A EXPERIÊNCIA DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE

  • Andressa Pacheco Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Gabriela Marchiori Carmo Azzolin Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a experiência profissional de Serviço Social na Atenção Básica de Saúde (ABS), inserida no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança, e suas ações desenvolvidas na Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada na região noroeste, do município de Campinas, do estado de São Paulo. A partir dos atendimentos e dinâmica institucional, percebem-se os desafios que se impõem no cotidiano da atuação profissional. A ABS é a porta de entrada dos usuários no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo esta a propulsora para se pensar a totalidade da vida dos usuários que acessam este serviço, seja na via da defesa do direito à saúde, seja no encaminhamento e interface com a rede socioassistencial. Este amplo acervo de demandas expressa as necessidades no conceito ampliado de saúde, legitimado pelo SUS. O conjunto das demandas sociais revelam a enorme deficiência do real acesso a proteção social no território. Para o Serviço Social, é posto o desafio de buscar constantemente alternativas para construção de um processo de ação, com a rede de proteção social, numa perspectiva da defesa dos direitos humanos, em consonância com a Constituição Federal, Projeto Ético Político do Serviço Social e nos princípios do Código de Ética Profissional. Esse relato tem a finalidade de contribuir com a discussão da atuação do Assistente Social na UBS e a importância do protagonismo da residente no serviço visando a qualidade de vida dos usuários.

Biografia do Autor

Andressa Pacheco, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Assistente Social; Residente de Serviço Social do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança da Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP.

Gabriela Marchiori Carmo Azzolin, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e Docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP.

Publicado
2018-12-21
Seção
Relatos de Experiência