DIREITOS HUMANOS, CINEMA E EDUCAÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “CINE ESCOLA: LUZ, CÂMARA, EDUCAÇÃO”

Palavras-chave: Cinema. Educação. Escola. Direitos Humanos. Extensão.

Resumo

O projeto "Cine Escola: Luz, câmera, educação" vinculado ao Núcleo de Estudos em Direitos Humanos da Universidade Estadual do Tocantins – NEDIH/UNITINS, tem o propósito de promover reflexão e diálogo entre os estudantes sobre Direitos Humanos, utilizando a exibição de documentários e filmes. O foco principal é criar uma ligação entre estudantes do ensino fundamental e médio com o ambiente universitário, além de instigar reflexões, debates e conscientização por meio da interdisciplinaridade, especialmente entre alunos da rede pública e acadêmicos da Universidade Estadual do Tocantins. As sessões do Cine Escola contaram com a participação de escolas estaduais em Palmas, ocorrendo entre fevereiro e junho de 2023. Os filmes abordaram temas relacionados aos Direitos Humanos e questões atuais, envolvendo os estudantes em atividades que despertaram sua curiosidade. Após as exibições, aos alunos foram apresentados às instalações da Unitins, quando realizadas em seu campus, e houve uma breve introdução oral nas sessões realizadas nas escolas. Posteriormente, debates sobre os temas dos filmes e documentários foram promovidos, visando contribuir para o aprendizado dos alunos, enriquecendo seu repertório e estimulando suas habilidades argumentativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Soares Messias , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestrando em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (UFT/ESMAT). Advogado.

Leila Dias Pereira, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Doutora em Sociologia (UnB). Professora dos cursos de graduação em Serviço Social e Direito da Universidade Estadual do Tocantins – Unitins.

Referências

BITENCOURT, Evandro Leite. Epidemiologia Médico Legal de Palmas/TO. [S. l.]: CRV, 2019. 552 p. v. 1
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 de nov. de 2022.
CERQUEIRA, Daniel. Menos armas, menos crimes. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/2927/1/TD_1721.pdf. Acesso em 11 de abril de 2022.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
HAESBAERT, Rogério. Hibridismo cultural, “antropofagia” identitária e transterritorialidade. BARTHE-DELOIZY, F., and SERPA, A., orgs. Visões do Brasil: estudos culturais em Geografia Salvador: EDUFBA, p. 27-46, 2012.
Publicado
2024-10-07
Como Citar
Soares Messias , G., & Dias Pereira, L. (2024). DIREITOS HUMANOS, CINEMA E EDUCAÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “CINE ESCOLA: LUZ, CÂMARA, EDUCAÇÃO”. Revista Extensão, 9(4), 8-14. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10015