O USO DE CLASSIFICADORES: ANÁLISE DE IMAGEM VISUAL EM NARRATIVAS

Authors

Keywords:

Surdo. Iconicidade. Libras.

Abstract

Este artigo apresenta o uso de classificadores na análise de imagem visual em narrativas. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar como o aluno surdo expressa o uso das categorias de classificadores em Libras nas produções naturais de narrativas em relação à imagem visual por meio do vídeo escolhido. A metodologia solicitou ao aluno que descreva visualmente as cenas de narrativas em relação com a imagem visual, de sua preferência, na apresentação estatística descritiva, e enfatiza a objetividade na coleta de dados e usa instrumentos estruturados e métodos específicos de compreensão e explicação. Buscou apontar alguns resultados obtidos pelo aluno surdo que expressa naturalmente as categorias de classificadores em Libras, no contexto de narrativas; mostrar as produções naturais de narrativas do aluno surdo no uso do contexto histórico da imagem e identificar as principais características de uso dos classificadores pelas produções naturais do aluno surdo, através de pesquisas descritiva e quantitativa, durante a mudança de cenas. Por fim, as conclusões da pesquisa na produção de narrativas verificaram uma grande presença de uso de classificadores. Isso acontece na descrição de cenas, de personagens, cenários, ações e outros elementos da narrativa, em que há elementos cinematográficos, em que o sinalizador elaborou diferentes perspectivas de uma mesma cena.

Author Biographies

  • Gabriela Otaviani Barbosa, Federal University of Tocantins

    Professora assistente da Universidade Federal do Tocantins. Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

  • Jefferson Brandão Feitosa, Federal University of Tocantins

    Graduado em Letras: Libras da Universidade Federal do Tocantins. 

References

BERNARDINO, E. L. A. O uso de classificadores na língua de sinais

brasileira. Revel, v. 10, n. 19, p. 250-280, 2012.

BRITO, L. F. Por uma gramática de línguas de sinais. Rio de Janeiro:

Tempo Brasileiro, 2010.

CAMPELLO, A. R. S. e. Pedagogia Visual na Educação dos Surdos. 2008.

245f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa

Catarina, Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, 2008.

CAMPELLO, A. R. S. e. Pedagogia Visual: Sinal na Educação dos Surdos. In: QUADROS, R. M.; PERLIN, G. (Org.). Estudos Surdos II. Petrópolis: Arara Azul, 2007. p. 100-131.

CUXAC, C.; SALLANDRE, A. Iconicity and arbitrariness in French

Sign Language: Highly iconic structures, degenerated iconicity and

diagrammatic iconicity. In: PIZZUTO, E.; PIETRANDREA, P.;

SIMONE, R. (ed.). Verbal and Signed Languages. New York: Mouton

de Gruyter, 2007. p. 15-30.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. [Apostila].

KOGUT, M. K. As descrições imagéticas na transcrição e leitura de

um texto em SignWriting. 2015. 161f. Dissertação (Mestrado em

Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis,

2015.

QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira:

Estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Published

2021-07-13