https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/feedHumanidades & Inovação2025-09-19T09:58:53-03:00Kyldes Batista Vicenterev.humanidades@unitins.brOpen Journal Systems<p>A Revista Humanidades e Inovação, editada pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) - tem por objetivo a difusão de estudos e pesquisas com especial enfoque para a linguagem e processos educativos, comunicação, educação e tecnologia, sociologia e processos de inovação gerenciais, sociais e tecnológicos.</p> <ul> <li class="show"><strong>Qualis/Capes</strong>: B3 em Educação / B3 em Ensino / B5 em Comunicação e informação / B4 em História / B2 em Interdisciplinar / B1 em Linguística e Literatura / B4 em Planejamento Urbano e Regional / Demografia / B4 em Sociologia (Qualis/Capes, 2013-2016) / B2 (Qualis/Capes, 2017-2020).</li> <li class="show"><strong>Área do conhecimento</strong>: Interdisciplinar</li> <li class="show"><strong>Ano de fundação</strong>: 2014</li> <li class="show"><strong>E-ISSN</strong>: 2358-8322 (versão eletrônica)</li> <li class="show"><strong>E-mail</strong>: rev.humanidades@unitins.br</li> <li class="show"><strong>Periodicidade:</strong> Publicação bimestral (a partir de junho de 2024)</li> <li class="show"><strong>Editora:</strong> Unitins</li> </ul>https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10886EXPEDIENTE2025-09-11T14:05:39-03:00Leonardo Lamim Furtadoleonardo.lf@unitins.br<p>.</p>2025-09-10T17:11:42-03:00Derechos de autor 2025 https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10922EDITORIAL2025-09-11T14:05:43-03:00Sweder Souzaswedersouza@gmail.comAndréia Rutiquewiskiandreiaruti@gmail.comRosimar Oliveirarosi@unifesspa.edu.br<p>Este Dossiê Temático pretende reunir pesquisas e reflexões que abordem o ensino de línguas na perspectiva do plurilinguismo e da interculturalidade, analisando seus desafios, propostas pedagógicas e implicações para diferentes contextos educacionais, propriamente na formação de professores para a realidade plurilíngue e intercultural. O Dossiê buscará promover discussões sobre como o ensino de línguas pode ser um instrumento para a formação de indivíduos interculturais, capazes de navegar em sociedades multilíngues e multiculturais com competência, empatia e pensamento crítico.</p>2025-09-10T17:17:07-03:00Derechos de autor 2025 Sweder Souza, Andréia Rutiquewiski, Rosimar Oliveirahttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10924FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CRÍTICA: REFLEXÕES SOBRE A DIDÁTICA DO PLURILINGUISMO NO BRASIL2025-09-11T14:05:48-03:00Sweder Souzaswedersouza@gmail.comAndréia Rutiquewiskiandreiaruti@gmail.com<p>O presente artigo discute os caminhos e desafios da formação permanente de professores de línguas no Brasil, com base em uma perspectiva crítica da educação linguística e da didática do plurilinguismo. A análise percorre os fundamentos históricos e epistemológicos da formação continuada, destacando os limites impostos pelas diretrizes da BNC-Formação, e propõe um deslocamento em direção a práticas pedagógicas plurais, democráticas e integradoras. A partir de autores como Paulo Freire (2019 [1996], 2001), Geraldi (2015), Coste, Moore e Zarate (2009), o texto defende a formação docente como um processo contínuo, situado e articulado à realidade sociolinguística dos estudantes. Por fim, argumenta-se que a construção de uma escola plurilíngue exige um professor reflexivo, engajado e crítico, capaz de mediar o ensino de línguas como espaço de justiça linguística e emancipação social.</p>2025-09-10T17:04:42-03:00Derechos de autor 2025 Sweder Souza, Andréia Rutiquewiskihttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10925AS PREDISPOSIÇÕES DE USO DA CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL NA ESCRITA DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LETRAS2025-09-11T14:06:07-03:00Ricardo Rodrigues Coutinhoricardo.coutinho@mail.uft.edu.brKarolayne Lima de Souzalima.karolayne@uft.edu.brVanessa Rosarosa.vanessa@uft.edu.brMário Ribeiro Moraismoraismario@uft.edu.br<p>O artigo possui como objeto de estudo relatórios de estágio produzidos por acadêmicos do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e propõe-se a identificar padrões linguísticos e eventuais variações em relação à norma padrão na aplicação da concordância de número em sintagmas verbais e nominais. Sob a perspectiva da Sociolinguística, aborda, ainda, o impacto da norma padrão no comportamento dos acadêmicos, a escrita do gênero como via de consolidação da identidade docente e a necessidade de intervenções pedagógicas que diminuam o preconceito linguístico associado às estruturas que fogem à norma de privilégio e amenizem a sensação de incompetência linguística em contextos multilíngue e intercultural, como o universitário. De abordagem qualitativa e de procedimento documental, a análise indica que as variações mais frequentes nos relatórios ocorrem em sintagmas nominais e que a inversão entre sujeito e verbo é comum.</p>2025-09-10T17:19:16-03:00Derechos de autor 2025 Ricardo Rodrigues Coutinho, Karolayne Lima de Souza, Vanessa Rosa, Mário Ribeiro Moraishttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10620EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DIANTE DA DIVERSIDADE E DA INTERCULTURALIDADE2025-09-11T14:06:15-03:00Suziane de Oliveira Porto Silvasuziane.porto@hotmail.com<p>Este artigo discute os desafios e as possibilidades da formação de professores de Língua Portuguesa para contextos plurilíngues e interculturais, à luz da Educação Linguística. Em um cenário marcado por desigualdades históricas e silenciamento das variedades linguísticas e culturais dos estudantes, defendemos uma formação docente que vá além da prescrição normativa da língua, reconhecendo a diversidade como valor formativo e político. Fundamentados em autores como Freire, Bagno, Bortoni-Ricardo, De Mauro, Antunes, Koch e Marcuschi, realizamos uma análise teórico-reflexiva de documentos oficiais (PCNs e BNCC), de propostas formativas e de práticas pedagógicas documentadas em pesquisas acadêmicas. Os resultados indicam que, embora os documentos normativos reconheçam a variação linguística, ainda prevalece uma abordagem superficial e desarticulada da diversidade nas orientações curriculares. Além disso, a formação inicial e continuada de professores muitas vezes reforça o ensino da norma-padrão como única forma legítima de expressão linguística. Por outro lado, destacamos experiências pedagógicas que evidenciam a potência de práticas de letramento crítico, valorização da oralidade e mediação intercultural. Concluímos que a consolidação de uma política linguística emancipatória na escola pública exige reformas curriculares, investimentos na formação docente e o fortalecimento de redes pedagógicas comprometidas com a linguística e com a construção de uma educação democrática.