Humanidades & Inovação https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao <p>A Revista Humanidades e Inovação, editada pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) - tem por objetivo a difusão de estudos e pesquisas com especial enfoque para a linguagem e processos educativos, comunicação, educação e tecnologia, sociologia e processos de inovação gerenciais, sociais e tecnológicos.</p> <ul> <li class="show"><strong>Qualis/Capes</strong>: B3 em Educação / B3 em Ensino / B5 em Comunicação e informação / B4 em História / B2 em Interdisciplinar / B1 em Linguística e Literatura / B4 em Planejamento Urbano e Regional / Demografia / B4 em Sociologia (Qualis/Capes, 2013-2016) / B2 (Qualis/Capes, 2017-2020).</li> <li class="show"><strong>Área do conhecimento</strong>: Interdisciplinar</li> <li class="show"><strong>Ano de fundação</strong>: 2014</li> <li class="show"><strong>E-ISSN</strong>: 2358-8322 (versão eletrônica)</li> <li class="show"><strong>E-mail</strong>:&nbsp;rev.humanidades@unitins.br</li> <li class="show"><strong>Periodicidade:</strong>&nbsp;Publicação mensal</li> <li class="show"><strong>Editora:</strong>&nbsp;Unitins</li> </ul> pt-BR <p>A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença <em>Creative Commons</em> no rodapé desta página).</p> rev.humanidades@unitins.br (Kyldes Batista Vicente) julienne.ss@unitins.br (Julienne da Silva Silveira) Tue, 18 Feb 2025 00:00:00 -0300 OJS 3.1.2.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 EXPEDIENTE https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10205 <p>.</p> Copyright (c) 2025 https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10205 Tue, 18 Feb 2025 14:30:29 -0300 EDITORIAL https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10206 <p>A linguagem é um fenômeno complexo e mutltiforme que constitui e é constituído por<br>diversas manifestações socioculturais. Sua amplitude permite que diversas abordagens teórico metodológicas de diversas áreas de conhecimento possam se lançar na busca de respostas a uma<br>gama de objetos, fenômenos e perspectivas de estudos.</p> <p>Assim, não se trata de uma “ciência” homogênea, mas de “Ciências da Linguagem”, compreendendo os Estudos Linguísticos e os Estudos Literários, porque ambos estudam a linguagem em suas diversas manifestações, sob concepções que acionam de modo ou disciplinar ou multi, inter e transdisciplinar, discussões formais, funcionais, cognitivas, discursivas, socioculturais, históricas, comparativas, analíticas, decoloniais, descoloniais, contra a colonialidade etc.</p> Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque, Raimundo Expedito dos Santos Sousa, Leosmar Aparecido da Silva Copyright (c) 2025 Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque, Raimundo Expedito dos Santos Sousa, Leosmar Aparecido da Silva https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10206 Tue, 18 Feb 2025 14:32:11 -0300 A AUDIODESCRIÇÃO COMO RECURSO DE INCLUSÃO NAS AULAS DE LITERATURA https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10285 <p>A audiodescrição é uma ferramenta essencial para garantir o acesso de pessoas com deficiência visual a produções artísticas e culturais. Este trabalho analisa a audiodescrição como recurso pedagógico inclusivo nas aulas de Literatura, destacando sua contribuição para o desenvolvimento de habilidades linguísticas e a formação do leitor literário. A metodologia adotada foi qualitativa e tratou-se de um mapeamento sistemático o que permitiu reflexões aprofundadas sobre o tema. Os resultados dos estudos indicam que a audiodescrição, ao ser integrada a prática pedagógica a partir das sequências didáticas ampliam o engajamento dos estudantes e promovem uma experiência de leitura crítica e inclusiva. Conclui-se que o uso desse recurso no ambiente escolar, não apenas assegura o direito a educação inclusiva, mas também contribui para a valorização da diversidade e a formação de cidadãos mais conscientes e empáticos.&nbsp;</p> Eduarda Cristina Oliveira, Renata Barbosa Vicente Copyright (c) 2025 Eduarda Cristina Oliveira, Renata Barbosa Vicente https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10285 Tue, 18 Feb 2025 14:35:05 -0300 EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS RELATIVAS À COR PRETA: O PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO CRÍTICA DE METÁFORAS NEGRAS https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10081 <p>Este artigo tem o objetivo de&nbsp; investigar o processo de ressignificação crítica de expressões idiomáticas (EI) relativas à cor preta pela comunidade negra por meio de consulta em mídias variadas. Em um primeiro momento, foram realizados estudos teóricos acerca das metáforas conceptuais. Em seguida, fez-se uma busca em três dicionários de língua portuguesa (Aurélio online; Houaiss, 2001 e o Dicionário de locuções e expressões da língua portuguesa, de Rocha e Rocha,2011) dos significados de quatro EI relacionadas à cor preta: &nbsp;<em>1) a coisa tá preta; 2) preto de alma branca; 3) rainha da cocada preta; 4) serviço de preto</em>. No terceiro momento, foram pesquisados em sites da internet&nbsp; ressignificados dessas quatro expressões, realizados de modo crítico, inovador, combativo, político e resistente. Os resultados mostraram que a comunidade negra está atenta aos significados pejorativos das expressões e, aos poucos, está atribuindo novos sentidos a elas, contrapondo-se a perspectivas racistas. A ressignificação mais produtiva foi da expressão idiomática <em>a coisa tá preta</em>. Praticamente, não houve ressignificação de<em> rainha da cocada preta</em>. Trabalhos dessa natureza contribuem para a abordagem de aspectos sociais e culturais incluídos no sistema linguístico.