DESAFIOS NOS FLUXOS ADMINISTRATIVOS DA PÓS-GRADUAÇÃO: APLICAÇÃO DE DESIGN THINKING COMO FERRAMENTA PARA ACESSO À INFORMAÇÃO.

Palavras-chave: Acessibilidade da informação. Design Thinking. Experiência do usuário. Programa de Pós-Graduação. Protocolos administrativos.

Resumo

A pesquisa aborda a aplicação do Design Thinking em processos administrativos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (PPGCSA) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Paraná. Devido aos indeferimentos gerados pela inobservância do regulamento pelos discentes que causam sobrecarga administrativa e retrabalho, surgiu o problema de pesquisa: como acelerar a tramitação de protocolos e reduzir a sobrecarga causada pelo retrabalho da Coordenação, Professores e Discentes, aumentando a eficiência administrativa e a qualidade da Gestão Acadêmica do Programa? Para responder ao questionamento, objetivou-se usar o Design Thinking para criar estratégias que reduzissem esses indeferimentos e desenvolver um protótipo instrutivo que consolidasse as normas dos regulamentos institucionais de forma inovadora e acessível. Para alcançar tal objetivo, foi utilizado o método de pesquisa com abordagem quali-quantitativa, revisão de literatura e análise indutiva, sendo a coleta de dados feita por meio de análise documental direta. A pesquisa contribui com a ciência ao possibilitar a replicação da experiência por outros programas de Pós-graduação com demandas similares e ao criar soluções inovadoras para problemas variados. Considerou-se um limitador da pesquisa a falta de pesquisa prévia sobre o assunto, havendo pouco ou nenhum relato de experiência anterior. Estudos futuros podem aprimorar ou adaptar o protótipo para outras instituições universitárias, pois os protótipos usando Design Thinking visam melhorar o fluxo administrativo e a acessibilidade da informação no PPGCSA, bem como a comunicação entre docentes, discentes e coordenação.

Biografia do Autor

Fabrício Bittencourt da Cruz, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Professor na Universidade Estadual de Ponta Grossa - Doutorado, Mestrado e Graduação. Líder do Projeto MindTheGap Inovação em Direito.

João Irineu de Resende Miranda, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo. MBA em Gestão Estratégica da Inovação pela PUC/SENAI/UTC (França). Professor Associado na Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Nayara Darabas Basegio, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Mestranda em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Bolsista CAPES.

Scheila Pauliki Solek Maciel, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Mestranda em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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Publicado
2024-07-22