https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/feedHumanidades & Inovação2025-07-31T14:32:52-03:00Kyldes Batista Vicenterev.humanidades@unitins.brOpen Journal Systems<p>A Revista Humanidades e Inovação, editada pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) - tem por objetivo a difusão de estudos e pesquisas com especial enfoque para a linguagem e processos educativos, comunicação, educação e tecnologia, sociologia e processos de inovação gerenciais, sociais e tecnológicos.</p> <ul> <li class="show"><strong>Qualis/Capes</strong>: B3 em Educação / B3 em Ensino / B5 em Comunicação e informação / B4 em História / B2 em Interdisciplinar / B1 em Linguística e Literatura / B4 em Planejamento Urbano e Regional / Demografia / B4 em Sociologia (Qualis/Capes, 2013-2016) / B2 (Qualis/Capes, 2017-2020).</li> <li class="show"><strong>Área do conhecimento</strong>: Interdisciplinar</li> <li class="show"><strong>Ano de fundação</strong>: 2014</li> <li class="show"><strong>E-ISSN</strong>: 2358-8322 (versão eletrônica)</li> <li class="show"><strong>E-mail</strong>: rev.humanidades@unitins.br</li> <li class="show"><strong>Periodicidade:</strong> Publicação bimestral (a partir de junho de 2024)</li> <li class="show"><strong>Editora:</strong> Unitins</li> </ul>https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10861EXPEDIENTE2025-07-31T14:30:45-03:00Leonardo Lamim Furtadoleonardo.lf@unitins.br<p>.</p>2025-07-31T11:02:14-03:00Copyright (c) 2025 https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10862EDITORIAL2025-07-31T14:30:47-03:00Rubens Lacerda de Sárubens.sa@unifesp.brDouglas Abreu Pestanadpestana@usp.br<p>os textos que integram este dossiê trazem à baila discussões urgentes e inescapáveis sobre migração, direitos humanos e as intersecções entre anticolonialidade, gênero, saúde e educação. Em um mundo marcado por deslocamentos forçados, desigualdades estruturais e crises humanitárias — quais projetos necropolíticos engenhosamente arquitetados e insidiosamente oxigenados — os trabalhos aqui elencados destacam a necessidade de repensar caminhos, práticas sociais e marcos teóricos que possam garantir dignidade e inclusão aos migrantes.</p>2025-07-31T11:04:35-03:00Copyright (c) 2025 Rubens Lacerda de Sá, Douglas Abreu Pestanahttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10509A VIOLÊNCIA DE GÊNERO E A BUSCA POR LIBERDADE NAS MIGRAÇÕES FEMININAS2025-07-31T14:30:49-03:00Gabriela Genizele Souza dos Santosgabriela.genizele@unifesp.brThiago Bloss de Araújothiagobloss@gmail.com<p>Considerando o aumento do protagonismo feminino no processo migratório, percebe-se que as mulheres migram em busca de melhores condições de vida, fuga da violência de gênero e a procura em exercer seus direitos plenamente. Desta maneira, objetiva-se analisar os fatores de interseção presentes na migração feminina. Para tanto, procede-se à revisão bibliográfica a partir do arcabouço do feminismo decolonial para discutir a subalternização das mulheres e a influência do sistema de gênero moderno/colonial na manutenção do patriarcado nos países colonizados. As análises apontam para a continua contribuição do colonialismo de gênero neste processo, ao moldar as dinâmicas de violência e opressão, perpetuando desigualdades historicamente engendradas. Conclui-se que a migração é uma estratégia de sobrevivência para essas mulheres diante da violação de direitos e violência praticadas em seu país de origem, as quais carregam as marcas da colonização em sua estrutura de organização social. Desta forma apresenta-se a necessidade da teoria feminista decolonial para uma compreensão crítica deste processo que congrega, ao mesmo tempo, formas de dominação contemporâneas e historicamente engendradas sobre os povos colonizados.</p>2025-07-31T11:08:39-03:00Copyright (c) 2025 Gabriela Genizele Souza dos Santos, Thiago Bloss de Araújohttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10510AUTISMO NO CONTEXTO DE MIGRAÇÃO NO BRASIL: UMA BREVE REFLEXÃO2025-07-31T14:30:52-03:00Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santosdouglas.pestana@unifesp.brMurilo Henrique Ferreira Guedesmurilo.guedes@unifesp.br<p>Este artigo examina os desafios enfrentados por famílias imigrantes no Brasil que cuidam de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A análise aborda barreiras estruturais, instrumentais e linguísticas, destacando a necessidade de programas de apoio culturalmente sensíveis. Além disso, discute-se a interseccionalidade entre a condição migratória e as dificuldades enfrentadas no acesso à saúde e educação inclusiva. Através de uma revisão da literatura, são apresentadas estratégias que visam a ampliação do suporte e a mitigação dos impactos negativos dessas barreiras, enfatizando a importância da inclusão e da comunicação na língua materna.</p>2025-07-31T11:10:08-03:00Copyright (c) 2025 Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, Murilo Henrique Ferreira Guedeshttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10511APORTES TEÓRICOS PARA A MOBILIDADE HUMANA NA AMÉRICA-LATINA E NO CARIBE: PONTOS DE CONVERGÊNCIA2025-07-31T14:30:55-03:00Daniela Dos Santos Caetano d086091@dac.unicamp.brSandra Fernandes Leite sfleite@unicamp.br<p>A mobilidade no mundo é uma prática originária da própria essência humana na convivência em sociedade. Todavia, o colonialismo e suas engrenagens voltadas para a invasão, exploração e hierarquização de sujeitos seja pela racialização e / ou origem provocou uma série de tragédias que ressoam na contemporaneidade. A lógica neoliberal considera as pessoas descartáveis e produz tanto discursos quanto práticas xenófobas, criam-se muros e não pontes, e cada vez mais a ideia de um cidadão global se perde em face dos campos de concentração de refugiados. Assim, interessa vislumbrar aportes teóricos que signifiquem a dignidade e o compartilhamento de território independentemente de uma nacionalidade forjada no seio da violência colonial. Para tanto, buscou-se na pesquisa bibliográfica autores e autoras comprometidos (as) com rupturas da ordem hegemônica, contrapondo-se à ausência de narrativas e problematizações latino-americanas e caribenhas. Como desfecho, observou-se uma potente produção intelectual voltada para a convergência entre povos irmãos.