</p> Nayure Mirelle Marques Ribeiro, Leosmar Aparecido da Silva Copyright (c) 2025 Nayure Mirelle Marques Ribeiro, Leosmar Aparecido da Silva https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10081 Tue, 18 Feb 2025 14:39:55 -0300 LINGUÍSTICA COGNITIVA E ENSINO: FRAMES NO TEXTO “CIRCUITO FECHADO (2)”, DE RICARDO RAMOS, E A SUA RELAÇÃO COM A INFERENCIAÇÃO https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10082 <p>Este artigo objetiva analisar o modo como a inferenciação se relaciona com a noção de <em>frames</em>, por meio da análise do conto “Circuito Fechado (2)”, de Ricardo Ramos, e propor estratégias de ensino fundamentadas na investigação. Em relação à metodologia, identificou-se os <em>frames</em> a partir da catalogação disponível nas plataformas FrameNet e FrameNet Brasil. Aqueles que não estavam catalogados foram descritos com base em textos de Fillmore e Duque. Os resultados mostraram que essas estruturas permitem o preenchimento das informações implícitas de um texto por meio da inferenciação. Ademais, os <em>frames</em> que constituem a narrativa estão relacionados e podem ser hierarquizados em super<em>frame</em>, <em>frames</em> básicos e sub<em>frames</em>. Observou-se, também, que a metonímia pode ser um mecanismo de acionamento de <em>frames.</em> Este trabalho contribui para a ampliação da noção de inferenciação, traz novas percepções acerca da noção de <em>frame</em> e auxilia no desenvolvimento de abordagens de ensino de leitura e interpretação.</p> Raissa Lorraine Gomes Montalvão Copyright (c) 2025 Raissa Lorraine Gomes Montalvão https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10082 Tue, 18 Feb 2025 14:42:08 -0300 CAPACIDADES DE LINGUAGEM E GÊNEROS DO DISCURSO: UM TRABALHO COM O GÊNERO SEMINÁRIO NA SALA DE AULA https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10094 <p>O presente artigo é parte de um projeto maior que deu origem à tese de doutorado intitulada “Web-rádio e gêneros do discurso: um contexto significativo para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa”. Tem como objetivo principal relatar como aconteceram as aulas com o gênero seminário, no âmbito de uma escola pública de Cuiabá-MT/Brasil. Foram trabalhadas (durante dois anos, com os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental) cinco sequências didáticas com diferentes gêneros do discurso que pudessem colaborar para o ensino-aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, antes da criação de uma web-rádio dentro desse espaço escolar. Dessa forma, evidenciaremos como foram planejadas e desenvolvidas as aulas com os alunos no 8º ano. Para tanto, a natureza da pesquisa é qualitativa e dialógica, nos moldes da pesquisa-ação. Para isso, nos baseamos na Análise Dialógica do Discurso.</p> Nádia Cristina da Silva Araújo, Renata Silva Siqueira Copyright (c) 2025 Nádia Cristina da Silva Araújo, Renata Silva Siqueira https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10094 Tue, 18 Feb 2025 14:45:16 -0300 A RELAÇÃO ENTRE A LINGUÍSTICA FUNCIONAL E A LINGUÍSTICA COGNITIVA https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10083 <p>Este artigo tem como objetivo descrever a relação da Linguística Funcional com a Linguística Cognitiva, apresentando os diálogos possíveis entre essas correntes linguísticas. A pesquisa apoia-se teoricamente nas contribuições de Halliday (2004), Bertoque (2010), Martelotta (2012) e Neves (1997, 2006, 2018). Adotou-se uma abordagem básica, qualitativa, com foco descritivo, exploratório e bibliográfico. Observou-se que, as mudanças nas estruturas linguísticas são explicadas por fatores comunicativos (semânticos, pragmáticos, funcionais, sociais e culturais) e cognitivos, como habilidades cognitivas gerais. A Linguística Funcional e a Linguística Cognitiva conectam à sociedade por meio da construção de significados (relações cognitivas), analisando expressões linguísticas (forma e significado) sob a ótica pragmático-discursiva e cognitiva. A interseção entre esses dois campos teóricos reside em suas convergências sobre a concepção da linguagem como um processo de interação social e nos pressupostos teórico-metodológicos que vinculam a experiência, a percepção e a conceptualização do mundo aos aspectos cognitivos.</p> Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque, Cayo Fellype de Sousa Danieli Copyright (c) 2025 Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque, Cayo Fellype de Sousa Danieli https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10083 Tue, 18 Feb 2025 14:47:32 -0300 A CRÍTICA NO QUADRO E NO ESPELHO: JOÃO CABRAL E JOAN MIRÓ; GILLES DELEUZE E FRANCIS BACON https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10084 <p>Este artigo tem por objetivo elucidar a lida do filósofo Gilles Deleuze e do poeta João Cabral de Melo Neto com suas respectivas tradições, a poética e a filosófica, o teatro de máscaras de um e a crítica reflexiva do outro, seguindo uma linha aberrante à costumeira investigação historiográfica baseada no datado jogo de fontes e influências que se põe a investigar as relações de um pensador com seus contemporâneos e precursores. Aqui, interessa o modo como Deleuze e Cabral “avaliam” uma linguagem especificamente diferente das suas: a pintura. Pretendemos mostrar como, ao traçar suas concepções da história da pintura, ambos os pensadores revelam a forma como compreendem a história de seus campos discursivos específicos, a poesia e a filosofia, e a relação de suas próprias obras com a tradição a que pertencem.