https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/feed Humanidades & Inovação 2024-12-10T08:24:05-03:00 Kyldes Batista Vicente rev.humanidades@unitins.br Open Journal Systems <p>A Revista Humanidades e Inovação, editada pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) - tem por objetivo a difusão de estudos e pesquisas com especial enfoque para a linguagem e processos educativos, comunicação, educação e tecnologia, sociologia e processos de inovação gerenciais, sociais e tecnológicos.</p> <ul> <li class="show"><strong>Qualis/Capes</strong>: B3 em Educação / B3 em Ensino / B5 em Comunicação e informação / B4 em História / B2 em Interdisciplinar / B1 em Linguística e Literatura / B4 em Planejamento Urbano e Regional / Demografia / B4 em Sociologia (Qualis/Capes, 2013-2016) / B2 (Qualis/Capes, 2017-2020).</li> <li class="show"><strong>Área do conhecimento</strong>: Interdisciplinar</li> <li class="show"><strong>Ano de fundação</strong>: 2014</li> <li class="show"><strong>E-ISSN</strong>: 2358-8322 (versão eletrônica)</li> <li class="show"><strong>E-mail</strong>:&nbsp;rev.humanidades@unitins.br</li> <li class="show"><strong>Periodicidade:</strong>&nbsp;Publicação mensal</li> <li class="show"><strong>Editora:</strong>&nbsp;Unitins</li> </ul> https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10150 EXPEDIENTE 2024-12-09T11:17:44-03:00 Leonardo Lamim Furtado leonardo.lf@unitins.br <p>.</p> 2024-12-09T10:12:18-03:00 Copyright (c) 2024 https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10151 EDITORIAL 2024-12-09T11:17:46-03:00 Luciano Rodrigues Castro lucianocastro@discente.ufg.br Daniel Albuquerque de Abreu danielabreu@discente.ufg.br <p>Nos interessam textos resultantes de reflexões teóricas ou pesquisas (concluídas ou em andamento) que possam colocar a temática LGBT+ em perspectiva. Considerando direitos humanos não apenas como uma emergência jurídica, mas um campo de reivindicações e narrativas em disputas, nos interessamos por trabalhos produzidos em mirada crítica, especialmente a partir de perspectivas interdisciplinares, interseccionais e pós/decoloniais.</p> 2024-12-09T10:19:37-03:00 Copyright (c) 2024 Luciano Rodrigues Castro, Daniel Albuquerque de Abreu https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8940 CIENTIFICISMO E NEGACIONISMO NO ATIVISMO ANTIGÊNERO DO OBSERVATÓRIO INTERAMERICANO DE BIOPOLÍTICA 2024-12-09T11:17:52-03:00 Ana Kelma Cunha Gallas kelmagallas@outlook.com Olívia Cristina Perez oliviaperez@ufpi.edu.br <p>Este estudo investiga o uso de táticas cientificistas pelo Observatório Interamericano de Biopolítica – OIB, organização do terceiro setor que vem atuando como um think tank do movimento antigênero no Brasil. Problematiza-se como o uso de discursos com adornos científicos se constitui uma mudança de paradigma nos movimentos antigêneros contemporâneos. Adota-se como hipótese que o OIB é um think tank antigênero que se utiliza do discurso cientificista para conseguir uma maior penetração nos ambientes considerados laicos, especialmente, em universidades e instituições políticas. As técnicas de análise de conteúdo e de discurso foram utilizadas no tratamento dos dados. Conclui-se que neste contexto discursivo, o sintagma “ideologia de gênero” tem sido utilizado de forma recorrente pelo Observatório Interamericano de Biolítica para atacar a educação sexual na escola, os direitos reprodutivos e os estudos de gênero.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-12-09T10:17:13-03:00 Copyright (c) 2024 Ana Kelma Cunha Gallas, Olívia Cristina Perez https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8961 CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS E GRUPOS REFLEXIVOS PARA RESPONSABILIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DE AUTORES (AS) DE VIOLÊNCIA CONTRA A POPULAÇÃO LGBTQIA+ 2024-12-09T11:17:58-03:00 Laize da Fonseca Araujo psi.laizefonseca@gmail.com Aline Stefany Queiroz Leite alinestefany.1515@gmail.com Marcela Montalvão Teti marcelateti@gmail.com <p>O presente artigo objetiva refletir sobre a importância dos programas de educação e reflexão para autores (as) de violências contra a população LGBTQIA+. No que diz respeito a crimes de ódio à sexualidade e gênero para esta população, tais grupos ainda não são uma realidade dentro do contexto de restauração da participação social de infratores. Para tanto, usou-se as perspectivas dos trabalhos já desenvolvidos em programas e grupos reflexivos para agressores de mulheres, trazendo alguns pontos da historiografia e a finalidade dos métodos de funcionamento desenvolvidos. O método foi a revisão narrativa através de interpretação e análise crítica. Portanto, este artigo procura contribuir para questionar e refletir sobre a violência que a população LGBTQIA+ sofre e como a leitura social desses casos acontece. Concernente aos resultados propõe: a) o reconhecimento da LGBTfobia como uma construção social fruto da colonialidade e, b) a inserção de grupos reflexivos para autores de LGTBFOBIA.</p> 2024-12-09T10:21:22-03:00 Copyright (c) 2024 Laize da Fonseca Araujo, Aline Stefany Queiroz Leite, Marcela Montalvão Teti https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8962 ENTRE SILÊNCIOS E SUSSURROS: LGBTQIAPN+FOBIA EM ESCOLAS MILITARES/MILITARIZADAS 2024-12-09T11:18:02-03:00 Jhonatan Wendell Tavares Ferreira jhonatan.wtf@discente.ufma.br Heriverto Nunes Mendonça Júnior heriverto.nunes@discente.ufma.br Kelly Almeida de Oliveira ka.oliveira@ufma.br <p>A presença de LGBTQIAPN+fobia nas escolas militares/militarizadas é uma questão preocupante e merece atenção. Nosso objetivo é analisar as reportagens publicadas de 2016 a 2023, que abordam casos de discriminação e preconceito dirigidos às pessoas LGBTQIAPN+ nesses ambientes. Para análise, desenvolvemos uma abordagem descritiva-interpretativa, apresentada de forma detalhada em texto dissertativo. Como aporte teórico, mobilizamos os estudos de Butler (2002; 2018), Hooks (2013; 2019) e Foucault (1996; 1997 e 2017). Os dados das entrevistas foram interpretados com o auxílio da Análise Textual Discursiva (ATD) (Moraes e Galiazzi, 2016), possibilitando uma análise das narrativas e discursos sobre a LGBTQIAPN+fobia. A análise das reportagens ressaltou a importância de políticas educacionais e programas de conscientização específicos para abordar a LGBTQIAPN+fobia. A criação de ambientes escolares seguros e acolhedores é fundamental para garantir que o corpo discente possa aprender e se desenvolver plenamente, livre do medo e da discriminação.