</p>2025-07-31T11:12:00-03:00Copyright (c) 2025 Daniela Dos Santos Caetano , Sandra Fernandes Leite https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10512“ELE É O ÚNICO QUE FALA DA NOSSA TRAVESSIA”: A EXPERIÊNCIA DE CRIANÇAS VENEZUELANAS NO BRASIL 2025-07-31T14:30:57-03:00Maria Luiza Posser Tonettomalu03posser@gmail.comFlávio Santiagosantiagoflavio2206@gmail.comSueli Salvasueli.salva@ufsm.br<p>O artigo reúne pesquisas dos autores sobre a trajetória de crianças venezuelanas em instituições educacionais no Brasil e reflete sobre o reconhecimento dessas crianças como sujeitos ativos, produtores de cultura e participantes do espaço político, desafiando a lógica adultocêntrica predominante nas ciências sociais e humanas. As ferramentas da colonialidade influenciam o controle migratório ao estabelecer critérios rígidos sobre quem pode entrar e permanecer no país, forçando imigrantes a se adequarem a padrões nacionais que negam sua alteridade. Esse processo homogeneiza diferenças, transformando-as em padrões socialmente aceitos. Além disso, a aceitação dos imigrantes é condicionada à sua utilidade econômica, marcando suas trajetórias com segregação, xenofobia, provisoriedade e medo. Portanto, o artigo analisa os atravessamentos raciais, culturais, étnicos e etários que afetam as experiências das crianças venezuelanas no Brasil, frutos de um processo colonial que justifica e perpetua relações hierárquicas.</p>2025-07-31T11:25:53-03:00Copyright (c) 2025 Maria Luiza Posser Tonetto, Flávio Santiago, Sueli Salvahttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9628O PORTUNHOL COMO MATÉRIA DE CONSTRUÇÃO DE SABER MIGRATÓRIO EM DOIS POEMAS DE CRISTINA GUTIÉRREZ2025-07-31T14:31:00-03:00María de Los Ángeles Lugo Colinamarialugo1989@gmail.comWalace Rodrigueswalace@uft.edu.brDernival Venâncio Ramos Júniordernivaljunior@gmail.com<p class="western" lang="pt-BR" align="justify">Neste artigo, objetiva-se estudar o uso do portunhol como uma forma de expressão e criação poética, que deixa entrever os rastros de uma identidade fronteiriça, a qual se faz cada vez mais visível através das diversas manifestações artísticas. Um exemplo disso é a poesia de Cristina Gutiérrez, poeta venezuelana que, em sua recente produção <em>Braziu</em>, tem se atrevido a falar sobre a experiência de habitar não apenas este país, mas também esta língua, da qual procura-se apropriar, não sem fazer um uso subversivo, deslocando e procurando novos significados em palavras cotidianas, porém representativas no dia a dia do sujeito migrante. Este texto apresenta uma análise qualitativa a partir de uma revisão bibliográfica, com base em autores como Ette (2016, 2018), Candido (2008), Zilberman (2012), Bittencourt (1996), Rodrigues (2022) e Perlonguer (1992, 2000), com o intuito de traçar linhas que conduzam à compreensão de uma escrita estrangeira, capaz de tornar audíveis as dinâmicas da atualidade, às quais o leitor pode aceder por meio da literatura. Dessa forma, este trabalho oferece um olhar aproximado a um fenômeno linguístico como o portunhol, que assume dimensões criativas na escrita desta poeta venezuelana.</p>2025-07-31T11:27:35-03:00Copyright (c) 2025 María de Los Ángeles Lugo Colina, Walace Rodrigues, Dernival Venâncio Ramos Júniorhttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10093“PRESERVAR ESSES CORPOS, OS NOSSOS CORPOS, VIVOS E ESQUECIDOS, DENTRO DA OBRA”: COLETIVIDADE VIETNAMITA-AMERICANA GAY NA RETÓRICA DE SOBRE A TERRA SOMOS BELOS POR UM INSTANTE (2019), DE OCEAN VUONG 2025-07-31T14:31:04-03:00Renato Lazaro Leal Gomeslazarorenato99@gmail.com<p><em>Sobre a terra somos belos por um instante </em>(2019), romance de Ocean Vuong (1988-), é o objeto deste trabalho que analisa as estratégias retóricas empregadas pelo protagonista, Cachorrinho, para construir um discurso pessoal que reflete experiências coletivas da sua comunidade vietnamita-americana gay nos Estados Unidos. Isso inclui identificar os elementos lexicais que evidenciem essa retoricidade e descrever quais vivências desse grupo são visibilizadas pela linguagem do personagem. Uma análise textual (Belsey, 2013) foi conduzida incorporando a retórica testemunhal como expressão literária (Sarlo, 2007), o hibridismo (Pelaud, 2011), que investiga interseções socioculturais da identidade vietnamita-americana, e a leitura <em>queer </em>(Stockton, 2023), que examina representações de jornadas não-heterossexuais. As discussões sugerem que a narrativa intimista de Cachorrinho transcende o autobiográfico e que as suas lutas identitárias não são casos isolados. Assim, Vuong constrói um personagem que alcança o objetivo de preservar histórias e corpos que, embora frequentemente esquecidos, continuam a existir.