TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM PROGRAMAS BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Authors

Keywords:

Representações Sociais. Educação Física. Sustentabilidade. Educação Básica. Meio Ambiente.

Abstract

A presente pesquisa objetivou mapear e analisar as dissertações e teses defendidas entre 2019 e 2021 em programas brasileiros de pós-graduação de mestrado e doutorado que versam sobre a Teoria das Representações Sociais, Sustentabilidade e a Educação Física. No que tange aos aspectos metodológicos, a presente investigação caracteriza-se como uma pesquisa de abordagens qualitativa do tipo Estado do Conhecimento. A busca pelos trabalhos foi realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes por meio dos descritores ‘representações sociais’, ‘Sustentabilidade’, ‘Meio ambiente’ e ‘Educação Física’. Após a aplicação de critérios de inclusão e de exclusão, foram selecionados treze trabalhos para serem analisados com maior profundidade. Os resultados apontam que nos três últimos anos ocorreu uma baixa nas pesquisas com a temática das representações sociais, Educação Física e sustentabilidade, incluídas no Catálogo de Teses e Dissertações Capes. A pesquisa encontrou em 2019 mais pesquisas, em 2020 houve uma queda significativa nas pesquisas, mas em 2021 mais teses foram identificadas. Em síntese, os estudos apontam que pós-graduandos vêm se apropriando gradativamente da Teoria das Representações Sociais em diferentes áreas do conhecimento para aplicação nos estudos do campo da Educação Física.

Author Biographies

  • Carla Elaine Alves Ferreira, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

    Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Atualmente é professora na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

  • Felipe da Silva Triani, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

    Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professor na Universidade Estácio de Sá e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

References

BARRETO, Clarissa Barbosa. Eucalipto, água e sociedade: a construção de representações no Vale do Paraíba. Tese da Escola Superior de Agricultura Luiz de queiroz, 2019. Acesso: https://catalogodeteses.capes.gov.br. Análise feita em 13/04/2022.

BOFF, Leonardo. Saber Cuidar Ética do Humano-Compaixão pela Terra. 20°ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: O que é - O que não é. 5° ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2016.

BOMFIM, Alexandre Maia do; TRINDADE Margarete Alvarenga; SILA Flora Gomes; OLIVEIRA Thiago da Silva. A Questão Ambiental na Educação Básica. 1° ed. Rio de Janeiro: Publit, 2015.

BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Conselho Nacional de Educação, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), LDB, lei n°9.394/1996. Adesso: https://portal.mec.gov.br & https://basenacionalcomum.mec.gov.br. Análise feita em 14 de Junho de 2022.

BRASIL, Ministéio do Meio Ambiente (MMA). Educação e Cidadania Ambiental, A3p Agênda Ambiental da Administração Pública. Acesso: https://www.gov.br/mma/pt-br. Análise feita em 10 de Maio de 2022.

BRASIL, Presidência da República- Casa Civil; Sub chefia para assuntos jurídicos. Lei n° 9.795 de 27 de Abril de 1999 Dispõe sobre Educação Ambiental , institui a Política Nacional de Educação Ambiental e da outras providências. Acesso em: https://planalto.gov.br/ccivil-03/leis/19795.htm. Análise feita em 05 de maio de 2022.

CANCIGLlERI, Felipe Gustavo Santos. Educação Física e Meio Ambiente: Possibilidades para o trabalho escolar. 1°ed. Rio de Janeiro: Paco Editorial, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. 71°ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2021.

CARDOSO, Marcio Pacheco. A Representação Social da Gestão entre os agentes da administração pública de Iguaba Grande/RJ- da emancipação aos dias atuais. Dissertação em Ciências Ambientais, UFRJ, 2019. Acesso: https://catalogodeteses.capes.gov.br. Análise feita em 15/04/2022.

CURSINO, Marcus Wilson Tardelly Lopes. A Educação Ambiental na Prática Pedagógica cotidiana no ensino fundamental da Escola Municipal São José, Comunidade De São José – Parintins/AM. Dissertação em Educação Agrícola, UFRRJ, 2019. Acesso: https://catalogodeteses.capes.gov.br. Análise feita em 14/04/2022.

GALLI, Vanilda Barbosa. O plantio de árvores para finalidades industriais é um tipo de uso do solo que gera controvérsias em vários países. Ao transformarem paisagens, afetam comunidades rurais alterando suas realidades material e simbólica. A redução da vazão dos corpos d‟água é um dos mais recorrentes pontos de discussão. Tese em saúde e meio Ambiente, UNIVILLE, 2019. Acesso: https://catalogodeteses.capes.gov.br. Análise feita em 15/04/2022.

GIANSANTI, Roberto. O desafio do desenvolvimento Sustentável. 4°ed. São Paulo: Atual, 2011.

