https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/feed Humanidades & Inovação 2024-04-23T08:17:59-03:00 Kyldes Batista Vicente rev.humanidades@unitins.br Open Journal Systems <p>A Revista Humanidades e Inovação, editada pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) - tem por objetivo a difusão de estudos e pesquisas com especial enfoque para a linguagem e processos educativos, comunicação, educação e tecnologia, sociologia e processos de inovação gerenciais, sociais e tecnológicos.</p> <ul> <li class="show"><strong>Qualis/Capes</strong>: B3 em Educação / B3 em Ensino / B5 em Comunicação e informação / B4 em História / B2 em Interdisciplinar / B1 em Linguística e Literatura / B4 em Planejamento Urbano e Regional / Demografia / B4 em Sociologia (Qualis/Capes, 2013-2016) / B2 (Qualis/Capes, 2019-2023).</li> <li class="show"><strong>Área do conhecimento</strong>: Interdisciplinar</li> <li class="show"><strong>Ano de fundação</strong>: 2014</li> <li class="show"><strong>E-ISSN</strong>: 2358-8322 (versão eletrônica)</li> <li class="show"><strong>E-mail</strong>:&nbsp;rev.humanidades@unitins.br</li> <li class="show"><strong>Periodicidade:</strong>&nbsp;Publicação mensal</li> <li class="show"><strong>Editora:</strong>&nbsp;Unitins</li> </ul> https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9608 EXPEDIENTE 2024-04-22T14:47:45-03:00 Leonardo Lamim Furtado leonardo.lf@unitins.br <p>.</p> 2024-04-22T13:17:26-03:00 Copyright (c) 2024 https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9609 EDITORIAL 2024-04-22T14:10:02-03:00 Antonio Carrillo Avelar antoniocarrillobr@hotmail.com Rosani Moreira Leitão rmleitao@ufg.br Maurides Macêdo maurinha1312@hotmail.com Gervasio Montero Gutenberg monteroikoots@gmail.com <p>Este Dossiê é um produto de intercâmbios, articulação e mobilidade acadêmica internacional e interinstitucional e reúne trabalhos inspirados numa série de experiências compartilhadas de educação intercultural em diversos cenários do Brasil e do México com o objetivo de demonstrar o potencial de projetos educativos e pedagógicos de comunidades e instituições que se propõem à promoção da educação a partir da diversidade e de práticas descolonizadoras, através de uma tarefa cultural crítica, como já foi apontado. Assim, esta publicação coletiva pretende também ser um encontro acadêmico entre diferentes instituições de ensino, especialistas e profissionais em formação no campo da educação intercultural, buscando fortalecer uma coluna acadêmica sociocultural com abordagem inter e transdisciplinar, bem como incentivar a construção de metodologias que se constróem e se alimentam na e da diversidade, aqui representada por povos indígenas e afrodescendentes ou pertencentes a comunidades tradicionais brasileiras e mexicanas, mas que também podem inspirar outras experiências em contextos interculturais em geral.</p> 2024-04-22T13:15:16-03:00 Copyright (c) 2024 Antonio Carrillo Avelar, Rosani Moreira Leitão, Maurides Macêdo, Gervasio Montero Gutenberg https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9525 LA EDUCACIÓN AMBIENTAL Y SUS ARTEFACTOS ACADÉMICOS: UN ESPACIO PARA PROMOVER EL PENSAMIENTO REFLEXIVO DE LOS PROFESORES INDÍGENAS 2024-04-22T14:10:22-03:00 Antonio Carrillo Avelar antoniocarrillobr@hotmail.com Lorena Dallara dallaralorena@uol.com.br Arthur Bispo tucobispo@gmail.com Carlos Abs da Cruz Bianchi cacbianchi@gmail.com <p>Este artículo busca describir el trabajo de un grupo de académicos que promueve, analiza y objetiva a través de diversos artefactos didácticos la reflexión crítica en el contexto de una asignatura denominada “Naturaleza, Hombre y Medio Ambiente” como alternativa de una educación ambiental a través de prácticas de formación reflexiva de profesores indígenas en servicio del Núcleo Takinahaky de la Universidad Federal de Goiás. Se enfatiza sobre el análisis y la comprensión sobre los diferentes fenómenos que se viven de manera cotidiana en la sociedad y la naturaleza de las diferentes regiones donde viven los profesores indígenas. El trabajo muestra la observación en el aula a través de las reflexiones que fomentan los profesores. Se emplearon como instrumentos de indagación las entrevistas focales y semiestructuradas con la finalidad de obtener más información sobre el sentido formativo de las diferentes estrategias didácticas empleadas del Área ciencias de la Naturaleza.</p> 2024-04-22T13:19:17-03:00 Copyright (c) 2024 Antonio Carrillo Avelar, Lorena Dallara, Arthur Bispo, Carlos Abs da Cruz Bianchi https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9526 UNA PROPUESTA ALTERNATIVA DE FORMACIÓN DE DOCENTES INDÍGENAS: EL CASO DEL NÚCLEO TAKINAHAKY 2024-04-22T14:10:27-03:00 Arturo Ruiz López rarturol@hotmail.com <p>El Proyecto político-pedagógico para la formación docente indígena en el Núcleo Takinahaky dentro de la Universidad Federal de Goiás (UFG), es un modelo innovador en donde no solo se busca mejorar aspectos pedagógicos sino también tiene fuerte sentido político. Busca darle elementos a los docentes para analizar y reflexionar los problemas sociales, políticos y económicos&nbsp; existentes en las aldeas. En este sentido, al docente se le brinda una formación integral, desde el aspecto pedagógico, recuperando contenidos educativos desde lo local y a partir de temas contextuales; así como la solución de problemas socioculturales y económicos que aquejan su vida cotidiana. De igual forma podemos decir que este modelo rompe con los cánones academicistas prestablecidos en las universidades. Un aspecto importante por considerar es la multidisciplinariedad de los docentes del Núcleo, base para desarrollar de forma transdisciplinar los temas contextuales recuperados de las aldeas. Uno más es la dinámica de las actividades docentes, una desarrollada en aula en la UFG y otra en campo, en las aldeas, recuperando los saberes de los indígenas, de los sabios, de los líderes, a partir de un proceso de investigación, que es otra línea de formación que reciben los docentes indígenas. Culminando con la presentación de la tesis en las aldeas, con la presencia de la comunidad indígena, la participación de las o los sabios, las o los liberes de los pueblos originarios. Tesis que se presenta de manera bilingüe ya que se revalora la lengua y la cultura de los pueblos originarios.