COMO IMPLANTAR O MARKETING DE RELACIONAMENTO

  • Alan Barros Bitar Unopar

Resumo

O marketing de relacionamento é um artefato que busca estabelecer valor pela ‘intimidade’ ou maior proximidade com o cliente, de forma a tornar a oferta adequada para manter o cliente fiel à empresa. Esse artigo teve como objetivo, conhecer o marketing de relacionamento e ainda, compreender como implantar o marketing de relacionamento dentro de uma organização. Para isso, apoiou-se em uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos e sites da Internet. Com base na literatura pode-se aludir que para implantar o marketing de relacionamento em uma empresa podem-se percorrer quatro passos, são eles: a empresa deve decidir que clientes considerar; é preciso conhecer o procedimento para gerenciar as informações dos clientes; identificar quais processos podem atender as necessidades dos clientes e treinar equipe para usar as informações.

Biografia do Autor

Alan Barros Bitar, Unopar

Mestre em Administração e Pós-Graduado em Estratégia de Gestão pelo COPPEAD/UFRJ.

Publicado
2018-12-21
Seção
Artigos