RESSIGNIFICANDO OBJETOS: A IMPORTÂNCIA DA CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS NO PROCESSO EDUCATIVO INFANTIL
Resumo
Este artigo objetiva descrever a utilização de brinquedos e jogos recicláveis no planejamento pedagógico e suas implicações para o desenvolvimento infantil segundo a perspectiva de Piaget e Vygotsky, bem como avaliar a relevância que essa prática possui na construção de uma educação ambiental. Diante disso, foi aplicada uma oficina de confecção de brinquedos utilizando materiais descartáveis na Escola Municipal Djalma Maranhão localizada no bairro de Felipe Camarão, Natal/RN, com crianças entre 6 a 9 anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esta atividade incentivou as crianças a construírem seus próprios brinquedos a partir da ressignificação de objetos recicláveis, potencializando o desenvolvimento e estímulo de suas capacidades imaginativas, motoras e cognitivas, propondo uma forma de amenizar a problemática de descarte desnecessário de lixo. Em suma, o presente estudo traz subsídios para área da educação, psicologia e afins, promovendo contribuições relacionadas ao ensino-aprendizagem de crianças na prática pedagógica na perspectiva do brincar.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).