</p>2025-09-10T17:21:11-03:00Derechos de autor 2025 Suziane de Oliveira Porto Silvahttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10618ALFABETIZAÇÃO PÓS COVID-19: IMPACTOS E REFLEXOS PARA ALUNOS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO2025-09-11T14:06:20-03:00Dorivan Vieira Bezerradorivanvieira2021@gmail.comMariany Almeida Montinomariany.am@unitins.brAmanda Pereira Costaamanda.pc@unitins.brJanaína Senemjanaina.s@unitins.br<p>O presente trabalho tem por objetivo trazer uma discussão sobre o processo de alfabetização sob o prisma pós-pandêmico. No âmbito escolar, muitos estudantes no Brasil foram deixados à margem do sistema educacional, em grande parte devido à impossibilidade de acessar bens culturais que são produzidos e desfrutados por poucos privilegiados. Os processos de escolarização passaram por desafios significativos devido à pandemia de Covid-19. Entre estes desafios, observa-se o impacto negativo no processo de alfabetização de crianças pequenas nos primeiros anos de escolaridade. A tarefa de alfabetizar e usar tecnologias digitais tornou-se um obstáculo da noite para o dia para escolas, professores, pais ou responsáveis e, mais importante, para as próprias crianças. Estes obstáculos deveram-se às dificuldades de domínio da tecnologia, aos encargos financeiros impostos às famílias para terem acesso às redes sociais e aos desafios de obtenção dos equipamentos necessários para participar no processo de escolarização online que continuou durante dois anos durante a pandemia. A metodologia adotada nesta pesquisa é de natureza básica, do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, que visa compreender o cenário da alfabetização pós-pandemia, levando em consideração as práticas pedagógicas, com foco na recuperação das lacunas de aprendizagem, no uso adequado das tecnologias educacionais, na promoção de ambientes de leitura e escrita mais interativos e na revalorização das interações presenciais.</p>2025-09-10T17:23:13-03:00Derechos de autor 2025 Dorivan Vieira Bezerra, Mariany Almeida Montino, Amanda Pereira Costa, Janaína Senemhttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10639CONTEXTOS PLURILÍNGUES NA FRONTEIRA BRASIL - BOLÍVIA: FORMAÇÃO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CORUMBÁ - MS2025-09-11T14:06:24-03:00Tarissa Marques Rodrigues dos Santostarissamarques@gmail.comPatricia Teixeira Tavanopatricia.tavano@ufms.brSuzana Vinicia Mancilla Barredasuzana.mancilla@ufms.brMariana Vaca Condemariana.conde.777@hotmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo objetiva discutir as políticas linguísticas voltadas ao ensino de Língua Estrangeira Moderna - Espanhol e a formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino, no contexto plurilíngue da fronteira Brasil-Bolívia, com foco na cidade de Corumbá-MS. Propõem-se investigar as políticas linguísticas relacionadas ao ensino de espanhol e apresentar encaminhamentos para a formação continuada, com base em perspectivas interculturais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com análise de documentos oficiais e revisão bibliográfica. Os resultados apontam a necessidade de políticas públicas voltadas à formação docente para o enfrentamento das demandas linguísticas e interculturais da região de fronteira. Conclui-se que a formação continuada, quando articulada às políticas linguísticas voltadas às regiões fronteiriças, atendendo suas singularidades, contribui para construção de práticas pedagógicas equitativas e interculturais. </span></p>2025-09-10T17:25:08-03:00Derechos de autor 2025 Tarissa Marques Rodrigues dos Santos, Patricia Teixeira Tavano, Suzana Vinicia Mancilla Barreda, Mariana Vaca Condehttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10642HUMOR SURDO NA EDUCAÇÃO BI/PLURILÍNGUE: PROVOCANDO POSSIBILIDADES2025-09-11T14:06:28-03:00Maria Kérsia da Silva Douradomaria.dourado@ufrn.brLaralis Nunes de Sousa Oliveiralaralis.ufrn@gmail.com<p>No presente artigo, é discutida a importância da incorporação do humor nas práticas pedagógicas da educação bi/plurilíngue de surdos brasileiros. O exercício de reflexão sobre esse tema surgiu das provocações feitas no componente curricular “Educação de Surdos: conceitos, políticas e práticas”, cursado pelas autoras em 2024. Metodologicamente, o propósito do texto é cumprido de modo alinhavado, com textos teóricos de estudiosos sobre humor e riso, a concepção de educação bi/plurilíngue de surdos discutida na disciplina, e declarações feitas por surdos participantes da competição <em>Humor SurDau</em>, transmitida ao vivo pelo YouTube, no canal “Festival Despertacular” durante a pandemia de covid-19. A pesquisa conclui, a partir das reflexões realizadas, que a compreensão e a assunção do humor como prática pedagógica e cultural são capazes de favorecer a apropriação da Libras e a inserção dos alunos surdos na cultura surda, promovendo experiências educativas mais engajadas, expressivas e significativas.</p>2025-09-10T17:26:54-03:00Derechos de autor 2025 Maria Kérsia da Silva Dourado, Laralis Nunes de Sousa Oliveirahttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10926PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS EM SALAS INCLUSIVAS NO CARIRI CEARENSE2025-09-11T14:06:31-03:00Lidiane Cristina Coelhocoelholidiane2012@gmail.comJuscelino Francisco do Nascimentojuscelino@ufpi.edu.br<p>No decorrer dos últimos tempos, a comunidade surda vem se mobilizando em todo o território nacional na luta pela defesa de uma educação equitativa de qualidade para as crianças surdas. Nesse prisma, a Educação Inclusiva vem passando por mudanças e transformações no que se refere à permanência do aluno surdo na escola. Pensando nesse aluno surdo que se faz presente em um ambiente escolar de ouvintes, objetivamos, nessa pesquisa, analisar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos do Ensino Fundamental Anos Finais em salas inclusivas na rede pública de ensino localizadas em Juazeiro do Norte – CE. Diante desse contexto, nos deparamos com uma lacuna existente em relação a materiais reducionistas, conteúdos educacionais desenvolvidos, capacitação de professores e métodos pedagógicos visuais para o surdo. Para nos fundamentar nesta pesquisa, nos respaldamos em autores como Campelo (2007), Skliar (1999), Lacerda (2011), Perlim e Strobel (2008), dentre outros. Quanto à metodologia, seguimos uma abordagem qualitativa, em uma pesquisa exploratória com base em autores como Gil (2002) e Mazucato (2018), a partir de instrumentos específicos de análise descritiva como uma entrevista aplicada junto aos participantes. Para a geração de dados, faremos uma entrevista aberta com quatro professores que trabalham na rede pública de ensino no atendimento aos alunos surdos. Nesse sentido, a análise nos fará refletir sobre a educação do surdo em escolas públicas em turmas inclusivas, na preparação de materiais didáticos, além de contribuir para a formação continuada de professores, pedagogos e profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Como resultado desta pesquisa, foi desenvolvido um e-book em Libras, voltado para os professores ouvintes, com o propósito de preconizar a comunicação professor-aluno em sala de aula.