</p> 2024-04-22T13:21:07-03:00 Copyright (c) 2024 Arturo Ruiz López https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9530 PROCESOS DE CONSTRUCCIÓN SOCIAL DE LAS LENGUAS INDÍGENAS Y EL PORTUGUÉS A FAVOR DE LA FORMACIÓN DE DOCENTES EN SERVICIO 2024-04-22T14:10:36-03:00 Gervasio Montero Gutenberg monteroikoots@gmail.com Antonio Carrillo Avelar antoniocarrillobr@hotmail.com Mônica Veloso Borges mvborges@ufg.br <p>Este trabajo se escribió como un símbolo de lucha, de resistencia y logro de lo que puede ser, una experiencia de buenas prácticas de enseñanza de las lenguas originarias de Brasil y el portugués. El contexto se circunscribe desde una mirada etnográfica a través del curso denominado Estudio Complementario “Lenguas Indígenas I”, como parte de la organización académica de la Licenciatura en Educación Intercultural del Núcleo Takinahakỹ de Formación Superior Indígena de la Universidad Federal de Goiás (UFG) de Brasil. Aquí, se abordaron los procesos de construcción social de las lenguas originales y el portugués a favor de la formación de “intelectuales indígenas”.</p> 2024-04-22T13:22:31-03:00 Copyright (c) 2024 Gervasio Montero Gutenberg, Antonio Carrillo Avelar, Mônica Veloso Borges https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9531 EL DERECHO A HABLAR LENGUAS INDÍGENAS: HACIA LA REVITALIZACIÓN DEL DI´ZHKE´ EN SAN JERÓNIMO COATLÁN, OAXACA 2024-04-22T14:11:03-03:00 Edgar Pérez Ríos edgarperezrios@gmail.com Erica Yuliana Cárdenas Vera cardenasveraerica@gmail.com <p>La lengua <em>di´zhke´</em> es lo que en castellano se conoce como zapoteco coateco y se habla en algunos municipios de la región Sierra Sur del estado de Oaxaca. Esta lengua, al igual que las 68 lenguas indígenas que se hablan en México, se encuentra en riesgo de desaparición, de manera que el Instituto Nacional de Lenguas Indígenas (INALI) en su catálogo de lenguas en riesgo de desaparición considera que el di´zhke´ se encuentra en “muy alto riesgo de desaparecer”, puesto que tan solo en el municipio de San Jerónimo Coatlán (MSJC) el número de hablantes es de aproximadamente 30 personas de un total de 5537 habitantes. En este artículo daremos cuenta de una iniciativa de revitalización fomentada entre algunos miembros de la comunidad –incluidos las Autoridades Municipales, adultos mayores y nosotros, como estudiantes de Posgrado y miembros de una Red de Formadores en Educación e Interculturalidad para América Latina (Red FEIAL), iniciativa que si bien se encuentra en su fase de inicio nos permite reflexionar acerca de su importancia en términos del derecho que tienen las comunidades a hablar sus lenguas originarias.</p> 2024-04-22T13:24:02-03:00 Copyright (c) 2024 Edgar Pérez Ríos, Erica Yuliana Cárdenas Vera https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9532 EL PROGRAMA DE FORMACIÓN DE DOCENTES EN TIERRAS INDÍGENAS COMO UN ESPACIO DE RESIGNIFICACIÓN CULTURAL: EL CASO DEL PUEBLO GAVIÃO, BRASIL 2024-04-22T14:11:07-03:00 Antonio Carrillo Avelar antoniocarrillobr@hotmail.com Luciana de Oliveira Dias lucianadias@ufg.br <p>Este trabajo analiza la estrategia, denominada tutoría horizontal a través de un taller situado, que se les proporciona a los docentes indígenas en servicio, en sus tierras o lugares de origen. Ellos cursan la licenciatura en educación intercultural, perteneciente Núcleo Takinahaky de formación superior de profesores, el cual forma parte de la Universidad Federal de Goiás (UFG), en Brasil; apostamos que esta propuesta intenta reponer a través de esta modalidad de trabajo aquello que le falta a la universidad tradicional, como es formar a sus académicos y estudiantes en un mismo espacio de formación, es decir, desde el mismo escenario donde van a trabajar. El estudio que aquí se presenta, tiene un carácter exploratorio (Hernández, et. al, 2009), y adoptó una metodología cualitativa de corte interpretativo Erickson F. (1997), que consistió en realizar observaciones participantes a las actividades extracurriculares puestas en práctica en una comunidad Gavião, se apoyó también en la aplicación de entrevistas en profundidad a directivos, docentes y alumnos. La investigación reveló la emergencia de recuperar la formación situada en sus tierras (Díaz Barriga, 1993) como una forma de resolver las tensiones entre una formación enciclopedista y otra hecha a partir de las necesidades reales que viven los docentes en servicio. Este trabajo también muestra, como las actividades académicas realizadas en un taller de formación docente, centrada en fomento del estudio de artefactos culturales (Cole, 1999) de un pueblo originario, pueden ayudar también a enriquecer su patrimonio cultual, y al mismo tiempo consiguen servir como estrategia de articulación con otras culturas. Los artefactos culturales, se consideran un apoyo académico muy importante, porque en su interior se localiza un conjunto de conocimientos organizados y coherentes, que son vitales para su formación socio cultural y afectiva.</p> 2024-04-22T13:25:30-03:00 Copyright (c) 2024 Antonio Carrillo Avelar, Luciana de Oliveira Dias https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9533 INTERCULTURALIDAD Y DECOLONIALIDAD: CONSTRUYENDO UNA ESCUELA PARA/CON LOS AVÁ-CANOEIRO DE GOIÁS (BRASIL) 2024-04-22T14:11:14-03:00 Mônica Veloso Borges mvborges@ufg.br Rosani Moreira Leitão rmleitao@ufg.br <p>El texto analiza el procesos de construcción de una escuela para/con el pueblo Avá-Canoeiro, de Goiás (Brasil), así como la formación de docentes para actuaren en esa escuela, en el marco de la política de educación escolar indígena impulsada por la Secretaría de Educación del Estado de Goiás, en colaboración con la Universidad Federal de Goiás. El trabajo destaca como principales aspectos del análisis: la experiencia de trabajo colaborativo entre las autoras, los Avá-Canoeiro y el equipo técnico del Departamento de Educación; la elaboración de la propuesta pedagógica y las matrices curriculares y sus orientaciones teórico-metodológicas, a partir de los conceptos de interculturalidad y descolonización y de prácticas colaborativas de investigación; la participación de los Avá-Canoeiro como estudiantes y como docentes y la escuela como espacio político para la construcción de autonomía y ciudadanía.