GONÇALVES, Nubia Cristina. Representações Sociais na Relação Professor/aluno como Prática Pedagógicas: As Vozes dos Alunos de Pedagogia do UNIPAM. Dissertação em Educação, Universidade Uberaba 2019. Acesso: https://catalogodeteses.capes.gov.br. Análise feita em 14/04/2022.

LARANJEIRAS, I. M. Parâmetros Curriculares Nacionais, terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasil, Secretaria de Educação Fundamental MEC/SEF, 1998.

LIMA, Ivanice Martins de. Tutoria e Mentoria: Representações Sociais de Professores da Escola SESC de Ensino Médio. Dissertação Educação, Universidade Estácio de Sá, 2021. Acesso: https://catalogodeteses.capes.gov.br. Análise feita em 15/04/2022.

LOUREIRO, Carlos Frederico B; TORRES, Juliana Rezende. Educação Ambiental, dialogando com Paulo Freire. 1°ed. São Paulo: Cortez, 2014. Acesso: https://catalogodeteses.capes.gov.br. Análise feita em 14/04/2022.

MACIEL, lorena; GONZAGA, Pedro. Cartilha Transforma - VOV- Valores Olímpicos para a Vida. COBcartilha-transforma-vov-digital#2sc.pdf.. Acesso em: https://www.cob.org.br. Análise feita em 5 de maio de 2022.

MAZZOTTI, Alda Judith Alves; Gewandsnajder, Fernando. O Método nas Ciências Naturais e Sociais, Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. 2° ed. São Paulo: Pioneira, 1999.

MOSCOVICI, Serge. Natureza: Para pensar Ecologia. 1°ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009.

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigações em pscicologia social. 5°ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

MUNIZ, Adriane Catunda Timbó; BUENO, Cecília; ANDRADE, Daniel Fonseca de. 2022. Análise histórica da Educação Ambiental da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro: reflexões sobre o trabalho transversal e interdisciplinar.

SANCHES, Fernanda Cristina. Representações Sociais e Educação Ambiental: Uma Análise em Cursos de Secretariado Executivo de universidades Públicas do Paraná. Acesso: https://catalogodeteses.capes.gov.br. Análise feita em 15/04/2022.

SANTOS, Bruno Vivian dos. Representações Sociais da Educação Física Escolar em Professores dos Cursos de Licenciatura em Educação Física. Tese em Educação, universidade Estácio de Sá, 2021. Acesso: https://catalogodeteses.capes.gov.br. Análise feita em 13/04/2022.

SGANDERLA, Gean Carla da Silva. Representações Sociais de Educação Ambiental e Educar para a Sustentabilidade de Docentes do Ensino Médio de Rondônia. Tese em Ciências da Natureza, Tese USP São Paulo, 2021. CAPES, Acesso: https://catalogodeteses.capes.gov.br. Análise feita em 14/04/2022.

SILVA, Marivano José da. A Prática Pedagógica do Professor de Educação Física em Escolas de Tempo Integral: Um Estudo das Representações Sociais. Dissertação em Educação, UFPE, Pernambuco, 2021. Acesso: https://catalogodeteses.capes.gov.br. Análise feita em 15/04/2022.

SOUZA, Everton de. As representações sociais de professores sobre a educação física no ensino médio integrado. Dissertação, IFSC RS, 2021. CAPES,Acesso: https://catalogodeteses.capes.gov.br. Análise feita em 13/04/2022.

SOUZA, Fernando Torres Otero de. Educação Física e gestão escolar: orientações legais, produções acadêmicas, formação docente e representações sociais. Dissertação, UFES, 2019. CAPES,Acesso: https://catalogodeteses.capes.gov.br. Análise feita em 13/04/2022.

TRIANI, Felipe da Silva. As representações sociais da educação física e suas associações com as subáreas biodinâmica, sociocultural e pedagógica. Tese em Ciência do Exercício e do Esporte. Catálogo de Teses & Dissertações- CAPES, Rio de janeiro. Análise feita em 2022 no endereço: https://catalogodeteses.capes.gov.br, acessado em 13/04/2022.

TRIANI, Felipe da Silva; TELLES, Silvio de Cássio Costa. Representações Sociais sobre educação física, esporte e lazer, 1°ed. Rio de Janeiro: Autobiografia, 2022.

TRIANI, Felipe da Silva. Representações Sociais na Educação Física: Investigações do Cotidiano. Rio de Janeiro: Autografia, 2021.

UNESCO, Organização para Educação, Ciência e a Cultura. (ONU). Vamos Cuidar do Brasil: Conceitos e Práticas em Educação Ambiental na Escola. Acesso em: https://unescodoc.unesco.org & https://portal.mec.gov.br. Análise feita em 05/05/2022.

Published

2024-04-22