</p> Bruno Henrique Alvarenga Souza Copyright (c) 2025 Bruno Henrique Alvarenga Souza https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10084 Tue, 18 Feb 2025 14:50:00 -0300 HUMOR E IRONIA NO TRIBUNAL: ANÁLISE DA CENA DO JULGAMENTO NA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DE O AUTO DA COMPADECIDA https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10085 <p>Este artigo aborda a adaptação cinematográfica <em>O Auto da Compadecida</em> por Guel Arraes, com um enfoque especial na cena do julgamento, destacando a maneira como o filme transcende a simples fidelidade ao texto original de Ariano Suassuna. Por meio de uma análise que se apoia na tradução intersemiótica, o estudo se vale das contribuições teóricas de Julio Plaza (2003), Anne Ubersfeld (2005), Renato Cohen (2013) e Marlene Fortuna (2010) para investigar as camadas de significado adicionadas à narrativa através dos recursos exclusivos do cinema. O humor e a ironia dramática, conforme discutido por, destacados por Yves Lavandier (2013) e Marta Mateo (2010), são analisados para demonstrar como a adaptação utiliza esses elementos para aprofundar a crítica social inerente à obra de Suassuna, explorando a ignorância dos personagens de forma crítica e reflexiva. Além disso, o artigo introduz uma análise jurídica, referenciando os estudos de &nbsp;Melo (2016) e Zaffaroni et al (2015), para estabelecer um diálogo entre a narrativa fílmica e conceitos legais, enriquecendo assim a compreensão da obra sob uma luz sociojurídica. Argumenta-se que a abordagem de Arraes não se limita a replicar o texto de Suassuna, mas expande-o, utilizando a linguagem cinematográfica para adicionar novas dimensões de significado e ressonância emocional. Este estudo ilumina não apenas as especificidades da adaptação em questão, mas também fornece insights valiosos sobre as práticas de adaptação mais amplamente, enfatizando a importância da criatividade e da interpretação na transposição de obras literárias para o cinema.</p> Lucas Ferreira da Silva, Tiago Marques Luiz Copyright (c) 2025 Lucas Ferreira da Silva, Tiago Marques Luiz https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10085 Tue, 18 Feb 2025 14:51:48 -0300 GÊNERO, SEXUALIDADE E IDENTIDADE EM BERNARDO CARVALHO: APONTAMENTOS PARA UMA PEDAGOGIA QUEER https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10086 <p>Este artigo tem o objetivo de analisar as relações entre identidades de gênero, Educação e literatura nas construções das experiências e das subjetividades homoeróticas nos romances <em>O filho da mãe</em> (2009) e <em>Simpatia pelo demônio</em> (2016), do escritor carioca Bernardo Carvalho. Argumenta-se que as narrativas trazem para o primeiro plano identidades desviantes que, sob vários aspectos, põem em questão a crise do masculino desafiando as fronteiras heteronormativas e seus arranjos dentro dos mecanismos discursivos. Esta discussão pretende problematizar ideias naturalizadas com relação ao gênero e à identidade, sublinhando a importância das práticas culturais e das pedagogias que constituem o espaço escolar, como forma de “estranhar o currículo” (LOURO, 2020). Tomando como pressupostos teórico-críticos os estudos formulados por Michel Foucault (2010/2018/2019/2020), Judith Butler (2008/2019), Guacira Lopes Louro (2020), dentre outros, esperamos que os resultados de pesquisa, ora desenvolvida, apontem para a urgência de discutirmos, de forma mais aprofundada, as questões de gênero e sexualidade no espaço da sala de aula.</p> Alex Bruno da Silva, Flávio Pereira Camargo Copyright (c) 2025 Alex Bruno da Silva, Flávio Pereira Camargo https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10086 Tue, 18 Feb 2025 14:53:31 -0300 “EU NÃO SOU UM ESCRITOR. SOU UM ROTEIRISTA, QUE É A METADE DE UM CINEASTA”: TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA DE RECURSOS LITERÁRIOS NA NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10087 <p>O cotejamento entre literatura e cinema tem rendido discussões teóricas candentes desde o advento da chamada Sétima Arte, sobretudo à medida que obras literárias foram transpostas do texto para a tela, em processo teorizado como tradução intersemiótica e, mais recentemente, como diálogo interartes. Interessa-nos, neste artigo, problematizar tanto o estatuto literário do roteiro quanto a própria narrativa cinematográfica, a fim de aquilatar em que medida elementos narrativos clássicos, como espaço, tempo e narrador, são acomodados na narrativa fílmica, seja no próprio roteiro, seja no produto verbo-visual, o filme em si, bem como as implicações que tais mudanças de código têm para o entendimento geral da narrativa como um todo. Para tanto, recorremos a conceitos desenvolvidos por teóricos como Robert McKee, André Gaudreault e François Jost, além de utilizarmos exemplos de obras cinematográficas a título de ilustração. Evidenciamos que, enquanto alguns elementos literários, como o tempo, o enredo e os personagens, são pouco afetados estruturalmente na mudança de código linguístico, outros tantos, como o lirismo, o espaço e o narrador são mais impactados na forma como são representados e expressados.