</p> 2024-04-22T13:28:35-03:00 Copyright (c) 2024 Mônica Veloso Borges, Rosani Moreira Leitão https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9534 PRÁCTICAS DE INTERNACIONALIZACIÓN Y EL PROCESO DE FORMACIÓN DE INVESTIGADORES INDIGENAS, ENTRE MÉXICO Y BRASIL 2024-04-22T14:11:18-03:00 Antonio Carrillo Avelar antoniocarrillobr@hotmail.com Enrique Francisco Antonio franciscoayuuk88@gmail.com <p>En el marco de los procesos de internalización, presentamos una propuesta académica realizada con estudiantes indígenas de posgrado, realizado en el Núcleo Takinahaky de Formación Superior de Profesores Indígenas de la Universidad Federal de Goiás, Brasil, a través de un proceso de documentación narrativa de experiencias. Nuestra finalidad era comprender a través de relatos de experiencia de estudiantes indígenas, las teorías que subyacen sobre el planteamiento didáctico de un proyecto de vinculación institucional, como práctica de internacionalización binacional. Iniciamos con los desafíos y posibilidades para cambios en la práctica educativa al intentar posibilitar el diálogo de los saberes y cosmovisiones de los pueblos indígenas en cuanto a las demandas contemporáneas de vida intercultural. Así mismo contextualizamos la formación docente en contextos de interculturalidad, destacando las creencias, compromisos sociales y culturales, reflexiones y valoraciones que los docentes expresaron sobre la experiencia académica en que participaron y finalmente consideraciones finales que esbozan algunas derivaciones prácticas sobre esta propuesta formativa y de innovación.</p> 2024-04-22T13:30:24-03:00 Copyright (c) 2024 Antonio Carrillo Avelar, Enrique Francisco Antonio https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9535 ESTUDIANTES INDÍGENAS UNIVERSITARIOS Y DIÁLOGO INTERCULTURAL 2024-04-22T14:11:24-03:00 Leticia Ventura Soriano lsoriano@upn.mx <p>En los últimos dieciocho años, se han acrecentado las estrategias que buscan responder a la escolarización de la población indígena en la educación superior en México. Esto sugiere debatir sobre los retos institucionales, así como los complejos procesos que viven los estudiantes indígenas en la universidad. Las trayectorias de cuatro estudiantes permiten una aproximación a sus experiencias, y reconocer la importancia de generar diálogos interculturales en las instituciones de educación superior.</p> 2024-04-22T13:31:46-03:00 Copyright (c) 2024 Leticia Ventura Soriano https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9536 TIEMPO, ESPACIO E INTERCULTURALIDADES: UN ABORDAJE DESDE LA PERSPECTIVA DE LOS ESTUDIANTES INDÍGENAS DEL CURSO EN EDUCACIÓN INTERCULTURAL DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DE GOIÁS 2024-04-23T08:14:25-03:00 José Guadalupe Mayo Rosado josemayo2003@yahoo.com.mx Elias Nazareno eliasna@hotmail.com <p>El artículo da cuenta de las prácticas docentes durante el desarrollo del tema contextual: Tiempo, espacio e interculturalidades del curso de licenciatura en Educación Intercultural de la Universidad Federal de Goiás - UFG. Se documenta cómo las estrategias didácticas coordinadas por el profesor y por los estudiantes indígenas generan una orientación pedagógica que permite a los asistentes involucrarse a la producción de sus propios conocimientos a partir de los hallazgos derivados de las prácticas y saberes culturales en sus presentes en sus cosmovisiones, en otras palabras, se trata de la percepción en la construcción de concepciones propias acerca del tiempo y del espacio, éste a través de su representación gráfica. En relación al marco teórico que posibilita el desarrollo de la representación, se genera a partir de las aportaciones de Henry Lefebvre (2006); por otro lado y a su vez, en el desarrollo de los conceptos de tiempo y espacio se toman en cuenta las aportaciones consideradas clásicas desde el Occidente, tanto de Aristóteles, Platón, Kant, que se entrelazan con las posturas de la geografía humana para luego, centrarnos con mayor detalle en las aportaciones de Jean Piaget, ya que es uno de pocos investigadores que ha puesto atención&nbsp; de manera más sistemática sobre cómo se desarrolla cognitivamente el concepto de espacio en el ser humano desde su nacimiento así como el papel que juega el proceso de aprendizaje. Estos postulados teóricos son puestos en diálogo con proposiciones del enfoque enactivo y de la decolonialidad, que en muchos sentidos, ponen en entredicho las categorías del pensamiento occidental, cuando aplicadas a los distintos pueblos indígenas brasileños.</p> 2024-04-22T13:33:11-03:00 Copyright (c) 2024 José Guadalupe Mayo Rosado, Elias Nazareno https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9537 QUILOMBOS EN BRASIL: UN ANÁLISIS DE LA IDENTIDAD, DERECHOS Y RECONFIGURACIÓN HISTÓRICA 2024-04-22T14:11:34-03:00 Jéssica Painkow Rosa Cavalcante jessicapainkow@hotmail.com Maurides Macêdo mau-rinha1312@hotmail.com José Alcides Ribeiro lemelite@gmail.com <p>Este artículo explora la formación de la identidad quilombola en la historia de Brasil, basándose en estudios sobre raza y etnia. Además, examina la relevancia de la identidad quilombola como un medio para asegurar derechos, ilustrando este proceso a través de un estudio de caso realizado en el Estado de Tocantins. Es crucial destacar que la redefinición del término “quilombo” en la historiografía antropológica ha desempeñado un papel significativo en la construcción de los derechos de los “remanentes”, según lo establecido en la Constitución Federal de 1988. En el contexto de los estudios étnicos, los cambios comenzaron a ocurrir en las décadas de 1960 y 1970, mientras que en los estudios raciales, las transformaciones comenzaron antes de la década de 1930. Para la elaboración de este artículo, se utilizaron técnicas de investigación bibliográfica, análisis documentales relacionados con procesos judiciales y administrativos, así como la historia oral obtenida a través de entrevistas semiestructuradas en el estudio de caso presentado. El objetivo principal es evidenciar la formación de la identidad quilombola, que trasciende las categorías de raza y etnia, representando una intersección entre ambas. De esta manera, el estudio destaca los efectos resultantes de la redefinición y apropiación del término “quilombo” por parte de los propios quilombolas en el ámbito jurídico.