</p>2025-07-31T11:29:07-03:00Copyright (c) 2025 Renato Lazaro Leal Gomeshttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10109 PANDEMIA COVID 19, NO BRASIL E NA COLÔMBIA: UM OLHAR DO MARCO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS2025-07-31T14:31:07-03:00Angie Nicolle Viloria Yepesangieviloria0305@gmail.comMarcelo Antonio Theodorom.theodoro@uol.com.br<p>This article analyzes the response of Brazil and Colombia to the COVID-19 pandemic from the perspective of the international human rights framework. This article begins by presenting the international regulatory framework in response to the Covid-19 pandemic, which is based on a series of instruments and principles established by international organizations and various human rights treaties. These regulatory frameworks seek to protect human rights in the midst of the global health crisis. It is noted that the COVID-19 pandemic has had devastating impacts around the world, including in Brazil and Colombia. As the disease spread rapidly, it became clear that it was not only a global health crisis, but was also affecting human rights and the world economy. It is therefore critical to analyze the response of these countries to the pandemic from the perspective of the international human rights framework. This article examines the situation in Brazil and Colombia during the Covid-19 pandemic, analyzing the response these countries have had during the health emergency within the international human rights framework. It discusses the policies adopted by the governments, economic and social support measures, mobility restrictions and closure of activities. International health protocols for collaboration and fair distribution of vaccines worldwide are also analyzed.</p> <p><strong> </strong></p>2025-07-31T11:31:11-03:00Copyright (c) 2025 Angie Nicolle Viloria Yepes, Marcelo Antonio Theodorohttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10120PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO NA FILOSOFIA DA MIGRAÇÃO: UMA ABORDAGEM ANTICOLONIAL PARA A JUSTIÇA E INCLUSÃO SOCIAL2025-07-31T14:31:11-03:00Marli Polenz Ferreiramarli.ferreira@acad.ufsm.brFrancisco Nilton Gomes de Oliveiranilton@medicina.ufrj.brMarta Ferreira Soaresmarta-ferr@hotmail.com<p>Este artigo analisa criticamente as dinâmicas de exclusão social, vigilância e marginalização que afetam os migrantes, articulando as áreas da psicologia, educação e filosofia da migração sob uma perspectiva anticolonial. A pesquisa tem como objetivo evidenciar como práticas psicoeducacionais e pedagógicas podem contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, fundamentada na justiça social e no reconhecimento da diversidade cultural. Apoiado em uma abordagem qualitativa e na análise crítica do discurso, o estudo baseia-se nas contribuições teóricas de Foucault, Derrida, Di Cesare, Boaventura de Sousa Santos, Freire e Cusicanqui. A investigação ressalta a importância da saúde mental no processo migratório, destacando os impactos das políticas excludentes e a necessidade de práticas educativas que valorizem as identidades dos migrantes. São analisadas experiências internacionais e nacionais de acolhimento e integração, como programas educacionais e de apoio psicológico, que demonstram a eficácia do empoderamento por meio da educação intercultural e do cuidado. Conclui-se que a verdadeira inclusão depende da reformulação de políticas públicas e práticas sociais, que reconheçam os migrantes como sujeitos de direitos e agentes de transformação social. Assim, a psicoeducação torna-se um caminho essencial para romper com os ciclos de exclusão e promover uma integração plena e humanizada.</p>2025-07-31T11:32:26-03:00Copyright (c) 2025 Marli Polenz Ferreira, Francisco Nilton Gomes de Oliveira, Marta Ferreira Soareshttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10116VIDAS MIGRATÓRIAS: UMA ANÁLISE SOBRE A MIGRAÇÃO DO PONTO DE VISTA DOS ROMANCES REGIONALISTAS, DAS ARTES PLÁSTICAS E DO TEATRO2025-07-31T14:31:15-03:00Leonardo Feijoleofeijo28@gmail.com<p>O objetivo deste artigo é refletir sobre as representações do migrante nas produções artísticas — seja na literatura, nas artes plásticas ou no teatro — como figuras marcadas pelo desamparo e pelo deslocamento. A partir da análise de obras clássicas que abordam a experiência migratória, busca-se evidenciar a importância da preservação da memória social de povos rejeitados, com ênfase em sua linguagem, nas narrativas que constroem suas histórias e em seu lugar de fala. Esses elementos são fundamentais para assegurar uma forma de identificação com o próprio “eu” fragmentado pela migração. Nesse processo, as obras de arte e os discursos analisados aqui assumem um papel essencial — não apenas como formas de expressão estética, mas como meios catárticos e sublimatórios capazes de iluminar a atualidade da questão migratória, historicamente vinculada às heranças do colonialismo.</p>2025-07-31T11:33:53-03:00Copyright (c) 2025 Leonardo Feijohttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10140A ESCOLA, A IMIGRAÇÃO E O ACOLHIMENTO: DESVELANDO A “PAISAGEM HUMANA” EM ESCOLAS COM EXPRESSIVA PRESENÇA DE IMIGRANTE2025-07-31T14:31:17-03:00Adriana de Carvalho Alves Bragaandritsena@hotmail.com<p>O artigo tem o objetivo de analisar o fenômeno da migração contemporânea na cidade de São Paulo através da interface Escola, Imigração e História e Cultura Latino-americana. Através de procedimentos de análise documental e de entrevistas com professoras, analisamos como a escola se reorganiza pedagogicamente para acolher os estudantes imigrantes, desvelando as estratégias pedagógicas utilizadas para garantir a visibilidade e a valorização desses estudantes. A documentação escolar e os depoimentos das professoras demonstram como o rosto imigrante é percebido na escola e como essa presença tem o potencial de aprofundar discussões do cotidiano escolar. É possível inferir que a inclusão de temas e conceitos relacionados à imigração se inscreve na demanda apresentada pela própria “paisagem humana” que a escola recebe no contemporâneo. Algumas das ações pedagógicas explicitam o acolhimento e denotam uma aproximação com a perspectiva intercultural, compreendida enquanto ação de transformação social.