</p>2025-09-10T17:28:31-03:00Derechos de autor 2025 Lidiane Cristina Coelho, Juscelino Francisco do Nascimentohttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10927AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS IMPLICAÇÕES DISCURSIVAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR2025-09-11T14:06:36-03:00Marcos Vinícius Bernardino da Silvamarcos.bernardino@upe.brSilvio Nunes da Silva Júniorsilvio.nunesj@upe.br<p>Este estudo analisa as concepções de linguagem presentes em atividades do livro didático (LD) de Língua Portuguesa para os anos finais do ensino fundamental, discutindo suas implicações para a formação docente. Adota-se a pesquisa documental como método, tendo como corpus uma atividade de um LD aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A fundamentação teórica articula quatro concepções de linguagem – como expressão do pensamento, instrumento de comunicação, forma de interação e processo de formação – com base em autores como Volóchinov (2017) e Geraldi (1984). A análise evidencia que predomina a concepção de linguagem como comunicação, em detrimento de abordagens mais dialógicas e interativas. Conclui-se que é necessário rever os materiais didáticos, de modo a incorporar a concepção de linguagem como interação, valorizando a diversidade discursiva e incentivando a participação ativa dos alunos em práticas significativas de comunicação, favorecendo, assim, uma formação mais crítica e reflexiva dos estudantes.</p>2025-09-10T17:30:14-03:00Derechos de autor 2025 Marcos Vinícius Bernardino da Silva, Silvio Nunes da Silva Júniorhttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10928A LITERATURA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/LEITORES INDÍGENAS2025-09-11T14:06:40-03:00Olívia Aparecida Silvaanegs@unifesspa.edu.brJane Guimarães Sousaanegs@unifesspa.edu.brElizete Guimarães Kambebaanegs@unifesspa.edu.br<p>A presente pesquisa tem como pretensão discutir a literatura como instrumento para despertar o gosto pela leitura, ampliar o vocabulário e estimular o processo de compreensão e interpretação dos textos para a formação inicial de professores/leitores indígenas. Observa-se no Curso de Letras/FALED- UNIFESSPA, em São Félix do Xingu- PA, a dificuldade dos alunos (professores em formação inicial) indígenas no domínio da Língua Portuguesa, enquanto segunda língua. Acredita-se que a leitura de textos literários possibilitará o conhecimento das estruturas linguísticas da língua Portuguesa e suas relações de sentido e, assim, favorecer maior autonomia ao discente indígena diante do conhecimento. A relação precisa entre a palavra e o seu significado será estimulada pela leitura e a interpretação de textos literários. Tal preocupação resultou em um projeto de ensino, que recorre à literatura como uma forma de tentar superar as dificuldades encontradas pelos alunos indígenas (futuros professores) em relação à língua portuguesa, vinculado ao Programa de Ensino e Apoio a Permanência dos Acadêmicos Indígenas do Instituto de Estudos do Xingu - PEAPIIEX. É interessante observar que os estudantes/professores em formação inicial, em geral, têm dificuldades em ler corretamente, compreender e interpretar o texto lido, não apenas o discente indígena, o que tem levado às escolas a ofertarem oficinas para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos na educação básica. Em relação aos indígenas, deve ser considerada a dificuldade em se adaptarem a uma nova estrutura de língua muito mais complexa que a língua materna. O fator cultural, a metodologia aplicada no ato de repassar o conhecimento também contribui para que o aluno na graduação se sinta diante de um desafio maior. Acredita-se, ainda, que para despertar o gosto pela leitura na formação inicial desses professores/estudantes indígenas deve-se levar em conta como será o encontro entre o leitor e o texto, procurando sempre estabelecer uma relação dele (leitor), texto e o mundo. Para tanto, recorrer-se-á a textos teóricos sobre leitura que possam contribuir com as discussões suscitadas.</p>2025-09-10T17:32:42-03:00Derechos de autor 2025 Olívia Aparecida Silva, Jane Guimarães Sousa, Elizete Guimarães Kambebahttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10929PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL EM AMBIENTE DIGITAL NA COREIA DO SUL E NO JAPÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE CURSOS AUTOFORMATIVOS PARA FALANTES DE LÍNGUAS DISTANTES2025-09-11T14:06:46-03:00Alexandre Ferreira Martinsalefemartins@hufs.ac.krSora Limangelalim@hufs.ac.kr<p>Este estudo consiste em uma análise comparativa de cursos online de português como língua adicional (PLA) em nível básico na Coreia do Sul e no Japão. O objetivo é compreender o <em>design</em> desses cursos autoformativos para falantes de línguas distantes, contribuindo para a formação docente e o aprimoramento de iniciativas da mesma natureza. Foram analisados os cursos <em>Português Pré-A1</em> e <em>Português A1</em>, desenvolvidos pela Universidade Hankuk de Estudos Estrangeiros (HUFS), na Coreia do Sul, e o curso de português dos <em>Módulos de Idiomas da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio</em> (TUFS), no Japão. A análise seguiu três dimensões principais: i) o <em>design</em> digital dos cursos; ii) os pressupostos teóricos; e iii) a adequação à modalidade a distância, conforme Bulla (2014) e Timboni (2018). Observou-se tentativas de contextualização, mesmo que sem documentos autênticos, por meio de funções comunicativas cotidianas e ênfase na compreensão oral e escrita de situações simuladas, além de estratégias didático-pedagógicas para lidar com as línguas de socialização dos aprendizes.