</p> Raimundo Expedito dos Santos Sousa, Renato Luiz de Oliveira Bernardino, Luiz Carlos Gonçalves Lopes Copyright (c) 2025 Raimundo Expedito dos Santos Sousa, Renato Luiz de Oliveira Bernardino, Luiz Carlos Gonçalves Lopes https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10087 Tue, 18 Feb 2025 14:57:32 -0300 POLÍTICAS PÚBLICAS: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO CONTEMPORÂNEO E ATENUANTE DO PROCESSO DE COLONIALISMO BIOCULTURAL NA REGIÃO AMAZÔNICA https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10088 <p>A pesquisa consubstancia-se na análise do Colonialismo Biocultural, ou Biocolonialismo, como fenômeno da pós-modernidade. Neste, a Propriedade Industrial, notadamente as patentes, são utilizadas como instrumento de apropriação dos conhecimentos tradicionais associados aos conhecimentos da biodiversidade da Amazônia. Assim, o objetivo precípuo é destrinchar de que forma a Educação Ambiental se firma como barreira a esse “Novo Colonialismo” em ascensão. Para tanto, foi adotada a pesquisa bibliográfica, documental, qualitativa e exploratória. Já quanto ao método científico, este foi o dedutivo, com investigação do Colonialismo Biocultural enquanto fenômeno pós-moderno, estudo da Lei n° 9.279/96 – Lei de Propriedade Industrial, e do emblemático caso do cupuaçu (Theobroma grandiflorum), além da exposição das ações, que representam obstáculos ao Biocolonialismo, viabilizadas pela positivação da Educação Ambiental. Esta mostrou-se importante, pois capacita e estimula o pensamento crítico, transformando a sociedade por meio da construção de conhecimento, promotor da afirmação cultural e disseminador da Lei de Propriedade Industrial.</p> Odorico Ferreira Cardoso Neto, Bianca Parreira de Freitas, Ana Clara Lira Noleto Copyright (c) 2025 Odorico Ferreira Cardoso Neto, Bianca Parreira de Freitas, Ana Clara Lira Noleto https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10088 Tue, 18 Feb 2025 14:59:25 -0300 TOCANTINS EM IMAGEM-VERSOS DE LUIZA SILVA https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9591 <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: small;">Este texto propõe uma leitura analítica dos poemas <em>Tocantins</em> e <em>Setembro tocantinense, </em>da poeta Luiza Silva. Tais poemas foram publicados em seu livro <em>O que sobrou do tempo </em>(2021). A análise que se empreenderá busca compreender o olhar poético sobre as imagens do lugar onde vive a poeta e sua verve literária travestida em seus versos. Metodologicamente, é um trabalho qualitativo, bibliográfico e interpretativista. Como fundamentação teórica, utilizam-se os seguintes autores: Antonio Candido(1999;1995); Rodrigues e Ribeiro (2020): Márcio Melo (2020) dentre outros. Os resultados deste trabalho revelam que a poesia de Luiza Silva nos traz um fazer poético impressionado pelas paisagens e pelas coisas tipicamente tocantinenses. </span></span></p> Angelita Gomes Fontenele Rodrigues da Cunha, Davi Pereira Gomes, Eliane Cristina Testa, Walace Rodrigues Copyright (c) 2025 Angelita Gomes Fontenele Rodrigues da Cunha, Davi Pereira Gomes, Eliane Cristina Testa, Walace Rodrigues https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9591 Tue, 18 Feb 2025 15:01:11 -0300 DIVERSIDADE CULTURAL: O SEGREDO PARA UMA EDUCAÇÃO ENRIQUECEDORA https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9600 <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: small;">O principal propósito deste estudo é mergulhar no rico universo das diversas culturas, estimulando os estudantes a se colocarem no lugar do outro e compreenderem os desafios e experiências de vida que diferem das suas próprias. Essa abordagem permite o desenvolvimento de uma maior compreensão e apreciação pelas diferenças, além de capacitar os estudantes para se relacionarem de forma mais profunda e significativa com os demais. A diversidade também desempenha um papel crucial na promoção da consciência global. Em um mundo cada vez mais interconectado, é essencial que os estudantes possuam um entendimento aprofundado dessa temática, para se tornarem cidadãos globais eficazes. A metodologia adotada será a pesquisa bibliográfica, uma técnica amplamente utilizada em diversos campos de estudo, seja na academia, nas ciências sociais, na área da saúde ou até mesmo no mundo dos negócios. Trata-se de um processo que consiste em buscar e analisar informações e conhecimentos já existentes em materiais impressos ou digitais, como livros, artigos científicos, teses, dissertações, entre outros. Em conclusão, a promoção do conhecimento sobre nossa diversidade cultural e pluralidade étnica através do ensino em todos os níveis, assim como a divulgação de nosso rico patrimônio histórico, é de extrema importância. Somente assim estaremos contribuindo para a construção de uma escola plural e cidadã, formando cidadãos brasileiros conscientes de seu papel como sujeitos históricos e agentes de transformação social.</span></span></p> Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Taynnã Valentim Rodrigues, Renan Antônio da Silva Copyright (c) 2025 Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Taynnã Valentim Rodrigues, Renan Antônio da Silva https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9600 Tue, 18 Feb 2025 15:03:29 -0300 EM NOME DO INCONTROLÁVEL NA EDUCAÇÃO https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9578 <p>Este trabalho tem por objetivo contrastar duas visões bastante diferentes acerca do ato educativo, trazendo, inicialmente, uma descrição panorâmica das intituladas “aprendizagens visíveis”, desenvolvidas por John Hattie, professor da Universidade de Melbourne, na Austrália, cuja obra se tornou uma espécie de senso comum presente no discurso educacional brasileiro, a fim de, num segundo momento, colocá-la sob a lente crítica das contribuições do campo da psicanálise na educação, defendidas pelo professor Leandro de Lajonquière, da Universidades de São Paulo, no Brasil, e da Universidade Paris 8, na França. Ao final, esperamos concluir este artigo apontando uma espécie de ressignificação às práticas educacionais, em contraposição ao discurso hegemônico em voga na rede básica de ensino brasileira.