LEVANTAMENTO PROATIVO DE INCIDENTES DE TI: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS - UNITINS, VOLTADO AO GERENCIAMENTO DE INCIDENTE PELO FRAMEWORK, ITIL

  • Caio Antônio Mascarenhas Cirqueira Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
  • Augusto de Rezende Campos Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
  • Darlene Teixeira Castro Universidade Estadual do Tocantins

Resumo

Este artigo apresenta um estudo referente a uma metodologia de gestão de processos de boas práticas da Information Technology Infrastructure Library - ITIL, para o entendimento de alinhamento da TI ao planejamento estratégico da Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS, uma instituição pública de ensino superior, presente em vários municípios tocantinenses. É realizada uma abordagem teórica sobre os processos e objetivos deste framework, além de vincular os seus conceitos com os princípios da governança de tecnologia da informação. A percepção da ausência de um sistema de gerenciamento de incidentes, ferramenta que auxilia para a redução dos custos de tecnologia, melhora no desempenho, diminuição dos impactos aos usuários por paradas dos serviços e uma prestação de serviços de TI com qualidade e destreza. A pesquisa desenvolveu-se utilizando a metodologia do framework que tem uma variedade de benefícios para a instituição e seus gestores, auxiliando-os no processo de tomada de decisão.  Durante o período de desenvolvimento do artigo, foram analisados incendes no período de 2016 a 2017 para entender a melhor forma a se aplicar as práticas dessa poderosa ferramenta de gestão.

Biografia do Autor

Caio Antônio Mascarenhas Cirqueira, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Assessor Especial na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Augusto de Rezende Campos, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela (UNITAU), Especialização em Informática e Educação pela Universidade Federal de Lavras, Graduação em Ciência da Computação pela PUC Goiás. É professor pesquisador na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) e consultor/facilitador nas atividades do SEBRAE.

Darlene Teixeira Castro, Universidade Estadual do Tocantins

Doutora em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela UFBA (2012), Mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005), Especialização em Metodologias e Linguagens em EaD (2007) pela Universidade do Tocantins (UNITINS), Especialização em Gestão e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2004), Graduação em Jornalismo (2008) e Letras (2001) pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Tocantins. Tem experiência na área de Educação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, educação a distância, educação, comunicação, conhecimento, interdisciplinaridade e ciência da informação. Na Pós Graduação, trabalha com a disciplina de Metodologia Científica e com orientação de trabalhos acadêmicos.

Publicado
2018-12-21
Seção
Artigos