</p> 2024-04-22T13:34:44-03:00 Copyright (c) 2024 Jéssica Painkow Rosa Cavalcante, Maurides Macêdo, José Alcides Ribeiro https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9538 INTERCULTURALIDADES MESPTIANAS: RELATO DA EXPERIÊNCIA DO MESTRADO EM SUSTENTABILIDADE JUNTO A POVOS E TERRITÓRIOS TRADICIONAIS, BRASIL 2024-04-23T08:17:59-03:00 Cristiane de Assis Portela cristiane.portela@unb.br Stéphanie Caroline Nasuti steph.nasuti@gmail.com Mônica Celeida Rabelo Nogueira monicacrnogueira@gmail.com <p>O texto descreve a experiência brasileira do Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais (PPG PCTs-MESPT), uma iniciativa pioneira para a formação, em nível de pós-graduação, de profissionais indígenas, quilombolas, sujeitos oriundos de outros contextos comunitários - no Brasil, abarcados pela categoria Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) - além de profissionais aliadas, sem origem comunitária, que atuam junto a PCTs, em posições institucionais diversas (órgãos do poder executivo e judiciário, organizações da sociedade civil e movimentos sociais). O curso visa à formação de profissionais para o desenvolvimento de pesquisas e intervenções sociais em prol do exercício de direitos, do fortalecimento de processos autogestionários da vida, do território, do ambiente biofísico e de seus bens naturais, da valorização da sociobiodiversidade e salvaguarda do patrimônio cultural (material e imaterial) de PCTs. Este programa de pós-graduação aposta na abertura da universidade para sujeitos originários de povos e comunidades tradicionais, em um espaço considerado por excelência o lugar da produção de conhecimento acadêmico: a pós-graduação. A expectativa é de que formados como pesquisadores, esses sujeitos estejam habilitados a fazerem os trânsitos entre diferentes sistemas de conhecimento e, a partir deles, as seleções e combinações que entenderem prudentes e convenientes. Vale lembrar que a pós-graduação é também o <em>locus</em> mais alto na escala de prestígio da universidade e, portanto, o mais refratário a experimentações e proposições de inclusão social. Então, há algo de potencialmente revolucionário no alçamento desses sujeitos a esse espaço - desde que isso se faça sem a sua total submissão às formas de pensar e fazer da Academia, mas com abertura para experimentações que vão da reinvenção das formas de seleção, de fazer pesquisa e de reconhecer autorias, inclusive, aquelas coletivas.</p> 2024-04-22T13:36:20-03:00 Copyright (c) 2024 Cristiane de Assis Portela, Stéphanie Caroline Nasuti, Mônica Celeida Rabelo Nogueira https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8173 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA 2024-04-22T14:11:46-03:00 Ana Sara Castaman anacastaman@hotmail.com Liliana Soares Ferreira anaililferreira@yahoo.com.br Marcos Jose Andrighetto marcos.andrighetto@iffarroupilha.edu.br <p>A tecnologia digital possibilita produção do conhecimento voltadas a uma formação humana integral, bem como permite versatilidade no trabalho, tanto dos professores quanto dos estudantes, tornando o estudo personalizado, ativo e cooperativo. Assim, este artigo objetiva conhecer sobre o trabalho pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, de modo a refletir sobre como a integração dessas tecnologias contribui para o protagonismo dos estudantes no processo educativo. A partir do fundamento teórico e metodológico da Análise dos Movimentos de Sentidos, o texto está dividido em três seções. Na primeira, apresenta-se o referido fundamento. Após, discorre-se sobre a concepção de trabalho pedagógico adotada. A terceira seção compõe-se de reflexões sobre como o trabalho pedagógico, com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), pode promover o protagonismo dos estudantes. Conclui-se que as TICs fazem parte dos contextos sociais vivenciados pelos sujeitos e não se pode mais desconsiderar este aparato no trabalho pedagógico dos professores.</p> 2024-04-22T13:37:56-03:00 Copyright (c) 2024 Ana Sara Castaman, Liliana Soares Ferreira, Marcos Jose Andrighetto https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8171 O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POR ALUNOS AUTISTAS: UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA 2024-04-22T14:11:51-03:00 George França dos Santos george_franca@yahoo.com.br Héllen Souza Luz hellen.luz@gmail.com Robson Carlos da Silva psirobsoncarlos@gmail.com Simone Lima de Arruda Irigon simonelimadearruda@gmail.com <p>A inclusão escolar é um dos assuntos mais discutidos na contemporaneidade no meio educacional, em que abarcar o aluno em qualquer condição é fator preponderante. A tecnologia auxilia na proposta de cunho inclusivo por meio de aparatos tecnológicos. Nesse cenário, o presente estudo objetiva discutir o papel da tecnologia no processo escolar, a fim de perceber sua contribuição na inclusão de alunos autistas, um dos transtornos mais detectados na área da educação. A metodologia baseia-se em revisão bibliográfica em livros, artigos científicos e legislações pertinentes ao tema, com suporte em sites de busca <em>Google</em> Acadêmico, <em>Scielo</em> e demais, com critérios de inclusão trabalhos publicados nos anos de 2016 a 2021. Nos resultados, constatou-se que ferramentas tecnológicas, como computadores, laptops, aplicativos de celular, entre outros, são extremamente relevantes para a inclusão escolar de alunos autistas.