VIDAS EM HOME OFFICE: O TRABALHO DE PROFESSORES SOB FOGO CRUZADO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO

Authors

Keywords:

Professores; Ensino remoto; Home Office.

Abstract

Este artigo, buscou compreender o atual fenômeno do trabalho de professores na modalidade home office, de modo a apreender seus significados, analisar os comportamentos dele decorrentes e os sentimentos a estes atribuídos. Ao conhecer a labuta de professores(as), que realizam suas atividades docentes na modalidade home office, buscou-se compreender como estes (as) vêm fazendo esse enfrentamento no novo modo de ser e fazer a docência e sob quais condições se encontram. Num contexto de educação remota, de crescente complexidade técnico-laboral, como professores reinventam modos de ser e viver a docência? Neste contexto, se coloca a questão de onde e como pesquisar esses fluxos de relações que os professores estabelecem entre si, a escola e os alunos com suas famílias, através das redes sociais, estabelecendo formas de mapear a teia de relações que se criam e recriam no movimento de informações e nas interações que impulsionam as relações dos sujeitos envolvidos

Author Biographies

  • Maria Isabel Silva Bezerra Linhares, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Graduação em Serviço Social (Universidade Estadual do Ceará – UECE) e Formação Especial Pedagógica (Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA). Mestrado em Gestão Pública (UVA) e Doutorado em Sociologia, pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Estágio Pós-doutoral em Estudos Culturais ​do Programa Avançado em Cultura Contemporânea (PACC), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  • Heldo da Silva Mendonça, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Mestre em Sociologia pelo Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFSOCIO) sob a coordenação da Universidade Federal do Ceará (UFC) na associada Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), especialista em Docência Superior pela Universidade Gama Filho (UGF) e Ciência Política pela Faculdade Focus. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Ciências Sociais pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Exerce o cargo de Coordenador Escolar na EEM Raimundo Adjacir Cidrão de Oliveira (CREDE 15-SEDUC/CE). Professor efetivo de sociologia da rede estadual de ensino cearense.

References

ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. São Paulo: Boitempo, 2020.

BHARGAVA, Rohit. The 5 Models of Content Curation. Influential Marketing Group, 2011. Disponível em: http://www.rohitbhargava.com/2011/03/the-5-models-of-content-curation.html. Acesso em: 08 de mar. de 2021.

CEARÁ. Secretaria da Educação Básica. Portaria nº. 1451/2017-GAB. Estabelece as normas para a lotação de professores nas escolas públicas estaduais para o ano de 2018 e dá outras providências. Fortaleza, 2017.

______. Guia de Possibilidades de Organização Pedagógica no período remoto/híbrido. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2020/09/guia_possibilidades.pdf. Acesso em: 15/06/2021.

______. Chamada Pública para Adesão ao Projeto Professor Diretor de Turma. Fortaleza, 2010.

______. Sistema Integrado de Gestão Escolar. Disponível em http://sige.seduc.ce.gov.br/. Acesso em: 22 abr. 2020.

ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em Educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 26. ed. Rio de. Janeiro: Paz e Terra, 2002.

INSFRAN e et al. A pandemia da COVID-19 como vitrine da precarização do trabalho docente e da educação: desafios para o ensino em uma democracia fragilizada. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 166-187, jun./out. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/52309 Acesso em: 07 de mar. De 2021.

OLIVEIRA, E. B. de. O professor do campo e a precarização do trabalho docente em tempos de pandemia. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências E Educação. v. 6, n.12, p. 13,-17, 2020. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/317. Acesso em: 08 jun. 2021.

SILVA, S.A.G. et. al. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. Ano 1, n. 1, jul. 2009. Disponível em: www.rbhcs.com. Acesso em: 22 mar. 2019.

SILVA, Wagna Andrade. (Re)Pensar a formação docente com as tecnologias digitais no ensino fundamental: desafios contemporâneos. Revista Docência e cibercultura. Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 106-117, 2018.

SOUZA et. al. Precarização do trabalho docente: reflexões em tempos de pandemia e pós-pandemia. Ensino em Perspectivas, v.2, n.2, p.1–23. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4975. Acesso em: 08 jun. 2021.

WELLER, W.; OTTE, J. Dossiê: Narrativas. Análise de narrativas segundo o método documentário: Exemplificação a partir de um estudo com gestoras de instituições públicas. Civitas, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 325-340, maio/ago. 2014.

Published

2024-01-15