dúvidas e interagir com os discentes e profissionais de saúde. Isso, não apenas melhorou a retenção das informações, mas também fortaleceu a relação de confiança entre os pacientes e a equipe de saúde. Os resultados obtidos evidenciaram a importância da integração entre educação em saúde e cuidados clínicos na atenção básica, resultando em impactos positivos na detecção precoce e no manejo adequado da hipertensão arterial sistêmica, o que pode promover a saúde e prevenir complicações graves.
Downloads
Referências
BARROSO, Weimar Kunz Sebba et al. Diretrizes brasileiras de hipertensão arterial–2020. Arquivos brasileiros de cardiologia, v. 116, p. 516-658, 2021.
BOSWORTH, Hayden B.; ODDONE, Eugene Z.; WEINBERGER, Morris (Ed.). Patient treatment adherence: Concepts, interventions, and measurement. Psychology Press, 2006.
DALTRO, Mônica Ramos; DE FARIA, Anna Amélia. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e pesquisas em psicologia, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019.
DA SILVA, C. S. S. L.; KOOPMANS, Fabiana Ferreira; DAHER, Donizete Vago. O Diagnóstico Situacional como ferramenta para o planejamento de ações na Atenção Primária a Saúde. Revista Pró-UniverSUS, v. 7, n. 2, p. 30-33, 2016.
FAGARD, Robert H. Exercise characteristics and the blood pressure response to dynamic physical training. Medicine & Science in Sports & Exercise, v. 33, n. 6, p. S484-S492, 2001.
FREITAS AFS, et al. Utilização de medicamentos por hipertensos e/ou diabéticos cadastrados em uma estratégia saúde da família. Revista online de pesquisa, 2021; 13: 57-64.
MACHADO, Thamyris Mendes Gomes et al. A roda de conversa como ferramenta de planejamento de ações:: relato de experiência. Revista Gestão & Saúde, p. 751-761, 2015.
MALTA, D. C. et al. Mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis no Brasil e suas regiões, 2000 a 2011. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v.23, n. 4, p. 599-608, 2014.
MARTINS, J. Agência Experimental como Projeto de Extensão Universitária. Extensão em Foco, Curitiba: Editora da UFPR, v.6, n.10, p. 3-17, 2014.
NUNES, E. A. et al. Educação em saúde promovendo mudanças no âmbito escolar – relato de experiência. In: Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 12, 2013, Belém-PA, Anais do 12o Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, Belém-PA, Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, 2013,1-1591.
FOLLAK, Nicolli Cargnelutti et al. Promovendo Saúde a partir da sala de espera: relato de experiência. Salão do Conhecimento–Ciência Alimentando o Brasil, 2016.
REICHERT, Jonatas et al. Diretrizes para cessação do tabagismo-2008. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 34, p. 845-880, 2008.
SANTOS, Maria Clara et al. Processo de Trabalho do Núcleo de apoio à Saúde da Família (NASF): importância da Qualificação Profissional. Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, v. 8, n. 2, p. 60-69, 2017.
SILVA, T. R. et al. Controle de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial com Grupos de Intervenção Educacional e Terapêutica em Seguimento Ambulatorial de uma Unidade Básica de Saúde. Saúde e Sociedade, São Paulo, v.15, n.3, p.180-189, 2006.