</p> 2024-04-22T13:40:01-03:00 Copyright (c) 2024 George França dos Santos, Héllen Souza Luz, Robson Carlos da Silva, Simone Lima de Arruda Irigon https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8359 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM VIÉS PARA A INCLUSÃO DIGITAL NA EJA 2024-04-22T14:11:56-03:00 Josilene Alves de Aquino josilenealvesaquino@gmail.com.br Silvanis dos Reis Borges Pereira silvanisborges@hotmail.com Neila Barbosa Osório neilaosorio@mail.uft.edu.br <p>A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino para as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudos na idade apropriada. A EJA tem como objetivo garantir o direito à educação e escolarização e integrar o cidadão à sociedade tentando corrigir a exclusão. O artigo traz a temática “tecnologia da informação e comunicação: um viés para inclusão digital na EJA”. O estudo tem como objetivo principal compreender como as tecnologias digitais podem contribuir para a EJA, enquanto modalidade que atenda a educandos trabalhadores e sua inclusão social e digital. Seguido dos objetivos específicos: conhecer o uso das tecnologias e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem; compreender como é feito o uso de TICs nas escolas nas turmas de EJA; entender a inclusão digital na vida dos alunos da EJA como viés. Diante da problemática apresentada: qual a importância da inclusão digital para os alunos da EJA, utilizamos a pesquisa bibliográfica a abordagem qualitativa. O aporte teórico está ancorado em autores, como, Lara, (2010), Miranda (2006), Silva (2010), entre outros. Percebemos que a educação por meio das ferramentas digitais torna realidade o sonho de muitos, possibilitando a atualização voltada ao mercado de trabalho das pessoas que não tiveram oportunidade de estudar quando criança e adentraram mais tarde na escola. Concluímos que EJA é de grande relevância, contribui para sociedade, dando condições ao sujeito na reconstrução do conhecimento e inclusão no mundo.</p> 2024-04-22T13:43:03-03:00 Copyright (c) 2024 Josilene Alves de Aquino, Silvanis dos Reis Borges Pereira, Neila Barbosa Osório https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8413 FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES: PRINCÍPIOS, CONCEITOS E DESAFIOS DAS POLÍTICAS 2024-04-22T14:12:01-03:00 Patrícia Magalhães Teixeira patriciateixeiram@outlook.com Ivonete Barreto de Amorim ivoneteeducadora623@gmail.com <p>O presente artigo intitulado “Formação continuada em serviço de professores: princípios, conceitos e desafios das políticas” faz uma reflexão acerca do percurso das políticas públicas para a formação de professores nas últimas décadas no Brasil. O objetivo geral consistiu em analisar os desafios para a efetivação das políticas públicas de formação de professores nas últimas décadas. Para isso, apresentou-se um breve percurso histórico de formação da profissão docente, discutiu-se as políticas públicas de formação continuada e a reconceitualização da formação de professores em serviço, bem como, os desafios das recentes políticas educacionais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus impactos na formação docente.Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico. As discussões foram subsidiadas por Gatti e Barreto (2009), Gatti (2008; 2009; 2013; 2019), Imbernon (2009; 2010), Nóvoa (2009a; 2009b; 2019), Libaneo (2012), Mororó (2018), Vasconcellos (2010), Minayo (2009) e Costa, Farias e Souza (2020), e outros, os quais embasam as discussões acerca da trajetória da formação docente no Brasil.&nbsp; &nbsp;</p> 2024-04-22T13:44:28-03:00 Copyright (c) 2024 Patrícia Magalhães Teixeira, Ivonete Barreto de Amorim https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8073 PENSANDO A EDUCAÇÃO: TENTATIVA DE ENCONTRAR CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA NO PENSAMENTO DE LÉVINAS 2024-04-22T14:12:05-03:00 Rafael Ludwig rafludwig@furb.br Ivo Dickmann educador.ivo@unochapeco.edu.br <p>A ideia central desta pesquisa é buscar uma nova aproximação entre a ética e a educação através do pensamento levinasiano. Este pensamento nos consegue mostrar novas contribuições e reflexões para contemporaneidade que é marcada por uma profunda crise da unidade da razão e por uma constituição da subjetividade soberana. Evidenciando a época que estamos vivendo, onde se propaga uma grande ideia de indiferença para com o outro, emerge uma problemática de ressignificação e de defesa de um outra modalidade pedagógica, “outro modo de ensino”, que seja baseado numa educação para o acolhimento e para a abertura de um ensinamento fundado na educação para a alteridade. Portanto, a proposta é investigar uma possível contribuição da ética da alteridade para as reflexões e práticas educativas.</p> 2024-04-22T13:46:08-03:00 Copyright (c) 2024 Rafael Ludwig, Ivo Dickmann https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8172 IDEOLOGIA MILITARIZADA E CULTURA DA VIOLÊNCIA NAS COMUNIDADES ESCOLARES DO CONTEXTO AMAZÔNICO 2024-04-22T14:12:10-03:00 Laio Lopes laiolopes22@gmail.com Selma Suely Baçal de Oliveira selmabacal@ufam.edu.br <p>O texto a seguir apresenta uma visão do projeto vigente no âmbito educacional denominado Programa de Escolas Cívico-Militares (PECIM) na Amazônia Legal (AL) tendo como referência a atuação do Estado investindo na gestão compartilhada com as forças armadas e auxiliares para atender as escolas classificadas em áreas de vulnerabilidade social. O PECIM foi implantado em 2020 e alcançou no cenário nacional o número mais expressivo de instituições escolares que decidiram adotar o modelo.&nbsp; Até o final de 2022, a previsão é a implantação de 54 escolas na AL. A concepção pedagógica que privilegia a doutrinação militarizada em áreas de vulnerabilidade social é uma proposta educacional do Estado nacional que expõe os interesses político-ideológicos na região. A análise documental foi a proposta utilizada para extrair informações dos documentos legais que orientam o PECIM dentro de uma abordagem metodológica qualitativa para referenciar os marcos históricos que contextualizam o papel do Estado Nacional numa perspectiva crítico-reflexiva sobre combate à violência nas comunidades escolares e a ascensão da narrativa militar como projeto político educacional.&nbsp;</p> 2024-04-22T13:47:41-03:00 Copyright (c) 2024 Laio Lopes, Selma Suely Baçal de Oliveira https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8175 PRODUÇÕES TÉCNICAS E EDUCACIONAIS DA PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DAS TURMAS TITULADAS NO PERÍODO DE 2019 A 2021 2024-04-22T14:12:16-03:00 Ana Patricia Morais patricia.morais@ufrr.br Umberto Zottich Pereira umberto.zottich@ufrr.br <p>O objetivo deste trabalho é mapear os produtos finais obtidos a partir de dissertações dos cinco Mestrados Profissionais (MP) ofertados pelos Programas de Pós-Graduação Profissional da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Foram analisadas as dissertações de 78 egressos dos programas, identificando-se 126 produtos técnicos e/ou tecnológicos e educacionais. Os resultados alcançados demonstraram através da caracterização, os tipos de produtos que foram gerados pelas dissertações nas linhas de pesquisa de cada programa, relacionando ao nível de ensino em que foi aplicado. Ressalta-se que a maioria dos produtos finais se constitui em mapas temáticos, relatórios técnicos conclusivos, manuais de construção de produtos educacionais e sequências didáticas, <em>folders</em> educativos e informativos em diferentes áreas do ensino, além de apontar que os egressos dos programas voltados para a área da educação produziram mais de um produto final. Torna-se válido identificar e analisar se as produções desses egressos estão tendo aplicabilidade no cenário nacional.