Humanidades & Inovação https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao <p>A Revista Humanidades e Inovação, editada pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) - tem por objetivo a difusão de estudos e pesquisas com especial enfoque para a linguagem e processos educativos, comunicação, educação e tecnologia, sociologia e processos de inovação gerenciais, sociais e tecnológicos.</p> <ul> <li class="show"><strong>Qualis/Capes</strong>: B3 em Educação / B3 em Ensino / B5 em Comunicação e informação / B4 em História / B2 em Interdisciplinar / B1 em Linguística e Literatura / B4 em Planejamento Urbano e Regional / Demografia / B4 em Sociologia (Qualis/Capes, 2013-2016) / B2 (Qualis/Capes, 2017-2020).</li> <li class="show"><strong>Área do conhecimento</strong>: Interdisciplinar</li> <li class="show"><strong>Ano de fundação</strong>: 2014</li> <li class="show"><strong>E-ISSN</strong>: 2358-8322 (versão eletrônica)</li> <li class="show"><strong>E-mail</strong>:&nbsp;rev.humanidades@unitins.br</li> <li class="show"><strong>Periodicidade:</strong>&nbsp;Publicação mensal</li> <li class="show"><strong>Editora:</strong>&nbsp;Unitins</li> </ul> pt-BR <p>A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença <em>Creative Commons</em> no rodapé desta página).</p> rev.humanidades@unitins.br (Kyldes Batista Vicente) julienne.ss@unitins.br (Julienne da Silva Silveira) Mon, 17 Jun 2024 00:00:00 -0300 OJS 3.1.2.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 EXPEDIENTE https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9755 Copyright (c) 2024 https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9755 Mon, 17 Jun 2024 10:21:14 -0300 EDITORIAL https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9756 <p>A justiça social nunca esteve tão em voga, como neste cenário epidêmico do coronavírus, as desigualdades foram acentuadas e publicizadas em diferentes meios de comunicação, apresentando os efeitos diversos em grupos e contextos específicos, devido a fatores associados às desigualdades socioeconômicas, pelas práticas racistas, misóginas, xenofóbicas e homolesbotransfóbicas entre outras. O dossiê discute acerca da problematização da Educação para Justiça Social, identificando práxis relacionadas à raça e povos tradicionais, gênero, orientação sexual, sexualidade, refugiados/as e interseccionalidades/consubstancialidades que contribuam para a promoção de uma sociedade mais equânime.</p> Willian Lazaretti da Conceição, Luciano Nascimento Corsino, Luciana Venâncio Copyright (c) 2024 Willian Lazaretti da Conceição, Luciano Nascimento Corsino, Luciana Venâncio https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9756 Mon, 17 Jun 2024 10:23:01 -0300 MENINAS NAS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9617 <p>O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a produção acadêmica acerca do debate sobre relações de gênero na rede federal de educação, ciência e tecnologia de modo a apresentar o que os programas de pós-graduação no país estão investigando sobre meninas nas áreas das ciências e tecnologias. Para tanto, optamos por uma revisão sistemática de literatura tendo como plataforma de levantamento de dados o banco de teses e dissertações da CAPES. A busca identificou quinhentos e cinco trabalhos e após o processo de exclusão dos duplicados e dos que não contemplam os objetivos desta pesquisa, sobraram vinte, dentre os quais foram divididos em dois temas: “propostas de combate às desigualdades de gênero” e “processos de discriminação no cotidiano escolar”. Os resultados evidenciam um importante avanço na identificação e na emergência de ações de prevenção e combate às desigualdades de gênero na área das ciências exatas e tecnologias.</p> Tina Daniela Kayser, Luciano Nascimento Corsino Copyright (c) 2024 Tina Daniela Kayser, Luciano Nascimento Corsino https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9617 Mon, 17 Jun 2024 10:25:17 -0300 O DEBATE CONTEMPORÂNEO DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO CONTEXTO BRASILEIRO E A AMEAÇA DA ONDA CONSERVADORA AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8179 <p>O presente artigo tem por objetivo analisar como a educação sexual tem sido historicamente construída no currículo escolar brasileiro. Para tanto, apresentaremos um quadro geral da implementação da Educação sexual em escolas brasileiras e problematizaremos as disputas arquitetadas por bancadas políticas conservadoras que discordam da abordagem de questões de gênero e sexualidade nos espaços públicos, como a escola. Trata-se de um recorte da minha tese de doutorado que teve como tema central as concepções de educação sexual de professores do ensino fundamental no atual contexto de narrativas e discursos. Os resultados do estudo apontam que entre os anos de 1997 e 2011 houve investimentos expressivos em políticas públicas que culminaram em avanços importantes no campo da educação sexual, mas, a partir de 2013, em virtude de mobilizações discursivas de setores conservadores que passaram a ocupar instâncias de decisão política do Estado e não estavam de acordo com as mudanças de paradigmas sociais, deu-se início a uma série mobilizações discursivas que passaram a interferir na aprovação de leis e na consolidação de políticas afirmativas que vinham sendo implementadas nas últimas décadas.