</p> Fabiano Fleury de Souza Campos Copyright (c) 2025 Fabiano Fleury de Souza Campos https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9578 Tue, 18 Feb 2025 15:05:49 -0300 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: OS SABERES DOCENTES NA CONTEMPORANEIDADE https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9517 <p class="Resumo"><span lang="PT" style="font-family: 'Arial',sans-serif;">Este estudo se apropriou da Ciência Aberta como atividade científica de modo acessível, colaborativo e transparente no domínio dos conhecimentos, que visou compreender de que forma a formação continuada de professores, em um contexto de demandas emergentes no cenário escolar, entende os saberes docentes na contemporaneidade sobre o uso de tecnologias em atividades pedagógicas e de tecnologias digitais em atividades de ensino e de aprendizagens, bem como identificar limitações de investimentos na formação docente. Os resultados sublinham a necessidade de políticas públicas educacionais que atendam às demandas dos colégios frente a práticas docentes coerente e de qualidade. </span></p> Vanessa de Souza Santos Moraes, Ana Claudia Castiglioni Copyright (c) 2025 Vanessa de Souza Santos Moraes, Ana Claudia Castiglioni https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9517 Tue, 18 Feb 2025 15:07:30 -0300 A FORMAÇÃO INICIAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL (1996/2023) – CURRÍCULO, PARTICIPAÇÃO E FORMAÇÃO CRÍTICA https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9479 <p>O objetivo do artigo é analisar as políticas de formação de professores da Educação Básica, a partir da LDB de 1996 aos dias atuais, nos aspectos da organização curricular, participação democrática e formação teórico-prática e crítico-criativa. Faz-se um debate sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais promulgadas em 2002, 2006, 2015 e 2019, atendo-se às propostas de formação teórica e prática dos currículos dos cursos, numa visão crítica e participativa. Como metodologia elegeu-se a pesquisa qualitativa, com delineamento de pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico. Ademais, recorreu-se à análise documental da legislação pertinente ao tema.&nbsp; Os resultados indicam que o Brasil sofre influência do paradigma neoliberal nas políticas de formação de professores, que as políticas são instáveis e voltadas à formação tecnicista e instrumental.&nbsp; Deve ser mais democrática nas decisões sobre políticas e currículos de formação de professores.</p> Maria Célia Borges, Fernando Ilídio da Silva Ferreira Copyright (c) 2025 Maria Célia Borges, Fernando Ilídio da Silva Ferreira https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9479 Tue, 18 Feb 2025 15:09:12 -0300 INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: O PROJETO NÓS PROPOMOS COMO INDUTOR DA FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA TERRITORIAL https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9378 <p>O objetivo deste estudo - de abordagem qualitativa, respaldado em pesquisa bibliográfica e documental - é analisar o ensino escolar de Geografia em suas possibilidades de contribuir para a formação de uma efetiva cidadania territorial. A investigação se alicerça nas orientações do <em>Projeto</em> <em>Nós Propomos! Geografia, Educação e Cidadania, </em>considerado na atualidade uma referência no ensino de Geografia em diversos países (Portugal, Espanha, Moçambique, Peru, Laos, México, Colômbia e Brasil). Cidadania territorial é promover o cotidiano vivenciado pelo educando - com seus lugares, paisagens e territórios - como uma centralidade dos processos de ensino-aprendizagem. Diz respeito, sobretudo, à participação e à ação que se norteiam para a mudança. A educação geográfica enveredada pelo Projeto Nós Propomos apresenta pertinentes contributos para a formação cidadã, dentre outras conclusões, por tornar o aluno um sujeito pesquisador de sua realidade, favorecendo as bases de uma cidadania ativa orientada para a mudança.</p> Edvar Ferreira Basílio, Maria Edivani Silva Barbosa, Raimundo Lenilde de Araújo, Alexandra Maria de Oliveira Copyright (c) 2025 Edvar Ferreira Basílio, Maria Edivani Silva Barbosa, Raimundo Lenilde de Araújo, Alexandra Maria de Oliveira https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9378 Tue, 18 Feb 2025 15:10:32 -0300 DESESCOLARIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DOMICILIAR: AS CONTRIBUIÇÕES DE IVAN ILLICH E CHARLOTTE MASON IMPLICAÇÕES JURÍDICAS E PEDAGÓGICAS https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9361 <p>O presente artigo tem como pretensão investigar e refletir acerca dos avanços e percalços da desescolarização e da educação domiciliar, levando em consideração o contexto da educação brasileira, assim como as implicações pedagógicas e jurídicas do tema. A preocupação aqui é levantar questões e reflexões, quanto aos aspectos histórico, pedagógico e jurídico da educação domiciliar no mundo e também no contexto de Brasil, assim como verificar a relevância do papel da desescolarização e como este pode ser viável no contexto educacional brasileiro, tomando como base a obra “Sociedade sem Escola” de Ivan Illich e a obra “Educação no Lar” de Charlotte Mason, por identificar nesses autores pontos pertinentes para abordar tais discursões, tornando assim a pesquisa de caráter bibliográfica e documental, tendo uma abordagem qualitativa, pois a mesma apresenta uma orientação mais humanística. O trabalho é o resultado do curso de especialização realizado na UFNT desenvolvido pela acadêmica Jeusa Brasil, cuja versão aqui apresentada foi remodelada, corrigida, acrescida de quadros, gráficos e outras reflexões por Eliseu Riscaroli.