</p>2025-09-10T17:35:51-03:00Derechos de autor 2025 Alexandre Ferreira Martins, Sora Limhttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10132“MARIA” (2015), DE CONCEIÇÃO EVARISTO, E A REPRESENTAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NEGRA E POBRE2025-09-11T14:06:51-03:00Caio Correia dos Santos Quinacaioquina@gmail.comCilene Margarete Pereiracilene.margarete.pereira@gmail.com<p>Este trabalho, de natureza teórico-analítica, reflete sobre a violência contra a mulher negra e pobre representada no conto “Maria”, de Conceição Evaristo, publicado em <strong>Olhos d´água </strong>(2015). Maria é uma trabalhadora doméstica, mãe solo, que, ao voltar para a casa depois de mais um dia de trabalho, é linchada por um grupo de pessoas que a associam a um assalto ocorrido dentro do ônibus, no qual o pai de seu filho mais velho (a quem ela não via há muito tempo) toma partido. Para a discussão do conto, serão mobilizados alguns referenciais teóricos (Saffioti, 1987; 2013; 2015; Teixeira, 2021; Nascimento, 2019; Gonzalez, 2020, entre outros) que apontam que o controle sobre um grupo formado por mulheres e população negra foi determinado pelo processo de colonização, escravocrata e patriarcal, no qual fator racial, de gênero e de classe condicionou um processo de violência e exclusão social, afetivo, material e moral.</p>2025-09-10T17:39:38-03:00Derechos de autor 2025 Caio Correia dos Santos Quina, Cilene Margarete Pereirahttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10188ENTRE A LÍNGUA E A FALA SAUSSURIANAS: ESPAÇO DE SURGIMENTO E DESDOBRAMENTOS DAS TEORIAS FUNCIONALISTAS, ENUNCIATIVAS E DISCURSIVAS NO CAMPO DA CIÊNCIA LINGUÍSTICA2025-09-11T14:06:54-03:00Lavoisier Almeida dos Santoslavoisierdealmeida@hotmail.comJuliana Tereza de Souza Lima Araujojtslima@gmail.com<p>O presente artigo tem por objetivo, a partir da história das ideias linguísticas, problematizar os limites e as possibilidades do corte epistemológico operado por Ferdinand de Saussure para o estabelecimento da Linguística no campo das ciências humanas e sociais. O mestre genebrino, no intuito de garantir o estatuto de cientificidade da Linguística moderna, estabeleceu o objeto desta dicotomizando língua e fala, sistema e uso. Defende-se, pois, que, ao estruturar os estudos linguísticos, elegendo a língua/sistema em detrimento da fala/uso, Saussure (2012) não somente operou o corte que instituiu a Linguística como ciência mestra das ciências humanas e sociais, mas também excluiu do campo da cientificidade o sujeito e, juntamente com ele, a história e a ideologia, abrindo, assim, uma fissura no campo dos estudos linguísticos. Aponta-se, como resultado central da reflexão, que, no projeto teórico saussuriano, o espaço existente entre a Língua, enquanto sistema, e a Fala, enquanto uso concreto da linguagem que abre espaço para essa referenciação da realidade histórica, é o <em>lócus </em>propício/necessário para o surgimento dos Funcionalismos linguísticos e das Teorias enunciativas e discursivas. Entende-se, pois, que, em alguma medida, todas essas vertentes teóricas emanaram do esforço epistemológico de se compreender como se processa, na esteira da ciência linguística e - de forma mais ampla – no bojo das ciências humanas e sociais, a passagem da língua para fala, do sistema para o uso, da abstração teórica para a concretude histórica das práticas linguísticas dos humanos em sociedade.</p>2025-09-10T17:41:43-03:00Derechos de autor 2025 Lavoisier Almeida dos Santos, Juliana Tereza de Souza Lima Araujohttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10255ANÁLISE MULTISSISTÊMICA FUNCIONALISTA-COGNITIVISTA DA CONSTRUÇÃO LINGUÍSTICA “LIVRE PARA TODOS PÚBLICOS”2025-09-11T14:06:58-03:00Joselias da Costa Matosjoselias.matos@uemasul.edu.brSilvânia Aparecida Alvarenga Nascimentoaparesilvania5@gmail.comLarissa de Farias Silveiralarissa.silveira@uemasul.edu.brMaria Célia Dias de Castromaria.castro@uemasul.edu.br<p>Este trabalho objetiva investigar se há incorreção gramatical e/ou mudança de sentido em função da ausência do artigo <em>os</em> na sentença <em>Livre para todos públicos</em>, veiculada recentemente em rede nacional, em um canal de televisão aberta. As análises consideraram as propriedades sintáticas e semânticas de cada um dos especificadores envolvidos, à luz da teoria multissistêmica funcionalista-cognitivista. As discussões estão embasadas em: Neves (2012), Braga et al. (2015), Castilho (2015), Bechara (2015), Castilho (2016) e Perini (2016). Os resultados apontam para a construção de uma estrutura sintaticamente adequada e semanticamente compreensível, ainda que não seja a mais usada pelos falantes do português brasileiro.</p>2025-09-10T17:43:37-03:00Derechos de autor 2025 Joselias da Costa Matos, Silvânia Aparecida Alvarenga Nascimento, Larissa de Farias Silveira, Maria Célia Dias de Castrohttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10194O IMPACTO DAS BOLSAS DE ESTUDO NO ACESSO E DESEMPENHO DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE LETRAS E PEDAGOGIA DA UNITINS2025-09-11T14:07:02-03:00Eliene Rodrigues Sousaeliene.rs@unitins.brMichelle Rafaela Duarte Milhomem michellerafaela282@gmail.com<p>As bolsas de estudo influenciam diretamente a decisão de jovens de baixa renda para ingressar na universidade. A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) possui um programa de concessão de bolsas para promover o acesso à educação superior e aprimorar o desempenho acadêmico dos estudantes. O objetivo deste trabalho é investigar como as bolsas impactam a decisão dos acadêmicos de permanecer na instituição. Além disso, pretende-se avaliar a percepção dos estudantes sobre as bolsas a partir de fatores como motivação e resultados acadêmicos. É uma pesquisa quanti-qualitativa. Espera-se que este estudo demonstre os impactos positivos das bolsas de estudo na vida dos acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia da Unitins. Destaca-se a importância contínua dos programas de bolsas como valiosa ferramenta para promover o acesso equitativo ao ensino superior e transformar a vida dos acadêmicos beneficiados.</p>2025-09-10T17:46:18-03:00Derechos de autor 2025 Eliene Rodrigues Sousa, Michelle Rafaela Duarte Milhomem https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10079A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL: UM BREVE RELATO DA HISTORICIDADE AO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO BRASILEIRO2025-09-11T14:07:05-03:00Luciano Dias Delfinolucianod56@gmail.comSimone Cabral Marinho dos Santossimonecabral@uern.brJosé Raul de Sousaraul.sousa123.rct@gmail.com<p>O presente artigo é parte integrante da dissertação de mestrado intitulado Pós-Graduação <em>Stricto Sensu</em> no Semiárido Potiguar a busca pela superação da assimetria regional: Um Estudo na Uern/<em>Campus</em> Pau dos Ferros (RN), evidenciando o atual cenário dos Programas de Pós-Graduação <em>Stricto Sensu</em> no Brasil vem passando por distintas mudanças no decorrer dos anos. Partindo dessa premissa, neste ensaio apresentamos a historicidade das pós-graduação <em>stricto sensu</em>, com bases nos moldes europeus na década de 1940, avançando