</p> Luciane da Silva Vicente Copyright (c) 2024 Luciane da Silva Vicente https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8179 Mon, 17 Jun 2024 10:26:38 -0300 REPRESENTAÇÕES DE PESSOAS TRANS NA NOVELA A FORÇA DO QUERER https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8048 <p>O presente artigo nasce no intuito de problematizar a representação de transexuais na telenovela <em>A Força do Querer,</em> exibida pela Rede Globo em 2017. Ao longo do percurso histórico da TV brasileira, representações possivelmente estereotipadas sobre as minoras sexuais, resultam em discriminação, invisibilidade e desigualdade, embora essa realidade tenha mudado com o passar do tempo, a partir da apresentação de personagens complexos e humanizados. A visibilidade a um grupo marginalizado e excluído dos espaços de representatividade na ficção televisiva é o que justifica o trabalho. Como instrumento analítico adotamos o circuito da cultura, discutindo temas caros às minorias, tais como representação e identidade, que criam e articulam sentidos e significados na sociedade. Observou-se que a telenovela em questão promoveu um discurso a serviço da diversidade, possibilitando a desmitificação de visões construídas de forma essencialista e caminhando para novas possibilidades de identidades de forma genérica, a partir da experiência transexual.</p> Lucrécia Borges Barbosa Copyright (c) 2024 Lucrécia Borges Barbosa https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8048 Mon, 17 Jun 2024 10:27:54 -0300 TERRITORIALIDADES EM DISPUTA NAS URBANIDADES AMAZÔNICAS: CULTURA VIVIDA, ETNOCURRÍCULO E RESISTÊNCIA https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8884 <p>A partir das intersecções entre etnocurrículo e cultura vivida, o presente artigo busca delinear as territorialidades do axé através da análise rizomática deleuziana dos movimentos de expansão do Ilê Asé Omin Ofá Karé, na Amazônia paraense. Tal análise, impulsionada pelo sentido de si através do corpo em trajetórias de autopoiesis, objetiva identificar práticas de resistência relacionadas à religiosidade de matriz africana dentro das dinâmicas urbanas, atravessadas por jogos de força de silenciamento, intolerância e exclusão. Como metodologia, a abordagem rizomática analisa as territorialidades sagradas do Ilê e suas expansões como elementos interconectados de forma horizontal e não linear, operando no interior das dinâmicas e contradições urbanas da Amazônia paraense. Estas territorialidades do axé carregam práticas culturais ancestrais que configuram um etnocurrículo relacionado à cultura vivida de seus aprendentes, agenciando forças de resistência na construção de uma sociedade mais diversa e democrática.</p> Ilka Joseane Pinheiro Oliveira, Carlos Jorge Paixão, Letícia Carneiro Da Conceição, José Rafael Barbosa Rodrigues Copyright (c) 2024 Ilka Joseane Pinheiro Oliveira, Carlos Jorge Paixão, Letícia Carneiro Da Conceição, José Rafael Barbosa Rodrigues https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8884 Mon, 17 Jun 2024 10:30:24 -0300 NOTAS SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOB A ÓTICA DOS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6186 <p>Na presente pesquisa levantamos debates essenciais acerca dos processos inclusivos das pessoas com deficiência visual e a sua relação com a recreação, os jogos, os brinquedos e as brincadeiras no processo de ensino aprendizagem nas aulas de educação física. Para tanto, utilizamos como método a revisão de literatura que consistiu em uma busca em bases de dados por meio de palavras-chave. O foco deste estudo foi o de evidenciar as contribuições que do processo de inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física, proporciona ao desenvolvimento infantil e a aprendizagem no âmbito escolar. Os brinquedos deveriam ser ferramentas que auxiliam na imaginação e criação das crianças, como uma forma delas se expressarem e se relacionar com as outras crianças. Deste modo, é primordial respeitarmos a autenticidade do brincar, pois é nele que as crianças podem vivenciar diferentes experiências sociais e constituir sua identidade com maior capacidade. Por fim, trazemos essa discussão que precisa ser mais difundida e debatida no âmbito escolar, sendo que as pessoas que possuem algum tipo de deficiência são amparadas pela Lei, no que diz respeito à acessibilidade, mobilidade, inclusão, e o direito de uma educação igualitária e de qualidade. Infelizmente a realidade não condiz com a teoria da Lei, pois o que ainda vemos são estudantes que necessitam destes aspectos e que não são respeitados como cidadãos integrantes da sociedade.</p> Iara Mota Deus, Lucas Coelho dos Santos, Ruhena Kelber Abrão Copyright (c) 2024 Iara Mota Deus, Lucas Coelho dos Santos, Ruhena Kelber Abrão https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6186 Mon, 17 Jun 2024 10:31:50 -0300 AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8199 <p>Este artigo busca discutir aspectos teóricos relacionados com a prática profissional, que envolvem os processos de inclusão social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma Escola Municipal. O texto analisa as dificuldades encontradas pelos profissionais dentro do processo de inclusão. A pesquisa foi aplicada em campo e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas e aplicação de formulário adaptado semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas, e a aplicação da Escala de Atitudes Sociais em Relação à Inclusão- ELASI na versão B, com o intuito de verificar a visão dos profissionais em relação à inclusão de pessoas com necessidades específicas. Por isso, sugerem-se estudos na área que favoreçam a construção de estratégias e habilidades pedagógicas para as instituições escolares do país que possibilitem os alunos com Transtorno do Espectro Autistas possam ser incluídos na educação escolar. &nbsp;</p> Iran Johnathan Silva Oliveira, Keldna Sousa Araujo, Thallyta Katarina Santos Pimenta, Guilherme Silva de Souza Copyright (c) 2024 Iran Johnathan Silva Oliveira, Keldna Sousa Araujo, Thallyta Katarina Santos Pimenta, Guilherme Silva de Souza https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8199 Mon, 17 Jun 2024 10:33:08 -0300 O DISCURSO DA MILITARIZAÇÃO DOS ESCOLAS/COLÉGIOS CEARENSES E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8886 <p><span style="font-weight: 400;">A Educação Física Escolar(EFE) está intimamente ligada no seu contexto histórico aos benefícios da classe dominante, onde mesmo após o surgimento de concepções voltadas para a justiça social, há uma dificuldade de superação de modelos tradicionais. Dentro dessas concepções, há grande influência militarista na disciplina, mas também há uma crescente quando se trata da educação em geral ao tratar o militarismo como solução para diferentes problemas educacionais, especialmente na educação pública. Pensando nisso, o objetivo geral do texto é apontar reflexões sobre as condições e possibilidade de uma EFE influenciadas por discursos pró-colégios militarizados no estado do Ceará. Para isso foram utilizados a pesquisa qualitativa com uso de análise de discurso midiático e revisão de literatura sobre o assunto. A revisão da literatura e análise dos jornais eletrônicos apontam avanços neoliberais e ultraconservadores na sociedade brasileira, além de pontuar outras desigualdades e problemáticas em relação à escola pública comum.