</p>2025-07-31T11:35:42-03:00Copyright (c) 2025 Adriana de Carvalho Alves Bragahttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10508“PENSE NO HAITI… O HAITI NÃO E AQUI”: HOSPITALIDADE E CARTOGRAFIAS AFETIVAS2025-07-31T14:31:20-03:00Rubens Lacerda de Sárubens.sa@unifesp.br<p>Considerando a necessidade de continuarmos abordando temas relacionados à condição do migrante no Brasil, percebo a relevância de falarmos sobre os migrantes haitianos. Desta maneira, nosso objetivo neste ensaio é mostrar como a filosofia da hospitalidade e a política da amizade derridianas oferecem uma possibilidade teórica bastante suficiente para discussão em tela. Para tanto, procedo à metodologia baseada na cartografia visual com o fito de apresentar e discutir parte das vivências e experiências de dois migrantes haitianos no Brasil. Portanto, a análise das cartografias apontou que ainda carecemos da aplicação dos pressupostos de hospitalidade e amizade incondicionais propostas por Derrida, o que nos permite concluir a urgência do desenho de políticas não somente de recepção e acolhimento mas, também, de possibilitar condições de vida dignas a essas pessoas.</p>2025-07-31T11:38:14-03:00Copyright (c) 2025 Rubens Lacerda de Sáhttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9326UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A LUDICIDADE E A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL2025-07-31T14:31:22-03:00Maria Cristina Campos Saraivacristinamell33@gmail.comJordana Wruck Timmjordanawruck@hotmail.com<p>A ludicidade, compreendida como uma ferramenta didática, e sua importância e relevância em uma perspectiva de aprendizagem significativa são os principais pontos de discussão no presente artigo, o qual objetivou discutir sobre como a ludicidade pode contribuir no processo de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia usada nesse artigo foi a revisão bibliográfica. Concluiu-se que, na etapa dos anos iniciais, as crianças ainda se apropriam das brincadeiras como forma de elucidar o mundo que as cerca. Por meio das atividades lúdicas é possível ter a possibilidade de uma aprendizagem muito mais significativa, que poderá proporcionar à criança a capacidade de desenvolver os fatores cognitivo, psicomotor e social. Para tanto, existe a necessidade de o professor buscar novas formas de trabalhar determinados conteúdos, de forma que a criança aprenda brincando e que esse aprender esteja vinculado ao seu meio social.</p>2025-07-31T11:39:53-03:00Copyright (c) 2025 Maria Cristina Campos Saraiva, Jordana Wruck Timmhttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9777EDUCAÇÃO FÍSICA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENTRE 2016 E 20232025-07-31T14:31:39-03:00Jaubert de Castro Menchikjaubert.menchik@iffarroupilha.edu.brGabriela Brum de Deusgabrielabruum96@gmail.comRenato Xavier Coutinhorenato.coutinho@ufsm.br<p style="font-weight: 400;">A pesquisa teve como objetivo analisar as implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no componente curricular da Educação Física, em artigos publicados no período de 2016 a 2023. Para isso, desenvolveu-se uma análise cienciométrica, com abordagem quantitativa, utilizando os descritores “Educação Física”, “Base Nacional Comum Curricular” e “Educação Básica”. Ao final da análise foram selecionados 25 artigos. A partir da estatística descritiva, pode-se inferir que os trabalhos foram direcionados para toda a Educação Básica, sem priorizar um nível de ensino e tendo como principais temáticas as questões relacionadas às unidades temáticas da BNCC, o papel da Educação Física, os aspectos pedagógicos curriculares e da saúde. Portanto, conclui-se a necessidade de ampliar a discussão sobre a temática, considerando os avanços e a influência da BNCC sobre a prática docente, organização curricular da Educação Básica e Educação Física escolar, fortalecendo o ensino da disciplina a partir da cultura corporal de movimento.</p>2025-07-31T11:41:13-03:00Copyright (c) 2025 Jaubert de Castro Menchik, Gabriela Brum de Deus, Renato Xavier Coutinhohttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9824RESSIGNIFICANDO O MÉTODO DO CASO: PROPOSTA PARA UM ENSINO CRÍTICO-PROBLEMATIZANTE2025-07-31T14:31:57-03:00Everton Rodrigues da Silvaeverton.silva@unifal-mg.edu.br<p>Este artigo visa refletir sobre como (1) transformar o ensino de administração em uma práxis mais afeita ao estímulo do pensamento crítico dos alunos e (2) reduzir a dependência das escolas de administração brasileiras em relação ao conteúdo euro-americano predominante na literatura acadêmica utilizada na formação em gestão. Assim, inicialmente procurar-se-á apresentar seu propósito e perspectiva de abordagem, familiarizar o(a) leitor(a) com as atuais características do ensino brasileiro e, na sequência, despertá-lo(a) para a necessidade de transformar esse processo em um ensino problematizante, utilizando o método do caso. Posteriormente, o texto torna-se predominantemente esquemático, pois a intenção é que os docentes encontrem – além de uma reflexão abrangente sobre o ensino e o método do caso –, um roteiro prático para “começarem já” a produzir seus casos. Estimulado por esse espírito, apresentou-se um caso-exemplo e foram tecidos comentários finais sobre o esforço empreendido.