na da década de 1960, por meio de um convênio com a Fundação Ford, na área de Engenharia, assim, surgiu a Comissão Coordenadora dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE), quando houve a criação de cursos voltados para as pós-graduações nas áreas supracitadas, passando, assim ao início de seu processo de surgimento e fixação no Brasil, até os dias atuais. De natureza qualitativa, a pesquisa tem um caráter teórico, a partir do embasamento de teóricos e estudiosos como Brasil (2018), Balbachevsk (2005), Hostins (2006), Kuenzer e Moraes (2005), Minayo (2001), Moritz e Melo (2011), Pádua (2004), Richardson (2011), Santos (2003), Silva (2010). Assim, está fundamentada por meio de documentos de órgão de fomento CAPES, CNPQ, MEC, artigos e revistas com validade no meio acadêmico, como também, Decretos, Estatutos e Leis que embasam e avaliam as pós-graduações brasileiras, estes que caracterizam os processos de transformações do referido Ensino. Os estudos evidenciam que a pós-graduação galgou de maneira significativa quanto ao seu quantitativo, marcando história na educação brasileira. Percebemos ainda que as transformações durante os anos contribuíram, significativamente, para criação de novos programas e cursos nas diferentes regiões brasileiras e, consequentemente, oportunizando a qualificação para o mercado de trabalho, apesar de se manter concentrado nas regiões sul e sudeste.</p>2025-09-10T17:48:00-03:00Derechos de autor 2025 Luciano Dias Delfino, Simone Cabral Marinho dos Santos, José Raul de Sousahttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10111TEORIA E PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DE UM PROJETO INTEGRADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (PERCURSO PERFORMA)2025-09-11T14:07:09-03:00Alena Rizi Marmoalena.marmo@univille.brGabriela Kunz Silveiragabikunz@gmail.comRafael Mendonçarafael@ipz.org.br<p>Este artigo apresenta os resultados do Performa, um projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão da Universidade da Região de Joinville (Univille) que engloba, interdisciplinarmente, as áreas da Psicologia, Artes Visuais, Direito e Letras. Por estar vinculado ao estágio de psicologia educacional do curso de Psicologia, o Performa, inicialmente, era um percurso formativo continuado com professores da rede básica de educação. Em 2022, o projeto ampliou seu público e começou a trabalhar com discentes do ensino médio, posteriormente também se vinculando às clínicas jurídicas, do curso de Direito. Neste artigo é relatada a metodologia Performa ligada ao trabalho com a <em>curricularização</em> da extensão, que contempla a dimensão operativa das metodologias participativas, das oficinas estéticas e do suporte do desenvolvimento conceitual, envolvendo os acadêmicos (profissionais em formação) com a vivência de sua profissão.</p>2025-09-10T17:49:57-03:00Derechos de autor 2025 Alena Rizi Marmo, Gabriela Kunz Silveira, Rafael Mendonçahttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10101O CORONAVÍRUS EM PALMAS: REFLEXÕES SOB A ÓTICA SOCIOESPACIAL E URBANA2025-09-11T14:07:12-03:00José Ademilson Dos Santos Juniorademilson.junior99@gmail.comEdilanny Soares dos Santosengeletrica.edilanny@gmail.com<p>O presente artigo pretende de forma descritiva levantar alguns dos principais dados acerca da Covid-19 e seus reflexos na infraestrutura urbana da cidade de Palmas-TO. Enfatiza também as características socioespaciais bem como o funcionamento das infraestruturas em concomitância de ações políticas tomadas durante a pandemia do Coronavírus nos anos de 2020 e 2021. A cidade apresentou muitos problemas, seja no contexto do uso de serviços urbanos como mobilidade urbana e serviços de saúde, o que reflete em maior parte no contexto histórico e espacial que o projeto urbano palmense se insere, o qual evidencia a desigualdade social, de serviços, falta de equipamentos públicos e dentre outros. A discussão versa sobre um contexto epidemiológico crítico com descrições de elementos sócio-urbanísticos de um passado, um presente e projeções adaptativas de um futuro em construção, observando a própria dinâmica do espaço urbano e o seu contexto pandêmico e pós-pandêmico.</p> <p> </p>2025-09-10T17:51:43-03:00Derechos de autor 2025 José Ademilson Dos Santos Junior, Edilanny Soares dos Santoshttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9768DEMOCRACIA E CONSTITUIÇÃO: UMA ANÁLISE CONCEITUAL E POLÍTICA2025-09-11T14:07:15-03:00Vanessa Oliveira Pintonessase@icloud.comDinara de Arruda Oliveiradinara@terra.com.br<p>A democracia é tema bastante discutido na contemporaneidade, principalmente, em questões que envolvem a Constituição. Entretanto, este regime possui origem antiga e não tem significação una. Nessa perspectiva, a temática desta pesquisa concerne sobre o ato de analisar a democracia ao longo das Constituições. Desta feita, buscou-se como objetivo primordial responder se o conceito de democracia vem se aprimorando ao longo das Constituições brasileiras. Consignou-se em uma pesquisa básica e bibliográfica para se aprofundar nos conhecimentos produzidos, a partir de autores e leis que discutem a temática, como Aristóteles, Lassale (1863), Bobbio (2000), Dahl (2001), Fachin e Silva (2017), Moraes (2015), dentre outros. Ademais, utilizou-se o método dedutivo, pois a partir da premissa de estudo da doutrina, artigos e as Constituições, chegou-se a um resultado particular. Conclui-se que a democracia presente na atual Constituição, como regime de governo em que o poder é do povo e por ele é exercido em sua soberania, passou por modificações e por tempos de supressão ao longo da história do Brasil.</p>2025-09-10T17:53:38-03:00Derechos de autor 2025 Vanessa Oliveira Pinto, Dinara de Arruda Oliveirahttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10123EFEITO DE UM PROTOCOLO HIIT NO SALTO VERTICAL DE ATLETAS DE VOLEIBOL AMADOR2025-09-11T14:07:20-03:00Chailon Cesar da Silva Filhochailonft@uniplaclages.edu.brEmanuele Barros dos Santosemanuelebs@uniplaclages.edu.brLuísa Medeiros Carstenluisacarsten@uniplaclages.edu.brAdriano Albertiadrianoalberti90@hotmail.comNatalia Veronez da Cunhanat_cunha@uniplaclages.edu.br<p>O voleibol é um esporte popular que se destaca pelos saltos, essenciais para ações defensivas e ofensivas. Além disso, o condicionamento físico e a capacidade aeróbica são cruciais para o jogador conseguir suportar treinamentos longos e intensos. O método de Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) está se popularizando, devido aos seus efeitos rápidos no condicionamento aeróbico. Assim, o objetivo foi avaliar o efeito de um protocolo HIIT no salto vertical de atletas amadores de voleibol. Estudo experimental com 10 atletas amadores de ambos os sexos, que realizaram um protocolo HIIT com saltos e exercícios pliométricos (duas vezes na semana, por seis semanas). Foram avaliados o perfil sócio-demográfico e esportivo, flexibilidade de cadeia posterior e a altura do salto vertical dos participantes pré e pós-intervenção. O protocolo HIIT proposto melhorou o salto vertical de atletas amadores de voleibol, bem como a flexibilidade de cadeia posterior avaliada pelo Banco de Wells.