</p> 2024-04-22T13:49:05-03:00 Copyright (c) 2024 Ana Patricia Morais , Umberto Zottich Pereira https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8454 DIREITOS DA PESSOA IDOSA E A INCLUSÃO SOCIAL NA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE - POLO PARAÍSO DO TOCANTINS 2024-04-22T14:12:21-03:00 Lizete de Sousa Coelho lizetecoelho@hotmail.com Neila Barbosa Osório neilaosorio@uft.edu.br Luiz Sinésio Silva Neto luizneto@mail.uft.edu.br Marlon Santos de Oliveira Brito marlonoliveirabrito@gmail.com <p>O artigo defende a importância da promoção do direito da pessoa idosa quanto à inclusão social, identificando como a legislação brasileira trata os direitos humanos como espaço de liberdade do idoso para ter uma qualidade de vida. Discute direitos humanos a partir da sua gênese, da legislação que versa sobre os direitos do idoso brasileiro e da criação do polo da Universidade da Maturidade em Paraíso do Tocantins. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e descritiva. Apresenta um aporte teórico dos direitos humanos à pessoa idosa, enquanto agente social. Os resultados trazem o início de um longo caminho de emancipação social do idoso, por meio do polo da UMA em Paraíso do Tocantins. As considerações tecidas elucidam que a Universidade da Maturidade-UMA- é um espaço de representatatividade de direitos da pessoa idosa, sendo um ambiente de ensinar e aprender com as experiências ao longo da vida.</p> 2024-04-22T13:50:41-03:00 Copyright (c) 2024 Lizete de Sousa Coelho, Neila Barbosa Osório, Luiz Sinésio Silva Neto, Marlon Santos de Oliveira Brito https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8117 ENVELHECIMENTO. AVOSIDADE . INTERGERACIONALIDADE: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA 2024-04-22T14:12:26-03:00 Lizete de Sousa Coelho lizetecoelho@hotmail.com Neila Barbosa Osório neilaosorio@uft.edu.br Luiz Sinésio Silva Neto luizneto@mail.uft.edu.br <p>A longevidade humana suscita novos desafios à estrutura social e familiar da população brasileira. A avosidade, indicada como laço de parentesco, que agrega as funções maternas e paternas, se diferencia, desempenhando papel fundamental na formação do sujeito. O objetivo da pesquisa é evidenciar artigos científicos publicados sobre a relação intergeracional de avós e seus netos na contemporaneidade do século XXI. Para ser avó e avô, não se exige idade cronológica, nem mesmo ter grande influência social. Avosidade é determinante na estrutura psíquica da pessoa humana, na qual aparecem os processos de transmissão entre gerações tidos como inconscientes e constituintes de subjetividade. Pessoas que compartilham o mesmo espaço familiar e local apropriado para o processo de transmissão das gerações transgeracional, lugar que intercorre formas de identificar elo entre geriatria e gerontologia, desfrutam de forte influência intergeracional. A ciência aponta que crianças que vivem mais próximas de seus avós criam vínculos mais efetivos e sólidos, são mais inteligentes e sociáveis. A respeito da grandeza contextual &nbsp;&nbsp;e enriquecedora da intergeracionalidade e das relações entre as gerações de avós e netos, buscou-se artigos científicos, livros e resumos publicados nas últimas três &nbsp;décadas, de 1980 a 2021, tendo como base de dados GOOGLE, SCIELO, LAILAS, em que se elegeu 6 artigos, inserindo critérios de inclusão que compuseram o trabalho final sobre avosidade e laços de parentalidade materna e paterna como papel determinante para a formação de sujeito por meio da revisão integrativa da literatura brasileira. Dessa forma, conclui-se que há necessidade de aprofundar o estudo sobre avosidade e expandir a pesquisa sobre o tema no meio acadêmico.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> 2024-04-22T13:52:06-03:00 Copyright (c) 2024 Lizete de Sousa Coelho; Neila Barbosa Osório, Luiz Sinésio Silva Neto https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8041 FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE 2024-04-22T14:12:31-03:00 Érica Pollyana Oliveira Nunes erica.po@unitins.br <p>O presente artigo trata do processo de precarização da formação profissional do curso Serviço Social, ao tecer a discussão macro da educação brasileira, com recorte crítico às investidas neoliberais, que resultam nas contrarreformas da educação, permeadas de estratégias mercadológicas. Este cenário assola o processo formativo do Serviço Social. O estudo por meio de uma revisão bibliográfica e analise de documental da ABEPESS, debate a expressiva inserção da educação a distância no curso do Serviço Social. É auferido como resultado, o aligeiramento da formação que assola o curso e, respectivamente, todo processo de profissional.</p> 2024-04-22T13:53:30-03:00 Copyright (c) 2024 Érica Pollyana Oliveira Nunes https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6871 EXPERIÊNCIA COMO VIA DE COMPREENSÃO PARA UMA PRÁXIS PSICOLÓGICA EM TERRITÓRIO QUILOMBOLA 2024-04-22T14:12:35-03:00 Emanuella Rodrigues Paixão Régis emanuella.rp@hotmail.com Ana Maria de Santana ana.santana@upe.br <p>Trata-se de uma pesquisa cujo objetivo é favorecer subsídios à prática psicológica em comunidade quilombola. É um estudo de natureza qualitativa, alinhada aos pressupostos fenomenológicos existenciais, recorrendo a experiência de psicólogas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Nesse propósito, descreve o contexto e as práticas de assistência em território quilombola; tematiza as Diretrizes da Política Nacional de Assistência Social e procura compreender a experiência de psicólogas, assinalando a atenção psicológica nesse âmbito. Os recursos metodológicos para a coleta dos dados foram: Entrevista Narrativa, Diário de Campo e a Cartografia Clínica. A Hermenêutica Filosófica de Gadamer serviu como postura epistemológica de investigação para a compreensão dos dados. O estudo sinaliza a insuficiência das diretrizes da Política de Assistência que determinam a promoção do cuidado para comunitários quilombolas. Sendo assim, é necessário redimensionar a prática psicológica, uma vez que os quilombos trazem um modo cultural próprio de habitar em coletividade.