</p>2025-07-31T11:42:34-03:00Copyright (c) 2025 Everton Rodrigues da Silvahttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9529A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O CONTO DE FADAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA2025-07-31T14:32:10-03:00Cícero Gomes Ribeirociceroribeiro@stm.jus.br<p>Este artigo analisa a produção científica sobre contos de fadas, identificando dois enfoques principais: público infantil e adulto. A metodologia consistiu em uma revisão bibliográfica de 26 artigos indexados no SciELO, utilizando as palavras-chave "Conto de fadas" e "Irmãos Grimm". Os resultados revelaram que os contos são frequentemente utilizados como ferramentas auxiliares em diversas áreas, como educação, psicologia e estudos de gênero, sem abordá-los em sua essência literária. Conclui-se que, embora os contos de fadas mantenham relevância social e cultural, a academia tende a empregá-los de forma instrumental, negligenciando análises mais profundas sobre seu universo próprio. O estudo destaca a necessidade de pesquisas que explorem os contos de fadas como objeto central de estudo, valorizando sua riqueza narrativa e simbólica.</p>2025-07-31T11:43:49-03:00Copyright (c) 2025 Cícero Gomes Ribeirohttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9742CONSIDERAÇÕES SOBRE O EU LÍRICO FEMININO ADELIANO NOS POEMAS “COM LICENÇA POÉTICA” E "UM JEITO"2025-07-31T14:32:12-03:00Fernanda de Alcântara Alencarfernanda.alencar@ufnt.edu.brWalace Rodrigueswalace.rodrigues@ufnt.edu.brElizabete Barros de Sousa Limaelizabete.lima@ufnt.edu.br<p align="justify"><span style="color: #00000a;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;"><span style="font-size: medium;">Este artigo traz uma reflexão sobre a figura do eu lírico feminino de Adélia Prado presente nos poemas “</span><span style="font-size: medium;">Com licença poética” e </span><span style="font-size: medium;">"Um jeito". É traçado, primeiramente, um breve resumo da trajetória de Adélia Prado como mulher e escritora, junto a seu contexto histórico e social, e, em seguida, o</span><span style="font-size: medium;">ferecemos um</span><span style="font-size: medium;"> posicionamento da crítica literária da época a respeito do seu lugar na literatura. </span><span style="font-size: medium;">Em seguida, analisamos os dois poemas selecionados p</span><span style="font-size: medium;">or meio d</span><span style="font-size: medium;">e uma </span><span style="font-size: medium;">teoria</span><span style="font-size: medium;"> mo</span><span style="font-size: medium;">dernista e feminista. O objetivo principal </span><span style="font-size: medium;">deste trabalho</span><span style="font-size: medium;"> é buscar as características presentes nos poemas que constroem um eu lírico próprio da autora e d</span><span style="font-size: medium;">ar</span><span style="font-size: medium;"> voz a uma mulher literária que nascia e se desenvolvia à procura de mais espaço em sua época. Nas consideraç</span><span style="font-size: medium;">ões</span><span style="font-size: medium;"> finais, constatamos que Adélia Prado e sua escrita enriquecem o papel da mulher na literatura brasileira, com sua linguagem simples, direta, </span><span style="font-size: medium;">algumas vezes afetada</span><span style="font-size: medium;"> e </span><span style="font-size: medium;">muito </span><span style="font-size: medium;">espiritual, </span><span style="font-size: medium;">fazendo poesia a partir do cotidiano feminino</span><span style="font-size: medium;">. </span></span></span></span></p>2025-07-31T11:45:10-03:00Copyright (c) 2025 Fernanda de Alcântara Alencar, Walace Rodrigues, Elizabete Barros de Sousa Limahttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9589CURUPIRA EN LA CLASE DE ESPAÑOL LENGUA EXTRANJERA (ELE): UN CAUDAL DE POSIBILIDADES2025-07-31T14:32:17-03:00Gracineia dos Santos Araújogracineia@ufpa.br<p>La relación entre literatura de tradición oral y enseñanza de Español Lengua Extranjera (ELE) es bastante reciente, con escasas referencias en el contexto universitario de nuestro país. Por esta y otras razones, tornar posible la presencia de mitos como Curupira en el día a día de nuestras clases, bajo la luz de la didáctica de las lenguas, es importante y necesario. En esta perspectiva, el objetivo de este trabajo es realizar una lectura reflexiva y crítica hacia el ámbito de la enseñanza de ELE en el contexto amazónico, pero también fuera de él, basándonos en aportaciones de autores como Colombres (2016), Araújo (2022), Kopenawa y Albert (2015), Loureiro (2015), entre otros. A través de relatos legendarios sobre el genio tutelar de la selva (Cascudo, 2008; 2010), reconociendo su valor didáctico-educativo, trabajar la literatura tradicional en el aula resulta una tarea sencilla. Por otro lado, es una forma de ubicar a la literatura tradicional en el lugar que se merece, puesto que se trata de una valiosa herencia de nuestros antepasados. Las narraciones orales sobre Curupira son un valioso camino para conocer y disfrutar de muchos de los secretos que guarda la selva, saberes y conocimientos cuyo valor es incalculable.</p>2025-07-31T11:46:36-03:00Copyright (c) 2025 Gracineia dos Santos Araújohttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10321ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA2025-07-31T14:32:20-03:00Dennis Gonçalves Novaisdennis.gn@unitins.brTaynara Logrado de Moraestaynara_logrado@hotmail.com<p>Os Resíduos dos Serviços de Saúde consistem numa fonte de risco tanto para o ambiente como para a saúde da população, devido seu alto poder patogênico. Por essa razão, é muito importante que haja o gerenciamento adequado dos mesmos e a instrução dos profissionais nos estabelecimentos de saúde para o manuseio correto. O objetivo deste estudo foi analisar o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde como clínicas, laboratórios e hospitais conforme a literatura. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com abordagem qualitativa, em produções cientificas publicadas no período de 2009 a 2019. Foram incluídos na revisão integrativa 18 artigos, e seus resultados demonstraram que não há um gerenciamento, e quando há é realizado de forma inadequada principalmente na segregação e tratamento dos resíduos. Os profissionais não possuem conhecimento das legislações acerca do gerenciamento ou classificação, e nem como deve ser realizado o manuseio correto do resíduo.</p>2025-07-31T11:47:54-03:00Copyright (c) 2025 Dennis Gonçalves Novais, Taynara Logrado de Moraeshttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10571DESENVOLVIMENTO E USABILIDADE DE UM APLICATIVO DE AUXÍLIO NO DIAGNÓSTICO DA HANSENÍASE2025-07-31T14:32:23-03:00Dennis Gonçalves Novaisdennis.gn@unitins.brWiliane Freire Pinheirowiliane.freire@hotmail.com<p>A hanseníase é um importante problema de saúde pública, devido ao seu alto poder incapacitante, e apesar do seu diagnostico ser eminentemente clínico muitas vezes seu diagnóstico acontece tardiamente. O objetivo geral desta pesquisa é descrever o processo de desenvolvimento de uma ferramenta, em formato de aplicativo móvel, com funcionalidades voltadas ao suporte no fechamento do diagnóstico da hanseníase. O estudo foi desenvolvido em duas etapas, onde a primeira parte do estudo correspondeu ao desenvolvimento do aplicativo E-Hansen, e a segunda fase, que consistiu na avaliação da usabilidade do aplicativo. O aplicativo proporcionou informações confiáveis sobre os sinais e sintomas, exame físico, diagnóstico e tratamento da hanseníase. Este disponibiliza imagens ilustrativas e textos com linguagem acessível e de fácil compreensão. Ademais, os profissionais consideraram o aplicativo como um dispositivo de fácil utilização, acessível, prático, consistente, bem integrado e de confiança, sendo classificado dentro da escala SUS como melhor imaginável.</p>2025-07-31T11:49:19-03:00Copyright (c) 2025 Dennis Gonçalves Novais, Wiliane Freire Pinheirohttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9227ONDE ESTÃO OS DADOS SOBRE GÊNERO NOS TRANSPORTES PÚBLICOS? UMA ANÁLISE DAS BASES DE DADOS. 2025-07-31T14:32:26-03:00Alice Braune Guerraalicebraune@gmail.comRasiele dos Santos Rasiarasiele.rasia@pet.coppe.ufrj.brMatheus Henrique de Sousa Oliveiramatheus@pet.coppe.ufrj.br<p>A análise dos impactos das questões de gênero no uso do transporte público tem se tornado cada vez mais frequente e essencial para compreender os padrões de deslocamento das mulheres nas cidades. Este estudo tem como objetivo avaliar as bases de dados utilizadas em pesquisas que relacionam gênero e transporte público, bem como analisar a autoria desses estudos e sua distribuição geográfica. A distinção entre bases de dados primárias e secundárias permite identificar quais informações sobre gênero estão disponíveis em pesquisas sobre transporte e quais ainda precisam ser geradas para possibilitar novas análises. Os resultados indicam que a maioria dos estudos opta pelo uso de dados primários, em detrimento dos secundários provenientes de pesquisas nacionais e locais. Do ponto de vista geográfico, a Índia se destaca no cenário asiático pela quantidade de estudos realizados, enquanto os demais continentes, com exceção da Oceania, também estão representados. Em relação à autoria, mais de 80% dos trabalhos contam com a participação de mulheres, porém apenas 23% são produzidos exclusivamente por grupos de pesquisadoras.</p>2025-07-31T11:51:38-03:00Copyright (c) 2025 Alice Braune Guerra, Rasiele dos Santos Rasia, Matheus Henrique de Sousa Oliveirahttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10721OS DESAFIOS PELA IGUALDADE DE GÊNERO2025-07-31T14:32:28-03:00João Nunes da Silvajoao.ns@uft.edu.brLuciana Cândida Martins Ribeirolucianacandidamr@gmail.com<p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify;"><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black; background: white;">O presente artigo discute a luta da mulher pela igualdade de gênero na sociedade brasileira. Destacando os principais problemas enfrentados nesse processo de lutas, conquistas e desafios vivenciados pelas mulheres. </span><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; background: white;">A metodologia apoiou-se na revisão bibliográfica, envolvendo a análise de fontes secundárias, como livros, artigos, documentos, periódicos entre outros relacionados ao tema. O propósito desta pesquisa tem ênfase na verificação da construção da identidade de gênero, quais foram as primeiras conquistas e os principais desafios enfrentados pelas mulheres pela busca igualitária de gênero.