CRIANÇA E CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: HISTÓRIA ORAL DE PEDAGOGAS RECÉM FORMADAS EM TEMPOS DE MODERNIDADE LÍQUIDA

Authors

  • Mariany Almeida Montino Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
  • Ilda Neta Silva de Almeida Faculdade ITOP
  • Valter Domingos Rezende Carvalho Secretaria Municipal de Educação de Palmas-TO - Semed-TO

Abstract

Este trabalho tem como objetivo compreender as concepções de currículo e criança a partir dos depoimentos dePedagogas recém-formadas de uma instituição de Ensino Superior Particulare que estão atuando na Educação Infantil. Paralelo aos depoimentos pretende-se relacioná-loscom os aportes teóricos e legais existentes nas produções de Currículo e criança na Educação Infantil em tempo de modernidade líquida. A pesquisa foi desenvolvida com três professoras de Educação Infantil, formadas em 2017 e 2018. A metodologia é de abordagem qualitativa, utilizamos a pesquisa bibliográfica e a metodologia da História Oral. Percebemos que, de acordo com os depoimentos das Pedagogas-Professoras,não há uma concepção clara e/ou precisa quanto à compreensãode criança e currículo. As professoras não apontam para a criança enquanto sujeito histórico de direito como é concebida pelas DCNEI (Diretrizes Curriculares de Educação Infantil) tampouco para outra concepção histórica ou legal. Mencionam características comportamentais como agitadas, inquietas, espertas e tecnológicas. Igualmentequanto ao currículo da Educação Infantil, não deixam muito claro com precisão se o concebem a partir de uma perspectiva assistencialista, ou de escolarização, ou de cuidar e educar, ou de cuidar e brincar, ou mesmo como práticas de experiências como é apontado na BNCC(Base Nacional Comum Curricular).Em suas oralidades, é possível notar de forma implícita,a concepção de currículo se aproximar mais da concepção de escolarização. Notamos que as professoras apresentam pouco entendimento teórico/legal de criança e currículo.Situação que entendemos poderestar relacionada ao não entendimento de sua práxis pedagógica como possibilidade de relacionar teoria e prática, como também resultado e/ou consequência do aceleramento e fluidez de informações da modernidade líquida, traço presente nos tempos atuais; outra possibilidade é de ser resultado das fragilidades do processo formativo acadêmico: preparação para atuar e operar no mercado de trabalho educacional e não pensar ou refletir sobre o mesmo e seus elementos.

Author Biographies

  • Mariany Almeida Montino, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

    Pedagoga(1993), Mestre (2005),Doutora (2011). Professora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Professora do curso de Pedagogia na Faculdade Itop.

  • Ilda Neta Silva de Almeida, Faculdade ITOP
    Graduação em Pedagogia pelo Instituto Aphonsiano de Ensino Superior (2006). Especialização em Docência Universitária, pela Faculdade Araguaia(2008).Especialização em Sociologia e Educação , pelo Instituto Aphonsiano de Ensino Superior (2009).Professora celetista do Curso de Pedagogia da Faculdade Itop e professora efetiva da rede Estadual de Ensino no município de Palmas-To
  • Valter Domingos Rezende Carvalho, Secretaria Municipal de Educação de Palmas-TO - Semed-TO

    Jornalismo (2007), Letras e respectivas literaturas (2014) especialista em Literatura brasileira (2016) coordenador de projetos da Escola Municipal Maria Júlia Amorim Soares Rodrigues e articulador do Programa Novo. Professor do curso de Pedagogia na Faculdade Itop.

Published

2018-11-09

Issue

Section

Artigos