</p> 2024-12-09T10:22:59-03:00 Copyright (c) 2024 Jhonatan Wendell Tavares Ferreira, Heriverto Nunes Mendonça Júnior, Kelly Almeida de Oliveira https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8967 COMUNIDADES TERAPÊUTICAS: REFLEXÕES E ATRAVESSAMENTOS NA SUBJETIVIDADE LÉSBICA 2024-12-09T11:18:07-03:00 Luana Medeiros de Sá Lucas luamslucas@gmail.com Jeferson Camargo Taborda jeferson.taborda@ufms.br <p>A sexualidade e o gênero são categorias essenciais para se analisar as experiências humanas, em especial nas sociedades modernas, que são pautadas por elas. Contudo, boa parte destes grupos se embasam em preceitos referentes à ideia de que existem performances de gênero e de afetos corretas em detrimento de outras, esvaziando tais vivências destoantes, assim como aconteceu com os indivíduos que se distanciam da heteronormatividade ao longo da história, em especial para as mulheres lésbicas. Tendo este fato em vista, o objetivo da investigação foi ponderar como se construiu a subjetividade lésbica na sociedade e, para isso, foram utilizados dois meios distintos: primeiramente, destrinchando as representações do filme “O mau exemplo de Cameron Post”, que retrata a vida de uma jovem lésbica enviada para um local que promove a chamada “cura gay”, e, em seguida, com as percepções da mídia jornalística brasileira ao noticiar os locais que ofertam tais práticas na realidade brasileira. A análise tornou claro como a problemática é multifatorial e embasada em valores que permeiam a cultura ocidental, permitindo que tais violações em busca de tratar algo que não é patológico continuem sendo disseminadas, mesmo com legislações e a posição científica indo contra. Por fim, conclui-se que é um tópico delicado, mas que precisa ser discutido para contribuir com a problematização das questões relativas aos marcadores sociais e dispositivos que permeiam a subjetividade das mulheres lésbicas.</p> 2024-12-09T10:25:29-03:00 Copyright (c) 2024 Luana Medeiros de Sá Lucas, Jeferson Camargo Taborda https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8971 RETRATO DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS SOBRE BULLYING HOMOFÓBICO NO BRASIL 2024-12-09T11:18:13-03:00 Francisco de Jesus Neves francisco-neves@hotmail.com Clebson Velasque Nogueira clebsonnogueira@ufgd.edu.br Gustavo Levandoski glevandoski@gmail.com <p>A homofobia no contexto brasileiro repercute diretamente na vida de vários indivíduos, os quais são vítimas de violência, em relação a sua orientação sexual e identidade de gênero. Contudo, como é demonstrado na literatura específica sobre o tema, o problema do preconceito, da homofobia e do <em>bullying</em> pode estar diretamente relacionado à questão da educação sobre relações de gênero, adicionalmente evidenciando a escassez de produções científicas acerca do <em>bullying</em> homofóbico em comparação a outras temáticas. Com isto, esta pesquisa de revisão objetivou apresentar um panorama nacional e internacional das experiências escolares de estudantes LGBT sobre a homofobia. Os resultados obtidos apresentam um quadro lamentável, onde o ambiente educacional ainda se configura como um espaço permeado por opressões, discriminações e preconceitos.</p> 2024-12-09T10:26:56-03:00 Copyright (c) 2024 Francisco de Jesus Neves, Clebson Velasque Nogueira, Gustavo Levandoski https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8965 ESPAÇO E IDENTIDADE DAS TRAVESTIS EM TEMPOS DE AIDS EM O TRAVESTI (1987), DE ADELAIDE CARRARO 2024-12-10T08:24:05-03:00 Jorge da Silva Moreira jorge.sm@discente.ufma.br Mikael Gomes Dantas mikaeldantas2017yeshua@gmail.com Rubenil da Silva Oliveira rubenil.oliveira@ufma.br Saulo da Silva Lucena saulolucena2013@gmail.com <p><span class="s8"><span class="bumpedFont20">O artigo pretendeu analisar as categorias espaço e identidade das travestis no romance </span></span><span class="s9"><span class="bumpedFont20">O Travesti </span></span><span class="s8"><span class="bumpedFont20">(1987), de Adelaide Carraro. A obra traz as mazelas que a comunidade LGBTQIAP+ enfrentou durante os anos 1980 ao terem o contato com a AIDS no Brasil. A partir da personagem - protagonista, Jaqueline, e suas colegas de trabalho, é possível verificar a amplitude e peso que as travestis levavam por estarem ou não com a síndrome, visto que os espaços frequentados por uma travesti se tornavam amaldiçoados e inabitáveis. Na metodologia, optou-se por uma pesquisa qualitativa e quanto ao instrumento do tipo bibliográfica, que agrupou Louro (2004), Veras e Pedro (2004), Santos (2002), Candido (2006), Trevisan (2011), Kulick (2008), Barberena e Ferrão (2021), Butler (2016) e entre outros. Como resultado, ficou entendido que os lugares por onde circulavam as travestis eram considerados lugares insalubres e que, numa concepção higienista, precisavam ser expurgados da sociedade.