LEVANTAMENTO PROATIVO DE INCIDENTES DE TI: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS - UNITINS, VOLTADO AO GERENCIAMENTO DE INCIDENTE PELO FRAMEWORK, ITIL
Resumo
Este artigo apresenta um estudo referente a uma metodologia de gestão de processos de boas práticas da Information Technology Infrastructure Library - ITIL, para o entendimento de alinhamento da TI ao planejamento estratégico da Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS, uma instituição pública de ensino superior, presente em vários municípios tocantinenses. É realizada uma abordagem teórica sobre os processos e objetivos deste framework, além de vincular os seus conceitos com os princípios da governança de tecnologia da informação. A percepção da ausência de um sistema de gerenciamento de incidentes, ferramenta que auxilia para a redução dos custos de tecnologia, melhora no desempenho, diminuição dos impactos aos usuários por paradas dos serviços e uma prestação de serviços de TI com qualidade e destreza. A pesquisa desenvolveu-se utilizando a metodologia do framework que tem uma variedade de benefícios para a instituição e seus gestores, auxiliando-os no processo de tomada de decisão. Durante o período de desenvolvimento do artigo, foram analisados incendes no período de 2016 a 2017 para entender a melhor forma a se aplicar as práticas dessa poderosa ferramenta de gestão.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).