</p> 2024-04-22T13:55:06-03:00 Copyright (c) 2024 Emanuella Rodrigues Paixão Régis, Ana Maria de Santana https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8085 DA DISCIPLINA À PALAVRA: A PSICANÁLISE NA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO COM ADOLESCENTES NO CONSELHO TUTELAR 2024-04-22T14:12:39-03:00 Géssica da Silva gessica_alves@id.uff.br Luciana Gageiro lugageiro@uol.com.br <p>O artigo é fruto de uma pesquisa cujo objetivo foi pensar e problematizar a atuação do psicólogo no Conselho Tutelar a partir de uma interlocução entre a psicanálise, a educação e a justiça. A pesquisa foi motivada pelas demandas que se apresentam a este profissional, visando subsidiar as ações executadas pelos conselheiros tutelares, sendo muitas vezes convocado para uma atuação pericial ou fiscalizadora. Visa discutir e pensar sobre o risco da burocratização dessa função, que pode corroborar a medicalização e a judicialização de conflitos que se apresentam entre adolescentes e escola, trazendo vinhetas de um caso acompanhado em pesquisa-intervenção orientada pela psicanálise. Propõe que o psicólogo possa operar uma escuta sobre as demandas que lhe chegam, com destaque para os casos de adolescentes encaminhados pela escola ao Conselho Tutelar, que possa incidir sobre o sujeito adolescente em questão com efeitos sobre os impasses no diálogo entre ambas as instituições.</p> 2024-04-22T13:56:34-03:00 Copyright (c) 2024 Géssica da Silva, Luciana Gageiro https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8046 NOTAS DA PSICANÁLISE SOBRE O USO NO NOME SOCIAL NA EDUCAÇÃO: CHAMA-ME PELO MEU NOME 2024-04-22T14:12:45-03:00 Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos douglas.pestana@unifesp.br <p>Observando os pressupostos teóricos psicanalíticos sobre o <em>Inconsciente transferencial e o inconsciente real na Educação e nas escolas, </em>emergiu forte inquietação sobre as relações de gênero no campo educativo onde culminou na produção deste manuscrito. Indo direto ao ponto, foi necessário responder a seguinte pergunta: existe base psicanalítica para refletir a respeito da trans<em>(sexualidade)? </em>Como dissertar sobre um tema considerado <em>“sensível”</em> de se abordar dentro e fora do campo escolar onde existe certo tensionamento com implicações que possibilitem um diálogo produtivo na contemporaneidade? Este manuscrito deseja refletir acerca destes fenômenos.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-04-22T13:58:03-03:00 Copyright (c) 2024 Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8059 ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO: ESTÁGIO NÍVEL SUPERIOR 2024-04-22T14:12:49-03:00 Joslane Soares de Brito Aires ninane17@gmail.com Guilherme Augusto Martins Santos guilhermeaugusto@fasec.edu.br <p>O assédio moral caracteriza uma série de humilhações em graus diferentes e de aspectos difíceis de serem denunciados devido ao medo, represálias e chantagens. A vítima muitas vezes não tem o apoio necessário nem do órgão que estagia e nem dos supervisores que os orienta. A falta de informação e legislação específica dificulta a denúncia, uma vez que a cultura machista impregnada na sociedade gera julgamentos em desfavor da vítima. O estudo é de forma exploratória, pois tem a finalidade de acrescentar conhecimentos, ampliá-los e fazer utilização com eficiência para se obter um resultado eficaz, com uma pesquisa documental e bibliográfica referente a descrição do tratamento legal sobre o assédio moral. O objetivo geral é identificar o assédio moral no âmbito do estágio supervisionado e a importância da denúncia. O Assédio Moral é um quadro que está se apresentando nas relações trabalhistas, bem como nas relações de trabalho não empregatícia, tendo como análise a relação de estágio, uma forma incorreta e desumana de obrigar o cumprimento de obrigações exageradas impostas, os maus tratos, desprezo ou marcantes mudanças psicológicas exigidas no cotidiano.&nbsp;</p> 2024-04-22T13:59:26-03:00 Copyright (c) 2024 Joslane Soares de Brito Aires, Guilherme Augusto Martins Santos https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8120 A LEI É SOBERANA, A DIFERENÇA ESTÁ NA EXECUÇÃO E NA JUSTIÇA DE DECISÃO PARA O RESPEITO AO DIREITO À VIDA 2024-04-22T14:12:54-03:00 Joice Cristina de Paula joicedipaula@hotmail.com Selma Maria Fonseca Viegas selmaviegas@ufsj.edu.br Márcio Eduardo Senta Nogueira Pedrosa Morais marcioeduardopedrosamorais@gmail.com Edilene Aparecida Araújo da Silveira edileneap@ufsj.edu.br <p>Trata-se de uma pesquisa qualitativa, ancorada pelo referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados e pelo referencial teórico do Interacionismo Simbólico, com o total de 25 participantes atuantes na área jurídica. Buscou compreender a execução da Lei na justiça de decisão e no respeito ao direito à vida. Realizou-se a coleta dos dados entre fevereiro e novembro de 2021, com entrevista individual, aberta, sigilosa e registro de memorandos. A análise dos dados seguiu as fases da codificação aberta, axial, seletiva e para o processo, que originou três categorias, este artigo abordará a categoria <em>A Lei é soberana, a diferença está na execução e na justiça de decisão para o respeito ao direito à vida</em>. Os resultados discorrem sobre a importância dos direitos humanos, do cumprimento da legislação, da justiça e do respeito à vida, além da importância da justiça nas decisões e da necessidade de mudança cultural da nossa sociedade.