</span></p> Lucas Luan de Brito Cordeiro, Luciana Venancio, Luiz Sanches Neto Copyright (c) 2024 Lucas Luan de Brito Cordeiro, Luciana Venancio, Luiz Sanches Neto https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8886 Mon, 17 Jun 2024 10:34:25 -0300 A CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CAMINHOS PARA A JUSTIÇA SOCIAL https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8881 <p>A escravização na constituição brasileira tem reflexos difundidos hoje na sociedade, onde a reprodução e a manutenção da desigualdade social apresenta-se de modo latente e revela a existência de uma colonialidade criadora de narrativas e concepções hierárquicas, que afetam de modo cirúrgico o campo da Educação. Contra esse processo, as tensões causadas pelos movimentos sociais e os indivíduos “de baixo” dessa hierarquia colonialista geraram novas formas de pensar a Educação, inclusive a Educação Física. O texto objetiva desvelar os elementos das africanidades presentes na capoeira através dos marcadores das africanidades e da Pretagogia, constituintes de uma proposta político-pedagógica. Através das relações estabelecidas, o conteúdo e a intersecção com as africanidades demonstram potencial no tratamento e na problematização da Educação para as Relações Étnico Raciais e da justiça social a fim de demonstrar que não há como implementar projetos decoloniais de educação efetivos sem a busca por uma justiça social pragmática.</p> José Davi Leite Castro, Luciana Venâncio Copyright (c) 2024 José Davi Leite Castro, Luciana Venâncio https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8881 Mon, 17 Jun 2024 10:36:17 -0300 PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO HÍBRIDO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS POR MEIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ANO FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8759 <p><span style="font-weight: 400;">A rápida evolução das tecnologias digitais têm transformado de forma irreversível a sociedade e suas formas de comunicação. Docentes e discentes contemporâneos estão imersos em uma cultura de meios de comunicação, e a escola deve se adequar a essas transformações, integrando conhecimentos e experiências dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem com novos saberes e tecnologias, buscando tornar o aprendizado mais motivador, inovador e crítico. Diante desse cenário, esta pesquisa buscou examinar o potencial das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para auxiliar na produção textual dos indivíduos. O objetivo geral foi compreender como a utilização de ferramentas digitais poderia aprimorar as práticas de escrita, permitindo a construção de diversos gêneros discursivos com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Maestro Heitor Villa-Lobos (FME-NITERÓI). A partir de revisão bibliográfica e análise de questionário preliminar de investigação, que indicou o potencial das tecnologias digitais para apoiar os processos de escrita, identificaram-se ferramentas digitais com tal propósito. Desenvolveu-se, em seguida, Sequência Didática (SD) com atividades envolvendo produções textuais por meio de recursos tecnológicos variados, que culminaram na criação de oito filmes de curta-metragem de animação em </span><em><span style="font-weight: 400;">stop motion</span></em><span style="font-weight: 400;">. As avaliações, de natureza qualitativa, realizaram-se ao longo da aplicação da SD e da análise dos resultados. Como conclusão, verificou-se que a proposta gerou significativo aumento no engajamento, motivação e protagonismo dos indivíduos para as práticas de produção textual. Além disso, observou-se o crescimento das habilidades de socialização e trabalho em equipe por meio do emprego de Metodologias Ativas.</span></p> Marcos Antonio Silva, Evelyn Coutinho de Almeida de Sá, Victor Gonçalves Glória Freitas Copyright (c) 2024 Marcos Antonio Silva, Evelyn Coutinho de Almeida de Sá, Victor Gonçalves Glória Freitas https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8759 Mon, 17 Jun 2024 10:38:01 -0300 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A COMPREENSÃO DOS ATOS DE FALA https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8866 <p><span style="font-weight: 400;">O presente trabalho apresenta a evolução das Histórias em Quadrinhos (HQs) desde sua concepção em 1869, inicialmente relegadas ao status de mero entretenimento e passatempo. Contudo, ao longo do tempo, elas conquistaram espaço significativo na esfera social e, de maneira particular, nos contextos educacionais, emergindo como ferramenta de ensino. As HQs constituem um gênero textual versátil, passível de emprego nas salas de aula como recurso pedagógico e didático, engajando os alunos de forma lúdica no processo de aprendizagem da língua portuguesa. Nesse contexto, propomos as HQs como instrumento de ensino para aprofundar a compreensão dos atos de fala, à luz de autores como Silva (2020), Bazerman (2011), Ramos (2017), Rama e Vergueiro (2016), entre outros. Os procedimentos metodológicos são de natureza qualitativa, de ordem bibliográfica, expondo sequências didáticas para discutir e apresentar respostas à hipótese.