</p>2025-09-10T17:55:39-03:00Derechos de autor 2025 Chailon Cesar da Silva Filho, Emanuele Barros dos Santos, Luísa Medeiros Carsten, Adriano Alberti, Natalia Veronez da Cunhahttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10136SISTEMATIZAÇÃO DAS DECISÕES DA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS PARA O EXAME DA OAB2025-09-11T14:07:23-03:00Thiago Luiz Sartoritlsartori@hotmail.com<p>Este estudo investigou as decisões da corte interamericana de direitos humanos para o exame da OAB. O objetivo geral foi analisar os precedentes da corte interamericana de direitos humanos em casos brasileiros, contribuindo para uma melhor compreensão das dinâmicas legais. A metodologia incluiu uma revisão bibliográfica para embasar teoricamente o estudo, seguida de uma abordagem qualitativa que analisou casos jurídicos específicos e realizou uma análise crítica de conteúdo dos dados disponíveis. Os principais resultados revelaram avanços na jurisprudência da corte interamericana de direitos humanos. Conclui-se que, embora haja progressos legais significativos, persistem desafios que requerem reformas institucionais e culturais para garantir reconhecimento dos direitos protegidos pela convenção americana de direitos humanos.</p>2025-09-10T21:57:56-03:00Derechos de autor 2025 Thiago Luiz Sartorihttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10145PORFÍRIO É SOMBRA QUE RESISTE: O ETHOS DA TESTEMUNHA EM “O LEITOR DO LIVRO DO APOCALIPSE”, DE PEDRO TIERRA2025-09-11T14:07:26-03:00Jacielle da Silva Santosjaciellesantosseducto@gmail.comLuiza Helena Oliveira da Silvaluiza.to@mail.uft.edu.br<p>Este trabalho analisa o conto “O leitor do livro do Apocalipse”, da antologia <em>Pesadelo</em>, de Pedro Tierra (2019), e busca explorar a memória como meio de presentificar a ausência do outro. O relato ficcional ativa afetos e envolve o corpo resistente que busca e enuncia, mesmo sob adversidades e diante do tempo, que tende a enfraquecer convicções. A análise baseia-se em categorias da semiótica discursiva, como a figurativização, e nas reflexões de Fontanille (2016) sobre o corpo. O protagonista remete ao líder camponês José Porfírio, desaparecido em 1973 após ser preso pela ditadura brasileira, em 1972. Apesar do autor declarar o conto como ficcional, revela inspiração em Porfírio, que resistia à tortura repetindo passagens do livro sagrado. Em tempos de desafios à democracia brasileira, as pesquisas do Grupo de Estudos dos Sentidos do Tocantins (GESTO) destacam o corpo como espaço de resistência e memória, alinhando o fazer científico a implicações políticas.</p>2025-09-10T22:00:41-03:00Derechos de autor 2025 Jacielle da Silva Santos, Luiza Helena Oliveira da Silvahttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10157A ESCOLHA PROFISSIONAL A PARTIR DA PERSPECTIVA OMNILATERAL2025-09-11T14:07:29-03:00Nathecio Nathanael dos Santosnathecio.santos@estudante.ifto.edu.brClaudio Castro Monteiroccm@ifto.edu.br<p>Sendo Atividades constitutivas do ser humano, trabalho e educação são afetados pela lógica capitalista. Falar de escolha profissional deveria, primeiro, partir dos interesses pessoais, habilidades, gostos, valores para que eles percebessem que há uma relação entre o conhecimento de si a partir e a decisão por uma profissão. Uma formação integral visa o desenvolvimento integral, abrangendo dimensões física, social, intelectual, cultural do ser humano opondo-se ao emprego que alienante. Este estudo apresenta uma proposta de educação para a escolha profissional a partir da utilização da mídia digital Podcast como nova forma de aprendizado e de acesso à informação. Esse produto compõe-se de uma série de Podcast voltados à orientação profissional objetivando assistir os alunos a refletirem sobre suas escolhas profissionais, a conhecerem diversas profissões presentes na cidade de Corrente (PI) de modo a que eles percebam como essas profissões e tantas outras impactam a sociedade. A pesquisa se caracteriza como aplicada, de abordagem qualitativa, tendo como objetivo foi escolhido o viés descritivo e as técnicas de coleta incluem a pesquisa bibliográfica e o levantamento. O autoconhecimento é a capacidade de reflexão crítica sobre si, as condições sociais em que a pessoa está inserida e sobre o contexto profissional. Essa habilidade é essencial para escolhas profissionais mais conscientes e satisfatórias. A educação para a omnilateralidade pretende o desenvolvimento integral do ser humano e no que tange a escolha profissional que esta alie aptidões individuais (autoconhecimento) e as condições sociais e históricas.</p>2025-09-10T22:03:04-03:00Derechos de autor 2025 Nathecio Nathanael dos Santos, Claudio Castro Monteirohttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10159A ARTETERAPIA COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL EM IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA2025-09-11T14:07:33-03:00Laisla Isaias Nogueiraisaiaslaisla@gmail.comMarystella Dantas Magalhãesisaiaslaisla@gmail.com<p class="s28" style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify;"><span class="s29"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">O presente projeto investiga as contribuições da arteterapia ao idoso,</span></span><span class="apple-converted-space"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;"> </span></span><span class="s29"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">compreendendo</span></span><span class="apple-converted-space"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;"> </span></span><span class="s29"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">os impactos que promove em sua saúde</span></span><span class="apple-converted-space"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;"> </span></span><span class="s29"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">mental</span></span><span class="apple-converted-space"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;"> e</span></span><span class="s29"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;"> como se percebe o cenário de envelhecimento no Brasil atualmente. Tendo como questão norteadora: “Quais impactos a arteterapia promove na saúde mental dos idosos?”.