</span></span></p> 2024-12-09T10:28:52-03:00 Copyright (c) 2024 Jorge da Silva Moreira , Mikael Gomes Dantas, Rubenil da Silva Oliveira , Saulo da Silva Lucena https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9139 “POR PRAZER E POR LAZER, MEU FAKE ME PROTEGE!” DISCUSSÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NO APP GRINDR 2024-12-09T11:18:24-03:00 Rodrigo Lemos Soares rodrigolemos@unipampa.edu.br <p>O texto disserta sobre produções de subjetividades, a partir dos usos do aplicativo Grindr, no qual os perfis fakes assumem diferentes modos de utilização. Enquanto metodologia foi elaborado um perfil, demarcada a distância referente à localização geográfica do município e, por fim, identificado sujeitos que não apresentavam fotos de rosto em seu perfil. O número foi de 32 usuários, aos quais foi enviada uma questão: O que te leva a produzir um perfil e não mostrar o rosto? Nas análises foi possível perceber que essas formas de interação social acarretam na defesa daqueles que as articulam, assegurando e ao mesmo tempo, postergando o contato olho no olho. Em relação às práticas sexuais ser passivo foi tomado, como justificativa para a não exposição destes sujeitos. Outras justificativas foram situadas nas possibilidades de macular ou depreciar a própria imagem pela possibilidade de expressar desejos sem se responsabilizar com consequências de outras ordens e garantir seu direito ao anonimato.</p> 2024-12-09T10:36:19-03:00 Copyright (c) 2024 Rodrigo Lemos Soares https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8937 A CIDADANIA NO CONTEXTO LGBTQIA+: SAÚDE, JUSTIÇA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS 2024-12-09T12:14:59-03:00 Wendel Johnson da Silva wendel.wjs@ufpe.br <p>O artigo estuda as implicações das políticas públicas no que atine ao fomento da cidadania e dos direitos humanos da população LGBTQIA+. Nesse contexto, através de uma revisão de escopo da literatura científica, busca-se traçar os conceitos mais indispensáveis para problematizar tal imbricação. Ademais, a análise perpassa as camadas mais estreitas dessa relação, como a efervescência dos movimentos sociais no que diz respeito à facticidade da saúde enquanto direito humano, bem como traz para o debate a necessidade da compreensão social sobre o contexto de saúde. Desse modo, pode-se coligir que os direitos sociais LGBTQIA+, que compõem o núcleo da cidadania plena do indivíduo, estão intrinsecamente relacionados às políticas estatais que, por meio de uma postura crítica, pretendam enfrentar a desigualdade e possibilitar o bem-estar e a saúde dos atores sociais que resistem para continuar a existir diante da cultura de discriminação e exclusão de sua idiossincrasia.</p> 2024-12-09T10:37:56-03:00 Copyright (c) 2024 Wendel Johnson da Silva https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8966 A (RE)CONSTRUÇÃO DO SER MASCULINO: UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO NO APLICATIVO GRINDER EM JUAZEIRO-BA EM 2023 2024-12-09T11:19:42-03:00 Joel Bastos Alves joelbastos19@hotmail.com Céres Marisa Silva dos Santos ceresantos3@gmail.com Lívia da Costa Regis livorina30@gmail.com <p>Nesse artigo analisamos as (re)construções de masculinidades nos conteúdos de perfis do aplicativo Grinder, direcionado para relacionamentos na comunidade LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Intersexuais, Assexuais, outras identidades de gênero), em Juazeiro-Ba. Nesse sentido, fizemos 37 capturas de telas (prints) de perfis do aplicativo nos dias 1º e 2 de junho de 2023. Desse total analisamos oito. Essa pesquisa é de caráter quanti- qualitativa, e recorre a Análise do Conteúdo e tem como base teórica Bardin (2011), Butler (2003), Connell &amp; Messerschmidt (2018) e Illouz (2011). Ao analisarmos o material levantado, constatamos a construção de um modelo de poder que se performa em um padrão de masculinidade associado à ao modelo reproduzido em nossa sociedade. Assim, o discurso patriarcal se mantem e se relaciona em prol de um dispositivo que ordena exclusões as performances de feminilidade, e a tudo que a ela é ligado.</p> 2024-12-09T10:39:38-03:00 Copyright (c) 2024 Joel Bastos Alves; Céres Marisa Silva dos Santos; Lívia da Costa Regis https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9147 OS REFLEXOS DO CONTRATO DE TRABALHO INTERMITENTE NOS DIREITOS DAS MULHERES À LUZ DA REFORMA TRABALHISTA 2024-12-09T11:19:47-03:00 Halyne Cristina Guedes Silveira Rocha halyneguedes@gmail.com Aleia de Sousa Silva aleiasousa@yahoo.com.br Renata Ribeiro Oliveira renataribeiro.adm.90@gmail.com Fernando de Paiva Gomes do Amaral fernando.amaral@fesar.edu.br <p>O presente trabalho aborda acerca da modalidade contratual de trabalho intermitente, inserido na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), através da Lei nº 13.467/2017, conhecida como Reforma Trabalhista. A legislação foi alvo de muitas críticas em razão da justificativa de sua implantação, bem como sua repercussão no mercado de trabalho no Brasil. O estudo realizado esmiuçará as controvérsias sobre o tema, evidenciando os fatos assertivos e desfavoráveis, destacando os possíveis impactos dessa nova modalidade nos direitos trabalhistas das mulheres, com agravo de problemas sociais, insegurança e desigualdade. A pesquisa realizou-se através de levantamento bibliográfico e método dedutivo utilizando-se de consultas em livros, artigos científicos, jurisprudências, doutrinas e ordenamento jurídico brasileiro, podendo-se compreender que a norma pertinente pode causar uma ruptura na garantia dos direitos adquiridos, trazendo a incerteza por significativas alterações realizadas pela legislação em evidência. Essa pesquisa foi requisito para aprovação no Trabalho de Conclusão da Graduação em Direito.