</span></p> Erisson Jordan Ferreira Fonseca, Jaqueline Maria da Silva, Maria Adryelle Souza Cabral Copyright (c) 2024 Erisson Jordan Ferreira Fonseca, Jaqueline Maria da Silva, Maria Adryelle Souza Cabral https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8866 Mon, 17 Jun 2024 10:39:41 -0300 PROPOSTAS AVALIATIVAS DA ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO NOVO ENSINO MÉDIO https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8841 <p><span style="font-weight: 400;">A presente pesquisa analisa o processo avaliativo do eixo da oralidade proposto em livros didáticos da educação básica no ensino médio. De caráter qualitativo e documental, o estudo é baseado em autores como Marcuschi (2001, 2006), Dolz e Schneuwly (2004), Luckesi (1998), Hadji (2001), entre outros. Inicialmente foram delimitadas quais tipos de atividades de oralidade são propostas em uma coleção didática. Em seguida, o foco recaiu sobre o processo avaliativo, considerando tanto o Livro do Estudante quanto o Manual do Professor. Os resultados apontaram que a abordagem da oralidade nos livros didáticos é presente; mesmo que de modo ainda incipiente, há atividades que visam desenvolver habilidades orais. No que se refere à avaliação, a coleção lacunar, concentrando seus processos avaliativos no eixo produção escrita.</span></p> Midian Rebeca Justino de Araujo, Ewerton Ávila dos Anjos Luna Copyright (c) 2024 Midian Rebeca Justino de Araujo, Ewerton Ávila dos Anjos Luna https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8841 Mon, 17 Jun 2024 10:41:40 -0300 A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NO ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA: EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA/PA https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8256 <p>Atualmente percebe-se que as TICs passaram a se tornar essencial no processo de ensino-aprendizagem, e vem se destacando como recurso pedagógico pela facilidade que elas proporcionam. Desse modo, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Ciências/Biologia em uma escola ribeirinha no município de Abaetetuba/PA. Sendo desenvolvida por meio de revisões bibliográficas, pesquisa de campo, com observações e aplicações de questionários semiestruturados para os professores que lecionam na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, o presente estudo é caracterizado como descritivo, sendo de natureza quantitativa e qualitativa. Analisar a utilização das TICs na escola ribeirinha Santa Maria, nos possibilitou verificar que as poucas tecnologias digitais utilizadas pelos professores principalmente o aparelho celular, estão proporcionando a esses educadores a quebra de paradigmas, e diversas ferramentas que possibilitam torna o processo de ensino-aprendizagem dinâmico, eficiente e inovador.</p> Adriana Farias Cardoso, Josiel do Rego Vilhena Copyright (c) 2024 Adriana Farias Cardoso, Josiel do Rego Vilhena https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8256 Mon, 17 Jun 2024 10:42:59 -0300 MAKING OF DE UMA VIDEOAULA: NARRATIVA DE UMA CRIAÇÃO DOCENTE NA PANDEMIA DA COVID-19 https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8472 <p>O trabalho docente é permeado por atividades diversas, sendo uma delas, a criação de estratégias pedagógicas. Dentre os recursos didáticos mais utilizados está a aula expositiva e essa foi modificada em função da pandemia COVID-19 com uso de tecnologias digitais. Esse artigo tem abordagem qualitativa e a metodologia usada é a pesquisa narrativa. O objetivo é analisar a experiência de uma professora que transformou suas aulas de <em>power point</em> em videoaulas para promover seu exercício profissional durante o ensino remoto. &nbsp;O processo de elaboração do novo formato foi lento e progressivo, devido à falta de letramento digital. Por meio de visitas a memórias do passado, foi possível refletir sobre a repercussão de tal experiência em ações laborais futuras e na própria formação pedagógica da docente. Ao findar a narrativa, ela se descobre diferente e percebe pontos positivos no seu ser docente, gestados no período da pandemia.</p> Luciana Ferreira dos Santos Vaz Copyright (c) 2024 Luciana Ferreira dos Santos Vaz https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8472 Mon, 17 Jun 2024 10:44:29 -0300 TRAJETÓRIAS DE VIOLÊNCIAS DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: O CASO GUSTAVO https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8263 <p>O presente artigo tem a intenção de discutir as trajetórias de violências e cuidados de adolescentes em situação de vulnerabilidade social a partir de um fragmento de caso clínico de adolescente, acompanhado pela rede de saúde do município de Belo Horizonte. Na construção de caso clínico os ensinamentos do paciente acontecem mediante uma escuta cuidadosa, das particularidades dos sujeitos, de seus atos falhos, recaídas, ausências. Discutiu-se questões referentes ao racismo, necropoder, violências, instituições e adolescências. O Estado brasileiro, que se propõe a cuidar de seus adolescentes, é o que escolhe os corpos os quais podem deixar de existir, a partir da necropolitica.&nbsp;Devemos lançar mão da resistência e possibilitar vida e a pluralidade dos modos de existir de nossa juventude vulnerabilizada.</p> André Luiz Freitas Dias, Cristiane de Freitas Cunha, Thais de Campos Meneses Copyright (c) 2024 André Luiz Freitas Dias, Cristiane de Freitas Cunha, Thais de Campos Meneses https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8263 Mon, 17 Jun 2024 10:45:44 -0300 A TIMIDEZ NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÃO E INTERVENÇÃO POR MEIO DO LÚDICO https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8329 <p>A pesquisa buscou elaborar reflexões sobre a timidez na infância, em especial na idade escolar, pois é uma característica que pode atrapalhar muito o desenvolvimento das crianças em todos os aspectos ou em todas as fases que estejam. Teve como objetivo falar sobre a timidez, suas prováveis causas e seus impactos. De fato, quando excessiva, a timidez prejudica a convivência social, seja na fase da infância ou na fase adulta. O comportamento dos tímidos, o modo como agem diante de certas situações, apresentando suas dificuldades quando têm que fazer alguma atividade que os extrovertidos consideram normais. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, cuja abordagem é bibliográfica. Fundamentou-se nos estudos de Eco (1977), Winnicott (1982), Vygotsky (1984), Minayo (2001), Axia (2003), Gil (2010) entre outros. <em>A priori</em>, a pesquisa pretendeu contribuir com os professores e profissionais que tenham algum interesse pelo tema.</p> Eliza Alves Landin, Flávia Rezende Gomes Copyright (c) 2024 Eliza Alves Landin, Flávia Rezende Gomes https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8329 Mon, 17 Jun 2024 10:46:59 -0300 A TRANSFORMAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ITINERÁRIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIA https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8456 <p>Este artigo traz reflexões sobre a transformação do livro didático (LD), com foco no Itinerário de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (ICNT). Caracterizando como uma pesquisa de cunho bibliográfica e documental. Observa-se que antes da aprovação da BNCC (2018), os LD apresentavam os conteúdos estruturados por disciplinas em volume seriado, ao passo que o novo ensino médio (EM) propõe a indissociabilidade entre os conteúdos das ciências Biologia, Física e Química. Aferimos que as modificações no LD para o novo EM, sugeridas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, 2021) apresentam um quadro limitado de conteúdos, na comparação àqueles aprovados pelo (PNLD, 2018), o que pode ocasionar impacto futuro na formação dos estudantes na educação básica.&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;</p> Felipe Augusto Marques de Freitas, Maria Juciana Pereira de Oliveira Gomes, Kytéria Sabina Lopes de Figueredo Copyright (c) 2024 Felipe Augusto Marques de Freitas, Maria Juciana Pereira de Oliveira Gomes, Kytéria Sabina Lopes de Figueredo https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8456 Mon, 17 Jun 2024 10:48:19 -0300 REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE LAZER E PROMOÇÃO DA SAÚDE NO CONTEXTO DA GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6124 <p>O lazer é reconhecido como um importante dispositivo de promoção da saúde. Objetivou-se neste artigo discutir a relação das políticas públicas de lazer e a promoção da saúde, extrapolando os limites de conceitos positivistas e biomedicalizantes. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho descritivo, realizada por meio de uma revisão bibliográfica nas bases de dados SCIELO, MEDLINE, PubMed, BVS, LILACS e Google Scholar. Foram identificados os artigos que se enquadravam nos critérios de inclusão e exclusão, resultando em 10 publicações analisadas. A maioria dos estudos encontrados é da região sudeste do país (50%), publicados em 2017 (40%). Observou-se nos estudos que tanto em documentos normativos quanto nas publicações da área de lazer e promoção da saúde são vistas, em sua maioria, de forma parcial e limitada e sua relação apontada apenas por meio da atividade física, o que precisa ser vencido. Como direitos sociais presentes na Constituição Federal de 1988, precisam ter seu acesso garantido pelo estado por meio de políticas públicas. Conclui-se que se torna necessário fomentar estudos que estimulem discussões e ações intersetoriais que vençam as concepções limitantes do lazer e saúde e permitam que o lazer seja usado em todo seu potencial na promoção da saúde das pessoas de forma integral e equânime conforme preconizado em algumas políticas.</p> Bruno Costa Silva, Kelber Ruhena Abrao Copyright (c) 2024 Bruno Costa Silva, Kelber Ruhena Abrao https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6124 Mon, 17 Jun 2024 10:49:35 -0300 PEDAGOGIA HOSPITALAR E LUDICIDADE COMO CAMPO DE ATUAÇÃO DA/O PEDAGOGA/O https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6162 <p class="Padro" style="text-align: justify;"><span style="font-family: 'Arial','sans-serif';">Historicamente a Pedagogia possui um amplo campo de atuação, fato este que nos permite mencionar a Pedagogia Hospitalar como uma das áreas de atuação da/o pedagoga/o visando atender os indivíduos hospitalizados. Nesse sentido, objetivou-se conhecer o processo de atuação deste profissional no ambiente hospitalar junto aos pacientes que enfrentam longos períodos de internação, bem como funciona, legalmente, a classe Hospitalar. Para este estudo, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e evidências do estudo de caso. De acordo com a pesquisa, os resultados obtidos evidenciam a importância deste atendimento, pela grande relevância social, visto que a sua oferta proporciona ao indivíduo a continuidade do processo de desenvolvimento cognitivo, psicomotor e educativo com foco na oferta sistematizada do currículo escolar. Portanto, por se tratar de um espaço diferente do contexto escolar, observar-se a necessidade de empregar metodologias pedagógicas lúdicas e recreativas, tanto as crianças quanto os seus acompanhantes, corpo clínico, e professores são beneficiadas com as práticas diversificadas e diferenciadas. Diante de tais considerações, conclui-se que a pedagogia Hospitalar deve ser implantada em todos os Hospitais Infantis do território nacional, tendo profissionais de saúde com formação adequada para trabalharem em equipe multidisciplinar e nos espaços de recreação hospitalar. Essa formação deve visar à oferta de conhecimentos científicos sobre diferentes tipos de patologias, acolhimento, humanização como também prepará-los psicologicamente e pedagogicamente, para que possam planejar, executar e avaliar as atividades neste espaço, de forma funcional. </span></p> Fernanda Rodrigues Melo, Vitor Pachelle Lima Abreu, Kelber Ruhena Abrao Copyright (c) 2024 Fernanda Rodrigues Melo, Vitor Pachelle Lima Abreu, Kelber Ruhena Abrao https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6162 Mon, 17 Jun 2024 10:50:48 -0300 ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE: CONSIDERAÇÕES ÉTICAS NO SETTING TERAPÊUTICO, UMA REVISÃO SISTEMÁTICA https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8116 <p>Pretende-se, neste artigo, analisar as implicações éticas envolvidas no atendimento psicológico online, especialmente no que diz respeito ao setting terapêutico, levando em conta a relevância que os atendimentos online tiveram no contexto da pandemia de COVID-19. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática, com abordagem qualitativa e de caráter exploratório, através de busca avançada nos periódicos CAPES, tendo sido selecionados cinco estudos. Para sistematizar a forma de seleção dos artigos, utilizou-se o fluxograma PRISMA (Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-Análises) e para análise dos resultados, a análise de conteúdo de Bardin. Explorou-se aspectos referentes às intervenções, objetivos e resultados dos artigos selecionados, que ilustraram a forma como foram realizadas atividades da Psicologia com o auxílio da Tecnologia. Ficaram evidentes as preocupações quanto aos aspectos éticos que, embora já se debatesse há algum tempo, ainda não apresentava consenso pelos órgãos regulamentadores, bem como desconhecimento por alguns profissionais da área.</p> Rejane Comin, Alice Maggi, Sérgio Gustavo Litewka Copyright (c) 2024 Rejane Comin, Alice Maggi, Sérgio Gustavo Litewka https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8116 Mon, 17 Jun 2024 10:52:10 -0300 LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DISCURSO DE ÓDIO E ATAQUES ÀS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8121 <p>O presente trabalho parte do pressuposto que os limites do direito fundamental à liberdade de expressão sempre estiveram presentes nos debates jurídicos das democracias constitucionais. Embora a simbiose entre as liberdades comunicativas e o controle social das instituições governamentais, retroalimentando-se, sejam inerente às democracias, os recentes casos de ataques a instituições, mediante atos violentos, têm demonstrado a necessidade de controle do discurso de ódio em face das instituições republicanas, sob pena de fissuras indeléveis ao regime democrático. Neste panorama, volta-se ao estudo da instauração de inquéritos pelo Supremo Tribunal Federal, a fim de investigar alguns desses atos, e demonstrar a necessidade de ações institucionais com o objetivo de frear tais iniciativas. O problema proposto no presente artigo se relaciona aos limites dessa contenção, sobre qual seria a medida adequada de limitação à liberdade de expressão necessária à manutenção das instituições democráticas. Para tanto, elege-se o método hipotético-dedutivo para análise bibliográfica, consubstanciada em textos, livros, parâmetros legais e jurisprudenciais sobre a temática.</p> Antônio Veloso Peleja Júnior, Alethea Assunção Santos Copyright (c) 2024 Antônio Veloso Peleja Júnior, Alethea Assunção Santos https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8121 Mon, 17 Jun 2024 10:53:26 -0300 POR FALAR EM BARBÁRIE: ENSAIOS SOBRE O BOLSONARISMO, A CRISE ESTRUTURAL NA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA E A PANDEMIA DA COVID-19 https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8196 <p>Considerados os investimentos da Reforma Sanitária, na efetivação do Estado democrático de direito e suas reverberações à política de Saúde, com a criação do SUS, o contexto em evidência, acrescido das tenuidades da pandemia da COVID-19, retrata elementos que coligem numa crise sanitária, de proporções estruturais, por vias de uma gestão inefetiva e direcionada por movimentos hegemônicos, contrários aos princípios constitucionais, da universalidade e integralidade. Assim, observadas as disposições da Saúde, pós constituinte, como política de Seguridade Social, vale-se afirmar que, o seu acesso é um direito. Porém, quando elencadas as implicações, cotidianizadas pelos direcionamentos intergovernamentais, do contexto em evidência, indica-se afirmar que a crise estrutural, nesse campo, é estrategicamente delineada. Isso posto, esta exposição busca evidenciar as disposições do governo bolsonarista e suas implicações à saúde pública brasileira, no contexto da pandemia da COVID-19. Utilizou-se da revisão integrativa, mediante levantamento de materiais bibliográficos em bases de processamento de dados.</p> Marcos Vinícius Santos Silva Copyright (c) 2024 Marcos Vinícius Santos Silva https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8196 Mon, 17 Jun 2024 10:54:55 -0300 O PROCESSO DE DESCODIFICAÇÃO DO DIREITO CIVIL: UM ESTUDO COMPARADO DA ASCENDÊNCIA NO BRASIL E NA FRANÇA https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8160 <p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo tem como foco principal analisar o fenômeno contemporâneo da fragmentação de unidade da organização jurídica, intitulado descodificação. Fato inquestionável é que o Código Civil Brasileiro trata-se do centro normativo da sociedade, mas, ao seu redor, vigoram os “microssistemas”, que zelam por aspectos jurídicos mais específicos. Isso porque o intuito dessas ramificações é manter o Direito sempre atualizado e condizente com os interesses sociais, o que justifica a elaboração de minicódigos e estatutos. Sendo assim, buscar-se-á analisar a influência do Juspositivismo, do Jusnaturalismo, do Ativismo Judicial e do “direito achado na rua” no cenário jurídico brasileiro atual, em contraposição com o contexto da França (outra nação referência no processo da descodificação), por intermédio da metodologia descritiva e dedutiva, consubstanciada na doutrina e nos códigos legais, para apresentar este recurso dinâmico como artefato disciplinador de questões específicas não abordadas no Código Civil, advindas das constantes mudanças sociais.