CURSOS SUPERIORES TECNOLÓGICOS NO BRASIL: O CRESCIMENTO DA MODALIDADE DE ENSINO SUPERIOR NOS ÚLTIMOS ANOS

The Growth of the modality of Higher Education in recent years

  • Andrea Cristina Marin Senac
  • Alex Paubel Junger Faculdade de Tecnologia Termomecânica / Universidade Cruzeiro do Sul
  • Rosana Matsushita Assayag Senac - São Paulo
  • Luiz Henrique Amaral Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo

Os Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil vêm crescendo em escala muito próxima ao desenvolvimento econômico no Brasil, desempenhando um novo tipo de egresso no cenário da Educação Superior. A evolução desta modalidade deu-se a partir da publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, permitindo a evolução desses cursos que proporciona aos alunos o caminho para o crescimento do conhecimento verticalizado, com uma grande interação com as empresas, de forma que o tecnólogo estará inserido no mundo do trabalho em condições de desenvolvimento de pesquisa tecnológica com seus currículos atualizados. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a perspectiva de atuação dos Cursos Superiores Tecnológicos no Brasil, sob uma análise documental e bibliográfica e a sua importância na formação de profissionais especializados.

 

Palavra-Chave: Cursos Superiores Tecnólogos, Lei de Diretrizes e Bases, Ensino Superior

Biografia do Autor

Andrea Cristina Marin, Senac

Mestre em Educação - Políticas Públicas e Currículos (UNICID), Graduada em Marketing, com Especialização em Negócios, Psicopedagogia e Coordenação Pedagógica. Atualmente é professora vinculada ao Centro Universitário SENAC de São Paulo e da Universidade Cruzeiro do Sul - Unicsul, atuando na área de Negócios, Marketing, Gestão, Comunicação e Inovação, em plataformas EAD e Presencial. Pesquisadora do Centro Universitário SENAC em Currículos Interdisciplinares.

 

Alex Paubel Junger, Faculdade de Tecnologia Termomecânica / Universidade Cruzeiro do Sul

Pós - Doutor em Engenharia e Gestão da Inovação (UFABC), Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC e Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Educação, Administração e Comunicação da Universidade São Marcos, possui graduação em Comunicação Social e Letras - Português/Inglês, com Especialização em Língua Portuguesa. Atualmente é professor vinculado a Graduação da Faculdade Tecnológica Termomecânica e da Universidade Cruzeiro do Sul, atuando na área de Orientação para Inovação, Comunicação e Ensino, com ênfase em Gestão do Conhecimento Organizacional, bem como Pesquisador/Professor Colaborador vinculado ao Stricto Sensu em Engenharia e Gestão da Inovação ofertado também pela Universidade Federal do ABC. Além de atuar como avaliador institucional do Ministério da Educação.

 

Rosana Matsushita Assayag, Senac - São Paulo

Economista formada pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho, Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado, Especialista em Psicodrama - Foco sócio educacional pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama e Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute. Profissional de Recursos Humanos com foco em Desenvolvimento de Pessoas e Gestão de Carreiras. Coordenação de Equipe de Mediação do Projeto corporativo/Escola de Liderança Senac, modalidade EAD (Educação a Distância). Docência Ensino Superior Graduação e Pós-Graduação (presencial e EAD). É sócia da Inovar Cursos e Treinamentos Ltda

Luiz Henrique Amaral, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado e doutorado em Astrofísica pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Gestão e Liderança Universitária pela Organização Universitária Interamericana (OUI) em convênio com o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e UNESP, com estágio profissional realizado na Universidade de Montreal - Canada. Realizou expedição em gestão acadêmica pelo SEMESP na Universidade de Harvard, EUA. É Professor titular do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, atuando como Reitor da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e Universidade Cruzeiro do Sul (CRUZEIRO DO SUL). Atuou como Reitor do CEUNSP, no período de 2016-2017. Avaliador institucional do Ministério da Educação (MEC). É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, orientando trabalhos de mestrado e de doutorado na área de Ensino. É professor adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação a distância, tecnologias de informação e comunicação, ensino médio e aglomerados abertos.

Publicado
2019-03-01
Seção
Artigos