</p> 2024-12-09T10:41:46-03:00 Copyright (c) 2024 Halyne Cristina Guedes Silveira Rocha, Aleia de Sousa Silva, Renata Ribeiro Oliveira, Fernando de Paiva Gomes do Amaral https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9902 A IMPORTÂNCIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E PROFESSORES NA APRENDIZAGEM E INCLUSÃO DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE - TDAH 2024-12-09T11:19:56-03:00 Ana Patricia de Oliveira Ribeiro Silva Pinheiro patricia.majua@yahoo.com.br Raquel de Santana Lima raquelfonsecafonseca@outlook.com Adriana Soely André de Souza Melo soelyadriana@gmail.com <p>O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH é um transtorno neurobiológico que afeta a capacidade de uma pessoa prestar atenção, controlar impulsos e regular o comportamento. Esse tipo de distúrbio é um dos mais comuns e notórios em estudantes desde os primeiros anos de escola, ou seja, surge geralmente na infância e tem origem genética. Nesse panorama, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar a importância da atuação das escolas e professores no processo de aprendizagem e inclusão de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH. Para desenvolver o estudo aqui proposto, foi realizada uma revisão teórica de cunho bibliográfico, com abordagem descritiva e qualitativa. Por fim, chegou-se ao construto teórico que é evidente o aumento do número de crianças e jovens em idade escolar que recebem o diagnóstico de TDAH e apresentam laudos médicos para as escolas, o que acaba se tornando um novo desafio tanto para os professores, famílias quanto para os próprios estudantes.</p> 2024-12-09T10:43:31-03:00 Copyright (c) 2024 Ana Patricia de Oliveira Ribeiro Silva Pinheiro , Raquel de Santana Lima, Adriana Soely André de Souza Melo https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9346 A DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR E A FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA 2024-12-09T11:20:12-03:00 Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos emanuelle22@gmail.com Jivago Oliveira da Fonseca jivagoliveira86@gmail.com <p>A expansão da educação superior está relacionada diretamente ao aumento do número de docentes no nível superior, ficando evidente a necessidade de uma formação didático-pedagógica que contribua de forma crítica e reflexiva na condução do conhecimento e na atuação profissional. Todavia, nem todos os docentes universitários têm essa formação, limitando-se a práticas tradicionais de ensino. Diante disso, surgiu o seguinte questionamento: como se dá a relação entre a prática pedagógica e a formação dos docentes no curso de licenciatura? Partindo dessa concepção, o objetivo dessa pesquisa é compreender os limites e as possibilidades da formação didático-pedagógica de professores dos cursos de licenciatura. <em>A pesquisa revelou </em><em>que é preciso uma reflexão aprofundada acerca da</em> formação docente no que se refere à relação teoria e prática, o que reflete diretamente da condução das disciplinas pedagógicas. Ficou evidente a importância da didática no exercício de uma prática transformadora.</p> 2024-12-09T10:45:08-03:00 Copyright (c) 2024 Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos, Jivago Oliveira da Fonseca https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8362 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AVANÇOS E OPORTUNIDADES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO BRASIL 2024-12-09T11:20:18-03:00 Akila Sofia Freitas De Souza akilasofiadiniz@gmail.com Silvanis dos Reis Borges Pereira silvanisborges@hotmail.com <p>A educação perpassa o desenvolvimento através do ensino e aprendizagem, visando desenvolver e potencializar a capacidade intelectual do ser humano, é um direito fundamental para todo indivíduo. A educação a distância (EaD) é uma modalidade de ensino que está em constante crescimento na contemporaneidade e revela-se como uma significativa tendência na esfera educacional, A modalidade já não é novidade principalmente no ensino superior. Os primeiros registros de EaD identificados foram datados de 1728, por meio de cursos de correspondência e, na atualidade, é muito utilizada mediada pelas tecnologias de comunicação e informação (TICs). O objetivo deste estudo consiste em Identificar os avanços que a educação a distância proporciona ao processo de ensino aprendizagem. Os específicos são: i) Apresentar a história da evolução da educação a distância; ii) Descrever as potencialidades da educação a distância para o processo de ensino e aprendizagem por meio da; iii) Discutir as vantagens e desvantagens de se fazer um curso superior à distância. A pesquisa permitiu conjecturar como vantagens dessa modalidade de ensino oportunizar ao aluno a tornar-se criativo, autônomo, dinâmico, ser flexível, capaz de assumir responsabilidades, que relacionem com os conhecimentos de forma a compreendê-los, apreendê-los para mobilizá-los para resolução de problemas, realizar tarefas a ele impostas, capacidade de relacionar-se com o outro, adaptabilidade, trabalhe em equipes, gerencie conhecimentos. Ainda a autonomia de tempo e espaço para fazer as atividades. Como desvantagem se pontua o desafio da gestão do tempo e a falta do contato presencial, bem como ferramentas tecnológicas disponíveis para potencializar os estudos.</p> 2024-12-09T10:46:50-03:00 Copyright (c) 2024 Akila Sofia Freitas De Souza, Silvanis dos Reis Borges Pereira https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9764 CONCEPÇÕES SOBRE O BRINCAR DE FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2024-12-09T11:20:25-03:00 Fernanda Morosini morosinife@gmail.com Luana Bongiolo de Souza luanabongiolo@hotmail.com Viviane Preichardt Duek viviane.duek@udesc.br <p>O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções sobre o brincar de futuros professores de Educação Física de uma universidade pública do Sul do Brasil. Trata-se do relato de uma experiência que visou refletir sobre o brincar na Educação Infantil. Para tal, a seguinte questão foi proposta aos acadêmicos: porque as crianças brincam? As respostas foram analisadas por meio de categorização simples. Como resultado, verificou-se que os futuros professores de Educação Física apresentam diferentes concepções sobre o brincar, a saber: o brincar como algo natural; como expressão; como imaginação; como fator de aprendizagem. As diferentes compreensões sobre o brincar, indicam a necessidade de problematizar tais concepções, a fim de ampliar o debate sobre a temática na formação inicial em Educação Física, em consonância com os estudos da área e com a visão das próprias crianças sobre o assunto.