</span></span><span class="apple-converted-space"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;"> </span></span><span class="s29"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">Trata-se de uma</span></span><span class="apple-converted-space"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;"> </span></span><span class="s29"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">revisão</span></span><span class="apple-converted-space"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;"> </span></span><span class="s29"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">integrativa,</span></span><span class="apple-converted-space"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;"> </span></span><span class="s29"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">realizada</span></span><span class="apple-converted-space"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;"> </span></span><span class="s29"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">através de buscas nas bases de dados SCIELO e BVS, utilizando os</span></span><span class="apple-converted-space"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;"> </span></span><span class="s29"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">descritores combinados com operadores booleanos. Como critério de inclusão</span></span><span class="apple-converted-space"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;"> </span></span><span class="s29"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">foram</span></span><span class="apple-converted-space"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;"> </span></span><span class="s29"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">utilizados artigos com texto completo em português publicados nos últimos cinco anos seguindo a temática da pesquisa. Como critério de exclusão</span></span><span class="apple-converted-space"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;"> </span></span><span class="s29"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">foram</span></span><span class="apple-converted-space"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;"> </span></span><span class="s29"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">desconsideradas</span></span><span class="apple-converted-space"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;"> </span></span><span class="s29"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">dissertações de mestrado, teses de doutorado, livros, revisões</span></span><span class="apple-converted-space"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;"> </span></span><span class="s29"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">e</span></span><span class="apple-converted-space"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;"> </span></span><span class="s29"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">artigos publicados fora do recorte temporal.</span></span><span class="apple-converted-space"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;"> </span></span><span class="s29"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">Após a análise identificou se a versatilidade</span></span><span class="apple-converted-space"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;"> </span></span><span class="s29"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">da</span></span><span class="apple-converted-space"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;"> </span></span><span class="s29"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">arteterapia, sendo possível sua adaptação e contextos e vulnerabilidades, os estudos apontam</span></span><span class="apple-converted-space"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;"> </span></span><span class="s29"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">resultados positivos no trabalho com idoso, como o fortalecimento da autonomia, de vínculos sociais e promoção de saúde mental.</span></span></p>2025-09-10T22:06:03-03:00Derechos de autor 2025 Laisla Isaias Nogueira, Marystella Dantas Magalhãeshttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10172EMPREENDEDORISMO SOCIAL: HERÓIS INCOMUNS - ESTUDO DE CASO SOBRE O ECOSSISTEMA “´GERANDO FALCÕES” DE EDUARDO LYRA2025-09-19T09:58:53-03:00Ali Antonio Abrão Junioraliabrao@adv.oabsp.org.br<p>Este artigo propõe-se enquanto objetivo geral, analisar o empreendedorismo e o empreendedor social no enfrentamento das demandas sociais como objetivos específicos de realizar uma análise sobre a busca pela mudança social, pela qual, tem no empreendedorismo social, promovendo e contribuindo para transformações sociais nas comunidades carentes e desenvolvimento social em âmbito local. A metodologia de pesquisa qualitativa exploratória, utilizando métodos de pesquisa bibliográficas e de fontes documentais. Com o resultado alcançado, na pesquisa evidenciam a existência de indícios de melhoria na qualidade de vida pessoal e familiar dos jovens que passam pelo ecossistema Gerando Falcoes de inciativa de Eduardo Lyra. Conclui-se que, o empreendedorismo social contribui para a promoção do desenvolvimento social, de forma a influenciar políticas públicas regionais e nacionais, promovendo efetivas transformações.</p>2025-09-10T00:00:00-03:00Derechos de autor 2025 Ali Antonio Abrão Juniorhttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10201POLÍTICAS PÚBLICAS NO COMBATE ÀS SECAS NO MUNICÍPIO DE DIANÓPOLIS-TO E SEUS REFLEXOS CULTURAIS E ECONÔMICOS NAS COMUNIDADES RURAIS 2025-09-11T14:07:43-03:00Murilo Ceciliano Diasmurilo.dias@a.catolica-to.edu.brValdirene Cássia da Silvavaldirene.silva@catolica-to.edu.br<p>A ocorrência de secas prolongadas tem gerado sérios impactos na produção agrícola, comprometendo a segurança alimentar e econômica das comunidades rurais, especialmente na região sudeste do Tocantins. Este trabalho tem como objetivo analisar as políticas públicas de combate às secas no município de Dianópolis, Tocantins, avaliando seus reflexos culturais e econômicos nas comunidades rurais. A pesquisa concentra-se no Projeto de Assentamento Bela Vista I e na Comunidade Pontinha, onde a agricultura familiar desempenha um papel crucial na economia local, mesmo diante das dificuldades impostas pelas secas. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e um diagnóstico das vulnerabilidades das comunidades rurais à seca, a análise dos dados foi qualitativa, o que permitiu a identificação de impactos econômicos e culturais, além da avaliação da eficácia das ações governamentais. Conclui-se que políticas públicas permanentes e planejadas são essenciais para reduzir a vulnerabilidade e promover o desenvolvimento sustentável na região.