</p> Eliseu Riscaroli , Jeusa P. Senna Brasil Copyright (c) 2025 Eliseu Riscaroli , Jeusa P. Senna Brasil https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9361 Tue, 18 Feb 2025 15:12:31 -0300 TRANSMISSÕES DOS XVII JOGOS ESCOLARES DO TOCANTINS: A REALIDADE DA COBERTURA RADIOFÔNICA, DESAFIOS E PESPECTIVAS https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9564 <p>É imperioso discutir o papel das mídias especialmente as tradicionais como relevantes promotoras de discussões dos interesses sociais. Neste artigo analisamos com que frequência foram realizadas as coberturas aos XVII Jogos Escolares do Tocantins (JETS), tendo como referências das emissoras uma estatal e uma privada. A nossa finalidade foi identificar com que frequência as emissoras de rádio tem realizado as divulgações dos JETS. Os resultados apontam que as divulgações são insignificativas. O rádio tem ainda um alcance amplo territorial, assim é de indubitável responsabilidade cívica na relação com os cidadãos. Desejamos com resultados observados, que as emissoras de rádio do Tocantins ampliem as coberturas ao evento que ocorre anualmente, e envolve um grande número de pessoas protagonistas e coadjuvantes nos processos ensino e aprendizagem.</p> Claudius Vinicius Souza Oliveira , Maria Jose de Pinho, Valquíria Guimarães da Silva Copyright (c) 2025 Claudius Vinicius Souza Oliveira , Maria Jose de Pinho, Valquíria Guimarães da Silva https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9564 Tue, 18 Feb 2025 15:15:37 -0300 MANUAIS ESCOLARES NO COTIDIANO DO GRUPO ESCOLAR BARÃO DO RIO BRANCO: CONECTORES DAS PRÁTICAS E CULTURA ESCOLAR https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9582 <p>Esta pesquisa objetiva analisar manuais escolares e a circulação de ideias educacionais no Grupo Escolar Barão do Rio Branco, município de Parelhas-RN, de 1919 a 1922, quais sejam: Cartilha Analítica de Arnaldo Barreto (1916), primeiro, segundo, terceiro e quarto livro de Leituras Moraes e Instructivas de João Kopke (1914), Nova Cartilha Analytico-Sintética de Mariano de Oliveira (1918), e Nossa Pátria de Rocha Pombo (1917). Considera-se nesta pesquisa a abordagem metodológica da Nova História, com o método histórico. O <em>corpus</em> investigado inclui dois diários de classe das professoras Maria Terceira Rocha e Raimunda Rocha (1919 e 1920), Maria Helena Furtado e Rita Sampaio (1921 e 1922), professoras efetivas do GEBRB, os quais fazem referência aos dados pesquisados. Assim, os manuais escolares podem ser entendidos como elementos da cultura escolar, artefatos das normas, finalidades da Instrução Pública, conteúdos ensinados e as práticas pedagógicas vivenciadas em contexto escolar.</p> Marecilda Bezerra de Araújo, Kilza Fernanda Moreira de Viveiros Copyright (c) 2025 Marecilda Bezerra de Araújo, Kilza Fernanda Moreira de Viveiros https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9582 Tue, 18 Feb 2025 15:17:19 -0300 REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA A PRATICA DOCENTE https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9590 <p>Este artigo tem como ponto de partida, propriciar reflexões &nbsp;a despeito &nbsp;a Educação Física Escolar, especialmente com a com relação a formação docente, a importância das relações entre teorias e práticas uma necessidade constante de refletir para contemplar um melhor educação no tocante ao ensino aprendizagem, objetivando favorecer melhores resultados para as atividades docentes. O trabalho foi realizado por intermédio &nbsp;de uma abordagem qualitativa, com uma metodologia referências bibliográficas e documentais tanto em conteúdos impressos, como também, em sites de pesquisas. As considerações conclusivas apotam para importância de pensar e repensar as formações docentes, particularmente na Educação Física, efetivando critérios formativos com relação a oferta de materiais para análises teoricas com relação aos exercícos docentes, contemplando os princípios da Educação Física Escolar.&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;</p> Rita Claudia de Oliveira, Claudius Vinicius Souza Oliveira, Maria Jose de Pinho Copyright (c) 2025 Rita Claudia de Oliveira, Claudius Vinicius Souza Oliveira, Maria Jose de Pinho https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9590 Tue, 18 Feb 2025 15:19:50 -0300 INTERFACES DA PEDAGOGIA SOCIAL NA ELABORAÇÃO DE PORTFÓLIOS DO PROJETO PIPAS-UFF EM 2023: DIÁLOGOS TEÓRICO-PRÁTICOS https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9554 <p>Este artigo apresenta um panorama do trabalho desenvolvido no curso de extensão em Pedagogia Social para o século XXI do projeto PIPAS-UFF (Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Formação Inicial e Permanente de Educadores de Crianças e Jovens em Situação de Vulnerabilidades), durante o ano de 2023, e tem como objetivo evidenciar o percurso de elaboração dos trabalhos finais do curso (portfólios), desenvolvidos a partir de ações sociopedagógicas promovidas de forma voluntária pelos cursistas. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho consiste na pesquisa qualitativa, pautada no aspecto teórico-prático da pesquisa, como opção epistemológica, por meio da coleta de dados e documentos, posteriormente análise e reflexão acerca do material produzido pelo PIPAS-UFF. Como referencial teórico para embasamento deste estudo: Freire (1992), Furter (2006), Araújo (2015), Minayo (2009), dentre outros autores afins. Os resultados esperados foram satisfatórios no que diz respeito à proposta do curso, aceitação e conclusão do trabalho proposto.