</span><span style="font-family: 'Arial',sans-serif;"> </span></p>2025-07-31T11:53:07-03:00Copyright (c) 2025 João Nunes da Silva, Luciana Cândida Martins Ribeirohttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10169INTERSECCIONALIDADE E DESIGUALDADES URBANAS: A REALIDADE DAS MULHERES NAS CIDADES BRASILEIRAS2025-07-31T14:32:31-03:00Lorena de Oliveiralorenadeoliveira03@gmail.comHugo De Oliveirahugodeoliveira03@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho analisa as desigualdades urbanas como fatores interseccionais, gerando diferentes experiências no espaço urbano. A partir do conceito de interseccionalidade, identifica e analisa fatores associados ao viver urbano como discriminações, tais como criminalidade e mobilidade. Utiliza como metodologia a revisão bibliográfica numa perspectiva interdisciplinar e a análise de dados abertos, obtidos por meio de pesquisas quantitativas já publicadas. O trabalho contribui para a persepctiva de que as cidades não são pensadas a partir das particularidades das mulheres, que ainda sofrem com fatores (como jornadas duplas, trabalhos de cuidado e assédio sexual) que fazem com que a cidade não seja um local de pertencimento. Logo, aponta a necessidade de que os espaços urbanos considerem fatores de gênero na formulação de políticas públicas, para além da infraestrutura da cidade, mas sobretudo à produção da cidade, com o intuito de minimizar as discriminações através de uma análise teórica e metodológica da interseccionalidade.</span></p>2025-07-31T11:57:11-03:00Copyright (c) 2025 Lorena de Oliveira, Hugo De Oliveirahttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9828AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS NO ÂMBITO DA POLÍTICA SOCIAL2025-07-31T14:32:33-03:00Jéssica Cardoso Carvalhocarvalhojessica609@usp.brSuiá Omimsuiaomim@uft.edu.br<p>O objetivo deste estudo é compreender o papel do Estado frente às políticas sociais adotadas para as comunidades quilombolas no Brasil. O presente artigo consiste em um estudo bibliográfico acerca da política e da proteção social brasileira aos quilombolas. Há um alinhamento com os estudos epistemológicos que apresentam, primeiramente, o papel do Estado e a política social. Por fim, realiza-se uma abordagem do conceito de “Quilombo” como <em>Ser Social</em>. Com isso, as perspectivas e as cosmologias quilombolas precisam ser compreendidas pelo Estado e pelos agentes de políticas públicas. O debate sobre as comunidades quilombolas precisa se aprofundar no âmbito da política social e requer situá-las cosmopoliticamente.</p>2025-07-31T12:04:16-03:00Copyright (c) 2025 Jéssica Cardoso Carvalho, Suiá Omimhttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10168EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA - O PAPEL DO PROFESSOR NA DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PALMAS2025-07-31T14:32:36-03:00Endiane Rodrigues Feitosa Airesendiane.feitosa@a.catolica-to.edu.brRafael Assunção Godinhorafaelgodinho11@gmail.comValdirene Cássia da Silvavaldirene.silva@catolica-to.edu.br<p>O presente artigo aborda o papel crucial dos professores na desconstrução do racismo estrutural em escolas públicas de Palmas, com foco na promoção da igualdade racial e no desenvolvimento de uma consciência crítica sobre questões raciais entre estudantes. O problema investigado foi como práticas pedagógicas e estratégias implementadas por educadores podem efetivamente contribuir para esses objetivos. Adotou-se uma metodologia descritiva-analítica, predominantemente qualitativa, para explorar as experiências e percepções de professores do ensino médio em diferentes regiões da cidade. A pesquisa incluiu revisão de literatura, entrevistas semiestruturadas e análise documental, permitindo uma compreensão profunda e contextualizada do tema. Utilizou-se o método Prisma para a revisão da literatura, estabelecendo critérios rigorosos para seleção de estudos relevantes, e abrangendo diversas bases de dados. As entrevistas com professores, complementadas pela análise de planos de aula e materiais didáticos, foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo, identificando padrões e temas recorrentes. Os resultados destacam a importância de práticas pedagógicas inclusivas e políticas educacionais que fomentem a igualdade racial. Constatou-se que a formação continuada de professores é essencial para equipá-los com estratégias eficazes no combate ao racismo.</p>2025-07-31T12:05:44-03:00Copyright (c) 2025 Endiane Rodrigues Feitosa Aires, Rafael Assunção Godinho, Valdirene Cássia da Silvahttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10195CARTÃO DE PAGAMENTO DO GOVERNO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES NORMATIVAS FUNDAMENTAIS2025-07-31T14:32:39-03:00Wellington Soares da Costawsc333@gmail.com<p>Baseado no método qualitativo documental-bibliográfico e na interpretação sistemático-dogmática, o Artigo propõe-se a demonstrar o conjunto normativo fundamental referente ao cartão de pagamento do Governo Federal (sigla CPGF), antes denominado cartão de crédito corporativo, também conhecido de maneira restrita como cartão corporativo presidencial e que se fundamenta no princípio jurídico da eficiência. Somente com o conhecimento das normas legais e regulamentares é possível que se iniciem as discussões jurídicas específicas ou os debates multidisciplinares bem fundamentados no Direito vigente. Conclui-se que as possíveis irregularidades cometidas por um agente público não desmerecem a previsão regulamentar do CPGF.</p>2025-07-31T12:07:26-03:00Copyright (c) 2025 Wellington Soares da Costahttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10720ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA, GOVERNANÇA ESG E A CONCRETIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NOS MUNICÍPIOS2025-07-31T14:32:41-03:00José Eduardo Sabo Paesedstron@yahoo.com.brJúlio Edstron S. Santosedstron@yahoo.com.brAna Lucia Brito dos Santosadmanalucia.brito@gmail.com<p>A Administração Pública Contemporânea possui uma longa história, tendo uma das raízes profundas fincadas na antiga atuação do Senado Romano. A Gestão passou por diversas fases como patrimonialista, burocrática e gerencial. Neste momento é necessária uma mudança de mentalidade se consolidando a Governança ESG e também uma cultura digital. O mundo atual conceituado como líquido e também conectado deve oferecer cada vez mais serviços públicos de qualidade.