</p> 2024-12-09T10:48:24-03:00 Copyright (c) 2024 Fernanda Morosini, Luana Bongiolo de Souza, Viviane Preichardt Duek https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9688 REVITALIZAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS: OPORTUNIDADES PARA A ESCOLA E PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE 2024-12-09T11:20:31-03:00 Andréa Inês Goldschmidt andrea.goldschmidt@ufsm.br Fabiana Cavalheiro Scalei fabianacscalei@gmail.com Helton José Zanchi heltonzanchi0@gmail.com Jamile Regina Outeiro da Silva jamile.outeiro@acad.ufsm.br Laura Godoi Oliveira da Silva lauragodoioliveira@gmail.com Lauren Victória de Oliveira laurenstumm7@gmail.com Tainá Ferreira da Silva taina1999@gmail.com <p>O artigo consta de um relato de uma diagnose escolar que envolveu o processo de revitalização do Laboratório de Ciências de uma escola pública através de uma intervenção do PIBID de Biologia. O principal objetivo foi reativar o ambiente, de modo que possibilitasse a realização de aulas práticas mais atrativas e dinâmicas para os alunos, oportunizando neste espaço também a construção de modelos didáticos que fizessem parte do acervo do mesmo. &nbsp;Através das aulas práticas realizadas e de um questionário avaliativo aplicados às turmas de alunos que participaram das primeiras aulas práticas, evidenciou-se que apesar de 70% dos alunos já conhecerem o espaço antes da revitalização, somente 40% já haviam usado o mesmo para aulas práticas. Sobre a intervenção do PIBID realizada no laboratório, 38,4% dos alunos afirmaram que não podiam opinar, pois não conheciam o espaço antes, 30,8% apontaram ter ficado melhor a organização e 30,8% reconheceram ter ficado mais atrativo para a aprendizagem. Foi unânime o interesse em ter mais aulas práticas neste local e afirmaram o quanto estas aulas auxiliam a compreender melhor e relacionar os conteúdos com o dia a dia.</p> 2024-12-09T10:50:29-03:00 Copyright (c) 2024 Andréa Inês Goldschmidt, Fabiana Cavalheiro Scalei, Helton José Zanchi, Jamile Regina Outeiro da Silva , Laura Godoi Oliveira da Silva, Lauren Victória de Oliveira , Tainá Ferreira da Silva https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6984 VISÕES DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NO PÓS-COVID-19 2024-12-09T11:20:37-03:00 Valdenildo Pedro da Silva valdenildo.silva@ifrn.edu.br <p>Durante a pandemia do COVID-19, as instituições de educação profissional e tecnológica adotaram, de forma repentina, o ensino on-line como o método de ensino dominante para o ensinar-aprender mediado por tecnologias digitais, propulsoras de desafios e de perspectivas. O estudo busca compreender desafios e perspectivas do ensinar-aprender on-line na opinião de estudantes de um curso técnico de nível médio integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, do Campus Natal Central situado em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Para alcançar o objetivo estabelecido, foi realizado um estudo transversal, qualitativo e descrito com 26 estudantes. Os resultados revelaram que a maioria dos participantes tem sérias reservas sobre o ensinar-aprender on-line, pois permitiu a falta de concentração devido a distrações e a afazeres domésticos, falta de aulas práticas, de interações sociais, de estabilidade socioemocional e elevado número de atividades escolares. Os achados do estudo apontam, também, com perspectivas de inovação digital para os ambientes da educação profissional e tecnológica no pós-COVID-19.</p> 2024-12-09T10:52:47-03:00 Copyright (c) 2024 Valdenildo Pedro da Silva https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6787 OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA E CONVERGÊNCIA DIGITAL: CONTINUIDADES, RUPTURAS, OU EMERGÊNCIA DE UM NOVO PERÍODO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA? 2024-12-09T11:20:42-03:00 Claudecir Dos Santos claudecir.santos@uffs.edu.br <p>Ao refletir sobre os desafios da educação básica em tempos de pandemia e <em>convergência digital, </em>esse artigo procura responder a seguinte questão: em função das alterações provocadas pela <em>convergência digital</em>, da qual emerge a <em>digital literacy, </em>somadas as demandas da pandemia, podemos falar de um novo período <em>da/na</em> educação brasileira? Resultado de pesquisas na área da educação e de atividades desenvolvidas com estudantes de licenciaturas e professores da educação básica, o artigo tem como objetivo, além de chamar atenção para a importância da educação enquanto um meio para reivindicação de responsabilidades coletivas, identificar, na esteira da periodização da educação no Brasil, se estamos na emergência de um novo período da educação brasileira.