</p> Margareth Martins de Araújo, Francisco da Silva Alves Copyright (c) 2025 Margareth Martins de Araújo, Francisco da Silva Alves https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9554 Tue, 18 Feb 2025 15:21:56 -0300 O USO DAS REDES SOCIAIS PELOS IMIGRANTES VENEZUELANOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS VENEZUELANOS RESIDENTES NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9545 <p>Dados estatísticos revelam que no mundo, até dezembro 2024, havia mais de 7.891.241 imigrantes venezuelanos, sendo que 626.900 no Brasil e, desse total, 4.684 residentes no Estado de Goiás, constituindo 1.111 em Goiânia, 334 em Aparecida de Goiânia e 87 em Senador Canedo, cidades estas que compõe a Região Metropolitana de Goiânia (RMG). Assim, o presente artigo se propõe analisar se as redes sociais migratórias influenciam na ida de imigrantes venezuelanos à RMG e, caso positivo, para quais finalidades. Participaram do estudo 127 venezuelanos, dentre os quais 93 afirmam que se deslocaram à RMG em virtude das redes sociais migratórias, sendo estas formadas, preponderantemente, por familiares de origem venezuelana, atraídos principalmente pela oferta de emprego, cujo vínculo se operava predominantemente pelo celular, permitindo concluir que as redes sociais migratórias são importantes para o fluxo de imigrantes venezuelanos em direção à RMG, sobretudo para se conseguir um emprego.</p> Felipe Aquino Domiciano, Wátila de Moura Sousa Copyright (c) 2025 Felipe Aquino Domiciano, Wátila de Moura Sousa https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9545 Tue, 18 Feb 2025 15:23:48 -0300 O APADRINHAMENTO AFETIVO COMO GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9324 <p>O Programa Apadrinhamento Afetivo refere-se a um programa que visa estabelecer vínculos afetivos entre um sujeito voluntário e uma criança ou adolescente institucionalizado, a fim de contribuir para seu desenvolvimento biopsicossocial. Assim, este artigo tem como objetivo geral analisar como os envolvidos com Programa de Apadrinhamento Afetivo são impactados com o referido programa. A investigação buscou responder o seguinte questionamento: como os apadrinhados e apadrinhadores percebem os desafios e benefícios do Programa Apadrinhamento Afetivo? A metodologia executada contemplou a revisão sistemática, de abordagem qualitativa, em que foram analisados cinco artigos publicados no período de 2013 e 2023. Por meio da análise dos artigos notou-se que o Apadrinhamento Afetivo impactou de forma significativa os apadrinhados e os apadrinhadores. A temática deve ser discutida na intenção de atingir maior número de pessoas envolvidas com o Apadrinhamento Afetivo. Nesse sentido, não se encerram as discussões acerca da temática.</p> Ana Luíza Moreira Ayres Rodrigues, Rubens Martins da Silva Copyright (c) 2025 Ana Luíza Moreira Ayres Rodrigues, Rubens Martins da Silva https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9324 Tue, 18 Feb 2025 15:27:06 -0300 A DUALIDADE JURÍDICA ENTRE O DIREITO FUNDAMENTAL DE ACESSO AMPLO À JUSTIÇA E A GRATUIDADE DA JUSTIÇA https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6288 <p>O presente artigo intitulado “A Dualidade Jurídica entre o Direito Fundamental de Acesso Amplo à Justiça e a Gratuidade da Justiça” trata da distorção das determinações legais face às situações ocorridas cotidianamente no exercício da Advocacia e da persecução de direitos. Ambos os direitos são garantias constitucionais cujo escopo é possibilitar e viabilizar o acesso do jurisdicionado ao Poder Judiciário. O instrumento de pesquisa utilizado foi o método dedutivo, servindo o presente artigo como fonte de informação e crítica a dualidade dos direitos violados costumeira, objetivando a análise escorreita da determinação legal para o cumprimento desses direitos.</p> Sirlene Barden Copyright (c) 2025 Sirlene Barden https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6288 Tue, 18 Feb 2025 15:28:54 -0300 A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SOBERANIA NO CONTRATUALISMO: HOBBES, LOCKE E ROUSSEAU https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9343 <p>O presente trabalho tem como objetivo comparar as maneiras com que os três principais autores contratualistas clássicos, quais sejam, Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau, enxergam e desenvolvem o conceito de soberania em suas principais obras. Para isso, utilizou-se de uma análise sistemática de literatura de modo a detectar a maneira com que estes autores construíram a soberania em suas concepções de Estado e de sociedade. Deste modo, o que se buscava era analisar em quais pontos as concepções de todos os três autores convergem e/ou divergem. Por fim, detectou-se que todos os autores acreditavam na indivisibilidade e na inalienabilidade da soberania em suas obras, mas que somente Thomas Hobbes a tinha como plenamente absoluta, coadunando-se com seu conceito de soberano com forte caráter absolutista. Os demais autores acreditavam que a soberania deveria encontrar alguns limitadores, hora na lei natural, e hora na vontade geral.</p> Matheus Damacena Pessoa Copyright (c) 2025 Matheus Damacena Pessoa https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9343 Tue, 18 Feb 2025 15:30:33 -0300 A GESTÃO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS EM TELETRABALHO https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9616 <p>Este estudo visa identificar e analisar os impactos do teletrabalho entre servidores públicos, em especial na gestão dos processos administrativos. Dada a expansão desta modalidade na Administração Pública, impulsionada pela pandemia da covid-19 e pelo avanço do governo digital, é crucial compreender suas implicações para desenvolver estratégias e gestão efetivas que otimizem o bem-estar e a produtividade dos servidores. A pesquisa baseou-se em uma metodologia bibliográfica e exploratória, uso de fontes como portais institucionais e literatura acadêmica, destacando tanto os benefícios quanto os desafios do trabalho remoto. Os resultados indicaram impactos psicológicos e emocionais, que influenciam diretamente na produtividade, no equilíbrio entre vida profissional e pessoal, e na satisfação no trabalho realizado à distância. Entretanto, a pesquisa também ressalta a necessidade de implementar práticas de gestão eficazes para assegurar o pleno desenvolvimento desta forma de trabalho e a sustentabilidade a longo prazo. Conclui-se que, apesar das adversidades, o teletrabalho oferece vantagens claras para o governo, servidores e sociedade, e que particularmente na forma híbrida, tem grande potencial para se consolidar no setor público.