</p>2025-09-10T00:00:00-03:00Derechos de autor 2025 Murilo Ceciliano Dias, Valdirene Cássia da Silvahttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10215A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO: UMA ANÁLISE ENTRE A JORNADA DE JOSÉ DO EGITO NA NOVELA “GÊNESIS” DA RECORD E AS REFLEXÕES SOBRE RESSENTIMENTO EM MARIA RITA KEHL2025-09-11T14:07:46-03:00Elen Shery Silva Duarteellensheuury@mail.uft.edu.br<p>A presente pesquisa analisa a trajetória de José do Egito, personagem bíblico do Antigo Testamento, à luz das reflexões sobre ressentimento na obra Ressentimento, de Maria Rita Kehl. A questão central é: "Como as experiências e as formas de enfrentar adversidades influenciam a construção do sujeito, considerando contextos históricos e culturais?" Para isso, será analisada a narrativa audiovisual da telenovela Gênesis, exibida pela Record TV, que retrata José do Egito. Adotou-se uma metodologia qualitativa e documental, com a condensação de informações para consulta e armazenamento, associada à análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin (2016). Este estudo busca compreender como as adversidades vivenciadas contribuem para a construção do sujeito, ampliando reflexões sobre a interseção entre literatura, audiovisual e formação subjetiva.</p>2025-09-10T00:00:00-03:00Derechos de autor 2025 Elen Shery Silva Duartehttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10220COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: UM GUIA DE ACESSO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA2025-09-11T14:07:48-03:00Bruno Almeida dos Santos Barrosbruno.barros@ifma.edu.brCláudio de Castro Monteiroccm@ifto.edu.br<p>O presente artigo aborda a Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - Campus Açailândia e está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) - Campus Palmas. A pesquisa parte da premissa de que é fundamental que os estudantes tenham conhecimentos básicos sobre a instituição, os cursos técnicos ofertados e os vários benefícios institucionais oportunizados. Tudo isso visando aprimorar a comunicação institucional com a comunidade estudantil, democratizando o acesso à informação a todos que dela necessitam. Neste contexto, a pesquisa propôs o seguinte problema: um guia digital tem potencial de auxiliar candidatos dos processos seletivos na escolha consciente dos cursos técnicos ofertados pelas instituições de EPT? O objetivo foi orientar candidatos(as) dos processos seletivos de acesso à Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Campus Açailândia, através da aplicação de um produto educacional.</p>2025-09-10T00:00:00-03:00Derechos de autor 2025 Bruno Almeida dos Santos Barros, Cláudio de Castro Monteirohttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10890O DIREITO NA FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS: UMA ANÁLISE HISTÓRICA E DAS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS NA SOCIEDADE DIGITAL2025-09-11T14:07:54-03:00Júlio Edstron Secundino Santosedstron@yahoo.com.brAna Lucia Brito dos Santosadmanalucia.brito@gmail.com<p>Esta pesquisa explora a relação intrínseca entre o Curso de Direito e a formação de lideranças na sociedade, focando nos desafios da era digital. A liderança jurídica é entendida como a capacidade de influenciar, inovar normas, defender valores e resolver conflitos em contextos complexos, inspirando a ação coletiva e aprimorando a convivência humana. Utilizando a Teoria Tridimensional do Direito de Miguel Reale (Fato, Valor e Norma), o estudo conceitua o jurista como um agente proativo de transformação social, capaz de diagnosticar problemas, discernir aspirações e construir soluções normativas. O objetivo foi demonstrar como o Direito, historicamente, capacitou líderes em diversas esferas, desde códigos antigos (como Hamurabi e Manu, com suas iniquidades) até a atuação de juristas brasileiros em política, literatura e movimentos sociais, como o advogado Sobral Pinto e a influência do Código Napoleônico no Código Civil de 1916. A metodologia empregou revisão bibliográfica e método hipotético-dedutivo. As conclusões reafirmam que a formação jurídica desenvolve competências essenciais como argumentação, ética, compreensão normativa e negociação, cruciais para a liderança na sociedade em rede. O Direito é um pilar insubstituível na defesa da liberdade, vida e igualdade, essencial para gerenciar as complexas demandas da sociedade digital (como cibersegurança e Inteligência Artificial), bem como o volume crescente de processos judiciais, conforme ilustrado pelos dados do Judiciário tocantinense e nacional.</p>2025-09-10T00:00:00-03:00Derechos de autor 2025 Júlio Edstron Secundino Santos, Ana Lucia Brito dos Santoshttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10122A FORMAÇÃO CONTINUADA E O FOCO NA SAÚDE E BEM-ESTAR NA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL2025-09-11T14:08:00-03:00Juliana de Oliveira Amorim da Silvaa103222@uri.edu.brJordana Wruck Timmjordanawruck@hotmail.com<p>O trabalho possui lugar de destaque na vida de todo ser humano e pode ser fator de bem-estar e/ou de mal-estar. Já o trabalho docente possui especificidades, tanto em relação a formação para o seu exercício, quanto a multiplicidade de papeis que o envolvem e, também poder favorecedor de saúde e/ou de adoecimento. Com isso, por meio de uma pesquisa bibliográfica, objetivou-se (re)pensar a formação continuada de professores, como meio de promoção e contribuição em prol da saúde e bem-estar na docência na Educação Infantil. Os resultados evidenciaram que os professores de Educação Infantil frequentemente lidam com altos níveis de estresse e desgaste físico e emocional, decorrentes de fatores como carga horária extensa, rotina intensa, excesso de trabalho extraescolar, condições inadequadas de trabalho, altas demandas emocionais, combinadas com a sobrecarga de papéis, entre outros.</p>2025-09-11T00:00:00-03:00Derechos de autor 2025 Juliana de Oliveira Amorim da Silva, Jordana Wruck Timmhttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/10263IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS CADEIAS PRODUTIVAS DO SÉCULO XX E SUA RELAÇÃO ATUAL COM O VALOR DE MERCADO2025-09-11T14:08:03-03:00Alexandre A. Dominguesdomingues2011@outlook.com<p>Este relato explora os impactos da inteligência artificial (IA) nas cadeias produtivas de valor oriundas do século XX e sua relação atual com o valor de mercado das empresas. Através de uma análise detalhada, são abordados os benefícios, desafios e transformações proporcionados pela IA, com base em citações de autores renomados nas áreas de tecnologia, economia e ciências sociais. São incluídos dados numéricos e tabelas que evidenciam as mudanças nas cadeias produtivas e o impacto econômico.</p>2025-09-10T00:00:00-03:00Derechos de autor 2025 Alexandre A. Domingues