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-12-09T10:54:22-03:00 Copyright (c) 2024 Claudecir Dos Santos https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8586 UMA REFLEXÃO POSSÍVEL SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DA ERA DIGITAL 2024-12-09T11:20:46-03:00 Renata Souza Santos renatacriativa2023@gmail.com Carla Borges de Andrade cbandrade@uefs.br <p>O que define o patrimônio é a sua capacidade de representar simbolicamente uma identidade. E sendo os símbolos um veículo privilegiado de transmissão da cultura material ou imaterial, os seres humanos mantêm através deles estreitos vínculos entre o passado e a contemporaneidade. É através desse encontro do passado com o presente que as pessoas se reconhecem coletivamente como iguais, identificando-se pela utilização de elementos do grupo do qual fazem parte, construindo sua história e identidade. No entanto, as questões subjetivas também têm papel importante nesse processo, pois são elas, dentre as quais estão as emoções, os comportamentos e as diversas formas de comunicação, que diferenciam as pessoas também com base na cultura. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a possibilidade dos <em>emoticons </em>e <em>emojis </em>serem classificados como patrimônio cultural imaterial, posto que se tratam de símbolos identitários que caracterizam a linguagem imagética de nosso tempo.</p> 2024-12-09T10:56:41-03:00 Copyright (c) 2024 Renata Souza Santos, Carla Borges de Andrade https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10024 A PRODUÇÃO DE ANORMALIDADES E A EXCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA SURDA: UM ESTUDO SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO BILINGUE, À LUZ DA TEORIA DE MICHEL FOUCAULT 2024-12-09T11:20:51-03:00 Deborah Costa de Souza deborahphysicasouza@gmail.com Thiago Augusto Galeão de Azevedo thiagogaleao@ufam.edu.br <p>Este artigo tem como objetivo geral descrever a produção da anormalidade e normalidade como perspectiva de exclusão social da pessoa surda quanto ao direito à educação bilíngue, a partir da teoria de Michel Foucault, que leva a fatores de discriminação e exclusão social. A pesquisa é estruturada em termos da problemática voltada ao questionamento que busca responder em que medida a construção de padrões de normalidade e anormalidade em sociedade impacta na violação de direito à educação de pessoas surdas, no acesso à educação básica. Para tanto, será adotada uma pesquisa bibliografia documental, por meio de livros, teses e dissertações a fim de trazer elementos gerais sobre educação bilingue, padrões de normalidade e anormalidade que levam a violação desse direito.</p> 2024-12-09T10:58:18-03:00 Copyright (c) 2024 Deborah Costa de Souza, Thiago Augusto Galeão de Azevedo https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9048 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS 2024-12-09T11:20:57-03:00 Débora Guedes Leandro de Jesus debora.guedes@mail.uft.edu.br Denise de Barros Capuzzo capuzzo@mail.uft.edu.br <p>O estudo em pauta objetiva apresentar o contexto histórico sobre a educação de surdos a contribuir com o processo de ensino aprendizagem de pessoas com tal especificidade. Utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica em caráter exploratório, de maneira que foram elencados os principais acontecimentos da história pesquisada, com destaque para importantes avanços. O presente trabalho possibilitou o aprofundamento nas discussões sobre a temática abordada, de maneira que identificou aspectos relevantes, tais como: o surdo sempre foi excluído socialmente sendo subestimado em sua intelectualidade; no decorrer da trajetória histórica movimentos se levantaram na luta pelo reconhecimento de direitos da pessoa surda alcançando conquistas importantes, nomeadamente o reconhecimento legal da LIBRAS como língua oficial da comunidade surda brasileira, o direito a educação com atendimento em Libras. Subsequentemente, a realidade exposta mostra-nos a importância de difundirmos o conhecimento como meio de mitigar qualquer resquício de cultura excludente, dirimindo preconceitos.</p> 2024-12-09T11:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Débora Guedes Leandro de Jesus, Denise de Barros Capuzzo https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6791 O DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA LINGUA AKWẼ E PORTUGUÊS 2024-12-09T11:21:02-03:00 Arthur Prudente Junqueira arthur.prudente@mail.uft.edu.br Warley Gramacho da Silva wgramacho@mail.uft.edu.br Raquel Castilho Souza raquelcastilho@uft.edu.br <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">Entre as mais de 270 línguas faladas que existem no território brasileiro, o autodenominado povo Akwẽ, são junto com todos os povos indígenas brasileiros, grandes contribuidores para a cultura brasileira. Entretanto a importância da linguística indígena para o desenvolvimento histórico do Brasil, é menosprezada por grande parte da população. Para além deste contexto as escolas indígenas sofreram com os desafios pedagógicos enfrentados durante a pandemia do COVID-19. Neste grande desafio o papel da educação e dos professores indígenas somados ao uso da tecnologia são determinantes para uma congruência saudável entre a tradição e a modernização da educação indígena. Este artigo busca convergir a cultura, a linguística do povo Akwẽ e o uso da tecnologia, associada as didáticas do multiletramento e da gamificação como ferramentas para a sobreposição de desafios enfrentados durante a pandemia.</span></p> 2024-12-09T11:01:40-03:00 Copyright (c) 2024 Arthur Prudente Junqueira, Warley Gramacho da Silva, Raquel Castilho Souza https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6670 SINONÍMIA DE HAGIÔNIMOS NO CONTEXTO DO SANTO DAIME 2024-12-09T11:21:08-03:00 Marciano da Silva Amorim marcianoamorimletras@gmail.com Soraia Cristina Blank soraiablank@ifto.edu.br Juliana Abrão da Silva Castilho juliana.castilho@ifto.edu.br <p>Esta pesquisa analisa a sinonímia presente nos nomes de entidades do Santo Daime: a Nossa Senhora da Conceição, Rainha da Floresta e Iemanjá, que são hagiônimos a partir de área de estudo da semântica. Este artigo analisa este processo através das letras dos hinos utilizando as referências presentes nos estudos socioculturais sobre religiosidade, buscando a relação sincrética das religiosidades das tradições Indígenas, Cristãs e Afro-brasileiras. Por meio da Análise de Discurso verifica-se, no interdiscurso, o dito e o não dito, se tornando reais a partir do interdiscurso. Através do processo de sinonímia dos hagiônimos, percebe-se a relação sincrética das religiosidades estabelecida nesta nova religiosidade brasileira.