</p> Antonia Shirlene Bandeira Alvarenga Toledo, Flavio Augustus da Mota Pacheco, Paula Karini Dias Ferreira Amorim Copyright (c) 2025 Antonia Shirlene Bandeira Alvarenga Toledo, Flavio Augustus da Mota Pacheco, Paula Karini Dias Ferreira Amorim https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9616 Tue, 18 Feb 2025 15:32:55 -0300 APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA VITICULTURA PARA PRODUÇÃO DE SABONETE A PARTIR DO ÓLEO DE SEMENTE DE UVA https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9622 <p>A indústria cosmética, atualmente busca a formulação de produtos inovadores a partir de ingredientes naturais como o óleo de semente de uva, que pode ser empregado na fabricação de sabonetes por possuir diversos benefícios devido a presença de compostos fenólicos e vitamina E, além de ácidos graxos insaturados e propriedades antioxidantes. A pesquisa analisa a aplicação do óleo de semente de uva através da extração para a produção de sabonete vegano. A metodologia é o da pesquisa bibliográfica. Destacam-se as etapas do processo, o dimensionamento e seleção de equipamentos, além de análises de viabilidade econômica e ambiental. Os resultados mostram que com uma taxa mínima de atratividade de 1,5% a.m. foi estimado um tempo de retorno de 1,5 a 2 anos. Com uma capacidade de produção final de 3287,67 kg/dia. Conclui-se que o aproveitamento das sementes de uva para produção de um sabonete vegano é viável e minimiza a geração de resíduos no ambiente.</p> Maria Luisa Damas Silva, Denise Helena Lombardo Ferreira, Cibele Roberta Sugahara Copyright (c) 2025 Maria Luisa Damas Silva, Denise Helena Lombardo Ferreira, Cibele Roberta Sugahara https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9622 Tue, 18 Feb 2025 15:34:49 -0300 COBRANÇA ADMINISTRATIVA DE CRÉDITO PÓS-ÓBITO PELO INSS EM RAZÃO DE SAQUE INDEVIDO https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9592 <p>A pesquisa qualitativa proposta é documental, jurisprudencial e bibliográfica. Estuda-se a cobrança administrativa de crédito pós-óbito pelo INSS, gerada em razão do ilícito civil de saque indevido, referente a benefício previdenciário (Lei nº 8.213/1991) e benefício de prestação continuada (Lei nº 8.742/1993). A partir da Instrução Normativa PRES/INSS nº 147/2023, a discussão é baseada em leis, regulamentos e decisões judiciais. Comentam-se ainda a prescrição, os temas de repercussão geral 666, 897 e 899 do Supremo Tribunal Federal, algumas decisões de Tribunais Superiores e do Tribunal de Contas da União. Destaca-se que o Artigo não abrange os atos de ilicitude civil-administrativa, improbidade administrativa e ilicitude penal.</p> Wellington Soares da Costa Copyright (c) 2025 Wellington Soares da Costa https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9592 Tue, 18 Feb 2025 15:36:32 -0300 NEM SÓCIO, NEM EDUCATIVA: UMA ANÁLISE CRÍTICO-TEÓRICA SOBRE AS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9483 <p>O artigo analisa criticamente o sistema socioeducativo brasileiro, com ênfase na internação de adolescentes em conflito com a lei. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e explicativa, examina desafios, estratégias e lacunas desse sistema. A análise da legislação evidencia que, embora o Estatuto da Criança e do Adolescente garanta direitos importantes, sua efetivação é limitada pelas questões sociais do país. A internação reforça estruturas de controle social, em vez de promover a reinserção. A precariedade das instituições, a falta de profissionais qualificados e a ausência de programas eficazes comprometem as medidas socioeducativas. O estudo aponta para a necessidade de políticas públicas que priorizem educação, acesso a serviços básicos e combate às desigualdades. Destaca-se a importância de abordagens humanizadas, inclusão social e a participação ativa da sociedade civil e das famílias no desenvolvimento dos jovens.</p> Vanuza Gomes Lima Machado, Daniel Pulcherio Fensterseifer Copyright (c) 2025 Vanuza Gomes Lima Machado, Daniel Pulcherio Fensterseifer https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9483 Tue, 18 Feb 2025 15:39:42 -0300 PANDEMIA E AUTORREFLEXÃO: EDUCAÇÃO E EMOÇÕES POLÍTICAS https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6536 <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;">Nossas reflexões neste artigo têm como objetivo apontar como as discussões sobre a educação brasileira contemporânea são fundamentais para pensarmos em uma educação democrática das emoções políticas que acentuem o papel das emotividades políticas, quer sejam elas positivas ou negativas. Ao experimentarmos essas emotividades que são constitutivas do corpo fisiológico, sociopolítico e cultural, implicamos o exercício da autorreflexão para que, ao fim e ao cabo, tenhamos a capacidade de deliberar, sob a égide do patriotismo como outra possibilidade de consciência de classe e consciência histórica.</span></span></p> Edson Silva de Lima, Lucas Peleias Gahiosk Copyright (c) 2025 Edson Silva de Lima, Lucas Peleias Gahiosk https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6536 Tue, 18 Feb 2025 15:41:00 -0300