CAPACIDADES DE LINGUAGEM E GÊNEROS DO DISCURSO: UM TRABALHO COM O GÊNERO SEMINÁRIO NA SALA DE AULA

Autores/as

Palabras clave:

Capacidades de linguagem. Gêneros do discurso. Seminário.

Resumen

O presente artigo é parte de um projeto maior que deu origem à tese de doutorado intitulada “Web-rádio e gêneros do discurso: um contexto significativo para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa”. Tem como objetivo principal relatar como aconteceram as aulas com o gênero seminário, no âmbito de uma escola pública de Cuiabá-MT/Brasil. Foram trabalhadas (durante dois anos, com os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental) cinco sequências didáticas com diferentes gêneros do discurso que pudessem colaborar para o ensino-aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, antes da criação de uma web-rádio dentro desse espaço escolar. Dessa forma, evidenciaremos como foram planejadas e desenvolvidas as aulas com os alunos no 8º ano. Para tanto, a natureza da pesquisa é qualitativa e dialógica, nos moldes da pesquisa-ação. Para isso, nos baseamos na Análise Dialógica do Discurso.

Biografía del autor/a

  • Nádia Cristina da Silva Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Doutora em Estudos de Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do Curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus do Araguaia.

  • Renata Silva Siqueira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Doutora em Estudos de Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Pós-doutoranda pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal.

Referencias

BAKHTIN. M. M. (1952-1953/1979). O problema dos gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental – Língua Portuguesa, Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MACHADO. I. Gêneros discursivos. (2005) In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2014.

PAES DE BARROS, C. G. Compreensão ativa e criadora: uma proposta de ensino aprendizagem de leitura do jornal impresso. Tese de doutorado apresentada ao programa de Doutorado em Linguística Aplicada da PUC- São Paulo, 2005.

PAULA, L. Círculo de Bakhtin: uma Análise Dialógica de Discurso. Revista Estudos Linguísticos, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 239-258, jan./jun. 2013.

SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (1997). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução R. H. R. Rojo & G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

SCHNEUWLY. B.; DOLZ, J. Gêneros e rogressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência Suiça (Francófona). In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (1997). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução R. H. R. Rojo & G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

SCHNEUWLY. B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (1997). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução R. H. R. Rojo & G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

SCHNEUWLY. B.; NOVERRAZ, M.; DOLZ, J. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (1997). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução R. H. R. Rojo & G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

SOUZA, G. T. Introdução à teoria do enunciado concreto do círculo Bakhtin/Volochinov/Medvedev. 2. ed. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2002.

SOBRAL, A. Ato/atividade e evento. (2005) In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2013.

VOLOCHÍNOV, V. N. A construção da enunciação (1930). In: A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

VYGOTSKY, L. S. (1930). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKY, L. S. (1935). Psicologia pedagógica. Tradução de Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Publicado

2025-02-18