</p> 2024-12-09T11:03:41-03:00 Copyright (c) 2024 Marciano da Silva Amorim, Soraia Cristina Blank, Juliana Abrão da Silva Castilho https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7734 O EMPREGO DAS VARIANTES NÓS E A GENTE NA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II 2024-12-09T11:21:13-03:00 Patrícia Marcelo Castor Rodrigues patriciacastorr@gmail.com Daniela de Souza Silva Costa souza.costa@ufms.br <p>Este trabalho apresenta resultados de pesquisa desenvolvida durante um curso de especialização, motivada a partir da percepção de fenômenos de variação linguística e da mudança de estilo mais ou menos monitorado na fala dos alunos, dependendo do contexto comunicativo, durante as aulas de Língua Portuguesa. Assim, traçou-se como objetivo geral analisar a produção escrita de estudantes nos gêneros carta pessoal e conto a partir do construto teórico da Sociolinguística (MATTOS E SILVA, 2004; LABOV, 2008) e notadamente da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004). Os resultados confirmam que os fenômenos da variação linguística estão muito presentes na realidade dos alunos, tendo em vista o uso corriqueiro das variantes <em>nós </em>e<em> a gente</em> nas produções textuais analisadas (34 ocorrências, sendo 21 de <em>nós</em> e 13 de <em>a gente</em>), mesmo em gêneros diferentes, ratificando a importância do (re)conhecimento da diversidade linguística brasileira e da relevância de seu estudo e abordagem na Educação Básica.</p> 2024-12-09T11:05:16-03:00 Copyright (c) 2024 Patrícia Marcelo Castor Rodrigues, Daniela de Souza Silva Costa https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9825 AS AVENTURAS DOS PEQUENOS MOSQUETEIROS: UM PROJETO DE GAMIFICAÇÃO NO COMBATE À DENGUE 2024-12-09T11:21:19-03:00 Adilson Ribeiro adilson.ribeiro@ufu.br Diego Ruy Pereira diegoruy@ufu.br Renato de Aquino Lopes ralopes@ufu.br Ricardo Higinio de Souza e Valgas ricardo.valgas@ufu.br <p>Este artigo apresenta o desenvolvimento e a aplicação de um jogo elaborado a partir do conceito de gamificação aplicado em uma cartilha desenvolvida pela Fiocruz denominada "As Aventuras dos Pequenos Mosqueteiros". Utilizando a plataforma <em>Scratch</em>, o jogo é voltado para crianças de 6 a 10 anos e tem com o objetivo conscientizar e capacitar esse público no combate ao mosquito <em>Aedes aegypti</em> e à dengue. A relevância do jogo é enfatizada pelo contexto atual, onde o Brasil enfrenta uma crise de proliferação do vírus da dengue, com alto índice de casos entre crianças. A proposta busca engajar os jovens de maneira interativa, aproveitando a ludicidade e os estímulos dos jogos digitais para promover o aprendizado e a conscientização.</p> 2024-12-09T11:07:25-03:00 Copyright (c) 2024 Adilson Ribeiro, Diego Ruy Pereira, Renato de Aquino Lopes, Ricardo Higinio de Souza e Valgas https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9660 O CUIDADO À SAÚDE DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA DURANTE A COVID-19 EM PALMAS-TO 2024-12-09T11:21:39-03:00 Juliana Gomes Martins j.gmartins.psi@gmail.com Ludimila Ines Nunes Prestes ludimilaprestes82@gmail.com Juliana Santos Simões juh.simoes@hotmail.com <p>Esta pesquisa propôs-se a examinar de que maneira a Pandemia da Covid-19 influenciou no cuidado à saúde da População em Situação de Rua no município de Palmas-TO. Nesse sentido, empregou-se uma abordagem metodológica que integrou elementos de pesquisa exploratória, bibliográfica, documental, de campo e de natureza qualitativa. A análise dos dados fundamentou-se na técnica da Análise de Conteúdo, revelando, por meio dos discursos dos participantes, que durante o período pandêmico, essa população experimentou alterações abruptas em seu modo de vida, impulsionadas pelo isolamento social, desemprego e um aumento no risco e agravos à saúde. Tais fatores contribuíram para o aumento dessa população. Contudo, registrou-se um número relativamente baixo de casos positivos de Covid-19 entre os participantes da pesquisa, indicando possivelmente a efetividade das ações de cuidado à saúde implementadas pela Equipe do Consultório na Rua, durante o auge da pandemia.</p> 2024-12-09T11:09:21-03:00 Copyright (c) 2024 Juliana Gomes Martins, Ludimila Ines Nunes Prestes, Juliana Santos Simões https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9425 A TEORIA DA EMPRESARIZAÇÃO COMO APORTE À COMPREENSÃO DA REALIDADE EDUCACIONAL 2024-12-09T11:21:44-03:00 Débora da Silva Olivo deboraolivo83@gmail.com Larissa Ferreira Tavares larissa.tavares@ufpel.edu.br Marcio Silva Rodrigues marcio.rodrigues@ufpel.edu.br <p>O presente estudo busca evidenciar no campo da Educação a Teoria da Empresarização, a fim de reconhecer esta perspectiva como um relevante aporte teórico que contribui para a compreensão e o debate em torno da atual realidade educacional. Justificado pela inserção em um contexto social no qual as práticas escolares, sobretudo as referentes ao trabalho docente, têm sido fortemente influenciadas pela ideia de empresa nas organizações, este artigo propõe-se a analisar o processo de empresarização como um fenômeno social que tem na produção de necessidades uma imposição econômica a qual tem redefinido, inclusive, as práticas na Educação. Para tanto, está metodologicamente construído a partir da inserção docente no nível fundamental da rede pública de ensino, associada a referências bibliográficas sobre a Teoria da Empresarização, as quais permitem elaborar uma possibilidade de interpretação dessa realidade.