</span></p> Anna Clara Murta de Carvalho, Maria Clara Wotkosky Marchini, Sarah Vecci Alcuri Copyright (c) 2024 Anna Clara Murta de Carvalho, Maria Clara Wotkosky Marchini, Sarah Vecci Alcuri https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8160 Mon, 17 Jun 2024 10:56:10 -0300 DIREITO E EMANCIPAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE A APTIDÃO DO JURÍDICO NA DEFESA DAS MINORIAS SEXUAIS E DE GÊNERO https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8235 <p>O presente trabalho objetiva investigar a capacidade do Direito como ferramenta revolucionária de garantia e proteção dos direitos fundamentais das minorias sexuais e de gênero, a partir de uma análise histórica do ser e das abordagens distintas dadas pelas Teoria Clássica e Teoria Marxista. Dessa forma, busca compreender a formação do Brasil, sua inserção no circuito capitalista e, posteriormente, averiguar as legislações voltadas para a proteção dos direitos fundamentais desses grupos minoritários no país, como forma de refletir sobre sua eficácia para mudanças sociais. Foi utilizado o método do materialismo histórico-dialético, com ênfase na teoria marxista da dependência, além do uso de fontes como legislações, documentos, livros e artigos concernentes ao tema. A pesquisa mostrou como resultado a negação da possibilidade do Direito de agir como forma revolucionária, levando em consideração sua compatibilidade com o Sistema Capitalista e com o patriarcado, não podendo, desse modo, proporcionar a emancipação humana.</p> Sinhara Sthefani Diogenes Dantas, Teresa Thaís Sampaio Gomes, Diana Melissa Ferreira Alves Diniz Copyright (c) 2024 Sinhara Sthefani Diogenes Dantas, Teresa Thaís Sampaio Gomes, Diana Melissa Ferreira Alves Diniz https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8235 Mon, 17 Jun 2024 10:58:00 -0300 COMPLEXIDADE E DISRUPÇÃO TECNOLÓGICA: SETE SABERES NECESSÁRIOS PARA O CHATGPT https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8605 <p>Este trabalho é uma discussão teórica e crítica acerca da tecnologia de linguagem, ChatGPT, que pode conversar em tempo real com o usuário, criando textos estruturados e, por isso, tem intrigado os profissionais da educação. Tem-se por objetivo analisar como o ChatGPT pode ser utilizado na educação à luz da concepção crítica da complexidade, retratada nos sete saberes propostos por Edgar Morin. Como síntese desse diálogo, destaca-se três premissas relevantes: a inserção dessa ferramenta na educação requer uma abordagem crítico-reflexiva, considerando os desafios globais e a necessidade de mudança nas interações humanas; os problemas do ChatGPT refletem problemas humanos reais; não se deve atribuir ao ChatGPT habilidades humanas como a crítica, o diálogo, a criatividade e as relações sociais. É urgente expandir essas reflexões para uma inserção gradual e qualitativa de Inteligência Artificial (IA) na educação, promovendo uma mudança paradigmática, não se limitando à introdução de novas tecnologias, mas buscando criar modelos mentais, comportamentais e organizacionais novos, capazes de gerar soluções criativas e eficazes para os desafios dos novos tempos, bem como dos processos de ensino e de aprendizagem.</p> Roque Corrêa Júnior, Marilda Aparecida Behrens, Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, Michelle Jordão Machado Copyright (c) 2024 Roque Corrêa Júnior, Marilda Aparecida Behrens, Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, Michelle Jordão Machado https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8605 Mon, 17 Jun 2024 10:59:26 -0300 FUNDAMENTOS DA VISÃO COMPUTACIONAL: ARCABOUÇO TEÓRICO DO RECONHECIMENTO ARTIFICIAL DE IMAGENS E VÍDEOS https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9078 <p>Este trabalho visa compreender os aspectos da visão computacional sob o prisma teórico. Na contemporaneidade, tal tecnologia é aplicada em diversos segmentos, desde o agronegócio até os serviços relacionados à saúde. Ademais, em consonância às recentes pesquisas, a utilização de mecanismos de visão computacional, em nível mundial, cresce consideravelmente. Tendo em vista essa particularidade, este artigo tem por objetivo central delinear os fundamentos da visão computacional por meio de arcabouço teórico acerca do reconhecimento artificial de imagens e vídeos. Para tanto, classifica-se o presente estudo em pesquisa básica. No que concerne ao processo de coleta de informações, incorporou-se a realização de uma pesquisa bibliográfica por intermédio de revisão de literatura. Nessa seara, destaca-se que foram considerados, especialmente, artigos científicos e livros oriundos das bases de dados <em>Web of Science</em> e <em>Scopus</em>. Em termos de resultados, contribuiu-se com um arcabouço conceitual sistematizado da tecnologia ora discutida.</p> Bruno Vicente Nunes de Oliveira, Filipe Torres de Melo Copyright (c) 2024 Bruno Vicente Nunes de Oliveira, Filipe Torres de Melo https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9078 Mon, 17 Jun 2024 11:00:40 -0300 PANORAMA DO TPACK NAS PESQUISAS EM ENSINO DE FÍSICA https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8691 <p>Nos últimos anos, tem havido um amplo debate no campo educacional sobre como utilizar as tecnologias e as metodologias ativas de ensino. Com o avanço da sociedade e a introdução da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esse debate se intensificou, especialmente no ensino de física. O objetivo deste estudo foi analisar as pesquisas realizadas nos últimos cinco anos, disponíveis na plataforma da CAPES, utilizando os descritores "Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo" (TPACK) e "Conhecimento Tecnológico Didático do