</p>2025-07-31T12:08:07-03:00Copyright (c) 2025 José Eduardo Sabo Paes, Júlio Edstron S. Santos, Ana Lucia Brito dos Santoshttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10171O FORTALECIMENTO DA PRODUÇÃO DE MANDIOCA EM CAROLINA/MA: UMA ANÁLISE SWOT NO CONTEXTO DA AGRICULTURA FAMILIAR2025-07-31T14:32:44-03:00Fernando Silva Limafernando.silva@ifma.edu.brMaria Dos Anjos Rodrigues de Sousachristian.taylon@gmail.com<p>O objetivo geral deste artigo é buscar estratégias para fortalecer a produção de mandioca em Carolina/MA. A metodologia foi dividida em 3 etapas: 1) Coleta de dados; 2) Procedimento metodológico para Análise da Matriz SWOT; e 3) Análise e Discussão. Constatou-se que o município tem potencial para aumentar a produção de mandioca na área, desde que os agricultores aproveitem os pontos fortes e as oportunidades mencionadas neste estudo. Por fim, a hipótese levantada é que, para fortalecer a produção de mandioca entre os agricultores familiares do município, é fundamental que os agricultores se estabeleçam parcerias com agentes públicos e privados locais, especialmente com o poder público local, para superar as dificuldades que limitam a produtividade da mandioca, assim como para ampliar a produção. Entre as conclusões apresentadas, este estudo demonstra que o fortalecimento da agricultura familiar depende do poder público local para expandir a produção de mandioca.</p>2025-07-31T12:09:01-03:00Copyright (c) 2025 Fernando Silva Lima, Maria Dos Anjos Rodrigues de Sousahttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10259CONCEPÇÕES DE PÓS-GRADUANDOS SOBRE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES2025-07-31T14:32:47-03:00José Batista de Souzabatistinhadesouza@gmail.comCarlos Alberto de Vasconcelosgeopedagogia@yahoo.com.brLeandro Silva Moromoroleandrosilva@gmail.com<p>Este trabalho tem como objetivo analisar as concepções de estudantes de pós-graduação sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na formação de professores e na sua prática antes e após a conclusão da disciplina <em>Tópicos II: Pressupostos Teóricos e Práticos em Tecnologias da Informação e Comunicação</em>, ministrada no Curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Como aporte teórico, utilizamos trabalhos que abordam a formação de professores e prática docente, a exemplo de Freire (1996), Pimenta (2000) e Cunha (2001), e sobre TIC, Kenski (2012), Vasconcelos (2021), e Mercado e Gomes (2018). Como metodologia, aplicamos dois questionários a sete estudantes de pós-graduação <em>stricto sensu</em>. Para o tratamento dos dados, fizemos uso da inferência e do referencial teórico inerente ao texto. Como resultados, destacamos que os cursistas chegaram à disciplina com conhecimentos básicos acerca de TIC na formação e na prática docente, algo que foi ampliado significativamente durante as aprendizagens na disciplina. </p>2025-07-31T12:09:54-03:00Copyright (c) 2025 José Batista de Souza, Carlos Alberto de Vasconcelos, Leandro Silva Morohttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9772ECOCANVAS: UM MODELO DE NEGÓCIO PARA UMA ECONOMIA CIRCULAR2025-07-31T14:32:50-03:00Bruna Rodrigues Vazquez Barreirabru.vbarreira@gmail.comLetícia de Oliveiraleticiaoliveira@ufrgs.brDeise de Oliveira Alvesdeiseoliveiraalves@hotmail.comDiego Francisco Dubieladubiella@gmail.com<p>O estudo tem como objetivo propor um modelo de negócios sustentável para um grupo de artesãs do Sul do Brasil. Para fundamentação teoria utilizou-se o modelo de negócios Ecocanvas de Daou et al. (2020). A pesquisa é classificada como bibliográfica e estudo de caso etnográfico sobre um empreendimento de artesãs do sul do Brasil. O estudo identificou que o coletivo de artesãs é um empreendimento circular e solidário visto que suas atividades produtivas pressupõem a interação entre um novo tecido industrial e social. Promovem um consumo mais limpo, próximo e sustentável, com a valorização dos trabalhos artesanais, dos negócios locais, das relações solidárias, cooperativas e comunitárias. Gerando prosperidade, inclusão e unida a uma cultura de respeito ao entorno social-econômico-natural. Conclui-se que a aplicabilidade do Ecocanvas contribuiu como recurso visual estratégico do empreendimento e apresenta de forma prática os aspectos diretamente relacionados com a criação circular de valor em sua produção.</p>2025-07-31T12:10:42-03:00Copyright (c) 2025 Bruna Rodrigues Vazquez Barreira, Letícia de Oliveira, Deise de Oliveira Alves, Diego Francisco Dubielahttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10177RESENHA DO RELATÓRIO Nº 4546344/2024 DA POLÍCIA FEDERAL (INDICIAMENTO DE JAIR BOLSONARO E OUTROS)2025-07-31T14:32:52-03:00Wellington Soares da Costawsc333@gmail.com<p>O Ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), ao decidir sobre a Petição nº 12.100/DF, que concerne ao Inquérito nº 4.874-DF, retira o sigilo dos autos em 26/11/2024 e, assim, permite o acesso público ao Relatório n° 4546344/2024 do Inquérito Policial nº 2021.0044972 (Registro Especial nº 2023.0050897-CGCINT/DIP/PF).</p> <p>Dividido em treze capítulos, o relatório finaliza o inquérito policial instaurado em 26/06/2023 e concluído no dia 21/11/2024. Além de sua indispensabilidade jurídica nos termos da legislação vigente, o relatório também constitui relevante registro histórico, haja vista o indiciamento de autoridades quanto à tentativa golpista que tem como ápice a invasão e a depredação do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal em 08/01/2023.</p>2025-07-31T12:11:33-03:00Copyright (c) 2025 Wellington Soares da Costa