&nbsp;</p> 2024-12-09T11:10:58-03:00 Copyright (c) 2024 Débora da Silva Olivo, Larissa Ferreira Tavares, Marcio Silva Rodrigues https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9347 LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO: AS DIFICULDADES DOS RECÉM- FORMADOS EM ADMINISTRAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO 2024-12-09T11:21:49-03:00 Bianca Barbosa Faria bianca08071@hotmail.com Raquel Aparecida Alves raquelitaalves@yahoo.com.br Gevair Campos javas1989@gmail.com <p style="line-height: 100%; margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-weight: normal;">Muitas são as preocupações quanto ao mercado de trabalho de todos aqueles que finalizam um curso superior. No caso do curso de Administração essas preocupações não são diferentes, até mesmo por ser um curso multidisciplinar e que habilita o bacharel a muitas possibilidades de atuação. Nesse sentido, este estudo versou acerca das dificuldades dos recém-formados do curso de Administração no mercado de trabalho e o objetivo foi investigar suas dificuldades para acessar o mercado de trabalho em posições de líderes e como empreendedores. A pesquisa se caracterizou como quantitativa e coletou informações mediante um questionário aplicado aos egressos que cursaram os últimos 5 (cinco) anos de Administração em uma Faculdade na Regi</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;">ão Noroeste de Minas Gerais</span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-weight: normal;">. Os dados revelaram que as principais dificuldades para os egressos acessarem o mercado de trabalho são os altos impostos e encargos trabalhistas, a falta de oportunidade de emprego, falta de recursos financeiros e a burocracia</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: medium;">.</span></span></span></p> 2024-12-09T11:12:28-03:00 Copyright (c) 2024 Bianca Barbosa Faria, Raquel Aparecida Alves, Gevair Campos https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9323 E-COMMERCE E EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL: ESTUDO DE CASO DO BRECHÓ FLORIR-SE NA CIDADE DE ARAGUAÍNA-TO 2024-12-09T11:21:56-03:00 Renata Fernandes Lima renata16fernanda@gmail.com Leonardo Pinheiro da Silva leonardo.silva@ufnt.edu.br <p>Este artigo investiga a relação entre <em>e-commerce</em> e empreendedorismo sustentável, destacando o notável aumento nas demandas e os desafios ambientais associados, como o crescimento dos resíduos de embalagens. Através de um estudo de caso realizado no Brechó Florir-se, localizado em Araguaína, Tocantins, o objetivo principal é compreender como o <em>e-commerce</em> pode ser utilizado como uma ferramenta para promover o empreendedorismo sustentável. Utilizando uma abordagem qualitativa e estudo de caso, a pesquisa analisa transações comerciais, práticas de compra e venda, características empreendedoras, e a presença <em>online</em> do brechó. A metodologia envolve uma entrevista semiestruturada com a empresária proprietária. Os resultados indicam que a correlação entre <em>e-commerce</em> e empreendedorismo sustentável não apenas é viável, mas também bem-sucedida, proporcionando uma abordagem valiosa para empreendedores que buscam integrar inovação digital e responsabilidade ambiental em seus negócios.</p> 2024-12-09T11:13:51-03:00 Copyright (c) 2024 Renata Fernandes Lima, Leonardo Pinheiro da Silva https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9648 PERCEPÇÕES DOS AGENTES POLÍTICOS SOBRE O ORÇAMENTO IMPOSITIVO EM VENÂNCIO AIRES/RS: RELATO DE UMA IMERSÃO 2024-12-09T11:24:57-03:00 Eduardo Elias Wachholtz eduardowachholtz@mx2.unisc.br Markus Brose markus@unisc.br <p>Buscamos conhecer motivações para a recente adoção do orçamento impositivo no município de Venâncio Aires/Rio Grande do Sul. Através de imersão no diálogo com vereadores e lideranças políticas, propomos coletar explicações para esta radical alteração na dinâmica dos processos participativos do ciclo orçamentário. Visamos alcançar três objetivos específicos como preparação para um projeto de pesquisa: revisar o histórico e o contexto que levaram à implementação do orçamento impositivo no município; relacionar a percepção de amostra de gestores públicos, legisladores e representantes da sociedade civil sobre o primeiro período de implementação do orçamento impositivo; e analisar potenciais implicações do orçamento impositivo face à nascente bibliografia nacional</p> 2024-12-09T11:15:16-03:00 Copyright (c) 2024 Eduardo Elias Wachholtz, Markus Brose https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9872 COMÉRCIO INFORMAL E BANALIZAÇÃO DA COMIDA 2024-12-09T11:23:23-03:00 Newton Narciso Gomes Júnior swnewtogomes@gmail.com Olívio José da Silva Filho olivioson@gmail.com <p>Houve um crescimento notável do comércio informal de marmitas em cidades brasileiras recentemente. Um estilo de vida cada vez mais urbano tem gerado uma demanda crescente por refeições fora de casa, não apenas por conveniência ou prazer, mas, por imposição da vida. O consumo de marmitas é uma das expressões dessa realidade, a comida banalizada, precária e o estiolamento da ideia de comensalidade, as pessoas tendem, a cada dia, comerem de qualquer jeito desde que rápido e quase sempre sozinhas. Essa tendência cria um ambiente no qual a alimentação se torna uma mera função utilitária, perdendo sua conexão com a cultura e as relações sociais. O fenômeno do "comer qualquer coisa" ilustra essa dinâmica, evidenciando a redução do conceito de comida e a aceitação de alimentos não referenciados socialmente. Isso representa uma ode ao consumidor individual, ao mesmo tempo em que banaliza a importância e a qualidade da alimentação.</p> 2024-12-09T11:16:33-03:00 Copyright (c) 2024 Newton Narciso Gomes Júnior, Olívio José da Silva Filho