</p> 2024-04-22T14:00:54-03:00 Copyright (c) 2024 Joice Cristina de Paula, Selma Maria Fonseca Viegas, Márcio Eduardo Senta Nogueira Pedrosa Morais, Edilene Aparecida Araújo da Silveira https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9368 ESTUDO DE CASO SOBRE O SERIAL KILLER JEFFREY DAHMER: O CANIBAL AMERICANO 2024-04-22T14:13:00-03:00 Everton Luiz Costa niketonjf@gmail.com Luis Felipe Coêlho Leite luisfelipe_leitte@hotmail.com Douglas Verbicaro Soares douglas_verbicaro@yahoo.com.br <p>O presente artigo tem por objetivo examinar, mediante análise bibliográfica e documental, o cenário do assassino em série Jeffrey Dahmer, bem como a forma vulnerabilidade étnico-social de suas vítimas contribuíram para a perpetuação de seu modus operandi de assassinatos até o momento de sua prisão e julgamento na cidade Milwaukee nos Estados Unidos da América. A violência sexual e os assassinatos foram problemas sociais que ocorreram na cidade de Milwaukee entre o período correspondente entre a década de 80 e início dos anos 90. Diante desse cenário, esse artigo propõe um contexto histórico do caso e uma discussão acerca da violência sexual e dos assassinatos de pretos e homossexuais, que chocou os Estados Unidos ante a magnitude das atrocidades que Jeffrey Dahmer fazia com suas vítimas. Ao final, verificou-se que, houve um descaso das forças policiais da cidade de Milwaukee em não tentar verificar as denúncias realizadas, uma vez que a população era de bairro pobre sendo maioria de negras, homossexuais, travestis, drag queens e prostitutas. A discussão será apresentada a partir de uma abordagem qualitativa em que se analisam dados confiáveis a fim de dimensionar o problema e de revisão bibliográfica, além da análise de fatos noticiados nos meios de comunicação dos Estados Unidos.</p> 2024-04-22T14:02:22-03:00 Copyright (c) 2024 Everton Luiz Costa, Luis Felipe Coêlho Leite, Douglas Verbicaro Soares https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9385 A POSSIBILIDADE DE GESTANTE REMARCAR TESTE DE APTIDÃO FÍSICA: ANÁLISE DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO - STF Nº 1058333/PR 2024-04-22T14:13:05-03:00 Luiz Cariman Salazar salazar.lcs@gmail.com Merian Pereira da Silva meryanrr@gmail.com Douglas Verbicaro Soares douglas_verbicaro@yahoo.com.br <p>Este artigo tem a intenção de discutir acesso ao concurso público de modo isonômico, considerando o fortalecimento do direito à gravidez pela mulher e a possibilidade de remarcação do teste de aptidão física em certames que o exigem. Diante disso, observa-se que para um melhor esclarecimento e entendimento dessa temática, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre as formas de acesso à concurso público e reflexões já pacificadas na doutrina e na jurisprudência a respeito do ingresso na Administração Pública por meio de concurso público e entendimentos sobre a possibilidade de flexibilização de previsão editalícia em favor do princípio da isonomia. Cabe ressaltar, que este artigo usou como fonte de referência a decisão proferida pelo plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a possibilidade de remarcação do teste de aptidão física para a mulher gestante em concurso público da Polícia Militar do estado do Paraná, objeto do<a href="https://stf.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/1105671712/recurso-extraordinario-re-1058333-pr-0002642-1920138160179"> Recurso Extraordinário nº 1058333/PR</a>.</p> 2024-04-22T14:03:49-03:00 Copyright (c) 2024 Luiz Cariman Salazar, Merian Pereira da Silva, Douglas Verbicaro Soares https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7243 SERVIÇOS CONTÁBEIS EM ÉPOCA DE PANDEMIA: DEMANDAS EMPRESARIAIS PARA MANUTENÇÃO DO EMPREGO E RENDA 2024-04-22T14:13:09-03:00 Neurimar Basilio de Sousa Dias neura789dias@gmail.com Maria Aldiléia Silva de Melo maria.a@unitins.br Marcos Aurélio Cavalcante Ayres marcos.a@unitins.br Andrea Pereira da Conceição andrea.pc@unitins.br <p>O período de pandemia da Covid-19 iniciado no ano de 2020 e ainda existente atualmente trouxe diversos problemas de saúde, sociais, econômicos e financeiros para a população em geral. A partir disso buscou proporcionar conhecimentos acerca do processo de adaptação vivenciado por escritórios contábeis neste período. O presente trabalho tem como objetivo identificar como os escritórios contábeis e seus profissionais se adequaram para atender as demandas das medidas decorrentes da pandemia do coronavírus. Para a realização do mesmo, o estudo utilizou-se de pesquisa de campo aplicada junto aos contadores e gerentes de departamento de pessoal dos escritórios no município de Augustinópolis-TO, consistindo ainda em uma pesquisa bibliográfica, sendo descritiva e exploratória com abordagem quali-quantitativa. Diante dos dados obtidos evidenciou-se que houve alta demanda de clientes para a adesão das Medidas Emergenciais no período pandêmico, havendo impactos como alteração na jornada dos profissionais contábeis. através de revezamentos entre os mesmos, necessidade de interpretação da legislação de forma imediata.</p> 2024-04-22T14:05:39-03:00 Copyright (c) 2024 Neurimar Basilio de Sousa Dias, Maria Aldiléia Silva de Melo, Marcos Aurélio Cavalcante Ayres, Andrea Pereira da Conceição https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8032 RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 2024-04-22T14:13:14-03:00 Manoel Bomfim Leite Neto manoel.neto@urca.br Pedro Carlos Silva de Aquino pedrocarlos140698@gmail.com <p>O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada na prática pedagógica, através do ensino remoto nas aulas de Educação Física Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Delineia-se como um estudo descritivo do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa. O campo de atuação para a prática docente foi uma instituição escolar de Ensino Fundamental da rede pública municipal de Crato-CE. A regência do estágio ocorreu remotamente durante o período de quatro semanas. As atividades pedagógicas aconteceram de forma remota, nas quais foram realizadas adaptações para a continuidade do ano letivo. Para isso, foram utilizados recursos tecnológicos no desenvolvimento das aulas, com uso de aparelhos eletrônicos: celulares, computadores, mídias sociais e de comunicação. Os conteúdos propostos e desenvolvidos foram baseados na abordagem da psicomotricidade. Diante da intervenção realizada, o ensino remoto trouxe muitas dificuldades de adaptação para os alunos, os docentes e o estagiário.</p> 2024-04-22T14:07:34-03:00 Copyright (c) 2024 Manoel Bomfim Leite Neto, Pedro Carlos Silva de Aquino