O DESENVOLVIMENTO DA CARREIRA DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL COMO FATOR DE APERFEIÇOAMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS: DA LEGISLAÇÃO À EFETIVAÇÃO NO AMBIENTE INSTITUCIONAL
Palabras clave:
Docência. Desenvolvimento. Competências.Resumen
Referencias
BOMFIM, Rosa Amorim. Competência profissional: uma revisão bibliográfica. Revista Organização Sistêmica. 2012, vol.1, nº 1, p.046-063.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 28 de dezembro de 2008. Dispõe sobre a instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm> Acesso em: 11 de Mai. 2021.
BRASIL. Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Dispõe sobre o plano de carreiras e cargos de magistério federal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm> Acesso em: 11 de Mai. 2021.
FLEURY, Maria Teresa Leme.; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. RAC, Revista de Administração Contemporânea, [S. l.], v. 5, p. 183-196, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Papel da educação na humanização. Revista da FAEEBA. Faculdade de Educação do Estado da Bahia. Ano 6 N. 7, Edição de Homenagem a Paulo Freire. Salvador, ISSN 0104-7043, UNEB, pág. 9-32, Jan/Jun 1997.
GOVERNO FEDERAL. Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br> Acesso em: 03 de Jun. 2021.
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. In: publicação da OCDE 2005. Revista de Ciências da Educação, n. 8, jan/abr, 2009. Disponível em: <http://www.unitau.br> Acesso em: 03 de Jun. 2021.
MAXIMIANO, Antônio. Introdução à Administração. 5º ed. São Paulo: Atlas, 2000.
RIBEIRO, Maisa. Psicologia no desenvolvimento. Londrina: Editora e distribuidora Educacional AS, 2016.
RODRIGUES, Walace; ALMEIDA, Cristiane da Silva; COSTA, Edinilza. Educação e política: O caso do PARFOR e sua relação com o pensamento educacional de Paulo Freire. Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa. Unigranrio, Duque de Caxias, Ano IV, Volume 2, Número 2, pág. 141-156, 2018. Disponível em: <http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/amp/article/view/4562/2860>. Acesso em: 03 de Jun. 2021.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).