Conteúdo” (CTDC), com aplicação de filtros necessários para buscar estudos relacionados a ciências, tecnologias e metodologias ativas. Os resultados revelaram que poucos estudos abordam essas temáticas de forma integrada, limitando-se principalmente a avaliar a eficácia de softwares, jogos, metodologias e ferramentas no contexto do ensino tecnológico. Há, portanto, a necessidade de uma abordagem aprofundada que integre diferentes elementos pedagógicos para a construção do conhecimento científico por meio da tecnologia de forma mais autêntica</p> Lucas Eduardo de Siqueira, Everton Bedin, Arilson Silva da Silva Copyright (c) 2024 Lucas Eduardo de Siqueira, Everton Bedin, Arilson Silva da Silva https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8691 Mon, 17 Jun 2024 11:01:52 -0300 O CONCEITO DE DEMOCRACIA NA ATUALIDADE: REFLEXÕES SOBRE SEU SIGNIFICADO CIVILIZACIONAL https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8738 <p>O conceito de democracia evoluiu ao longo da história em um processo empírico e multifacetado, muitas vezes em confusão com a ideia de civilização ocidental e em uma defesa abstrata de seus ideais políticos, econômicos e ideológicos. O presente texto traça um panorama da complexidade de definição de democracia na contemporaneidade e argumenta que o conceito de democracia, em sua origem helênica, como "governo do povo ou da maioria" é insuficiente para compreendê-la atualmente. Explorando as concepções e debates de pensadores seminais sobre o tema, como Aristóteles, Rousseau, Habermas, Dahl e outros, se enfatiza os desafios e a importância da representação, procedimentos eleitorais e limitações de poder para fomentar sistemas democráticos contemporâneos&nbsp; em sociedades complexas.</p> Danilo Augusto de Athayde Fraga Copyright (c) 2024 Danilo Augusto de Athayde Fraga https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8738 Mon, 17 Jun 2024 11:03:11 -0300 PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE O CORPO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ENTRE 2012 E 2022 https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8907 <p>O presente estudo trata sobre o lugar da categoria corpo na recente produção de conhecimento em Educação Física, especialmente em periódicos da área vinculados ao campo das ciências humanas e sociais. Desse modo, temos a seguinte questão-problema: qual o lugar da categoria corpo na produção de conhecimento sobre Educação Física escolar, entre 2012 e 2022, em periódicos científicos da área? Metodologicamente, por via da técnica da análise de conteúdo e a partir do termo-chave de busca do material, denominado “corpo e Educação Física escolar”, estudamos dez trabalhos publicados nas revistas <em>Motrivivência</em>, <em>Movimento</em>, <em>Conexões</em> e <em>Corpoconsciência</em>. Assim, como síntese explicativa desse movimento de pesquisa, formulamos as seguintes categorias: 1) Corpo e suas diferenciações dentro da Educação Física; 2) Educação Física escolar e culturas; 3) Ludicidade, brincadeira e Educação Física escolar. O estudo apontou a diversificação dos debates em torno do corpo quando conectado com a Educação Física escolar na contemporaneidade, expressando a relação entre corpo e diversidade, ludicidade e cultura.</p> Diliane do Socorro Maciel Ferreira, Renan Santos Furtado , Jonas Gomes Pinheiro Copyright (c) 2024 Diliane do Socorro Maciel Ferreira, Renan Santos Furtado , Jonas Gomes Pinheiro https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8907 Mon, 17 Jun 2024 11:04:28 -0300 SALUTOGENIA E MÍDIA-EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRODUÇÃO DE MATERIAIS AUDIOVISUAIS E TEXTUAIS NA PANDEMIA COVID-19 https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8318 <p>O texto apresenta experiências ocorridas na segunda etapa do Projeto de Extensão “Corpo, saúde e salutogenia na pandemia COVID-19: produção de produtos audiovisuais e textuais”, vinculado ao Departamento de Educação Física (EF) da Universidade Federal de Sergipe (2021-2). As atividades ocorreram quinzenalmente pelo <em>Google Meet</em>, possibilitando encontros com interação, diálogos e construção coletiva. Como produção obtivemos: (1) coletânea de quatro audiovisuais de curta duração tematizando sobre salutogenia; (2) um banner digital sobre os mitos da atividade física na pandemia; (3) um portfólio em forma de <em>slides</em> sobre portais de informação e pandemia; (4) um canal de <em>podcast</em>, com cinco episódios; (5) uma narrativa fotográfica sobre cuidados corporais na pandemia. Essas produções apresentam uma contribuição significativa ao campo da EF, tanto pelo diálogo com referências do campo, como também, pelas possibilidades em trazer os elementos da salutogenia na articulação com um trabalho de mídia-educação na EF.</p> Cristiano Mezzaroba, Maria Edivania Alves dos Santos, Rodrigo de Souza Santos, Jadisson Góis da Silva Copyright (c) 2024 Cristiano Mezzaroba, Maria Edivania Alves dos Santos, Rodrigo de Souza Santos, Jadisson Góis da Silva https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8318 Mon, 17 Jun 2024 11:05:46 -0300 O MITO DE MEDEIA E A “DIÁSPORA MORAL” CONTEMPORÂNEA: PRÁTICAS SOCIAIS DE ENCLAUSURAMENTO FEMININO https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9149 <p>Um breve ensaio sobre a relação do mito de Medeia e a sua relação com a organização social contemporânea, abrangendo o imaginário social, a maternidade, e as relações de poder entre homens e mulheres, no intuito de compreender as diferentes formas de enclausuramento feminino, que resultam no que chamaremos de “diáspora moral”. O presente ensaio é elaborado a partir de referenciais teóricos, incluindo as elaborações de estudos do imaginário e da psicanálise junguiana.</p> Mariana Rocha Bernardi, Natalia Eilert Barella Copyright (c) 2024 Mariana Rocha Bernardi, Natalia Eilert Barella https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9149 Mon, 17 Jun 2024 11:07:06 -0300