O PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM SALA DE AULA: O PROFESSOR ESTÁ PREPARADO PARA ISSO?
Palavras-chave:
Preconceito Linguístico. Preparação Docente. Respeito Sociolinguístico.Resumo
O trabalho tem por objetivo trazer à reflexão do quanto o próprio docente está despreparado para as variações linguísticas com as quais irá trabalhar em sua sala de aula, ver como o professor se comporta diante de algumas situações preconceituosas que, ele também, mesmo sem perceber os comete, do quanto é preciso um estágio maior e em situações e ambientes variados para a preparação de professores de várias formas, em várias realidades para humanizar a questão das diferenças linguísticas, despolitizar fazendo entender que é preciso respeitarem a forma comunicativa de cada um, utilizar as variantes para modificar as didáticas de ensino, e poder colaborar de alguma forma para o trabalho docente consciente das infinidades linguísticas no nosso país, quiçá, no mundo, com a globalização através das novas tecnologias da informação e comunicação. Durante a pesquisa bibliográfica que contou com literaturas como as de Marcos Bagno, LDB, entre outros. Uma temporada em uma determinada escola da zona rural, como também um questionário aplicado a alguns docentes com o intuito de somar o que foi visto com opiniões de colegas que atuam ou que atuaram na mesma escola na qual foram feitas as observações sobre o assunto colaboraram para a constatação dessa tese.
Referências
BAGNO, Marcos. NADA NA LÍNGUA É POR ACASO - por uma pedagogia da variação linguística. Esta obra foi composta em vectora 11/15,5 e impressa pela Gráfica Santuário em offset 90g. Para a Parábola Editorial em setembro de 2012.
BAGNO, Marcos. PRECONCEITO LINGUÍSTICO: o que é, como se faz. Edições Loyola, Rua 1822 nº 347 — Ipiranga 04216-000 São Paulo, SP. Caixa Postal 42.335 — 04218-970 — São Paulo, SP.
LDB, Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Secretaria de Editoração e Publicações, Coordenação de Edições Técnicas. Edição atualizada até março de 2017.
O INTERNETÊS E A ORTOGRAFIA. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/educacao/o-internetes-ortografia.htm>. Acesso em: 21 de novembro de 2019.
SANTOS, Simone Kniphoff dos. CELSO PEDRO LUFT, MUITO MAIS QUE UM GRAMÁTICO. Disponível em: <https://editora.pucrs.br/anais/XIISemanaDeLetras/arquivos/simonekniphoff.pdf>. Acesso em: 19 de novembro de 2019.
SOCIOLINGUÍSTICA OU SOCIOLOGIA DA LINGUAGEM. Disponível em: <http://talvezalgumdia15.blogspot.com/2015/07/sociolinguistica-ou-sociologia-da.html>. Acesso em: 22 de dezembro de 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).








